Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B

  • 16 Respostas
  • 11278 Visualizações
*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Online: 01 Novembro 2010 às 19:57:12 »
Fala Pessoal,

recentemente adquiri de um colega aqui do FRM um Orient "Mako" CEM65004B. Confesso que comprei o relógio meio que de "farra", ainda mais quando vi que  acompanhava uma pulseira tipo "mesh". Como ando querendo comprar um outro relógio que originalmente vem com essa pulseira, resolvi fazer um test drive comprando o conjunto.

O que eu realmente não esperava era gostar tanto do Mako... faz dias que o "cara" anda no meu pulso, por isso, resolvi passar essas impressões e disponibilizar algumas fotos.

Espero que gostem e que possa ser útil!  ;)


Dados:
Modelo: CEM65004B
Caixa: 41 mm
Altura: 13 mm
Cristal Mineral
Caixa: Aço Inoxidável
Bezel: Aço Inoxidável
Coroa, fundo e botão rosqueáveis
Entre garras: 22 mm
Calendário: Day - Date
WR: 660 pés / 200m
Movimento: Orient Calibre 46943
Link para o modelo: http://www.orientwatchusa.com/cem65004b-mako-p-67.html
Link para review em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9ZhA3ebpQWU&feature=player_embedded#!


Impressões:
O relógio possui um ótimo acabamento, como a grande maioria dos Orients e Seikos. A caixa possui partes polidas e escovadas, passando aquela aparência de "Tool Watch" necessária para qualquer diver. Na minha opinião esse relógio seria perfeito se fosse um pouquinho maior... algo como 43 mm. Acho que a relação entre a pulseira e tamanho da caixa ficaria mais equilibrada.  :P

Não sou muito ligado em precisão, nem tenho saco para fazer medições criteriosas, mas o pouco que observei reparei que o 46943 anda muito, muito bem e com ótima reserva de marcha.

O que não é muito "elegante" é a troca do dia da semana por acionamento de botão. Queixa antiga de vários usuários, inclusive aqui do FRM... Realmente a Orient poderia desenvolver um sistema de troca de data igual aos dos Seikos no modelo SKX. Pelo menos o tal botão é rosqueado o que, na teoria, deve ajudar na resistência a água.

Outra surpresa legal foi em relação aos luminosos. A Orient sempre faz feio nesse sentido, mas no Mako eles são bons... Não maravilhosos como na maioria dos Seikos, mas infinitamente melhores que os nacionais. Sendo um pouco chato, faltou um marcador luminoso no ponteiro dos segundos.  :P


Conclusão:
O Orient "Mako" é um excelente custo/benefício, considerando que o relógio pode ser adquirido a partir de US$ 100,00. Mesmo com as ressalvas que fiz, acho esse relógio uma excelente pedida para quem quer um diver clássico, sem gastar muito ou para quem está querendo iniciar o contato com o "mundo dos mecânicos".

Deixem seus comentários! Alguém mais tem um Mako no ajuntamento??

Abraços!

Fab´s

P.S. A mesh que está nele não é uma maravilha, mas adorei o visual do relógio com ela. Definitivamente virei fã desse tipo de pulseira!  ;)


Fotos:
















“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #1 Online: 01 Novembro 2010 às 20:28:14 »
Eu sempre tive interesse no Mako azul, todos os relatos apontam que o mostrador tem um efeito quase que hipnotizante..!!

Uma bela aquisição Fabs, esse relógio está descontinuado, deu lugar ao "New Mako" ou "Hogrider", com 43mm de diâmetro.

Abraços!

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #2 Online: 01 Novembro 2010 às 21:17:41 »
Uma bela aquisição Fabs, esse relógio está descontinuado, deu lugar ao "New Mako" ou "Hogrider", com 43mm de diâmetro.

Shun,

acho que o lance do tamanho do Mako antigo não era só queixa minha...  ;)

Abração!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #3 Online: 01 Novembro 2010 às 21:24:04 »
Talvez você esteja correto Fabs.

Mas, para mim, 41mm é perfeito! Uso relógios de 34mm até 44mm. O tamanho ideal no meu pulso seria algo em torno de 38mm..

Varia de época para época esse lançe de tamanho de relógio, antigamente relógio de 33mm era o normal.. Um dos motivos para essa renovação da Orient possivelmente foi o fato de cada vez mais os consumidores preferirem relógios maiores ( por maiores, leia-se maior que 42mm ). Eu, pessoalmente, não tenho pulso, literalmente, para usar um relógio maior do que 44mm ( um 6309-7040 ). Por isso, acabo me interessando bastante por vintages, adoro pesquisar relógios com 35~38mm..  ::)

Abraços e curta bastante o relógio, é muito bonito!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #4 Online: 01 Novembro 2010 às 22:26:04 »
Acho lindão esse Mako, ainda mais com essa Mesh !!
Eu já gosto de relógios grandes, por tanto 43mm para mim não seria problemas, estou com um Oris F1 que tem 45mm fora a corôa e acho que fica legal.

Porem tenho um de 33mm que fica muito bom também, antes de perder uns quilos, eu usava um Alba de 45mm que tenho ficava paracendo de 36mm no meu pulso. agora fica parecendo despertador de mesa, disse minha mãe !!

Parabéns pelo belo Mako, caro Fabs !!
« Última modificação: 01 Novembro 2010 às 22:28:34 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline franco

  • ****
  • 279
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #5 Online: 02 Novembro 2010 às 00:26:08 »
AI FABS BOA COMPRA, ESTAVA NAMORANDO ESSE DIVER MAIS TENHO ALGUNS MUITO PARECIDOS MAIS ELE E ISSO MESMO E MAIS UM POUCO !!!!!!!!!
VALEU !!!!!!!!!!
AF  :P
ANDRÉ "doxa 750 t gmt"FRANCO

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #6 Online: 02 Novembro 2010 às 10:10:51 »
Fabiano, muito legal a resenha do Mako, parece mesmo, assim como a maioria dos Orient, ser mais relógio do que custa...
Sobre o tamanho, gosto dos 41mm, acho um tamanho ótimo, mas, como dito anteriormente, existe a opção maior.
Sobre a mesh, particularmente não gosto, acho muito aparecida e brilhante, eu não sei se é a busca pelo diferente ou a overdose de informações e fotos dela, mas não consigo entender como as pessoas gostam tanto de pulseiras mesh. Estamos nesta moda-mesh, tudo que se lança hoje em dia nas boutiques vem com opção mesh...
Vale acrescentar também que a Orient possui soluções que não utilizam este botão para trocar a data, inclusive utilizado na linha diver antiga vendida localmente e que não custavam mais que r$ 200. Logo, usa este botão de teimosa!
Parabéns!
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #7 Online: 02 Novembro 2010 às 13:06:19 »
[...] parece mesmo, assim como a maioria dos Orient, ser mais relógio do que custa...

Oi Fernando,

essa sua frase define exatamente o que penso sobre os Orients. Bem legal!

Sobre a mesh... eu também não gostava muito do visual, mas confesso que me rendi...  ;) Como falei, a aquisição do Mako com a mesh foi justamente para eu ir me acostumando com a aparência meio chamativa da pulseira. Concordo com o amigo sobre a "moda-mesh"... ultimamente temos vistos inúmeros lançamentos com ela.

Shun, Cigano e Franco... obrigado pelos comentários!

Abraços para todos!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #8 Online: 02 Novembro 2010 às 18:47:21 »
Tenho um Mako Pepsi de fundo azul, é realmente um bom relógio com um excelente custo/beneficio.  Parabéns.
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #9 Online: 02 Novembro 2010 às 19:04:35 »
Fab,

Via de regra eu também não sou fã de pulseira mesh, mas te digo que essa aí casou muito vem com o design do Mako, NMHO, claro.

Forte abraço,

Mauricio
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #10 Online: 02 Novembro 2010 às 19:27:53 »
Olha aí quem também gostou do Mako...



Será que é por causa do nome de peixe??  :-X Ok, ok... bad joke!

[ ]´s

Fab´s

“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #11 Online: 03 Novembro 2010 às 03:22:57 »
Olá para todos.

Parabéns pelo review, muito legal  :D :D ;).

Depois de ler e ver as fotos (já li outros e vi outras fotos também em sites estrangeiros) fica a questão: Por que a Orient lança no Brasil alguns divers, digamos de gosto e tamanho duvidoso (opinião minha, ok) e deixa um modelo bacana como esse ser exclusividade dos gringos?

Tenho (volto a repetir, é minha opinião) grandes críticas aos dois últimos divers top lançados pela Orient no Brasil, os dois de 300m, para mim o tamanho e o sistema de fixação das pulseiras são o ponto fraco dos dois modelos, o primeiro bem ruim na fixação das pulseiras e o segundo, pode ter ficado melhor que o anterior, mas ainda é pouco pratico. Dito isso acho a Orient deveria lançar esse modelo aqui, ele tem várias opções de cores de mostrador e o tamanho é mais compatível com a média das pessoas.

Sobre a pulseira mesh, ou melhor sobre essas que não são como aquela famosa da Omega, e eu tenho uma dessas "mais comuns", deixo uma dica: elas parecem mesmo meio chamativas, bem brilhantes e se o relógio tem a maior parte de seu acabamento escovado, ai fica bem estranho mesmo, mas tem como resolver isso, de duas formas:

Antes de mais nada, para fazer o que descrevo abaixo a pulseria tem de ser retirada do relógio, obviamente.

1ª) Você vai passar um pouco de sapólio na pulseira e esfregar com o lado aspero de uma esponja, o lado verde, daquela famosa m-m-marca (o lado não-Bob Esponja  ;D), esfregue um pouco, lave e veja se já está sem brilho, se continuar, faça o procedimento novamente. Quando achar que está bom, é só lavar bem para retirar qualquer resíduo do produto.

2ª) A outra alternativa é usar aquele velho conhecido das donas de cas, que tem mil e uma utilidades e esfregar também, molhe os dois para não esquentar e é só fazer o serviço.

Eu fiz isso com uma mesh que comprei do zÈ e ficou muito bom. A maioria dos relógios nos quais eu uso a pulseira tem acabamento predominantemente escovado, então uma mesh sem brilhop fica melhor.

É isso, até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #12 Online: 03 Novembro 2010 às 19:18:41 »
Depois de ler e ver as fotos (já li outros e vi outras fotos também em sites estrangeiros) fica a questão: Por que a Orient lança no Brasil alguns divers, digamos de gosto e tamanho duvidoso (opinião minha, ok) e deixa um modelo bacana como esse ser exclusividade dos gringos?

Caro César,

eu também já fiquei curioso com isso... e não ocorre só com a Orient, não. Veja a linha Prospex da Seiko que, em tese, seria voltada para o mercado japonês.

Abração!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #13 Online: 03 Novembro 2010 às 23:18:42 »
Olá para todos.

Pois é Fabs, o problema é que a Seiko não está mais presente no Brasil, é representada pela Technos, mas as instalações ela vendeu.
Com  Orient é bem diferente, além de estar presente fisicamente, se não me engano, o Brasil é ou era ou único lugar onde eles tinham uma fábrica fora do Jápão. Achom que isso foi até um tempo atrás.
Então com uma presença tão forte e tradicional em nosso mercado, por que não lançar esses modelos em nosso mercado, acho que mesmo que fossem totalmente importados, ainda assim não ficariam absurdamente caros.
Acho que o Mako iria fazer muito sucesso por aqui, vendido oficialmente.

É isso, abraço a todos e até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #14 Online: 04 Novembro 2010 às 00:42:01 »
Fabiano, obrigado pelo review meu amigo..

Eu sempre adorei o mako, e com essa mesh, meu deus, q cosia linda realmente...

Em breve postarei novidades com uma mesh..

Abs e parabens.
What the next step ?

*

rafagricola

Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #15 Online: 29 Abril 2011 às 20:48:04 »
Desculpe resgatar este tópico, mas só vi hoje pq faz tempo que não visito...mas como tenho um desses azul (CEM65005D) e estou procurando uma pulseira de metal pra ele, na qual é muito dificil encontrar parecida com a original de 22mm, e tbm no exterior, correndo o risco de não encaixar as pontas arredondadas.

Mas gostei demais dessa pulseira mesh nele (no seu no caso), acho que vou procurar dessa pra comprar...parabéns...paguei 100 dolares tbm em 2010 no Ebay. Esse relógio é pra durar muuuiitooooo e por um preço bem acessível. Abs...segue foto (desculpe a qualidade)...






*

murilolsd

Re: Impressões sobre o Orient "Mako" CEM65004B
« Resposta #16 Online: 07 Agosto 2011 às 08:02:09 »
Parabéns!
O MAKO é realmente muuuuito bacana!
Interessante notar que as previsões se concretizaram: o tamanho da caixa aumentou e as vendas no Brasil (ML/ebay/etc) só aumentaram.
Abraço a todos!
Murilo.