Menu principal

Whisky falso

Iniciado por wilbor, 30 Julho 2011 às 15:26:27

tópico anterior - próximo tópico

Mario_Fpolis

Grande Rafa, bom gosto!!! 8)
Amplexos do Mário

solano

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Luiz

Citação de: wilbor online 31 Julho 2011 às 11:26:39
Pior de tudo que é verdade.

Já achei estranho quando abri a garrafa e vi que ela tinha o dosador. As garrafas do free-shop nunca vêm com dosador.

Aí fiz o teste que aprendi com o sogro de um amigo meu. Para saber a diferença entre um original do falso, coloque algumas gotas do whisky nas mãos, e esfregue até evaporar. Leve as mãos até o rosto e sinta o cheiro. O original tem cheiro (pasmem)... de nicotina!

O whisky, no caso, foi comprado pelo pai de um amigo meu. Ele estava voltando dos Estados Unidos e fomos buscá-lo no aeroporto. Aproveitei a viagem e pedi para que ele pegasse um Red Label para mim. A pena é que ele não comprou nenhum para ele, para que eu pudesse perguntar se o dele também teve o mesmo problema.

Citação de: Adriano online 30 Julho 2011 às 20:53:33
Produto falsificado no duty free??? Acho difícil, mas é uma "acusação" gravíssima...

Abraços!

Adriano
Gosto de Jack Daniels. Ház uns bons anos fui a um restaurante aqui em Brasília chamado Carpe Diem. Me serviram um JD falso. Reclamei e o garçon trouxe uma garrafa fechada. Abriu e era falso também. Mandei um email para um certa cidade no Tennessee e deu a maior confusão...

flávio

Não sou um conhecedor, aprecidador de bebidas, mas bebo PRACARALHO, talvez muito mais do que os que mais bebem aqui. E, ao contrário do que possa parecer, pois sou muito baladeiro, não gosto de drinks, não tomo essas porcarias misturadas com nada.

Tenho a mesma teoria do Adriano. Não há como ser enganado por coisas envelhecidas. E também não tenho uma técnica de como explicar se aquilo é ou não verdadeiro, se for dos tabajara.

O Adriano citou o Red Label. Eu também acho um gasol fodido, mas como estou acostumado a tomar vodka (e vodkas com "punch" - mais sobre isso daqui a pouco...), acho o whisky "tomável", mas duvido que algum conhecedor aprecie isso.

E sabem quando comecei realmente a perceber que a bebida (o Red Label) não tinha nuance alguma? Quando comecei a tomar muito conhaque (Hennessy VSOP e Courvoisier VSOP também) com gelo (sim, com gelo. Por que não? Só para resfriar e quebrar um pouco do "punch"). Ora, a bebida pode não agradar a muitos, mas você sente o aroma, o sabor etc. E whisky só mistura bem com coca, como não gosto de coca, não misturo e não tomo.

Mas minha preferência mesmo, dentro dos whiskys (e aqui estou cometendo uma heresia em não distinguir scotchs de wiskeys) é que prefiro muito mais os americanos. E, ao contrário do povo, prefiro o Jim Beam ao Jack Daniels, o Jim Black então, 8 anos, nem se compara, é uma explosão de "doçura" (os bourbons americanos tem essa característica da doçura, até mesmo pela filtragem a carvão e barris novos).

Mas dentro dos whiskys, só consigo diferenciar claramente origens: o irlandês é bem diferente do escocês, por exemplo. Dentro de uma mesma linha, sei quando "troco" de um para outro. Eu, por exemplo, gosto muito do bom e velho Chivas. Prefiro ao Black. Mas se me derem os dois de cara num duplo cego, não saberei qual é qual. Acertarei porque acho o Chuvas mais palatável, mas não porque sei distinguir, no meio de um monte de cana, o que é um ou outro.

Isso se deve ao fato que gosto - e chego onde queria - à bebida do coração, que é a vodka: insípida e inodora. Bebida para ficar doidão, porque duvido que alguém diga que consiga ver grandes nuances de sabor na vodka. A própria bebida não surgiu para ter isso!

Aí veio o hype das vodkas premiuns, e eu acostumado a tomar sempre Stoli, estranhei. Atualmente, essas vodkas premium parecem ter, lá no fundo, um cheiro de baunilha que não parece normal. Ademais, são suaves demais, você não sente nem a cana no troço (estou falando de duas em particular, que também tomo demais, Belvedere e Grey Goose). Prefiro o arghhhhhhhhhhhhhhhhhh da cana tradicional.

Porém, nas baladas e mesmo bares em Brasília, começaram a falsificar vodka demais, até mesmo porque é muito simples fazê-lo e ninguém percebe, já que vodka não é envelhecida, não tem sabor...

Voltei, então, para os gins, coisa que não bebia há séculos! Tomo muito Tanqueray. Para os bonzinhos, recomendo o Bombay Sapphire, que é tipo as vodkas não tradicionais, com menos "punch" e gosto.

Mas no final das contas, acabarei voltando para a cerveja, pois todo destilado faz com que eu acabe muito doido.

No final das contas, como diz o ditado, bebo para ficar ruim, senão tomava remédio.

Saborear bebida? Só gosto de vinho, o resto não é lá uma Sprite...Mas gosto também de uns envelhecidos destilados, como os whiskys mais velhos, conhaques e, acreditem, rum! Mas não tomo rum, pois parece que envelhecem o troço em barris usados no Beagle, sempre passo mal! :P

Flávio

jfestrelabr

No Duty Free existe Red com dosador e sem dosador o famoso BOCÃO , e eu duvido muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito que eles pratiquem a venda de produtos de originalidade duvidosa, nossa isso simplesmente acabaria com a credibilidade deles no mundo todo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Adriano

Adoro gin, que aliás, é meu destilado favorito. Meu preferido é o Tanquerai Ten, depois vem o Bombay Saphire e o Tanquerai "standard". Certa feita consegui comprar 3 garrafas a preço de banana, ainda com o lacre da Diageo, pois sei lá por que raios a Diageo despejou garrafas e mais garrafas de Tanquerai Ten nas prateleiras de hiper-mercados, tipo Carrefour e Pão-de-açucar. Preço? R$ 160,00. Imaginem, gin já não é lá uma bebida de muita saída, ainda mais o top da Tanquerai, em supermercado? Não vende nunca.

E aí aconteceu algo que eu já sabia que acontecia, por recomendação de profissionais (isso mesmo, profissionais da área de gastronomia e somelier): dá a louca que os caras torram os estoques encalhados nos revendedores por preços ridículos. Sem quere, passando por um Carrefour, encontrei o Tanque 10 por R$ 29,90.

Não sei se essa "torra" é por parte do revendedor exclusivamente ou por parte da Diageo, pois estavam com aquele lacre maldito da Diageo, que você quebra a garrafa mas o lacre não sai.

Isso vira e mexe acontece com os produtos da Diageo, torram tudo por 1/10 do preço, nos Carrefour e Pão-de-açucar. Já vi fazerem isso também com Buchanan's e licor Sheridan.

Normalmente tomo gin puro, só com gelo. Mas quando não estou tão bem "disposto", meto um suquinho de laranja.

Abraços!

Adriano

Mario_Fpolis

Opa, também adoro o Tanquerai, mas no bom e velho gin tônica, de preferência com tônica Schweppes.

Quero comprar soda para experimentar, mas por aqui só se vende a soda em sifões de 3l.

Amplexos do Mário
Amplexos do Mário

flávio

Toda bebida minha é no cavalo de índio, ou seja, no pêlo, inclusive gin. O Tanqueray Ten ainda não experimentei. Para mim esses troços são sempre falência: na minha ida a Porto Alegre semana passada, em uma sentada sequei uma garrafa INTEIRA de Tanqueray. No outro dia foi uma de Gordon´s. Sim, em um dos dias o troço bateu na trave geral e tive que ter uma conversa com a psicóloga da louça... :P

Flávio

Rodrigo_swiss

Citação de: flavio online 02 Agosto 2011 às 20:18:45
Toda bebida minha é no cavalo de índio, ou seja, no pêlo, inclusive gin. O Tanqueray Ten ainda não experimentei. Para mim esses troços são sempre falência: na minha ida a Porto Alegre semana passada, em uma sentada sequei uma garrafa INTEIRA de Tanqueray. No outro dia foi uma de Gordon´s. Sim, em um dos dias o troço bateu na trave geral e tive que ter uma conversa com a psicóloga da louça... :P

Flávio

Tem dois gins que gosto "no pêlo", G'Vine e Hendrick's. Acostumei a tomar essas porcarias quando morava na Europa, porque agora só tomam isso por lá! Hendrick's tinha uma galera que misturava com pepino e o G'Vine com uva. Mas os que mais consumia mesmo eram aqueles bem fuleira com tônica, que são mais eficientes para ficar doidão :P (o problema é acordar no dia seguinte...)

flávio

Meu conhecimento de Gin é limitado...Confesso que o mercado de vodkas abocanhou - pelo menos aqui - todo o mercado de Gin. Pior: não conheço lugar algum onde se possa tomar um bom Dry Martini tradicional! E olha que é o drink mais famoso do mundo.
Mas eu só encontro nas buracas mais ou menos aqui o Seager´s que, convenhamos, é muito ruim, acho que possui um retrogosto inacreditável, sem contar que ele segue a graduação alcóolica tradicional, quase 47 por cento de cana.

Mas costumo encontrar muito Gordon´s (o preço é razoável), Tanqueray normal (gosto), Beefeater (o mais fácil dos bons de se encontrar), Bombay (raro...). Semana passada em POA tomei um outro também, no "boteco" paralelo, chamado, se não me falha a memória, Gilbert´s. Era bom.

No final das contas, para fazer drinks, Gin é como vodka, vai bem com tudo. Mas normalmente tomo no cavalo de índio mesmo.

Mas, como disse, eu tinha que voltar a beber cerveja. Na Alemanha tomei cerveja demais e, sei lá, achei que aqui só tomamos cerveja estupidamente gelada porque ela é ruim.

Não tenho esse problema de "bode" com cerveja que tanto reclamam. Meu problema é ficar empanzinado! Mas com as cervejas de lá isso não ocorria. O engraçado é que a queridinha dos brasileiros no quesito "premium" (com cuidado, por isso coloquei as aspas), a Heineken, me deixa estufado como um balão! E é amarga! Argh. Mas como estou acostumado a tomar até benzina, tomo também. Comigo não tem tempo ruim, quem já me acompanhou aqui do fórum sabe. Aliás, deveria ter bebido menos na noite anterior ao evento do RM3. Estava zoado! hahaha! :-X Culpa do Igor, tudo culpa do Igor e da esposa dele, que me levaram para o mau caminho!

Flávio

Paulo Sergio

Muito bom este tópico... muito boas as observações até agora feitas... estou aprendendo muito!!!  ;) ;) ;)
Mas, até agora, ninguém comentou nada sobre um tipo de bebida muito comentado por aí... vocês "tomam" taxi, após todas essas bebidas? ? ?  :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

igorschutz

Citação de: flavio online 02 Agosto 2011 às 20:43:28
Culpa do Igor, tudo culpa do Igor e da esposa dele, que me levaram para o mau caminho!

Não tira onda não, que naquele dia você bebeu igual uma criança. Até eu que tava menininha tomei o mesmo tanto que você...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

jfestrelabr

Mas como estou acostumado a tomar até benzina, tomo tambémkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só vc mesmo , quem te conhece pessoalmente sabe a figura que vc é kkk.
Rolex ou Rolex.

Bruno Recchia

Oi pessoal !!

Bom, pra quem gosta de um BOM single malt, umas dicas...

Lagavullin : Forte, é turfa pura, extremamente potente, mas bem equilibrado, um "must" !! Entre os amadores, tem sempre notas impressionantes.

Bruichladdich : é de Islay, mas trata-se do mais elegante dos whiskies da ilha. Uma pequena destilaria independente, que produz varios tipos de whisky, por exemplo passado em casco de porto, rum, sherry... Eles também propoem produtos "millesimés", como de 1973 ou 1970...

Caol Ila : Também forte, com turfa, "racé"... A proximidade com o mar traz notas de iodo, extremamente interessantes. Também é caro, mas vale cada centavo.

Como vêem, eu adoro Islay... Mas minha esposa me fez descobrir, ha pouco, o whisky japonês. Nesse caso, o Nikka. Muito bom também, equlibrado, elegância e turfa podem combinar bém... Merece a descoberta !!

Alias, todos os whiskies que eu bebo, é minha esposa que compra... mas eu expliquei direitinho o tipo (e as marcas) que eu gosto !! E de vez em quando ela tenta me surpreender, com coisas que eu nao pensaria em comprar. Acho legal demais !!

Pode parecer mesquinharia, mas tenho em casa sempre três niveis de whisky : blended "simples' (johnnie walker, ballantine's). Pra meus convidados que pedem whisky, mas quando você pergunta single malt ou blended, eles dizem "blend o quê ???" Depois, tem os sinlge malts "normais" (aberlour, glen deveron, ou até glenfiddich). Pra quem pede single malt mas nao gosta de turfa. E os "especiais" (Lagavullin, Bruichladdich, Caol Ila, nikka) pra quem entende mesmo !!

1 abraço,

Bruno

Mario_Fpolis

Bruno,

Sem pretensão de querer ensinar padre a rezar missa, apenas duas considerações, caro amigo:

Talisker 10 YO, já tomou? Adoro, aliás, acabei de tomar uma pequena taça, mas sem gotas de água. Tem a turfa bem acentuada, o iodo muito presente, forte, mas aveludado, maravilhoso, muito peat. Produzido na Ilha de Skye, pertencente ao grupo Diageo, sendo seu malt usado, ao que me consta, no Swing e no JW Gold, os quais adoro.

Dos blended, um amigo de outro fórum, da SBW, recomendou que experimentássemos o Famous Grouse ao invés do JW Red. Moral da história? Hoje em dia, aqui em casa, só FG. Ele, para o meu gosto, tem mais turfa, é mais redondo, encorpado, e com texturas, do que o JW Red.

Abraços do Mário, indo abrir uma garrafinha de Black Grouse, pois o papo "me deu sede".
Amplexos do Mário

Bruno Recchia

Oi Mario !!

é claro que o Talisker também é dos muuuuito bons, conheço sim, embora não faça parte das marcas que compro habitualmente... O Talisker tem efetivamente a particularidade de vir da ilha se Skye  (talvez seja a unica ?).

Na verdade, a idéia do meu post era de dar a idéia aos que quiserem se interessar pelo assunto, de procurar whiskies menos "mainstream", mais raros, pra descobrir outros aspectos do whisky. A potência de um Lagavulin é sempre impressionante...

Famous Grouse, esse eu tenho em casa sim. Mas tomo muito raramente, pois blend não é o que eu prefiro. Mas coloco-o bem acima do red label, que é na minha opinião whisky de coquetel sim. Esse NAO entra em casa !!! Black label ainda compro, pra meus convidados, mas nunca red label. Não é pretensão nem esobismo, mas simplesmente que aqui na frança, whisky é bem mais barato, então seria muito pãodurismo comprar red label. Sao 7 ou 8 euros a diferença... (a não ser que meu sogro venha em casa... Ele sempre toma um whisky, mas quando vou na casa dele sempre tem um whisky muito vagabundo, então quando eles vêm passar uns dias em casa, às vezes eu digo pra minha esposa trazer uma garrafa de RL...  ;D)

Alias, lembro que quando era moleque, em Salvador, gente fina tomava ballantine's... Cresci com essa impressão, que esse era dos bons... Mais tarde acabei entendendo que em terra de cego, quem tem um olho é rei... Aqui faz parte até dos mais baratos que se possa comprar, uns 12 euros se bem me lembro...

1 abraço,

Bruno

Mario_Fpolis

Fala Bruno!

Aliás, fiz uma besteira incrível ao tomar um Black Grouse depois de uma taça de Talisker, mal comparando foi como tomar um branco leve e frutado depois de um tinto super encorpado, não senti nada!

Como é o preço do Swing perto do Black?, para mim é impressionante a diferença de qualidade entre eles, o Swing é um blend que REALMENTE adoro!

ODEIO o Balla 8, para mim pior do que o Red. O 12 já é "tomável"... 8) Mas há coisa melhor por um preço menor.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Bruno Recchia

Oi Mario,

A diferença entre o black e o swing é de em torno de 20 €, sabendo-se que o black label vale entre 25 e 30 euros...  Mas o mais dificil vai ser achar o swing !!! O gosto francês é mais pra single malt, contrariamente ao Brasil, então o setor de whsikies blended não é muito extenso por aqui... Pra achar, tenho que ir pra uma loja especializada, é complicado.

Em termos de Johnnie Walker, o mais inaccessivel por aqui é o blue label : Esse é tão caro que eu nunca tive coragem de comprar !! Sai 170 euros. Nunca provei, nem tenho intenção de testar, acho quee com esse dinheiro eu preferiria comprar algo como um single em edição limitada, bem especifico e diferente de tudo que eu conheça.

No entanto, pra single malts, é o paraiso : no meu supermercado, acho tudo que possa querer !!! Lagavulin, Caol Ila, Knockando, Genfiddich, Glenivet, Talisker, Cardhu... exceto produtos de destilarias independentes como a Bruichladdich.

1 abraço,

Bruno

Mario_Fpolis

Bruno,

Bom, mas por quase 60 euros não dá para comprar o Swing mesmo...

Minha experiência com single malts é recente, fruto de dicas do Alex Campos no HTForum, residente em Londres e apaixonado por singles.

Aliás, vale a visita na página dele para as notas de degustação e outras notícias do mundo dos single malts = > http://www.facebook.com/Whisky.Brasil

Após ele dar várias dicas, comprei o Talisker 10 YO, que amei, um Glenlivet 12 YO e um Glenfiddish 18 YO, ambos ainda fechados, esperando o fim do Talisker e/ou uma data especial.

No freeshop não havia Lagavulin nem Caol Ila, e fora dos freeshop NÃO dá para comprar single malts, pois o preço aqui é ABSURDO, como de tantas outras coisas.

Também não tinha o The Macallan, que pelo que li sempre me despertou muita curiosidade.

Ah, e tens os copos para degustação? Outra coisa que aqui sai um absurdo de caro, tão caro quanto um bom single no aeroporto... Mas já li que, tal qual as taças ISO para vinhos, é uma necessidade para apreciar espíritos mais complexos.

Amplexos etílicos e ébrios do Mário
Amplexos do Mário

jfestrelabr

Bela aula nobres confrades!!!!!!!!!!! 8)
Rolex ou Rolex.