No caso de escapamento de âncora suíça, aplica-se somente nas levées, e somente no plano de impulso. Isso é feito sempre com a âncora já montada, por meio dos orifícios na platina que permitem o acesso para inspeção das levées. Existem dois métodos principais, um que reza que deve-se aplicar óleo somente na levée de saída, conduzir a âncora para que se passe uns 4 ou 5 dentes da roda de escape, e repetir a operação até que todos os dentes se passem. Outro método diz o mesmo, mas fazendo-se primeiro com a levée de entrada e depois repetindo tudo com a levée de saída. Há mais métodos, não sei honestamente dizer qual o mais indicado. Creio até que isso varie de relojoeiro para relojoeiro: uns se adaptam melhor com um jeito, outros com outro...
Vale lembrar que se estivermos falando de escapamento de âncora de pinos, conhecidos com pin-lever ou Roskopf, a lubrificação deve ser feita diretamente nos dentes, um a um, com lubrificação grossa.
Abraços!
Adriano