Novidades Omega em Basel

  • 61 Respostas
  • 17018 Visualizações
*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #40 Online: 14 Abril 2011 às 12:07:45 »
...

Faria muito mais sentido, apesar de não ser bem isso, compará-lo com o sistema KERS que reaproveita a energia cinética "perdida" nas reduções de velocidade para carregar um acumulador que pode mais tarde ser utilizado para aumentar a potência do motor a combustão.

...

Nesse ponto acho o Kinetic da Seiko mais parecido com o Kers, ele tranforma a energia cinética do rotor em eletrica, armazendo num capacitor.

Abraços

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #41 Online: 14 Abril 2011 às 12:22:08 »
Gents,

Novamente lhes digo que o que há é que vocês não entenderam o princípio de funcionamento do Spring Drive.

Ele NÃO é um Kinetic (ok, existe um Kinetic Spring Drive, mas vamos esquecer esse espécime) mas utilizou o desenvolvimento do tal Kinetic para aperfeiçoar conceitos.

O circuito quartz APENAS aciona o freio, nada além disso. Todo o movimento do relógio é mecânico.

http://www.thepurists.net/Patrons/Members/johnd/jackfreedman/article.html



Ou seja, nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.

Abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #42 Online: 14 Abril 2011 às 13:00:32 »
Maurício,

Sem sacanagem, e sem querer pagar de bonzão, mas, depois de eu explicar em detalhes seu órgão regulador você acha que não entendi o princípio do funcionamento do Spring Drive? ???

Quanto ao fato do circuito quartzo "apenas" acionar o freio, isto é 90% do relógio, e a única novidade. O resto é resto: frágil, caro, e pouco eficiente, como todo relógio mecânico.

Dentro do nosso contexto histórico, adicionar um movimento mecânico a um regulador quartzo é um retrocesso; é colocar um motor de carro na melhor carroça de madeira do mercado.
Se o SD tivesse sido lançado lá em meados dos anos 60, na transição do movimento mecânico para o movimento quartzo dentro dos laboratórios, tudo bem, seria um avanço. Mas agora, no Século XXI? Só existe mesmo para saciar o ímpeto consumidor dos aficcionados...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #43 Online: 14 Abril 2011 às 13:04:34 »
Detalhe importante: não há nenhuma espécie de acumulador de energia passível de troca num spring drive, ao contrário dos Kinetic/Ecodrive/Tough Solar, somente a mola do tambor fornece energia ao regulador a quartzo, nada mais.

Vejo-o como um relógio mecânico, com manutenção de mecânico, mas precisão de quartz.

Quanto a gostar dessa tecnologia ou não, vai de cada um, é claro. ;)

Quanto aos carros híbridos, geralmente na cidade funciona o motor elétrico até que a tensão da bateria abaixe demais, quando então entra o motor a combustão, sendo que a velocidades constantes mais elevadas de estrada, trabalham ambos os motores.

Tomando como exemplo um Ford Fusion Hibrid, o resultado é um carro com boa potência (cerca de 200 CV combinados os dois tipos de motores) e grande economia de combustível (13km/l na cidade e 17km/l na estrada) com baixas emissões de poluentes.

Particularmente acho a solução muito válida para o atual estágio tecnológico da indústria automotiva, visto que ainda é grande o gasto energético, e consequente poluição, para se produzir hidrogênio em quantidade suficiente para viailizar carros movidos a células de combustível em larga escala e os veículos puramente elétricos ainda esbarram em problemas de autonomia.

[[]]'s  


*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #44 Online: 14 Abril 2011 às 13:14:26 »
Citar
O resto é resto: frágil, caro, e pouco eficiente, como todo relógio mecânico.

Nisso eu concordo integralmente com você ;) , mas mesmo assim todos nós continuamos a frequentar o fórum sobre relógios mecânicos...

Evolução é algo bom. Isso FOI indiscutivelmente uma evolução.

Vai se difundir ? Não acho. Todo mundo torce o nariz pra novidades japonesas, então...

Pra mim seria algo como um carro com câmbio automatico. Já torci muito o nariz pois tira "o prazer" de dirigir.

Mas hoje, trocar marchas ? CHEGA !!!!!!!!!!!!!!!!


Abração,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #45 Online: 14 Abril 2011 às 13:34:47 »
Isso FOI indiscutivelmente uma evolução.

Evolução do que?
Do movimento mecânico?
Ué, o Spring Drive não é mecânico, é quartzo. O que diz se um relógio é mecânico ou eletrônico é seu órgão regulador, e não o trem de rodagem.
Sob este ponto de vista, o Beta 21 seria um movimento mecânico então, já que todo seu trem de rodagem era mecânico...

Então seria evolução do que?
Do movimento quarzto?
Acho que não, né? Os movimentos quartzo atuais são mais baratos, robustos e eficientes que o SD.

Não houve evolução.
O Spring Drive é uma brincadeira da Seiko, um passatempo que ela criou apenas para dizer que pode, e sempre será um produto de nicho.

Parafraseando o Desotti, acima, para o atual estágio tecnológico da indústria relojoeira, o SD é um retrocesso, pois já existem soluções mais precisas, baratas, robustas e eficientes.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #46 Online: 14 Abril 2011 às 13:38:50 »
Mauricio, o que é um relógio quartz e o que não é um relógio quartz?

Sempre imaginei que a diferença estaria e apenas no regulador, por que o resto, pode ser mecânico nos dois.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #47 Online: 14 Abril 2011 às 13:42:18 »
...
Então seria evolução do que?
Do movimento quarzto?
Acho que não, né? Os movimentos quartzo atuais são mais baratos, robustos e eficientes que o SD.
...

Vale dizer que o SD tem uma precisão sofrível, segundo as especificações, +/- 1 segundo por dia.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

fernando r

Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #48 Online: 14 Abril 2011 às 13:51:45 »
Precisão de quartzo muito ruim vc quer dizer não é?
30 segundos por mês(1 por dia).
Qualquer máquina Ronda, ETA ou Miyota quartzo é mais precisa que isso.
Para mim o Spring Drive está mais para um Calibre S ou para um E2100. É uma mistura eletromecânica mas que funciona através do regulador de quartzo. E ambos são bem mais precisos e bem mais baratos. Além do mais, usam a mecânica onde ela não é tão frágil(fora do órgão regulador).
Abraço.
Foto do E2100


Detalhe importante: não há nenhuma espécie de acumulador de energia passível de troca num spring drive, ao contrário dos Kinetic/Ecodrive/Tough Solar, somente a mola do tambor fornece energia ao regulador a quartzo, nada mais.

Vejo-o como um relógio mecânico, com manutenção de mecânico, mas precisão de quartz.

Quanto a gostar dessa tecnologia ou não, vai de cada um, é claro. ;)

Quanto aos carros híbridos, geralmente na cidade funciona o motor elétrico até que a tensão da bateria abaixe demais, quando então entra o motor a combustão, sendo que a velocidades constantes mais elevadas de estrada, trabalham ambos os motores.
Tomando como exemplo um Ford Fusion Hibrid, o resultado é um carro com boa potência (cerca de 200 CV combinados os dois tipos de motores) e grande economia de combustível (13km/l na cidade e 17km/l na estrada) com baixas emissões de poluentes.

Particularmente acho a solução muito válida para o atual estágio tecnológico da indústria automotiva, visto que ainda é grande o gasto energético, e consequente poluição, para se produzir hidrogênio em quantidade suficiente para viailizar carros movidos a células de combustível em larga escala e os veículos puramente elétricos ainda esbarram em problemas de autonomia.

[[]]'s  


« Última modificação: 14 Abril 2011 às 14:18:06 por fernando r »

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #49 Online: 14 Abril 2011 às 16:06:06 »
Precisão de quartzo muito ruim vc quer dizer não é?...

Que seja, de qualquer maneira é precisão superior a dos demais relógios de pulso mecânicos que conheço (embora alguns cheguem BEM perto).

Como dizia minha Avó, o que seria do verde se todos gostassem apenas do vermelho? ;)

[[]]'s

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #50 Online: 14 Abril 2011 às 17:06:41 »
Se me permitem...

Só um pitaco... aliás uma opinião...

Tinha vários Citizens Eco-Drives... agora só sobraram os aqualands.. e ainda tenho um Seiko Kinetic...!

Gente... os Eco-drives eu jogo em cima da cama ou deixo ele na mesa da sala e ele se vira para recarregar... e pronto.. agora o Kinetic é um porre... vez ou outra ele fica lá dando aviso de falta de carga... Então meus amigos.. quartz por quartz... ou tem bateria... ou é eco-drive... se for para ficar "xacoalhando" eu fico com meus mecânicos mesmo...!

Tudo bem que a discussão é outra.. mas foi só um pitaco...

Grande abraço

Rodrigo STR ;D

PS: Concordo com a opinião do Flávio.. também prefiro as coisas "na forma mais tradicional...! Isso não implica em falta de tecnologia...! É só minha opinião

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

fernando r

Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #51 Online: 14 Abril 2011 às 18:34:59 »
Eu mencionei a precisão por causa desse frase sua:

"Vejo-o como um relógio mecânico, com manutenção de mecânico, mas precisão de quartz."
Tem Rolex, que é mecânico e fica em um segundo por dia, apesar da tolerância COSC ser maior.
Eu mesmo tenho um Tudor(máquina Valjoux) que não é um cronômetro e adiante meros 5-7 segundo por semana.

Mas vc tem todo o direito de gostar, claro. Isso é indiscutivel.
Abraço.



Precisão de quartzo muito ruim vc quer dizer não é?...

Que seja, de qualquer maneira é precisão superior a dos demais relógios de pulso mecânicos que conheço (embora alguns cheguem BEM perto).

Como dizia minha Avó, o que seria do verde se todos gostassem apenas do vermelho? ;)

[[]]'s

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #52 Online: 14 Abril 2011 às 19:36:12 »
Opa Fernando, nenhum problema! :)

Em tempo: não tenho nenhum Seiko Spring Drive, mas não me furtaria de ter um se a possibilidade surgisse, é claro.

Mas, o que estávamos discutindo sobre silício mesmo? ;D ;D ;D

[[]]'s

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #53 Online: 14 Abril 2011 às 23:25:19 »
Meus queridos colegas de fórum,

Relógio quartz é um relógio com base de tempo eletrônica e motor elétrico.

QQ outra coisa é outra coisa, mas não é relógio quartz.

Kinetic é um quartz com um dínamo para recarregar um capacitor, que nada mais é do que uma bateria que pode ser recarregada. Tecnologia dos idos de 1831 apenas repaginada.

Spring Drive, como o proprio nome diz, tem base de tempo controlada pela carga e descarga da mola (ela não está lá apenas para gerar energia para o freio) e micro-ajustada pelo escapamento eletromagnético. Não é quartz. Não tem acumulador de energia. Acabando a corda, ele para, mortinho da silva.

É outra coisa, muito mais mecânico do que hibrido.

Muita gente torce o nariz, muita gente acha duca. Eu estou no segundo grupo e nenhum de nós vai mudar a opinião alheia.

Abração proceis.

Mauricio



"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #54 Online: 15 Abril 2011 às 11:07:17 »
Relógio quartz é um relógio com base de tempo eletrônica e motor elétrico.
QQ outra coisa é outra coisa, mas não é relógio quartz.

Você obviamente não sabe do que está falando.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

fernando r

Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #55 Online: 15 Abril 2011 às 19:49:41 »
Eu me considero um "ignorante curioso" apenas, mas sempre pensei que relógio a quartzo era aquele em que o regulador era a quartzo. E mecânico tinha regulador mecânico.
Agora, dentro dos parâmetros científicos de qualquer coisa que utilize formulação lógica, ou é x ou é y. Princípio do terceiro excluído.
Um "híbrido" como o calibre S ou o E 2100 continua sendo a quartzo. O regulador é quartzo. E o Sprig Drive, conforme foi explicado a exaustão pelos experts  é regulado pelo quartzo. Logo...
Abraço.

Relógio quartz é um relógio com base de tempo eletrônica e motor elétrico.
QQ outra coisa é outra coisa, mas não é relógio quartz.

Você obviamente não sabe do que está falando.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #56 Online: 15 Abril 2011 às 19:55:30 »
Igor, dois. Quando o relógio possui o órgão regulador que utiliza um cristal ressonante de quartzo como parâmetro ele é...a quartzo! Agora, se para transmitir essa informação serão usados motores de passo ou não, é outra história. Estou errado?


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #57 Online: 15 Abril 2011 às 20:12:57 »
Salve!

A menos que exista uma "definição" (classificação) oficial (e aceita de forma inequívoca), o que eu desconheço, eu creio que as tais "definições" conceituais a respeito dos "híbridos", podem ter diferentes interpretações.

Eu, muito particularmente, tendo a pensar como o Flávio, aí na sua última mensagem.

Abraços a todos e bom debate.  8)
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #58 Online: 15 Abril 2011 às 20:57:53 »
Alberto,

Segundo o Dicionário Ilustrado da Federação da Indústria Relojoeira Suíça, o relógio quartzo é aquele (em tradução livre) "relógio eletrônico que utiliza um ressonador quartzo como sua base de tempo".
O mesmo Dicionário reza que "relógio eletrônico" é um "instrumento de marcação de tempo que possui uma fonte de energia elétrica e um dispositivo ressonador mantido por um controle eletrônico" e "base de tempo" é "o dispositivo que tem a função de determinar iguais intervalos de tempo".

Portanto, inequivocamente, o Spring Drive é um relógio quartzo, haja vista utilizar um dispositivo que converte a energia mecânica da mola em energia elétrica que alimenta o cristal de quartzo que exerce a função de ressonador.

C.Q.D.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Novidades Omega em Basel
« Resposta #59 Online: 15 Abril 2011 às 21:34:59 »
Salve!

Sim.
Quanto a isso, sim, Igor.
Os Spring Drive são a quartzo.

Correto.
CQD.

Mas, voltando à "definição" do "dicionário" suiço, lá se fala de "relógio eletrônico", "fonte de energia elétrica", etc.
Tudo muito claro.
Mas talvez de forma, se me permitem, um pouco "simplista" ou claramente válida há algum tempo atrás, e talvez menos agora.

Com as "inovações" e avanços (nem sempre para a frente...  ...por vezes para o lado... :-X), a coisa pode "mudar" de interpretação.
Ou seja...
Os tais "híbridos", se é que isso existe, criam uma espécie de novas fronteiras, para a (eventual) livre interpretação e (re)"classificação".

Abraços e viva a saudável "polêmica".
Alberto
« Última modificação: 15 Abril 2011 às 22:16:07 por Alberto Ferreira »