Menu principal

Alguém conhece o livro "Watch Repairer's Manual", de Henry B. Fried?

Iniciado por Bernardo, 30 Maio 2011 às 21:40:52

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Olá,

Nas minhas "andanças" pela internet descobri um livro chamado "The Watch Repairer's Manual", de Henry B. Fried.

Alguém conhece o livro? Pelo que entendi, seria uma boa leitura para iniciantes no reparo de relógios mecânicos.

Sim... há o tradicional livro do Donald De Carle sobre o assunto, o qual tenho comigo. Entretanto, procuro algo que seja de uma leitura mais "amigável"/didática e que pudesse ser complementar ao "Mechanical and Quartz Watch Repair", de Mick Watters e ao próprio livro do Donald De Carle.

Abs,
Bernardo

flávio

Eu tenho. Tenho também o do Mick Waters. Sinceramente não acho a leitura do Fried de alguma utilidade para quem já tem o De Carle. Muito menos o Mick Waters, cujo livro peca pela falta de ilustrações, você tem que imaginar o que ele quer.

Fique só com o De Carle. Pode complementá-lo com o Complicated Watches and Their Repair, dele também. Na verdade, acho a escrita do De Carle muito simples, não acha?

Flávio

Adriano

Tenho o livro do Gazeley, acho muito bom. Mas é um inglês britânico e antiquado. O do De Carle bate todos, especialmente, como o Flávio citou, pelo seu modo de escrever.

Abraços!

Adriano

flávio

Não tenho o do Gazeley. Já tive um outro, mas não lembro quem era o autor, grandão, mas...De Carle, look no further. Há apenas uma coisa que o Fried aborda que o De Carle não: reparo de relógios de bolso americanos, que costumam ter um tambor diferente do usual.

Para o hobbista, o De Carle é ideal, e mesmo assim até a página 100. Depois ele entra na parte de tornos e, pressuponho que ninguém aqui vai tornear nada, e ajustes. Mas não qualquer ajuste! Na época do De Carle os balanços monometálicos ainda eram uma novidade. Vibrograph? Ele até aborda no livro, mas também era novidade.

Ou seja, o cara ensina a ajustar compensação térmica desses balanços, equilíbrio, fazer overcoil...Coisas fora do usual até para relojoeiros profissionais. Detalhe: contando tempo com base em regulador e colocando relógio no quente e frio de tempos em tempos. Coisa demorada, chata, não para qualquer um...

Mas mesmo assim, a parte de ajuste dele vale a leitura, para que a pessoa entenda como fazer em um relógio. Se você conseguir num relógio com balanço bimetálico, fará com qualquer um. Na verdade, hoje o povo nem desmonta o balanço completamente (como ele indica), e apenas o recoloca dentro do relógio, ainda ligado à espiral. Se tudo estiver limpo corretamente, etc, o relógio nem precisa de ajuste! Mas ele aborda tudo.

De carle, não fizeram nada melhor ainda.

Flávio

Atalo

Flávio,
Tenho o Complicated Watches and Their Repair, em PDF, um colega baixou da net, mas nao sei de qual site, vou perguntar.
Mesmo sendo o livro dos "complicados" estou achando a leitura razoavelmente fácil, mesmo para quem tem um inglês macarrônico com eu  :o.
Átalo

Bernardo

Prezados Flávio, Adriano e Átalo,

Obrigado pelas dicas. Estou incluindo na minha lista de livros a comprar o "Complicated Watches and Their Repair" e o "Watch and Clock Making and Repairing", do Gazeley. Achava que o "Complicated Watches and Their Repair" tratava apenas de grandes complicações, mas vendo o índice dele vi que há duas seções que tratam de relógios automáticos, parecendo uma excelente complementação ao "Practical Watch Repairing". Estou considerando também a aquisição do "Simplified Mechanical Watch Repair for Profit: An Illustrated Guide", de Dan Gendron, pois parece trazer boas ilustrações.

Abraços,
Bernardo

flávio

Sim, o Complicated...trata dos relógios automáticos que, na época, estavam surgindo. Na verdade, ele pega uns 15 modelos base do que se vê por aí (por exemplo, vai até um Omega 500, Burens, etc) e parte do pressuposto que eles serão a base teórica para enfrentar o que mais existe no mercado. Mas ele também aborda calendários, despertadores e cronógrafos.

Flávio

flávio

Escrevi a frase no presente, mas o que quis dizer é que ele abordava os relógios da época. O livro é da década de 50.

Flávio

Cigano

Vi ele no google books, tempos atrás, é de 1949 !!

Capa do livro.
Abraços,
Cigano!

Bernardo

O "Practical Watch Adjusting" (de Carle) traz algum acréscimo ao conjunto "Practical Watch Repairing" + "Complicated Watches and Their Repair"?

Abs,