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Coroa de Rosca: Lubrificação (sim ou não)

Iniciado por João de Deus, 09 Julho 2011 às 19:05:35

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Paulo Sergio

Tá vendo!!!  ;) ;) ;)
Obrigado Adriano!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

João de Deus

Citação de: Adriano online 11 Julho 2011 às 12:31:56
Salve!

Alguns pontos:

- existem realmente sistemas com vedações duplas e até triplas, mas em todos os casos, a vedação total só é garantida com a coroa totalmente rosqueada.

- em boa parte dos relógios com coroa de rosca, ela é capaz de manter ainda um pouco da resistência mesmo desrosqueada, mas essa resistência é bem inferior àquela garantida com a coroa rosqeuada. Exemplo: os Seamaster Professional, de 300 metros, ainda resistem a 50m com coroa e válvula de hélio desrosqueados. Mas isso é apenas segurança, não significa que pode-se fazer qualquer contato proposital com água nessa situação.

- para longevidade do tubo e da coroa, é importante que estejam limpos. Uma sujeira leve pode ser removida com um pincel e benzina sem desmontagem alguma. Mas isso é serviço também para um profissional e há de se ter certeza de que a vedação está boa, para que a benzina não entre no relógio. Apesar de parecer simples, repito, é serviço para profissional.

- se a sujeira for demais, requer desmontagem. Também é trabalho para profissional.

- roscas internas normalmente são bem protegidas de sujeira e dificilmente precisam de limpeza ou outra manutenção. Além disso, costumam possuir um passo de rosca longo, e dificilmente são ásperas.

- já roscas externas costumam ser mais curtas e podem ser ásperas mesmo quando totalmente limpas. Lubrificá-las, desde que corretamente, pode tornar seu acionamento mais confortável e pode preservar as peças. Pode-se utilizar lubrificação para reduzir essa aspereza e preservar as peças. Essa lubrificação pode ser de graxa para relojoaria (desde que seja graxa "limpa", como Molycote DX), ou graxa de silicone. Em ambos os casos, a lubrificação deve ser feita somente com tudo absolutamente limpo, e a quantidade de lubrificação é mínima, sob o risco de se tornar um atrativo para a sujeira, mais do que se estivesse sem lubrificação.

- se a rosca não apresentar aspereza , pode-se abrir mão da lubrificação. Não é uma obrigatoriedade.

Abraços!

Adriano

Obrigado Adriano.
Valeu
João