Menu principal

Grail (Longines com Valjoux 726)

Iniciado por michelim, 04 Abril 2011 às 07:22:58

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Citação de: Bruno Recchia online 06 Abril 2011 às 15:02:58
(...) trata-se de um dos primeiros relogios quartz da industria suiça, em 66 ou 67...

Bruno,

Em 66 ou 67, um relógio quartzo desse tamanho já não era muita novidade. Muito pelo contrário, nessa época o CEH já havia inscrito o Beta 21 nas competições de observatório.
Na década de 60 já existia até mesmo relógio atômico.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Bruno Recchia

Igor,

Permita-me discordar. Primeiramente, esse relogio chama-se  B21... Ta até escrito nas instruçoes... entre B21 e Beta 21, deve haver uma ligaçao direta !

E sim, existia atômico... em laboratorio. Até 63/64, relogio quartz era coisa experimental, ou enorme. Esse foi sim um dos primeiros "comerciais". Pode estudar a historia da Longines, você vai ver... O primeiro Beta21 comercializado, so foi produzido em fim de 69 !! E 3 anos, na historia do quartzo, era um século...

Alias, o que tem no site da Longines :

"Dans la foulée de la première horloge à quartz portative conçue par la maison de Saint-Imier, les technologies de l'électronique et du quartz font l'objet d'importantes recherches qui trouvent leurs premiers aboutissements vers la moitié des années 1960. En parvenant à miniaturiser les principes techniques de l'horloge pilotant les dispositifs Chronocinégines, Longines met au point un mouvement électronique à quartz, le calibre 800, qui équipe des chronomètres de bord. Doté d'un moteur électromagnétique et d'une batterie au mercure, cet équipement de mesure du temps ouvre une brèche vers une précision différente de celle offerte par les équipements mécaniques. Ce chronomètre déclasse les records obtenus par des dispositifs mécaniques dans les observatoires.

Au-delà du volet technique, Longines poursuit ses efforts en matière de design horloger. Aux côtés des collections courantes, la marque crée des gammes de prestige pour lesquelles elle affiche une certaine audace esthétique. Dans cette période, l'innovation stylistique s'affirme comme une nouvelle dimension de la production. "

Isso fala exatamente desse tipo de relogio que eu mostrei.

igorschutz

Bom, agora que você fala em "relógios comerciais", eu até concordo. O que eu discordo é que fosse uns dos primeiros quartzo da indústria.

Em 1961 a Suíça já tinha cronômetro marítimo a quartzo (comercial).
Em 1964 a Seiko já tinha o seu Crystal Chronometer, utilizado nas Olimpíadas (também comercial, junto com a impressorinha EP-1).

Como você diz, nesta seara três anos era um século. Em 67, um relógio desses não espantava ninguém.

Daqueles relógios grandões, do tamanho de uma geladeira, esses já existiam desde o final a década de 20. Os EUA utilizavam o quartzo como padrão já na década de 30, e os suíços construíram os seus a partir do fim da Segunda Guerra.

Bruno Recchia

Sinto muito, você esta confundindo tudo, modelos de laboratorio, de demonstraçao, sistemas de cronometragem e relogios comerciais...

Esse modêlo ,junto com o Patek, que vinha em racks, foi um dos primeiros quartz digitais suiços pra uso no quotidiano. Pô, vai comparar relogio de mesa com sistema de cronometragem esportiva ???

Agora, se você acha REALMENTE que em 66, um movimento quartz termocompensado, com precisao oficial de +/- 1/100 de segundo por dia, era algo habitual ...

O bicho vem numa caixa inteiramente recoberta de couro, e com um estofamento interno de veludo formado exatamente na forma do relogio. Certamente era pra relogio baratinho...

igorschutz

Bruno,

Vou me ater ao Seiko Crystal Chronometer, que foi relativamente popular. Veja:

Ele não é um dispositivo exclusivamente para cronometragem. Ele é um relógio, e termocompensado.
Ele não é um protótipo, ou aparelho de demonstração, ou aparelho de testes. Ele é um produto final, comercial e vendido ao público. Inclusive se encontra muito dele por aí (o próprio Gravina tem um, acredito), e também vem com um caixa bacana de couro com veludo.

Não falei que seu Longines era baratinho. Também não falei que ele era comum.

Só falei que ele não era espantoso, e que não foi um dos primeiros quartzo da indústria suíça. Só isso.

Bruno Recchia

Bom, alguns FATOS...

1964 :
The first small quartz clock in the category Ship-chronometer with a volume below 200 cm3 is presented at the 'Observatoire de Neuchâtel' by Longines of St. Imier and Bernard Golay S.A. of Lausanne, Switzerland. The frequency of the quartz crystal was 12 kHz. An electronic divider decreased the frequency to a two Herz impulse used to drive the micro-motor and the hands. Seiko also deposited quartz clocks in this category.

1965 :
On November 16th, at the contest at the 'Observatoire de Neuchâtel' Longines St. Imier and Bernard Golay, Lausanne, show the first quartz pocket watch in the category below 19.64 cm3. The accuracy was amazing: the watch only showed a deviation of 0.01 seconds a day.

E esses eram prototipos...

Quanto ao Seiko, foi desenvolvido pros jogos olimpicos de 64. Pra uso em cronometragem esportiva. E mesmo assim, nao tinha nada a ver com os mecanismos suiços : Esse seiko tinha precisao de +/- 0,2s por dia !!! Foi produzido por bastante tempo, tratava-se de um relogio relativamente "barato". Funcionava com 2 pilhas. Alias, o que foi vendido em grande quantidade (esse da foto inclusive, acho) era o QC-951-II‎, nao sei a partir de quando foi vendido. O uso principal era de eventos esportivos e uso militar.

O Longines precisa da eletricidade, e as 4 baterias Ni-Cd internas, de 500mA cada uma, garantiam uma autonomia de... 25 minutos sem eletricidade !! E isso com os tubos desligados... era o preço da precisao.

O Longines e o Seiko eram extremamente diferentes : Um buscava a precisao, o outro, a democratizaçao.

Sim, afirmo que esse foi um dos primeiros relogios quartz suiços pra uso quotidiano. E nao tinham nada de "habituais". Até porquê foi um dos primeiros DIGITAIS, e capaz de marcar décimos de segundo (o ultimo digito é dos décimos).

Igor, em 65/66, na suiça, NENHUM relogio quartz era habitual. NINGUEM via isso em qualquer lugar, e tratava-se de objetos extremamente exclusivos...

michelim

Caro bruno,

Gostei muito do desenho deste longines quadrado, bem legal mesmo, agora surgiu a dúvida, ele é parrudão (pode deixar ligado ad eternum) ou é um equipamento científico frágil?? (liga um pouco depois tem que desligar?) conte um pouco sobre a aquisição, onde encontrou um negócio destes? isso é parte da história da relojoaria!!!

Aproveitando, por favor, poste fotos do seu crono, se possível com a máquina.

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

aproveitando para deixar um link,
http://ninanet.net/watches/others13/Mediums/mlongines30ch.html

Lembrem-se de colocar o babador antes de acessar, é um dos relógios mais bonitos que já vi na vida

michelim

Gravina

Citação de: Bruno Recchia online 06 Abril 2011 às 15:02:58
Eis o bicho :

Tudo que eu sei é que trata-se de um dos primeiros relogios quartz da industria suiça, em 66 ou 67, e prometia ja na época uma precisao estupida : 1/100 de segundo/dia !!!!! Em 1 ano, 3s... 1 minuto em 20 anos... Mas por quê foi feito, a que preço, pra qual publico...

:-* :-* :-*

Um exemplar interessantíssimo, e altamente colecionável!
Caso perguntassem para mim, mesmo sem eu saber datar, uma vez que é o primeiro que vejo. "Gravina de que ano é este Longines?...........diria: Aproximadamente 1970-1975 baseado em duas coisas
1)A empresa "Omega Electronic" lançou um movimento similar (mesma proposta de precisão) em 1970 (analógico). Este não foi  para venda ao público,  apenas para os autorizados do fabricante (relógio mestre/relógio padrão.
2)Em 1972 a minha doce mãe :-* :-* :-* comprou uma luminária super moderna  8)para a minha escrivaninha.........era um semi-tubo nesta exata cor(laranja)..........era a moda nos 70's....cores berrantes, dizia-se
O estojo do Seiko de 1964, é também  bastante interessante, sofisticado...mesmo nível deste belo longines...........para transportar, uma maleta!
Salvo engano (quase certeza  99,99%), a Longines não participou daquele grupo  do projeto Beta 21

Abs

Gravina

mmmcosta

Citação de: michelim online 06 Abril 2011 às 21:10:53
aproveitando para deixar um link,
http://ninanet.net/watches/others13/Mediums/mlongines30ch.html

Lembrem-se de colocar o babador antes de acessar, é um dos relógios mais bonitos que já vi na vida

Eu não tava entendendo o vintage com o fundo de safira, mas a explicação tava no final:

"(and finally, a note about this particular watch. The reason it is in such fabulous condition, and also provides a perfect display back is that it is only a few years old! The provenance is intriguing, and perhaps to some people challenging, but here it is: This 30CH was assembled from the appropriate NOS parts within the current Longines factory, by Longines employees. It was given to one of them by management as a gift, so while it is not 50+ years old, it is (other than the second, display back) substantially identical to those that are, and is completely original. It is entirely a Longines product, although one of very special conception.)"

Maravilhoso, de fato :o
Marcelo

Correia

Parabéns Mich, muito bonito(e novo!!!) esse Longines, uma das marcas que mais gosto e respeito 8)

Curta-o muito :)
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.