Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?

  • 98 Respostas
  • 37669 Visualizações
*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #40 Online: 15 Fevereiro 2009 às 16:02:04 »
Caro Ricardo,

Apesar do Gravina já beirar os 80 anos, ele não gosta de ser chamado de Senhor.

Até tiozão, vá lá. Mas senhor, nunca!



Salve!

Huuummm!
Os "oitenta",... eu não sei,...  ::)

Que é um "senhor" cavaleiro, nem se fala.

Provas diuturnas existem!
 8)

Mas,...
Eu creio que o amigo Miguel está muito certo.

Senhor Gravina,...
Nunca!
Não "combina" nem com a mente e nem com o "espírito" do nosso grande amigo!

Abraços a todos!


Muito obrigado Alberto!!!! :D :D :D :D :D

Hoje vou correr atrás de uns balões, e até empinar uma pipa!!! (Tudo que é politicamente incorreto nestes tempos, e concordo, mas naqueles tempos ......Ah naqueles tempos, tudo era diferente!!.

Abração

Gravina

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #41 Online: 15 Fevereiro 2009 às 16:06:17 »
E eu não sei quanto à esse tal certificado do Omega... não acho possível que em todas as posições sejam possíveis de dar 0.0.... não deu nem um 0.1???

Ainda não creio nesse tal certificado, não importa quantas vezes já tenha visto em internet, revista, documentos oficiais... Eu só acreditaria se estivesse lá no dia do teste, e se o teste tivesse sido feito em um aparelho de última geração, absolutamente calibrado.

Abraços!

Adriano

O que o conhecimento técnico, e prático  faz com a humanidade..........!!!!
Amigo Adriano, vou enviar via Sedex, os laudos para sua apreciação ;)
Você ainda está no mesmo endereço? ;D ;D ;D ;D




Abs

Gravina



*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #42 Online: 15 Fevereiro 2009 às 16:15:06 »

Douglas,

Onde você estava escondido quando tirou aquela foto de mim?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #43 Online: 15 Fevereiro 2009 às 17:10:54 »

Douglas,

Onde você estava escondido quando tirou aquela foto de mim?

 ;D

 :-X :-X :-X :-X A fonte nunca deve ser informada ;)..............nestes casos, é óbvio!

Abs

Gravina

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #44 Online: 15 Fevereiro 2009 às 18:02:13 »


Óóóóóia!

Mas, voltando ao assunto, ainda não vi como o pêndulo mestre "informa" o sistema regulador do pêndulo escravo. Onde está o comando que parte do pêndulo mestre com sua informação de sincronismo?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #45 Online: 15 Fevereiro 2009 às 19:28:44 »
Muito obrigado a todos pelos elogios e incentivos. :D :D :D
Fico muito feliz que tenham gostado!


Ricardo,

Não duvido que este relógio seja o mais preciso já fabricado. Ao menos por alguns dias ele foi; o boletim tá aí para provar!
Só resta saber se hoje ele continua tão bom quanto em 1976, eheheh ;D ;D ;D


Miguel,

Sim, o braço H é o responsável por dar impulsos ao pêndulo mestre.

A sincronização entre ambos os pêndulos se dá pela peça de "acerto ou erro", de forma mecânica.
De forma resumida é assim: o pêndulo escravo é ajustado para que atrase um pouquinho permanentemente. Quando ele está atrasado uma determinada quantidade de tempo (este tempo sendo previamente calculado, claro), uma mola ligada ao pêndulo escravo "pega" na peça de "acerto ou erro" e isto faz com que o pêndulo escravo acelere, conseqüentemente anulando o atraso.
Quando o pêndulo escravo está no tempo certo, ele não "pega" na peça de "acerto e erro", e nada acontece.

Entendeu?

Não há um comando eletrônico ou algo do gênero, é tudo puramente mecânico.

Um abraço e, novamente, grato a todos.

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #46 Online: 15 Fevereiro 2009 às 20:09:52 »

Igor,

Sim, isso entendi, sem problemas.

Mas quem dá o "comando" para a peça "erro e acerto" é o próprio pêndulo escravo, e não o mestre, pelo que me parece. Então, onde está a ação do pêndulo mestre sobre o escravo?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #47 Online: 15 Fevereiro 2009 às 20:30:34 »
Miguel,

Errado, quem dá o comando que aciona a peça de "acerto e erro" é o eletromagneto R, que, por sua vez, é acionado pela armação móvel P quando o braço M a toca. O braço M só se movimenta após sua liberação pela lingüeta K, que é movida por um dos extremos do braço H. Por fim, no outro extremo do braço H está o pêndulo mestre.
Ou seja, no fim das contas, o pêndulo mestre é o padrão a ser seguido, e o que a peça de "acerta ou erro" faz é comparar a oscilação do pêndulo escravo com a do mestre. Se ambas estiverem em sincronia, nada acontece, mas se a oscilação do pêndulo escravo estiver "fora do ritmo", este eventualmente pegará a peça de "acerto e erro" e a sintonia se restabelecerá.

Não sei se me fiz entender, mas se ainda não tiver compreendido, tentarei explicar de forma melhor.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #48 Online: 15 Fevereiro 2009 às 20:54:18 »
Igor, você explica muito bem, não é esse o problema. Eu é que não estou vendo a ação do pêndulo mestre sobre o resto. Para mim, a única vez que ele entra em contato com esse resto é através do "rolamento", que toca no rubi. Mas isso só acontece porque o eletroímã que desprende o braço do rubi só o faz por ser energizado pela ação do pêndulo escravo.

E, como o próprio texto diz, o rubi dá um empurrãozinho no pêndulo mestre para mantê-lo em oscilação. Isto é, a ação é do rubi  SOBRE o pêndulo mestre, e não ao contrário.

Onde está o meu erro (sim, meu erro, pois o treco funciona e EU não estou vendo essa ação inversa do que falo).
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #49 Online: 15 Fevereiro 2009 às 21:43:50 »
Miguel,

Como escrevi no artigo, parte-se da premissa que o pêndulo mestre é perfeito. Assim, ele é utilizado como um modelo a ser seguido pelo pêndulo escravo.
A cada 30 segundos, o pêndulo mestre recebe o leve toque do braço M e ativa a peça de "acerto e erro", é aí que começa o ato de comparação: se o pêndulo escravo estiver fora de sincronia, ele baterá na peça de "acerto e erro" e voltará a sincronizar com o pêndulo mestre.

Tô achando que é melhor a gente combinar um encontro no Masp pra eu te explicar melhor. Acho que no tête-à-tête fica mais fácil de explicar. :)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #50 Online: 15 Fevereiro 2009 às 22:05:19 »
Igor,

Na verdade, você não está entendendo minha dúvida. Toda a parte do "acerto e erro", o "ato de comparação", a perfeição do pêndulo mestre etc. eu entendi claramente. É COMO ele passa essa perfeição adiante que não consigo enxergar.

Há, na mecânica, algo mais ou menos como o "princípio do ativo e passivo" (este nome não é oficial, mas é mais ou menos isso). Entre dois elementos em movimento e em contato, um é ativo (comanda o movimento), e o outro é passivo (tem seu movimento comandado pelo ativo).

Pois bem. Como é o pêndulo mestre que tem a oscilação mais precisa, é ele que tem que ter o movimento "ativo" sobre o rubi, que é a única parte que toca nele. Mas, pela explicação e pelas animações, o rubi é quem é o elemento ativo, pois dá o impulso ao pêndulo mestre.

Em que momento há o inverso, isto é, o pêndulo mestre "comanda" o rubi (que, novamente, é o único elemento em todo mecanismo que entra em contato com o pêndulo mestre)?

O sincronismo do pêndulo mestre só pode ser passado pra frente através do rubi. Quando acontece isso?
« Última modificação: 15 Fevereiro 2009 às 22:07:51 por Miguel »
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #51 Online: 15 Fevereiro 2009 às 22:09:19 »
Miguel,

Acontece quando o rubi do braço M deixa o contato com o pêndulo mestre e termina sua trajetória, dando o peteleco na lingüeta K.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #52 Online: 15 Fevereiro 2009 às 22:16:38 »

Bem, isso eu vejo na animação. Mas aconteceria de qualquer maneira, mesmo que o pêndulo mestre não existisse, pois é sua trajetória obrigatória.

Mas, se esse é o único momento de contato com o pêndulo mestre, a única explicação possível é que o rubi, apesar de estar fazendo um movimento ativo sobre o pêndulo mestre, não o faz em um tempo qualquer, mas num tempo comandado pelo pêndulo, que o "segura" após receber seu impulso.

Isto é, o rubi faz, primeiro, um movimento ativo, mas, depois, passa a receber um movimento do pêndulo e se torna passivo. É quando o pêndulo impõe seu ritmo ao sistema.

Seria isso?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #53 Online: 15 Fevereiro 2009 às 22:39:21 »
Finalmente aprendi como atualizar o site: eu tinha esquecido a senha que eu mesmo tinha criado e passado para o Bruno. Os seus textos já estão linkados no site Igor. Sobre a discussão, agora tenho que parar, ler seu texto, olhar a animação e ver a fundo o funcionamento do sistema. Não me atentei para detalhes, como estão discutindo. Vou estudar!


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #54 Online: 15 Fevereiro 2009 às 23:09:13 »
Miguel,

É exatamente isso!
Desculpe não ter conseguido explicar melhor antes. Sabe como é, né? Imagine um advogado tentando explicar mecânica para um engenheiro... ;D ;D ;D

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #55 Online: 15 Fevereiro 2009 às 23:21:47 »

Bem, lembre que a dificuldade era minha, não sua!

Fantástico post e discussões. Obrigado, Igor!

E, finalmente, concordo plenamente que esse se trata de um relógio MECÂNICO !

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #56 Online: 18 Fevereiro 2009 às 14:24:39 »
Eu ainda não li os livros que tenho em casa sobre reguladores, mas depois deste tópico (a resposta inicial e a discussão, pelo menos da minha parte, partiu de memória, coisas que já havia lido em outros locais), resolvi dar uma olhada em alguns livros. Na verdade, o regulador Shortt tinha como padrão o um segundo ao ano, mas ajustados eles se mostravam melhores do que isso. Há notícia de um que só variou meio segundo em dois anos e meio. Façam os cáculos aí e descubrirão que isto é variação diária em torno de milésimo de segundo.

E eles não foram abandonados mesmo com o advento do quartzo, e no livro Precision Pendulum Clocks explicam o motivo. Os Shortt mantinham sua precisão por 5,  10, 15 anos seguidos, enquanto os quartzos só começaram a manter precisão a longo prazo com melhorias na tecnologia. Eram bons no curto prazo, mas ruins no longo prazo, tanto é que os Shortt só foram abandonados definitivamente já nos fins da década de 50, início dos 60.

Porém, uma coisa me chamou atenção no livro, que não li, só folheei e se o Igor já tiver lido ou alguém souber a estória, poderá esclarecer a questão. Há dados no livro de "longcases" com escapamento Riefler se mostrando tão precisos ou mais precisos do que os Shortt.

E há um dado interessante que achei na "folheada". O regulador de Greenwich feito por Graham, com escapamento Dead Beat e pêndulo de mercúrio, que não era compensado para pressão atmosférica, se fosse mantido em local de pressão constante (e fizeram os cálculos), alcancaria precisão que somente foi atingida em 1906, por reguladores muito mais avançados!

O cara era foda ou não? E pensar que Harrison, quando o visitou, disse que achou seus reguladores "muito fraquinhos" kkkk! Imaginem! Mas depois do contato com Harrison, Graham copiou os pêndulos grelha e, depois, criou o de mercúrio.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #57 Online: 18 Fevereiro 2009 às 15:10:08 »
Flávio,

(...) os Shortt só foram abandonados definitivamente já nos fins da década de 50, início dos 60.

É verdade, eles só foram abandonados por aí mesmo, e até mais tarde na União Soviética, pois tanto os reguladores Shortt quanto os quartzo eram caríssimos, e não é qualquer observatório que consegue dinheiro assim fácil pra ficar trocando regulador mestre.

Aliás, saindo um pouco do assunto, seria legal a gente fazer uma pesquisa para saber quais relógios foram utilizados pelo Observatório Nacional brasileiro, né?
Vou mandar um e-mail para eles. Quem sabe isso não dá um artigo?


Há dados no livro de "longcases" com escapamento Riefler se mostrando tão precisos ou mais precisos do que os Shortt.
Bom, eu não sei o livro de cabeça, mas que eu me lembre, todas as referências que li sobre o Shortt-Synchronome falam que ele aposentou imediatamente os reguladores Riefler, pois era muito mais preciso.

Muito bom seus comentários, todos!

Obrigado e um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #58 Online: 18 Fevereiro 2009 às 15:43:55 »

Flávio,

E a questão que eu e o Igor debatemos, pensou nela?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?
« Resposta #59 Online: 18 Fevereiro 2009 às 18:29:33 »

Flávio,

E a questão que eu e o Igor debatemos, pensou nela?



Não, pois na verdade eu não parei para pensar efetivamente no esquema prático de como a coisa funciona, mantive-me apenas nos princípios. Acho que devemos voltar, e a pesquisa vai longe, aos primeiros relógios da firma Syncronome, pois Shortt apenas os aperfeiçoou. Tenho que estudar...Vou ser honesto, acho que para compreender efetivamente o ápice da evolução dos reguladores mecânicos, o Shortt, primeiro tenho que compreender os outros. E não compreendo. É como se eu começasse a estudar escapamentos pelo coaxial, não pelo de vareta. Tenho que estudar, sério. O texto do Igor é esclarecedor, é para leigos (entenda-se, qualquer um entende), mas, como não somos leigos (kkkkk), as dúvidas surgem. De volta aos estudos! kkkk


Flávio