Amolador de facas

  • 5 Respostas
  • 3530 Visualizações
Amolador de facas
« Online: 29 Maio 2011 às 21:07:59 »
Senhores,

Vejo que alguns membros apreciam cutelaria. Confesso que também gosto de facas.
Ultimamente, tenho utilizado uma faca para fazer "artes" na cozinha, e percebi a perda do "fio" de maneira rápida.
Não tenho um amolador bom, ele não deixa um bom fio na lâmina. Por isso, recorro aos entendidos no assunto para indicarem um bom amolador de facas.

Obrigado!!
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Amolador de facas
« Resposta #1 Online: 29 Maio 2011 às 22:48:57 »
 Compre uma boa pedra de amolar, e uma chaira. Vá num açougue próximo, e troque uma idéia com os caras lá e peça pra que ensinem a como afiar, e como manter o fio. Não se esqueça de molhar a pedra antes de começar a afiar.

 A Arkhip tem uma "rodinha " de afiar facas bem bacana, e eficiente. Essa cutelaria é nacional. Xerete na net que deve ter coisas. Tenho facas da Zakharov ( são irãmos, primos, sei lá) desde a época do quartel, e nunca precisei afiar muito durante os dias de churrasco. Tenho também umas da Paz-Pazini também boas, mas perdem o fio rápidinho.

 As minhas melhores são da Wustoff. Tenho uma Santoku de 8"dela, que acabou sendo a minha preferida, e eu afio com a chaira que veio com ela.

 Boa sorte aí no fio ! E de preferência, nunca empreste suas facas pros outros.

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Amolador de facas
« Resposta #2 Online: 30 Maio 2011 às 13:03:38 »
Compre uma boa pedra de amolar, e uma chaira. Vá num açougue próximo, e troque uma idéia com os caras lá e peça pra que ensinem a como afiar, e como manter o fio. Não se esqueça de molhar a pedra antes de começar a afiar.

 A Arkhip tem uma "rodinha " de afiar facas bem bacana, e eficiente. Essa cutelaria é nacional. Xerete na net que deve ter coisas. Tenho facas da Zakharov ( são irãmos, primos, sei lá) desde a época do quartel, e nunca precisei afiar muito durante os dias de churrasco. Tenho também umas da Paz-Pazini também boas, mas perdem o fio rápidinho.

 As minhas melhores são da Wustoff. Tenho uma Santoku de 8"dela, que acabou sendo a minha preferida, e eu afio com a chaira que veio com ela.

 Boa sorte aí no fio ! E de preferência, nunca empreste suas facas pros outros.


 MUITO MENOS PARA A SOGRA !!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Amolador de facas
« Resposta #3 Online: 31 Maio 2011 às 12:17:48 »
Muito obrigado pela dica!!

Eu estava na NET vendo alguns amoladores. Tem um elétrico e outros que dão o ângulo "certo" para amolar. Só não sei se prestam...
E não empresto faca, e não deixo na cozinha também, pois a turma aqui em casa tem mania de guardar as facas juntas.
E Solano, a sogra não pega nada meu!!! Apesar de ser uma excelente pessoa!! Rsrsrsrrs.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Amolador de facas
« Resposta #4 Online: 31 Maio 2011 às 12:35:32 »
Este amolador http://youtu.be/GtmBJY_IG-Y é dos bons !!!


Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Amolador de facas
« Resposta #5 Online: 02 Junho 2011 às 14:30:33 »
Eu não entendo muito de facas e cutelaria em geral, só gosto de usar uma boa faca e bem afiada.... mais quando vi, e li, o tópico lembrei desta postagem do caro amigo Paulo Rocha fez em seu blog, ele um apaixonado por cutelaria em geral, tem até facas que ele mesmo as fabricou.

Veja aqui um sistema de afiar facas, explicado por ele!!
http://diletantecompulsivo.blogspot.com/2009/04/sistema-de-afiacao-lansky.html


Abraços,
Cigano!