Menu principal

Aos que compareceram: como foi o evento Omega no Rio?

Iniciado por admin, 09 Agosto 2011 às 11:00:10

tópico anterior - próximo tópico

Gravina

Eu desconcordo ;D

Quando estive no Museu, a minha atenção dobrada foi para área dos Speedmaster's!
Lembro-me, e qualquer mortal como eu perguntaria isso, questionar ao sr. Daniel Anselmi sobre a ausência desta escala no Speed Cernan.
Ele respondeu mais ou menos isso: Recebemos o relógio neste estado, e assim manteremos.
Perdido em missão, ou por um burocrata qualquer da NASA, nunca saberemos(estarei tentando contato com o sr. Richon), o que sabemos é que ele já não mais está como fora recebido.
Ao visitante que espera, sonha ver um Speedmaster completo efetivamente utilizado em missão, já terá como se deliciar com os Speeds dos astronautas Schirra, e Stafford, estes com as escalas!

Aprendi: Na dúvida, não mexe ;D

Pode ser também que fatos novos tenham ocorrido de lá para cá...........uma confissão de descuido ::) do hipotético burocrata, vai saber ???......tentarei

Abs

Gravina

igorschutz

Citação de: Gravina online 12 Agosto 2011 às 17:18:04
Pode ser também que fatos novos tenham ocorridos de lá para cá...........uma confissão de descuido ::) do hipotético burocrata, vai saber ???......tentarei

Pois é, é isto que se precisa saber. Por que antes o relógio era exposto sem o aro e agora é exposto com o aro? Sobressaiu um fato novo? Ou foi mero capricho do novo curador?

Eu não sei a resposta, por isso tenho opinião dividida: se foi mero capricho, acho vacilo colocar um aro novo; se descobriu-se o motivo da perda, e esta foi banal (a tal hipótese do burocrata), dou razão à Omega.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

ACPavanato

Se a intenção era esta, eles conseguiram!

E devem estar muito felizes por isso!

Veja que interessante, o que nós apaixonados por "speed´s" (malucos - melhor dizendo  ;D  ;D  ;D ) divagamos a pensar o que realmente aconteceu com este exato exemplar

...a nossa imaginação não tem fim, e nem começo!

Creio que seja apenas este o sentido de colocar ou não o aro "faltante".  ;)

Abraços!
ACPavanato

"... QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA!"

Gravina

Citação de: igorschutz online 12 Agosto 2011 às 17:22:52
Citação de: Gravina online 12 Agosto 2011 às 17:18:04
Pode ser também que fatos novos tenham ocorridos de lá para cá...........uma confissão de descuido ::) do hipotético burocrata, vai saber ???......tentarei

Pois é, é isto que se precisa saber. Por que antes o relógio era exposto sem o aro e agora é exposto com o aro? Sobressaiu um fato novo? Ou foi mero capricho do novo curador?

Eu não sei a resposta, por isso tenho opinião dividida: se foi mero capricho, acho vacilo colocar um aro novo; se descobriu-se o motivo da perda, e esta foi banal (a tal hipótese do burocrata), dou razão à Omega.

Aí sim concordo com tolerância.
Um "fato novo" esclarecedor......caso contrário, botox pela metade!.........e olhe lá, pois se colocam um escala nova(Okm), descaracterizam o antigo velho de guerra, e se colocam uma já usada, malhada, mas não a exata dele.........., "mascaram", na minha opinião, o exemplar.....já não é 100%.

Nos meus surrados, costumo (costumava) dar um UP, (Escala, acrílico, e raramente em ponteiros) mas as  partes trocadas, ficam arquivadas com o número de série da máquina ;), do crono correspondente à substituição de tais peças.

Abs

Gravina

FALCO

Citação de: ACPavanato online 12 Agosto 2011 às 17:32:17
...
Veja que interessante, o que nós apaixonados por "speed´s" (malucos - melhor dizendo  ;D  ;D  ;D ) divagamos a pensar o que realmente aconteceu com este exato exemplar
...

Eu chuto que, algum tempo depois, ao tirar o relógio para lavar a louça do jantar, a desastrado astronauta deu uma cotovelada no mesmo e este se espatifou no chão, talvez, se tivesse olhado atrás da geladeira, o Speedy hoje teria sua escala original...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Gravina

Citação de: FALCO online 12 Agosto 2011 às 17:40:49
Citação de: ACPavanato online 12 Agosto 2011 às 17:32:17
...
...

Eu chuto que, algum tempo depois, ao tirar o relógio para lavar a louça do jantar, a desastrado astronauta deu uma cotovelada no mesmo e este se espatifou no chão, talvez, se tivesse olhado atrás da geladeira, o Speedy hoje teria sua escala original...

Em sendo um chute certeiro, rogo para que fique sem a escala!............não deixa de ser uma missão, a maior, e mais importante de todas, a missão caseira ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Agora vou prá casa.

Abs

Padilha

Desotti

Sendo louco e apaixonado :), prefiro continuar pensando que esta escala perdida repousa pacificamente na superfície da Lua, mantendo um pedaço dos Speedmaster Professional no lugar que os imortalizou. ;)

Só lamento que nenhum dos presentes (eu incluso) tenham pensado em perguntar diretamente ao Gene sobre o destino da escala, pois haveria boa chance dele se lembrar já que se recordou perfeitamente sobre o cristal quebrado. :(

[[]]'s

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

;D

Romanticamente, se me permite o amigo Desotti, eu estou na mesma parte da torcida...
Eu também gostaria de vir a ter a "confirmação" de que o bezel permanece lá, devidamente lunar, e que o trincado no cristal, "aspirou" um pouco da (literalmente) "rarefeita" atmosfera do nosso satélite.

Mas,...
Pragmático, eu me conformo e, em nome do rigor histórico, gostaria de ver uma confirmação do que de fato ocorreu.

Vamos ver o que os contatos do amigo Douglas podem nos trazer.
E enquanto isso, eu quoto esta opinião dele, da qual eu compartilho, e seja lá no museu que for,...

"Aprendi: Na dúvida, não mexe  ;D"

Abraços a todos!
Alberto

Desotti

Caro Alberto, grato pela consideração! :)

Eu havia me esquecido de outro fato que foi mostrado e comentado pelo Gene no evento, reforçando a hipótese de que talvez o cuidado com os equipamentos não seria mesmo o seu forte ;D:

Fonte: NASA

A foto acima mostra o paralama traseiro do lunar rover remendado com um mapa cartográfico da Lua e "silver tape", depois que Gene conseguiu bater o veículo em marcha a ré num obstáculo.

O reparo foi necessário pois a roda traseira atirava a poeira lunar para a frente e por sobre a cabeça do piloto, atrapalhando a visibilidade.

Quanto ao "mistério da escala", vejam a foto abaixo tirada no momento do resgate da cápsula de reentrada, com o Speedmaster de Cernan no detalhe:

A foto original em maior resolução pode ser vista em http://www.airportjournals.com/Photos/0508/X/0508009_2.jpg

Posso até estar forçando a barra mas na ampliação abaixo, mesmo com a enorme pixelização, é possível notar que a área ao redor do mostrador, que aparece escuro na foto, possui um halo arredondado em cor metálica, o qual deveria ser tão escuro quanto o mostrador se a escala estivesse presente:

Portanto meu palpite mais forte é de que o relógio voltou mesmo da Lua no estado em que se encontrava antes do museu decidir retocá-lo, como na foto abaixo:

[[]]'s

Gravina

E que não reste dúvidas da competência do amigo Desotti e equipe ;)

Reforçando,..........é sério: "Bravo" :-*

Abs

Gravina

Ps. Bem lembrado sobre o fato mencionado pelo Capt. Cernan sobre o paralama

shun

Investigadores horológicos à solta! Parabéns a todos!!! hahahaha estou me divertindo muito nesse tópico!

Abraços!

Alberto Ferreira

Salve!

Parabéns, amigo Desotti!

Talvez como dissesse aquela nossa figura pública "moluscular", eu estou convencido que o aro do bezel ficou mesmo por lá, na Lua.
Ou no máximo em uma das  naves.

Abraços e grato pela comprovação do histórico retorno.

C.q.d.

Abraços!  8)
Alberto

Desotti

Amigos, esse maluco aqui fica muito feliz em colaborar ;D, muito obrigado MESMO pelos cumprimentos!

Mestre Gravina, diante destas evidências seria mesmo muito interessante se o amigo conseguisse alguma informação do museu da Omega sobre a modificação feita nesse Speedmaster, fico aqui na torcida. :)

[[]]'s

wilbor

Desotti, meus incríveis parabéns! Realmente, foi um trabalho de investigador! E dos bons!!!!!!

Tô contigo, como seria legal se tivéssemos a resposta do motivo do relógio ter sido "reformado".

Abraços!

Citação de: Desotti online 15 Agosto 2011 às 00:38:28
Amigos, esse maluco aqui fica muito feliz em colaborar ;D, muito obrigado MESMO pelos cumprimentos!

Mestre Gravina, diante destas evidências seria mesmo muito interessante se o amigo conseguisse alguma informação do museu da Omega sobre a modificação feita nesse Speedmaster, fico aqui na torcida. :)

[[]]'s

eduardo

Acho que este foi um dos topicos mais interessantes deste forum. A polemica mais saudavel dos ultimos tempos. Parabens a todos os contentores, todos estão certos. Na minha opinião, o relogio tinha que estar "original", isto é, da forma original que o astronauta cedeu ao museu, com a pátina do tempo, com o suor do personagem, com a historia nele inserida.

Abs

Edu   

Mauro

Caros Amigos,

Depois de um longo e tenebroso inverso, estou de volta,

Vou começar por aqui, e quero deixar meus sinceros abraços a todos que encontramos no evento, Do Adriano, Eduardo e Mestre Gravina, que nos encontramos no vôo por acaso, tanto quanto aos demais ilustres amigos presentes, tive o prazer de conhecer e conversar um pouco com o Sá e o Dessoti, qual tivemos alguns agradaveis minutos de bate papo, a Rosanna e sua imensa hospitalidade, e do Grande Junior que terminamos a noite tomando um choppinho,

E claro do resto vocês ja disseram tudo antes aqui.

E se esqueço de alguém me perdoem ,

Um abraço a todos,

Mauro