Como conservar nossos relógios ??

  • 30 Respostas
  • 21040 Visualizações
*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #20 Online: 05 Fevereiro 2009 às 15:14:08 »
Alberto, André e Adriano ... Muito Obrigado pelas esclarecimentos  :D ... foram AAA !! ;D

Com relação a economia ou não da bateria dos relógios Quartz ... a pergunta foi mais para tirar a dúvida ...  ;) pois guardo todos meus relógios com a corôa travada exatamente devido a possibilidade de entrada de poeira e umidade !!

Mais uma vez Obrigado e Abraços !!


Marcos Lima

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #21 Online: 05 Fevereiro 2009 às 16:28:47 »
Tomo o cuidado de guardar meus relógios devidamente limpos há bastante tempo e uma das coisas que notei é o fato ser bastante comum a ocorrência de micro-riscos nas superfícies mais polidas quando utilizamos toalhas ou flanelas na limpeza e remoção de poeira, mesmo que estas sejam bastante macias.

Por isso recomendo uma flanela de microfibra, como esta da 3M, que pode ser encontrada mais facilmente em lojas da rede Leroy Merlin.

Abraços!

Marcelo.

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #22 Online: 05 Fevereiro 2009 às 23:29:34 »
Aqui no RJ quem precisar comprar silica gel pode encontrar na BHerzog, na Rua Miguel Couto no centro/RJ.
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

*

Alberto Ferreira

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #23 Online: 17 Outubro 2009 às 08:23:27 »
Salve, amigos!

Bem... ::)

Se me permitem e sem com isso sequer querer parecer renitente e/ou "repetitivo", eu mantenho esta minha opinião sobre o tema...
Talvez melhor seria... "As sandálias da (falta de) unanimidade!"  ;)  ;D

Salve, amigos!

Bem,...
Aqui vai uma outra visão da questão,...

Em se tratando de relógios "em condições de uso", e não de peças tipo de coleção em museus - onde o objetivo é apenas preservar o item sem contudo manter a sua funcionalidade, eu creio que a questão da umidade deva ser encarada de outra forma.

Na situação que eu mencionei aí acima (coleção estática), os relógios são mantidos em ambientes secos e, na medida do possível, bem isolados do meio ambiente.
Nestes casos o movimento é até freqüentemente mantido totalmente sem lubrificação, etc.


No "nosso caso", ou seja, relógios mantidos em sua funcionalidade, eu recomendaria exatamente o inverso (com respeito à umidade), guardá-los em local seco (normalmente seco) e arejado.
Afinal, se os relógios estão em condições de uso, não devem temer tanto assim a tal umidade (normal) do ar. Exceções poderiam ser os casos de proximidade permanente do mar (num barco, por exemplo, etc.), vizinhança de uma cachoeira  ;) :D, etc..

Mas, independentemente disso,...
Há um ponto importante, que eu sempre observo.

Nunca guardar o relógio sem uma "limpeza" prévia.

Se o relógio for todo de metal (incluindo a pulseira), e à prova d'água, uma "lavagem" (simples) e secagem.
Se a pulseira for de couro, deixar secar bem (fora da caixa de armazenamento) antes de guardar.

Um abraço a todos!



Mas,...
Como estamos aqui, por suposto, para debater e trocar visões e conhecimentos, eu gostaria de comentar (num caráter talvez pretensamente mais técnico) a questão dos “cocoons” (desculpe a brincadeira, hein, Nilo...).

Os pontos que eu gostaria de levantar:
- O grande inimigo, quem é?
Controversamente é o bom (graças a Deus) e velho (também!) oxigênio.

Legal! Ele é muito bom! Mas esse “rapaz” tem o seu “lado escuro da força” também...

Ele é simplesmente se combina facilmente com os metais de forma quase “sexual” (em suma, oxida o que estiver ao seu alcance). A água, sua filha, com o hidrogênio (o casal é andrógino...), também é “insidiosa”...

- Como fazer um “cocoon”?
Como afastar o velho oxigênio dos nossos amados relógios?
Há dois caminhos. O vácuo ou uma atmosfera inerte (nitrogênio?...  ::))
Depois “lacrar” o “sarcófago”.  ::)

Huuuummmm!  ::)

Mas, amigos...
Há uma questão em que eu não ponho lá as minhas fichas, tanto assim...

- O vácuo resseca as vedações?
Será? Eu acho que não. Não como tal.
O que ocorre é que os “elastômeros” usados nelas podem não ser estáveis (quimicamente falando) em (muito) longo prazo.
E aí, “ressecam” mesmo (perdem a elasticidade), seja no vácuo, ou não.

Isso nos remete à questão central.
Não dá para preservar as vedações “para sempre”. Infelizmente, é simples assim.

E, a grande questão...
Será mesmo necessário tudo isso?
Bons relógios mecânicos têm resistido (sem uso) por várias gerações, mesmo fora de seus "cocoons".  ::)

Ou não!  ::)

Abraços a todos!
Alberto
« Última modificação: 17 Outubro 2009 às 08:36:36 por Alberto Ferreira »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #24 Online: 17 Outubro 2009 às 09:37:56 »
 Prá mim relógio é que nem CACHORRO : Tem que levar prá passear, tomar sol, limpar sempre e gostar dele !!!! :D :D :D :D


 Falei tudo ! ;D


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #25 Online: 17 Outubro 2009 às 12:44:19 »
Prá mim relógio é que nem CACHORRO : Tem que levar prá passear, tomar sol, limpar sempre e gostar dele !!!! :D :D :D :D


 Falei tudo ! ;D


 Abs,


P E R F E I T O !!!!!!!!!


Bom fim de semana a todos!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #26 Online: 17 Outubro 2009 às 13:00:12 »
Depois de ler o tópico inteiro posso dizer que tive todas as minhas duvidas muito bem esclarecidas!

Obrigado a todos!

Abraço;
Juliano

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #27 Online: 17 Outubro 2009 às 18:54:48 »
 Mas qual o cachorro que você gosta ??????? ;D ;D ;D ;D


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #28 Online: 17 Outubro 2009 às 19:50:01 »
Acho que de tudo o que aqui foi dito, o melhor é sempre guardar o relógio limpo.
Wadley

*

Alberto Ferreira

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #29 Online: 18 Outubro 2009 às 08:49:53 »
Mas qual o cachorro que você gosta ??????? ;D ;D ;D ;D


 Abs,


Salve!

Bem,...
Eu gosto de vários...  ::)

Mas eu juro que não vou abrir nenhum OT por isso, não...   ;)

Abraços!
Alberto
 ;D

Re: Como conservar nossos relógios ??
« Resposta #30 Online: 18 Outubro 2009 às 16:27:52 »
Como tenho pouco relógios, fiz uma caixinha que condiciona os mesmos, revestida de um tecido aveludado com umas almofadas revestidas com esse mesmo tecido, em cada compartimento coloco um sachê de sílica gel, geralmente encontrado em remédios...ou silica gel em recipiente de plástico que tb vem em alguns remédios.
Cada vez que saio com um deles, sempre guardo-os devidamente limpos passando uma flanela limpa e nova, caso precise lava-los, faço isso e depois seco-os com uma toalha e passo a flanela antes de coloca-los na caixinha, deixo-os um pouco fora e depois coloco-os na devida caixa com suas almofadas...gosto de guarda-los bem limpos (sem manchas de gordura...é claro!!!) abraços a todos...BC ;)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)