Menu principal

Swatch C 01211

Iniciado por fernando r, 07 Março 2011 às 02:48:11

tópico anterior - próximo tópico

fernando r

Bom dia,
Relatarei aqui uma experiência que considero estranha.
Adquiri esse modelo em novembro de 2010. Ele estava com o acumulador de horas levemente descentralizado do 0. Como sou amigo do dono da Autorizada eu disse que usaria até o começo de janeiro e após o fim das férias coletivas mandaria através dele para a Assistência Técnica para consertar esse pequeno defeito(só para constar, tenho um Tudor que foi para a assistência por que estava adiantando muito, e constataram que era falta de lubrificação, e devolveram com ótima precisão, mas o acumulador de horas veio deslocado do zero, só que para à esquerda, tendo eu que mandar de novo apenas para corrigir isso, rs).
Quando comecei a usa-lo, vi que estava adiantando muito(algo em torno de 25-30 segundos dia), e li no manual que caso isso acontecesse deveria enviar para a Assitência para ser regulado.
Mandei dia 18 de janeiro e voltou dia 4 de março. Surpresa? Mandaram um novo relógio do mesmo modelo(estendendo em 90 dias a garantia original)!
Alguém teria uma idéia de pq não consertaram a mesma peça enviada?
ET: o relógio que veio está com um adiantamento de menos de 2 segundos por dia!
Abraços.

shun

Fernando, esse movimento está sendo produzido em massa à baixo custo, é mais interessante, financeiramente, simplesmente trocar o relógio todo; visto que até a caixa é de acrílico, no caso do Swatch. Comparando os custos do tempo em que o profissional especializado teria que gastar para arrumar o relógio, e o custo de um novo relógio, eles optam por simplesmente mandar um novo!

Abraços!

Cigano

Citação de: shun online 07 Março 2011 às 15:13:20
Fernando, esse movimento está sendo produzido em massa à baixo custo, é mais interessante, financeiramente, simplesmente trocar o relógio todo; visto que até a caixa é de acrílico, no caso do Swatch. Comparando os custos do tempo em que o profissional especializado teria que gastar para arrumar o relógio, e o custo de um novo relógio, eles optam por simplesmente mandar um novo!

Abraços!

Já tive perto de adquirir alguns Swatch´s quartz (dos baratos) com caixa em aço, mais aquela tampinha da bateria me dixa intrigado, sei lá, mais não vejo segurança no estanque deles!!!

Opnião minha, nunca tive Swatch!!! (Ainda) ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

fernando r

Boa Tarde,
Eu tenho um Swatch Irony quartz há uns cinco anos. Troquei a bateria uma vez. Sempre lavo ele, mas claro eu nunca entro na água com ele pq é apenas Water Resistant.
Sei que a maioria dos que gostam de relógios mecânicos(incluindo eu, rs), sempre mencionam a possibilidade desse produto sobreviver à nossa própria existência.
Mas pensando bem, com exceção de um Patek de Ouro ou Platina(não tenho coragem de comprar nem os de aço, rs, visto que a soma dos preços de todos os meus dá para comprar um Nautilus com três pónteiros, rs), que poderia ser uma herança para os filhos, eu pergunto: qual a necessidade de um relógio que dure para sempre se eu sou finito?? Demonstra técnica e capacidade das manufaturas, mas isso tem um custo.
Outra coisa interessante da minha experiência pessoal: em 6 anos comprando peças, eu devo ter gasto uns 80.000 reais. Parece muito, mas fica diluido no tempo. Agora, psicologicamente, se eu tivesse comprado um Nautilus nesse valor, eu teria sentido um baque enorme e também não sei se teria coragem de gastar tanto dinheiro assim de uma só vez! Parece incongruente mas é essa a minha sensação!
Por isso, ultimamente, tenho olhado para relógios que tem um custo benefício razoável, ainda que não durem para sempre. Vamos considerar o preço no exterior: 350 dólares por um chrono automático, convenhamos é algo bem razoável.
A mesma máquina na Tissot com caixa em aço custa 850 dólares na autorizada! E mesmo assim é um crono auto de preço razoável.
Um revisão de Rolex no Brasil, na autorizada, sem trocar nada(geralmente não precisa mesmo), custa 1500 reais!
Então, estou abandonando meu conceito de "eternidade" para um conceito de custo benefício, já que não sou eterno, rs.
Abraços

Citação de: Cigano online 07 Março 2011 às 15:19:10
Citação de: shun online 07 Março 2011 às 15:13:20

Abraços!

Já tive perto de adquirir alguns Swatch´s quartz (dos baratos) com caixa em aço, mais aquela tampinha da bateria me dixa intrigado, sei lá, mais não vejo segurança no estanque deles!!!

Opnião minha, nunca tive Swatch!!! (Ainda) ;D ;D ;D

Adriano

Norma do fabricante, simplesmente isso. O C01 não é previsto, ainda, para ser dado manutenção. A regra ainda é a troca do mecanismo. No caso do Swatch, mais fácil trocar o relógio todo. No caso da Tissot não, somente o mecanismo é trocado.

Abraços!

Adriano

fernando r

Boa Tarde,
Sua resposta foi esclarecedora.
Então seria perfeitamente possível arrumar o relógio sem trocar, mas existe essa norma das marcas com relação a esse calibre.
Grato
Abraços.

Citação de: Adriano online 07 Março 2011 às 15:49:14
Norma do fabricante, simplesmente isso. O C01 não é previsto, ainda, para ser dado manutenção. A regra ainda é a troca do mecanismo. No caso do Swatch, mais fácil trocar o relógio todo. No caso da Tissot não, somente o mecanismo é trocado.

Abraços!

Adriano

Adriano

Mais ou menos. A máquina permite manutenção, normal. Mas não há peças sobressalentes, nem manual técnico orientando sobre a manutenção. Então, se houver uma peça danificada, não há como classificá-la nem solicitá-la para o fabricante. Logo, em caso de defeito ou necessidade de troca de peças, não há alternativa senão trocar a máquina toda.

Quero dizer que não é apenas a norma, mas o fato de não haver peças sobressalentes impossibilita a manutenção. Tecnicamente é totalmente possível, mas digamos que administrativamente não (na falta de um termo melhor).

Abraços!

Adriano

automatic for the people

Fernando

Achei muito interessante tua defesa sobre todos sermos finitos,  e de fato, tem lógica, eu mesmo possuo alguns relógios descartáveis, e sei que , dependendo de algum dano ou avaria, o melhor será mesmo trocar ou colocar fora...
Mas nada se compara a um relógio que foi herdado de alguém, ou que passou de mãos em mãos:  tenho um Omega de quase 60 anos, que era de meu pai, e em toda sua existência, só sofreu uma reforma, e foi de ordem estética, seu movimento ainda trabalha muito bem para um suíço velhinho, e era o relógio de uso diário de meu pai. Hoje só uso em raras ocasiões, e é tirar da caixa e usar!

Minha paixão por relógios e sobretudo mecânicos vem deste Omega! Isso para mim é infinito!

Abs

fernando r

Boa Noite,
Meu pai usava um Orient VX quartz, dourado e faleceu em 2006.
O relógio é de 1982. Saõ 28 anos e funciona do mesmo jeito.
Eu ainda valorizo o modelo, mas não o uso, pois não acho que fique bem no meu braço, afinal o paradigma dos relógios hoje é outro.
Mas meu filho, que tinha 3 anos quando o avô faleceu não irá ter nenhuma ligação especial com o modelo.
Então esse modelo tende a "desaparcer" após o meu passamento.
É por isso que digo: quando vc liga um obejto a uma pessoa a importância vem da ligação(pode ser uma cadeira, uma roupa, etc..)vem da pessoa e não do objeto intrinsicamente considerado.
Continuo com a idéia da minha finitude. Além do mais, se eu morresse hoje, minhas peças poderiam(mesmo as que podem ser consideradas "descartávaies", como o Swatch do tópico) estar funcionando perfeitamente daqui 20 anos, como funcionam muitos Orient automáticos do fim dos anos 70.
Eu acho que o mérito das manufaturas é inquestionável, mas isso não me preocupa mais.
Me tornei imediatista.
Abraços.

Citação de: automatic for the people online 07 Março 2011 às 18:16:13
Fernando

Achei muito interessante tua defesa sobre todos sermos finitos,  e de fato, tem lógica, eu mesmo possuo alguns relógios descartáveis, e sei que , dependendo de algum dano ou avaria, o melhor será mesmo trocar ou colocar fora...
Mas nada se compara a um relógio que foi herdado de alguém, ou que passou de mãos em mãos:  tenho um Omega de quase 60 anos, que era de meu pai, e em toda sua existência, só sofreu uma reforma, e foi de ordem estética, seu movimento ainda trabalha muito bem para um suíço velhinho, e era o relógio de uso diário de meu pai. Hoje só uso em raras ocasiões, e é tirar da caixa e usar!

Minha paixão por relógios e sobretudo mecânicos vem deste Omega! Isso para mim é infinito!

Abs