Menu principal

Inventando Moda !!rsrsrs

Iniciado por Cigano, 31 Julho 2011 às 00:55:17

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá pessoal,

Cigano, se decidir fazer uma versão perfurada, seguem algumas dicas.

Faça as marcações de onde quer os furos com uma caneta ou lápis.

Depois, use um punção para fazer uma marcação permanente, que ajudará a fixar a posição de uma broca.

Neste tipo de operação, costumo usar primeiro uma broca fina, algo como 2 mm, para um trabalho mais preciso.

Depois é só fazer os furos com brocas maiores, com o diâmetro que você preferir.

Lembre-se de fixar bem a chapa, e de manter a peça alinhada com a broca. Não tente esta operação segurando a pulseira com mão. É melhor usar uma furadeira de bancada.

É comum a broca trancar quando perfuramos chapas finas sem a devida fixação da peça. Se vocês estiver segurando com a mão, a chapa gira junto com a broca, e o resto da história você deve imaginar...

...já aconteceu comigo  :P.

Abraço,

Jefferson

cass

Parabens amigo cigano, legal seu trabalho. é aço inoxidavel 316 L. ?
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Cigano

Citação de: gabriel online 01 Agosto 2011 às 08:00:56
Pois eu achei bem legal.  ;)
Eu não conseguiria fazer uma pulseira nem de cartolina...

Abs, gabo

Muitoobrigado caro Gabo... pois é, foi um pensamento de última hora, tipo aquele tempo de bobeira... ainda bem que foi pensamentos do bem e positivos... ;D ;D ;D
O resultado não foram lá aquelas coisas, claro que nunca tinha feitoalgo parecido ou tentado fazer !!

Valeu !! 8) 8)

Citação de: Mac1969 online 01 Agosto 2011 às 08:46:06
Pessoas, bom dia....

Gostei, o mais difícil já foi feito, corte, ajuste e adaptação do feicho.....

Depois disso o céu é o limite!!!   ;D ;D ;D ;D ;D ;D

vá em frente!!

[ ] ´s.........................

Muito obrigado caro MAC, pois é, para dizer a verda e, ela já estava em formato de tiras, como eu nãoestava com ferramentas adequadas para facilitar o corte, eu a dobrei, passei a lima na dobra, causando um desgaste, e depois flexionei por várias vezes até o metal se quebrar, depois fiz o acabamento da "fratura" (rsrsrs) e dobrei criando o local para passar os pinos...

Obrigado pelo apoio... em  breve tentarei fazer uma com um ferramental melhor, não profissional, mais um melhor"zinho" !!

Citação de: Clélio online 01 Agosto 2011 às 10:29:35
Cigano,
  legal a iniciativa e muito bom o resultado, nos anos 70 este tipo de pulseira fazia muito sucesso, as mais famosas Olangapo que até hoje são produzidas por um cara chamado Jeffrey Jurado.
   Além destas existem que lembram o artesanato navajo, com umas pedras verdes, desenhos de passaros, bem anos 70. São um pouco menos " usáveis " consegui uma e pedi ao meu relojoeiro para colocar num seiko 6139...o cara fez sob protesto ;D ;D ..
    Se quiser saber mais sobre as Olangapo, veja o site abaixo, note o sistema de feixo e as possibilidades de customização com as insignias dos batalhões da época..

http://kevinsrussiantime.com/olongapo_bracelets.html

Abs

Abs

Caro Clélio, obrigado pela aula e indicação do site, percebi que esse tipo de bracelete, apesar de praticamente estar fora de moda/produção, dá para fazer inumeras pesonalizações bacanas....
Obrigado pelo apio, se tiver a próxima, prometo que o resultado será melhor (creio eu...rsrsrs)

Valeu!!

Citação de: Sá online 01 Agosto 2011 às 14:14:58
Parabéns Cigano!

Achei que sua "olongapo pantaneira" ficou muito legal.

Devidamente trabalhada, tem até potencial para comercialização (eu compraria uma!)

Desenvolva sua criatividade, vale a pena!

Abraço,

Muito obrigado caro aqmigo Sá, como adivinhou que moro em estado pantaneiro?? (lembrando que há dois estados)  ;D ;D
Essa saiu "toscona" porque não levei mais de 1hs para fazer, acho que umas horas bem gastas, ela ficaria com uma melhor aparência.
Longe de mim pensar em comercializá-las, porém se fosse para ti demoraria alguns meses caprichando em uma peça... ;D ;D ;D, mais no momento está fora de cogitação.... :-\
Obrigado pelo apio, quem sabe um dia.... 8) 8) 8)

Citação de: Alberto Ferreira online 01 Agosto 2011 às 15:27:46
Salve!

Parabéns, Cigano! Legal!

Bem,...
Eu me atreveria a dizer, com a devida vênia...
Que tudo vale a pena, se a criatividade não for pequena.  ;)

E a sua foi grande.
Eu gostei mesmo!  8)

Mas, nesta altura do seu projeto, eu gostaria de duas explicações.
- Em geral o aço inox é "duro", ou seja, é bastante difícil de "conformar" (moldar, dobrar, etc).
Como você fez para dobrar aquela região dos encaixes dos pinos?

- A tal "dureza" (e o termo aqui não é técnico) do inox, especialmente quando apresentado na forma de uma fita, portanto "encruado", em geral torna o material difícil de trabalhar.
Como você pretende furar? Se é que pretende...

Mas,...
Como a estética e a sensação de conforto podem ser encarados de forma relativa...

Daí para uma olongapo-tissot-ounadadisso-personalizada eu creio que é um "pulo".  Ou pelo menos um pulo menor... ::)
Portanto, vá em frente!
E não deixe de compartilhar os resultados.
8)

Abraços,
Alberto

Salve caro amigo Alberto (um dos magos das pulseiras "in house", tem o caro amigo Jefferson também com as fantásticas "in house" dele), muito obrigado mesmo, nem sei o que dizer!!
Sim aço inox é muito difícil de se trabalhar, nesse caso as tiras não são finas, elas ficaram maleáveis, mais nem tanto, quando se amassam ou entortam, é muito raro deixar como estavam, mais acho que seja de baixa qualidade, elas não chegam a ter 1mm de expessura, deve ser isso que os tornaram mais fácil de trabalhar...

Sim, percebi isto, mesmo estando em forma de tiras/fitas, o trabalho não ficou facilitado, como você disse, e chato de se trabalhar.
Se estiver pensando mesmo em fazer uma outra, sim irei fazer furos nesas para treinar, assim posso fazer os furos com mais segurança na outra.

Olha apesar de ser de "fundo de quintal"...rsrsrs achei muito confortável, em alguns momentos, tive a sensação de estar sem relógio no pulso.

Fico muito grato pelo apoio, não sei minhas resposta sanou suas dúvidas, caso não, é só perguntar novamente.

PS: Fico feliz com sua voltai, eu já estava pensando em abrir um tópico á respeito do seu sumiço, quando tu apareceu.

Citação de: Paulistano online 01 Agosto 2011 às 16:47:58
Cigano
se voce quiser fazer furos voce pode marcar na peça e usar uma ferramenta chamada dremel. ela tem diversas pontas, inclusive esmeril de diamante, que corta qualquer coisa.
boa sorte e parabéns mais uma vez.
abraço

Eu tenho essa ferramenta, porém não está completa, tenho que comprar alguns acessórios para ela, como discos de cortes, desbastes, lixas e outras, acho meio carinhas, tem um representante da marca aqui na cidade onde moro.
Obrigado pela dica, pois nem havia pensado nisso... (usei muitopara fazer casemod...rsrsrs, hoje estou meio parado)

Obrigado caro Paulistano!!

Citação de: MENEGHETTI online 01 Agosto 2011 às 20:14:50
;D ;D ;D cuidado com alergia Cigano  ;D ;D ;D esse é o meu amigo Cigano  8) 8) 8) ;D ;D,

Grande amigo Meneghetti, mestre horológico....
Pode ficar tranquilo caro Meneghetti, pois nunca tive alergia ligada a metais.... Vou ver se faço uma personalização simpes nela, assim ela ficará com algumas entradas de ar, para treinar é claro, caso fique legal eu postrarei os resultados.
valeu amigo!!

Citação de: Jefferson online 01 Agosto 2011 às 22:37:44
Olá pessoal,

Cigano, se decidir fazer uma versão perfurada, seguem algumas dicas.

Faça as marcações de onde quer os furos com uma caneta ou lápis.

Depois, use um punção para fazer uma marcação permanente, que ajudará a fixar a posição de uma broca.

Neste tipo de operação, costumo usar primeiro uma broca fina, algo como 2 mm, para um trabalho mais preciso.

Depois é só fazer os furos com brocas maiores, com o diâmetro que você preferir.

Lembre-se de fixar bem a chapa, e de manter a peça alinhada com a broca. Não tente esta operação segurando a pulseira com mão. É melhor usar uma furadeira de bancada.

É comum a broca trancar quando perfuramos chapas finas sem a devida fixação da peça. Se vocês estiver segurando com a mão, a chapa gira junto com a broca, e o resto da história você deve imaginar...

...já aconteceu comigo  :P.

Abraço,

Jefferson

Eu até entendo um pouco de perfuração, pois fiz alguns casemods, e usei muito essa técnica de começar com brocas menores para maiores, e como punção, eu usava um prego....rsrsrs

Puxa uma furadeira de bancada ajudaria muito mesmo, e como ajudaria, com ela é possivél ter uma boa precisão.
Eu tenho algums prendedores do tipo "sargento", que ja ajuda na hora de fixar uma peça que vai ser perfurada, pelo menos evido de danificar os dedos, mãos e braços, se danificar a peça, dou graças á Deus...rsrsrs
Tenho uma bancada de uns 3mts, usava para casemod, já ajuda bem.

Caro Jefferson, obrigado pelas dicas, vou atrás das ferramentas indicadas por você.

Valeu!!

Citação de: cass online 02 Agosto 2011 às 09:35:23
Parabens amigo cigano, legal seu trabalho. é aço inoxidavel 316 L. ?

Caro amigo Cass, muito obrigado, tu sumiu !?!?!
Olha não conheço nada de metais, porém em uma das partes desta tira/fita, estava timbrado, "aço inox"!!

Valeu caro Cass!!!

Abraços,
Cigano!