Menu principal

O que você coleciona?

Iniciado por TempusVivendi, 03 Fevereiro 2009 às 01:21:26

tópico anterior - próximo tópico

TempusVivendi

Pessoal,

Eu sempre fui ligado em tecnologia embarcada, traduzindo máquinas e muitas vezes fui malhado por isso.
Fico aqui imaginando uma pessoa com 30 cronografos todos com 7750 dentro.

Outro dia eu achei um livro aqui em casa de Max Cutmore - Collecting & Reparing Watches com poucas fotos, alguns diagramas e muita informação.
Esse livro foi escrito em 1976 e reeditado em 2003, Max Cutmore é ou era um grande colecionador.

No livro ele diz o seguinte: Watches to me are magnetic, but my main interest lies in the watch movement, because the case is simply a box to keep the timekeeper clean and safe from damage.

Traduzindo em poucas palavras, o interesse do autor é pela maquina porque a caixa é simplesmente para manter limpo e proteger o relógio.

Claro que ele se referia a relógios de bolso e também se eu achar um relógio com uma bela máquina e uma bela caixa não vou arrancar ele da caixa.

De qualquer forma isso também vale para relógios de pulso, não só com relação a caixas, mostradores, ponteiros, coroas, pulseiras, etc..

Acho que não preciso dizer mais nada.

Agora vem a pergunta;
O que você coleciona?

Abraços,

Paulo

zE_

Além dos Seiko.....processadores e "peças" de computador.

No caso dos processadores, quando possível, os melhores de cada modelo.

E da AMD apenas. Não gosto da Intel.

Abraços,
Jose A.

Leandro

Paulo,

Podemos responder esta questão de duas maneiras.  A primeira é pensando em quais objetos você coleciona.  Neste caso, minha maior coleção é de livros de história, pintura e fotografia do Rio de Janeiro, do Brasil e da história da fotografia brasileira (1).  Também coleciono relógios mecânicos (2) e máquinas fotográficas (e seus acessórios) do sistema Contax-Yashica (lentes com o melhor da óptica alemã Carl Zeiss em corpos com o melhor da tecnologia japonesa Yashica - uma grande parceria que durou uns 15 anos a partir do fim da década de 1970) (3)- porém faço a maior parte de minhas fotografias com as DSLR Canon.

Outro tipo de resposta possível é o que o atrai em sua coleção.  Para o colecionador que você citou, eram os movimentos, não importavam os relógios.  Para mim, os focos de interesse em minhas coleções são:

(1) As imagens do Rio e do Brasil que já não existem mais.  As praias do Rio de Janeiro completamente desabitadas e preservadas, imagens da cidade antes da demolição do casario colonial da área onde foi construída a Avenida Central (atual Rio Branco) e imagens dos edifícios ecléticos construídos na Avenida (que foram  maravilhosamente fotografados um a um por Marc Ferrez) e que foram demolidos em sua maioria, imagens de Copacabana da época em que era apenas um bairro de casas, palacetes e mansões como a Urca, antes das construções das décadas de 1940-1960.  A minha biblioteca reune imagens de um Rio (e de um Brasil) que já não existem mais e procura abranger também imagens da beleza do Rio de hoje que devem mudar nos próximos anos.

(2) Minha coleção de relógios ainda é muito pequena.  Em seu espírito, eu queria reunir relógios que fossem pontos de contato entre a história mundial e a horologia.  Desta maneira, minha coleção dos sonhos incluiria (ainda não tenho nenhum dos citados, aceito doações por MP) Cartier Santos 100, um modelo original e um atual (aço); um Hamilton Khaki da década de 1940 e um atual; um Rolex Sub original e um atual; um Rolex Explorer de 1953 e um atual, Omega Speedmaster Professional (um com o mecanismo 321 e um 861).  Ao longo dos anos, conheci a Seiko e seus belos e históricos modelos com preços acessíveis e passei a desejar todo 6139 e 6138 que eu pudesse encontrar (embora atualmente só tenha um 6138 e dois 6139), um 62MAS e seus sucedâneos e alguns da linha atual.  Em relógios, eu também quero colecionar história.

(3) As câmeras Contax-Yashica representam um momento muito interessante da história da fotografia.  A empresa Carl Zeiss produzia lentes excelentes, mas não uma boa câmera.  A Yashica estava produzindo câmeras com tecnologia incrível, mas não produzia boas lentes.  Foi feito um acordo entre as duas empresas e a empresa alemã criou uma fábrica no Japão onde produzia lentes com a marca Carl Zeiss e cedia desenhos e supervisão à Yashica, para fazer os mesmos modelos.  A Yashica criou uma linha de câmeras com alta tecnologia (introduziu, por exemplo, controle automático de exposição) e vendia duas linhas, Contax, mais avançada e Yashica, mais simples.  As duas linhas eram completamente compatíveis e seus acessórios, intercambiáveis.  A parceria funcionou bem até que chegaram as primeiras lentes de foco automático.  A Carl Zeiss demorou a fazer lentes que funcionassem assim, havia dúvidas se faria motores rápidos o suficiente para os elementos tão pesados de suas objetivas.  A Minolta lançou sua câmera de foco automático, Canon e Nikon foram atrás e Carl Zeiss e Yashica ficaram para trás.  Sua reação foi fantástica, enquanto a Nikon manteve (a duras penas) suas câmeras compatíveis com as objetivas de foco automático (embora só façam foco manual) e a Canon fez uma mudança revolucionária em sua linha de objetivas, tornando a fabricante do foco automático mais rápido do mundo (e criando uma legião de consumidores que perderam suas objetivas de foco manual, pois estas não eram compatíveis com o foco automático), a empresa alemã e a japonesa criaram uma máquina revolucionária, que movia a posição do filme de modo a fazer foco automático em lentes de foco manual.   Eles produziram algumas câmeras (Contax S2 e Yashica FX3) que são como relógios mecânicos, toda a energia para seu funcionamento preciso (que inclui abrir e fechar uma janela de 24x36mm em 1/2000s) vem do movimento da alavanca, de modo que estas câmeras independem de baterias e funcionarão enquanto houver filme.  Eu coleciono o mito do que foi a melhor parceria entre dois fabricantes diferentes de lentes e corpos que já existiu.

Um abraço,
Leandro

Wilson

Paulo,

eu colecionava moedas, depois me interessei por selos,
mas selos dão muito trabalho, então guardei tudo... tenho mais de 10 mil selos
de vários países, passei a me dedicar mais a relógios de bolso  :D

gosto muito de dar corda e vê-los funcionar...

abraços,

wilson

igorschutz

Amigos,

Eu acho que o que o Paulo quis dizer é: em relação a relógios, ele coleciona mais os movimentos do que os modelos em si, e ele gostaria de saber a opinião de vocês, se colecionam os modelos ou os mecanismos.

Nesta linha de pensamento, eu coleciono relógios, apesar de, coincidentemente, não possuir nenhum relógio com movimento igual ao outro.
Já colecionei relógios por causa dos movimentos, mas parei porque achei uma bobagem; tava levando muita quinquilharia horrível para casa...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

JotaA

Coleciono miniaturas de automóveis na escala 1:18, possuo poucos, por enquanto apenas 23 exemplares, tenho apenas esportivos e superesportivos das décadas de 80,

90 e alguns contemporâneos.

Quanto aos relógios, não sou nenhum colecionador, gosto e muito deses objetos, especialmente os divers mecânicos. Mas não possuo nenhuma peça de destaque.

Apenas isso.

Abraços

Malima

Bom Dia ... meus Amigos !! :D

Como já postei em outros tópicos, sou colecionador de relógios e não apenas de mecanismos ou tipos/modelos.  ;)

Considero sempre o " Conjunto/Harmonia da obra" modelo/mecanismo ... pode até mesmo ser um relógio Quartz mas tenho preferência pelo mecânicios !! :D ;)

Abraços !!

Marcos Lima

Alberto Ferreira

Salve!

Paulo,

Caso tenha sido essa a intenção da sua pergunta,...  (Eu também acho, Igor!  ;))
Eu diria que me "interesso" por ambos os "aspectos", o que está dentro (com grife, ou não) e o que está "por fora", mas onde,... digamos que eu prefiro  ;)  :D as "não grifadas",...
Mas sem "radicalismos",...  ;D

Bom,...
Os grifos (aspas,...  ;)) são meus, e a possível "indução" a algumas "duplas interpretações", também,... É claro!  ;D

E, estendendo o pensamento, estar interessado não significa "compulsão" a ter, mas apenas "curtir", ver, estudar, acompanhar,...
;)  ;D

Quanto a outras "coleções",...
Quando jovem (naquela época do Blow Up  :D, eu cheguei a considerar uma coleção de borboletas, os lepidópteros mesmo...

Depois, já naquela mesma época, e sem sequer ter começado a "correr atrás" das esvoaçantes criaturas (o meu tempo era para as outras  :D), eu resolvi investir em uma coleção de selos,...

Selos de borboletas!  ;)  8)

Esta coleção, não recebe novas adições já há "um par" de anos.
Mas está aqui.
Vez ou outra, eu a visito e lembro de muita coisa...

Abraços a todos!
8)

Gosto de relógios há muito tempo, mas somente há uns dois ou três anos tenho buscado mais modelos.

Depois que comecei a frequentar este forum, aprendi MUITO (obrigado a todos!!!!!) e, aos poucos, tenho feito trocas e aquisições para depurar o "ajuntamento".  Meus preferidos são os cronos, seguidos pelos vintage, e tanto gosto de ter um bom mecanismo como de uma apresentação bonita, algo que me dê gosto em usar.

Quanto a outras coleções/ajuntamentos, só tenho mais uma, bem anterior aos relógios, que é a de canetas tinteiro. Assim como muitos aqui só usam relógios mecânicos, eu só escrevo com canetas tinteiro! Mania, fazer o que...

Abraço a todos!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Guilherme

Olá amigos.

Entre os relógios, a única coisa que posso chamar de coleção são os Seikos cronógrafos 6138 e 6139 (uma caixinha com 15 modelos completos, além de peças, movimentos, mostradores, ponteiros, pulseiras, tampas e caixas de reserva). Eu não passo dessa quantidade, sempre 15 relógios. Quando aparece alguma coisa interessante, faço a substituição.

O restante dos relógios trata-se mesmo de um "ajuntamento".

Outra coisa que gosto de colecionar são discos e cds, uma mania que passou de pai para filho. Na adolescência comecei a garimpar os meus e hoje tenho algo próximo dos 1000 títulos, entre MPB, Rock de várias vertentes, New Age e música eletrônica alternativa.

Abraço,
Guilherme.

jobasa

Pô Alberto , pensei q vc era defensor dos bichinhos , para colecionar  borboletas tem que ficar espetando alfinete neles e isso não é nada legal

Citação de: Alberto Ferreira online 03 Fevereiro 2009 às 10:01:37
Salve!

Quando jovem (naquela época do Blow Up  :D, eu cheguei a considerar uma coleção de borboletas, os lepidópteros mesmo...

Mas está aqui.

Abraços a todos!
8)

Miguel

Bem, na resposta relógios, coleciono tanto movimentos como relógios de uma forma geral. mas dou mais importência aos movimentos.

Fora deles, não posso me considerar colecionador de mais nada, apesar de gostar e ter várias calculadoras HP:

Tenho e uso:

HP-49 (tenho 2)
HP-35 s
HP-20 b
HP-42 s (emulada no PALM)

Tenho guardadas:

HP-45 (minha primeira, que ganhei em 1974)
HP-67
HP-42 s (minha maior paixão, que está quebrada)

Tive, mas não tenho mais:

HP-15 c
HP-41
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

jeans

Eu coleciono AMIGOS! Gosto mesmo é de passar o tempo com as pessoas que gostam das mesmas coisas que eu. Imagina não ter ninguém para conversar de relógio? Garanto que esse "colecionismo" não iria longe! Imagina quantas pessoas não foram influenciadas a adquirir uma peça por causa de um post... (Eu já fui) Imagina quantas pessoas não seguem o perfil de colecionismo de determinado amigo por causa da sua maravilhosa conduta, mostrando educação e sabedoria e acaba "fisgando" uma renca de fãs...

P.S.: Pena que amigos geralmente são abrigados em uma caixinha como a de um colega nosso... Cabem uns cinco...  :'( ;D
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Adriano

Eu também entendi a proposta do Paulo, no sentido que o Igor explicou. Eu coleciono relógios que eu goste de usar. Não tenho relógios que eu não usaria. Já deixei de comprar boas ofertas, raridades, calibres especiais e etc. porque eu jamais os usaria. Logo, a empatia com o modelo é o motor do meu colecionismo. Ainda no ramo, coleciono catálogos, press kits e manuais técnicos.

Mas aproveitando a deixa do colecionismo geral, já colecionei algumas coisas como selos e moedas. Mas nada sério; diria que até infantil. Já tive minha época de modelismo de carros e motos, e os modelos prontos são uma espécie de coleção.

Hoje, coleciono as anilhas dos charutos que fumo. Tenho um jarro, um vaso de flores na verdade, transparente, em minha sala, cheio das anilhas que já fumei. É um enfeito bem bonito também. Os próprios charutos em si, de certo modo, acabam caindo num modo de coleção pois apesar de bens consumíveis, nunca tenho coragem de fumar "o último" de algum tipo. Prefiro guarda-lo e só fumo se conseguir mais do mesmo exemplar. Calculo que eu tenha cerca de 350 charutos divididos em 4 umidores, mais alguns em caixas fechadas e mais alguns na tabacaria que freqüento. Claro que não são todos diferentes; tenho várias unidades do mesmo tipo.
Mas o fato de organiza-los nos umidores separados por nacionalidade, tamanho, tipo de capa, e etc., já é um certo indício de colecionismo. Além da bibliografia sobre o assunto, os acessórios também são colecionáveis. Já estou com uma pequena coleção de Zippo. Nada de extravagante: só os modelos tradicionais, sem pintura. Há ainda os cortadores, furadores, cinzeiros (tenho um Davidoff bacana) e porta-charutos (tenho um Griffin's de fibra de carbono).

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Citação de: jobasa online 03 Fevereiro 2009 às 11:32:18

Pô Alberto , pensei q vc era defensor dos bichinhos , para colecionar  borboletas tem que ficar espetando alfinete neles e isso não é nada legal

Citação de: Alberto Ferreira online 03 Fevereiro 2009 às 10:01:37
Salve!

Mas está aqui.

Abraços a todos!
8)

Puxa!
:o

Sei! Sei,...

Mas,... Que borboleta, que nada.

Selos,...
E eles nem colados estão,...

Eu só não sei se o papel do álbum é reciclado,...
::)

mestreaudi

Nos termos de relojoaria, coleciono relógios para usar mesmo!!!!!  ;)  Claro q alguns eu uso mais do outros, mas nunca comprarei um relógio para não usar....
Tb tenho vários catálogos, livros e revistas sobre o assunto!!! Temos q gastar uma parte do dinheiro em informações se quisermos ter uma coleção legal!!

Coleciono tb moedas, antes era um ajuntamento de qualquer coisa....  ;D
Hoje o foco é Império Romano e dracmas de Alexandre o Grande!
Tb tenho livros e catálogos sobre o assunto...

Postarei fotos assim q encontrá-las.....

abraços!
Rafael.

jeans

Citação de: mestreaudi online 03 Fevereiro 2009 às 14:10:36
Nos termos de relojoaria, coleciono relógios para usar mesmo!!!!!  ;)  Claro q alguns eu uso mais do outros, mas nunca comprarei um relógio para não usar....
Tb tenho vários catálogos, livros e revistas sobre o assunto!!! Temos q gastar uma parte do dinheiro em informações se quisermos ter uma coleção legal!!

abraços!

Legal!

Tira fotos dessas dracmas please!  :D
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Clélio

Ola amigos,

Bem, vou responder a pergunta do Paulo da forma que entendi a formulação, com foco nos relógios, pois já juntei facas, canivetes, revistas etc....

Eu coleciono o período, gosto muito dos Seikos do final dos anos 60, anos 70  e inicio dos ano 80, pois entendo esta industria e período um momento de acessibilidade do homem comum a um objeto antes restrito, meu pai durante boa parte da vida dele possuiu apenas um relógio ( um Lavínia que esta comigo até hoje).

Procuro por estes relógios com o critério de montar uma ordem cronológica, tentando demonstrar a evolução do modelo por exemplo:

Seiko Mergulho
6105-8000
6105-8010
6306-7001
7002-7001

Por vezes tenho alguns cujo design não me atraem, mas fazem parte do período de qualquer forma, pois acho importante manter a linha do ajuntamento.
  Além dos Seiko tenho outros relógios, claro, pelos mais variados motivos, desenho, movimento, para uso etc, mas sempre que os compro penso no periodo e na representatividade do modelo, de forma totalmente empirica, que fique claro ;)

Abs a todos

César-HT

Olá para todos.

Eu posso dizer que coleciono relógios, simples assim ;).

Eu vejo essa questão levantada no tópico da seguinte forma: dizer, por exemplo que o movimento é o importante e os demais componentes, como caixa, mostrador, ponteiros e etc não tem a mesma importância e a mesma coisa que querer separar corpo e mente, um não é nada sem o outro.

Vou dar dois exemplos dessa minha teoria: um Rolex Submariner é o relógio que é, mítico eu diria, apenas por causa do movimento que ele abriga ou suas outras qualidades como sistema de vedação diferenciado (coroa Triplock) acabamento e materiais utilizados (o aço diferente e os ponteiros e indices de ouro) também fazem parte de um conjunto que junto forma esse ícone adimirado por tantos.

Outros dois exemplos, hoje a muitas pessoas, em se tratando de relógios acha que ter visor em safira é quase um atestado de qualidade, mas dois modelos, o Omega Speedmaster e o Mido Commander, tem como uma de suas mais marcantes características o visor em Hesalite (um tipo de acrílico), então vem a pergunta, o Speedmaster ou o Commander são esses relógios tão apreciados por colecionadores ou não, apenas pelos movimentos que eles carregam ou por todo seu conjunto de caracteristicas.

Não sei se ficou bem claro o que eu queria dizer , mas é isso.

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

mestreaudi

Citação de: jeans online 03 Fevereiro 2009 às 14:20:54
Citação de: mestreaudi online 03 Fevereiro 2009 às 14:10:36

abraços!

Legal!

Tira fotos dessas dracmas please!  :D

Achei uma aqui nesse PC jeans,

Anverso: Hércules usando a pele do Leão na cabeça (alguns colecionadores dizem q esse Hércules é na verdade o próprio Alexandre vestido como Hércules)
Reverso: Zeus no trono segurando o cetro na mão esquerda e uma águia na direita. Uma tocha à esquerda. Um A debaixo do trono. À direita a inscrição em grego do nome de Alexandre.
Zeus com pernas cruzadas, portanto moeda cunhada após a morte de Alexandre, este exemplar especificamente é de 323 - 319 a.C.
Prata 4,11 g.

Abraços!!
Rafael.