Menu principal

Relógio magnetizado

Iniciado por Bruno, 22 Abril 2011 às 15:44:51

tópico anterior - próximo tópico

Bruno

Colegas,

O assunto já foi debatido aqui, mas restou uma dúvida:

Há algum teste simples que possa ser feito para verificar se está ou não magnetizado??

Abs,

Adriano

Sim, pode-se usar uma bússola. Aproxime a bússola do relógio e veja se o relógio altera a marcação da bússola sobre o norte.

Abraços!

Adriano

Bruno

#2
Maravilha Adriano, acabei achando a dica antes em outro fórum, mas obrigado mesmo assim.

Só ficou uma coisa: o movimento da bússula deve ser mais brusco certo? Uma leve balançadinha não quer dizer que esteja magnetizado, ou está?

Acredito que para considerar magnetizado tenha que movimentar como quando aproxima-se um celular da bússola. Procede?

Abs e feliz páscoa!

Miguel


Qualquer objeto de metal ferromagnético, mesmo que não esteja magnetizado, pode fazer o ponteiro de uma bússola se movimentar. Isso porque esse ponteiro nada mais é do que um ímã permanente, que atrai e é atraído por materiais ferromagnéticos (como alguns pinos das pulseiras dos relógios). Desta forma, o uso de uma bússola acaba não sendo o melhor método para identificar se um relógio está ou não com algumas partes magnetizadas.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Adriano

Na prática, na oficina, nem se perde tempo verificando se o relógio está magnetizado ou não: desmagnetiza-se todo relógio que entra. Estimo que mais da metade dos relógios que entram em uma oficina apresentam algum grau de magnetização. Em alguns casos, é esse, e só esse, o causador do "defeito" do relógio quando apresenta marcha errática.

Abraços!

Adriano

Bruno

Um relógio que começou adiantando média de 6 segundos ao dia na primeira semana e, de repente, passou para 7, 8, 8,4 na segunda semana pode ter sofrido magnetização pelo aumento rápido de uma média que vinha se mantendo?