Menu principal

Por favor gente a pergunta pode ser inutil para alguns mas eu realmente nao sei

Iniciado por jokr82, 24 Junho 2011 às 08:50:09

tópico anterior - próximo tópico

jokr82

1- qual a diferença de calibre, para movimento?
2-por exemplo calibre 16, do meu tagheuer e movimento ETA Valjoux 7750?
3- qual é melhor Valjoux 7750 ou ETA 2836-2?
4-obrigado a todos!!

Atalo

Jokr82,

Vejamos se eu posso ajudar um pouco.

Calibre é a identificação do movimento ou ebauche. No seu caso, o movimento é um ebauche ETA Valjoux 7750, utilizado no seu TAG, com assinatura do fabricante. Assim, Cal 16 é a identificação da TAG para o movimento utilizado; esse mesmo movimento (ebauche) recebe outras identificações quando utilizados por outros fabricantes.

Quanto à qualidade do movimentos Valjoux 7750 e ETA 2836, é difícil precisar, uma vez que são movimentos bastante diferentes e com finalidades diferentes. O 7750 já nasce cronógrafo (eu acho) e o 2836 é um movimento mais simples (por essa ótica) já que não tem a complicação. Acredito que possa receber o módulo de cronógrafo, bem como pode ser trabalhado para receber outras complicações.

Este é o meu entendimento, e espero que os colegas possam esclarecer mais, e por favor, corrijam se estas informações forem meio incorretas ou incompletas.

Grande abraço.

Átalo

Bruno Mendonça

Jokr82,

Não sou a melhor pessoa para tirar suas dúvidas, mas vamos lá!
Movimento e calibre para mim são a mesma coisa, no entanto alguns fabricantes usam uma base ETA que modificam e dão outro nome. A Oris faz muito isso, porém é muito honesta e deixa isso bem claro nas descrições.
Quanto ao seu Tag não me arrisco a dar opnião. Mas com certeza o 7750, que também é ETA, é melhor tecnicamente que o 2836.

Abraço
Bruno Mendonça

fernando r

Boa Tarde,
Vou te responder e se estiver errado um dos colegas mais antigos pode corrigir:
Calibre tem a ver com o tamanho do movimento. Por exemplo: o 2836-2 mencionado por vc tem 25,60mm, e uma altura de 5,06 mm, ou 11 1/2 '''. Já o 7750, que é cronógrafo, tem 30,00mm e 7,90mm de altura ou 13 1/4'''.
Já a designação, os compradores do movimento como a TAG ou mesmo a ETA que os produz, pode escolher qualquer uma. Esse 16 da TAG é o movimento ETA 7750, que tem calibre de 13 1/4''' ou 30,00mm por 7,90mm de altura.
No tocante a qual dos dois seria melhor, acho que não existe muita diferença de qualidade entre ambos na versão TOP. Acho que o 7750 entre os cronos e o 2836-2 entre os movimentos mecânicos são de boa qualidade, não havendo uma preponderância de um ou outro em suas faixas de atuação.
Abraço

helio

Na realidade o 7750 é integrado e o 28xx modular, são conceitualmente diferentes e até o ETA C01.211 de 2009 todos projetos da ETA eram modulares (ela herdou da Valjoux o 7750). Não existe diferença pratica no resultado final de um tipo de projeto ou outrem, é questão de gosto pessoal, e eu sou um dos que prefere os integrados;
[]s