Menu principal

Os filmes Mestres da Alta Relojoaria da FHH

Iniciado por admin, 02 Junho 2011 às 00:31:32

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Esses filmes, há uns dois anos, estavam disponíveis no youtube, cada um com 5 minutos de duração, abordando uma área específica da relojoaria artesanal. Já os havia visto...

Então, no ano passado, eu e Igor nos vimos em Le Sentier/Le Brassus, em pleno domingo, ninguém nas ruas, para visitar o museu do Valle Do Joux que, diga-se, não achei lá grandes coisas, sobretudo porque a maior parte da coleção estava deslocada para algum lugar, sei lá qual o motivo (porque também a atendente do lugar não falava PICAS de inglês, não entendi nada do que ela falou).

Mas foi bom, saímos de lá com um monte de livros, conhecemos a fachada (não as fábricas...) da Blancpain, Audemars, etc. Tudo fechado.

Curiosamente, acabou sendo um dos pontos legais da viagem, sobretudo pela não tão curta viagem de trem pelo Valle de Joux e por chegar a um lugar tão pequeno e longínquo, sem ninguém. Posso parecer piegas, mas aí sim notei o que é ser relojoeiro nestes locais, sobretudo no inverno. E, por um segundo, imaginei o local sem acesso por trens, etc, há 150 anos, quando a indústria florescia no local.

Mas acabei comprando - milagre - o DVD com todos os curtas e, melhor: EM PORTUGUÊS! Comprei para mostrar para minha mãe, pai, etc.

Chegando em Belo Horizonte, empolgando contei para minha velha histórias da viagem, e ela achou o máximo.

Lá pelas tantas, no filminho sobre a moça que faz o esmaltado, ela chorou. Chorou pela história da moça contando que seguiu os passos da família de La Chaux de Fonds, que não existem mais pessoas que querem seguir a arte como ela, etc. Todos os filmes terminam com a mesma mensagem: "este filme foi feito para empolgar as novas gerações a seguirem a arte da relojoaria!"

Hoje, sapeando do site da FHH, vi que eles possuem todos os filminhos. Não precisa entender inglês para achar interessante. A fabricante de cristais, o operador da "rose machine" (the gulhocheur) e the enameller valem a pena ser vistos.

Legal. Ah, detalhe: não dá para ter uma noção de peças de esmalte na tela, sobretudo as antigas. O museu da Patek tem uma coleção enorme. Como o troço é vidro, o brilho, a produndidade dos desenhos, não dá para explicar. É uma daquelas coisas que você tem que ver.

http://www.hautehorlogerie.org/en/videos/hands-maker-56/

Flávio

Wadley

Flávio,

Excelente dica.

Já vi quase todos.....  Agora são 00:46 h............ :D :D
Wadley

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Rafa_Almeida