Menu principal

Proteção em plástico no fundo

Iniciado por João de Deus, 25 Julho 2011 às 22:52:32

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Recentemente adquiri um relógio de certa forma antigo (uns 5 anos) e ainda está com a proteção no fundo. Ela é de plástico, cobre quase que totalmente o fundo do relógio, e tem uma espécie de cola adesiva.
O antigo dona, usava o relógio e não retirou.
Pergunto: devo tirar ou deixar como está?
Abs

João
João

Adriano

Plásticos, adesivos e qualquer outra coisa na tampa do fundo (tipo selo de IPI) só servem para proteger o produto antes da venda e comprovar a arrecadação do tributo. Depois de vendido, tudo pode e DEVE ser retirado. Além de não comprovarem que o relógio é novo ou garantirem a cobertura da garantia (como muitos pensam). Muitos manuais recomendam a remoção de tudo o que estiver grudado no fundo, pois servem de fonte de acúmulo de sujeiras corrosívas (provenientes da pele e do suor) que com o tempo podem provocar - e provocam - desde manchas até corrosões do tipo "piting" (cratera) na tampa do fundo, só removíveis com polimento e dos brabos. Canso de ver relógio com com o fundo no mínimo manchado (aço manchado mesmo, por oxidação) por causa de plásticos e outras coisas na tampa do fundo.

E eu particularmente acho de mau gosto, tipo plástico no banco do carro novo... Além de achar desconfortável, e principalmente, anti-higiênico! :P

Mas há excessões: se o relógio for estritamente para coleção, e não para uso, e já foi adquirido com plásticos e/ou selos originais, tipo um "New old stock", aí a coisa muda completamente e sou favorável à manutenção perfeita desses itens. É legal pacas um "NOS" com selos originais. Eu tenho um stopwatch Omega com selo de IPI no fundo, antigo.

Mas para relógio moderno, comprado novo, para uso de verdade, acho o fim... Tenho desgosto especial por esses plásticos por que por vezes tenho que manusear relógios com anos, talvez, décadas, de suor, pele morta e alguns trilhões de bactérias carinhosamente cultivadas debaixo dos benditos plásticos e selos...  :-X

Nada contra, contudo, quem goste de deixar. É só minha opinião. Mas para quem gosta, por qualquer razão, não deixem de considerar minha dica de ordem técnica: esses plásticos trazem mais males que benefícios e fabricantes recomendam a remoção de tudo. Fica a dica.

Abraços!

Adriano

Paulo Sergio

Muito boa essa sua resposta amigo Adriano...  ;) ;) ;)
No mínimo é brega deixar o plástico...  :-\ :-\ :-\
Imagine... "tem até o plástico no fundo, é meu desde novo"... e aquele "sebo" colado no fundo  :-X :-X :-X !!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

Citação de: Paulo Sergio online 26 Julho 2011 às 00:56:59
Muito boa essa sua resposta amigo Adriano...  ;) ;) ;)
No mínimo é brega deixar o plástico...  :-\ :-\ :-\
Imagine... "tem até o plástico no fundo, é meu desde novo"... e aquele "sebo" colado no fundo  :-X :-X :-X !!!
Abraço
Paulo Sergio

;D ;D ;D
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

João de Deus

Adriano, muito boa a explicação.
Vou retirar o plásico agora, e o sebo do antigo dono  :o
Abs

João
João

Paulistano

Mas seria interessante guardar esses plásticos para o caso de uma venda mais na frente?

Existe alguma valorização nisso?

obrigado.

Adriano

Depende, eu particularmente não pago um centavo a mais em um relógio por essas coisas. Mesmo porque hoje não acredito mais que essas coisas signifiquem alguma coisa. Já vi relógio usado em perfeito estado, mas sem nenhum acessório, como já vi relógio com papéis, caixa, selos, etiquetas e tudo mais, mas todo fuzilado.

Além disso, penso que guardar o selo por 10 anos, usar o relógio até não poder mais, e depois de 10 anos botar o selo no fundo para vender como se fosse novinho, é "soda"...

Abraços!

Adriano

Paulistano

não é guardar para colocar anos depois. isso seria desonesto.

apenas mais um indício dele não ser falso ou do novo dono saber que voce foi o primeiro dono.

Muito obrigado pela resposta sr. adriano.

João de Deus

No meu caso não deu nem para guardar... como a Adriano disse, além de cola tinha um monte de porcarias junto.
Olha, e ficou um pouco de marca no fundo do relógio. Espero que com o tempo melhore.
A limpeza foi feita com Acetona, se alguém souber algo melhor me avisa.
Abs

João
João

solano

Eu tive esse problema com um relógio comprado ZERO que estava muito tempo na vitrine da loja...

Notem que estava aderido ao fundo e deu trabalho para sair... Usei alcool !

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Paulistano

tem um produto chamado tira grude. ele retira todo tipo de cola.
abraço

solano

Citação de: Paulistano online 31 Julho 2011 às 21:33:14
abraço

Obrigado! Vou passar na minha SOGRA !!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Paulistano

Citação de: solano online 01 Agosto 2011 às 21:38:10
Citação de: Paulistano online 31 Julho 2011 às 21:33:14
abraço
Obrigado! Vou passar na minha SOGRA !!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abs,

dependendo da sogra isso não adianta. vai ter que ser "três oitão" mesmo.
abraço