Menu principal

Força para rosquear a coroa. Até onde ela aguenta??

Iniciado por PRTORRES, 23 Agosto 2011 às 22:09:43

tópico anterior - próximo tópico

PRTORRES

Forcei a coroa rosqueada de um dos meus relógios e ela estourou, roda em falso. O relojoeiro disse que eu coloquei muita força para travar, que não é necessário, assim que ela pára é só dar uma forçadinha de leve e pronto. O que os colegas tem a dizer?

Paulistano

se forçar a rosca ela estoura.
o relojoeiro está certo.
nada num relógio exige força, tudo é muito delicado e milimetricamente calculado.
para se ter uma vedação na coroa basta encostá-la e dar um último e delicado aperto.
de qq forma valeu o aprendizado.
grande abraço e espero que conserte logo.

Paulo Sergio

Desculpe a pergunta... mas apertou com um grifo???  ;D ;D ;D ;D ;D
O amigo Paulistano está correto em sua observações!!!
Cuidado sempre é bom!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Eu tenho apenas 3 relógios com coroa de rosca, e tomo o maior cuidado do mundo para não ferrar com elas, depois que abriram um tópico a respeito da lubrificação nelas, eu levei ao relojoeiro para ver como estava essa lubrificação!!

Espero que resolva o seu problema.
Abraços,
Cigano!

jokr82

é isso exatemente um do motivos que aconteceu com meu Tag Heuer, ela ficava dura na hora de eu começar a travar e rosquear, ai eu forçava ela, depois de um tempo vi que tava mais dificil mas mesmo assim eu continuava, até que eu levei num relojoeiro do shop iguatemi que não me lembro o nome, e ele falou que o relógio um tal de tubo que nao me lembro o nome, precisava ser trocado pois a coroa nao iria mais rosquear, dito e feito, isso foi na sexta, domingo qdo o relógio a carga ja tinha acabado, qdo fui dar a corda novamente quem disse que eu consegui  :'(

bom isso foi para eu aprender a não forçar e tratar meus relógios com coroa( Tag heuer, Longines, Oris) como se fosse minha esposa, com carinho e mto cuidado  :-*

boa sorte na recuperação(conserto) do seu relógio

abs

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é...

E cabem aqui um "resumo" e alguns "lembretes", enfatizando o que já foi dito.

1) Nada deve ser "forçado" em um relógio.

2) Por projeto, a vedação não ocorre com o aperto da rosca, digamos, a rosca propriamente não veda nada. Ela não foi projetada para isso.

3) Há casos em que o projeto, eu lembro especificamente de alguns relógios russos, faz com que o número de filetes da rosca a serem utilizados no "aperto" sejam bem poucos, por vezes bem menos que uma volta.
Especial atenção nestes casos.

E, parodiando o dito popular...

Pouca ansiedade nessa hora.  ;)

Abraços,
Alberto

Pandolfi

Oi amigos, desculpem a ignorancia, mas como funciona essa tal coroa rosqueada? Para que serve, qual a utilidade?
Quando é usada? Qual o seu objetivo?
Abração.
Pandolfi

Paulistano

amigo Pandolfi
geralmente as coroas rosqueadas garantem uma melhor vedação ao relógio.
elas possuem rosca na sua parte interna, e são rosqueadas na caixa do relógio, cujo tubo também possui uma rosca. sistema macho/fêmea.
dentro dessas coroas existe vários tipos de vedações (o'rings), que garantem a vedação.
por isso o amigo Alberto destacou, com muita propriedade, que a mera existência de rosca não garante vedação. o que faz a vedação é a borracha (o'ring).
uma outra curiosidade: a coroa rosqueada possui um sistema de mola, que voce tem que pressionar contra a caixa para que ela rosqueie. as coroas de rolex sub, seiko 7002 etc são assim.
espero ter ajudado.
alguém poderia postar uma foto?
abraços.

Pandolfi

Amigo Paulistano, claro que ajudou, gostaria de ver uma foto também.
Abração e boa semana a todos.
Pandolfi

Alberto Ferreira

Salve, amigo Pandolfi!

Na falta de uma imagem melhor nos meus "arquivos implacáveis"...  ;)

Segue algumas ilustrações da NET.

Aqui um corte de coroas com este recurso.  Imagens obtidas na NET.

Note que ao ser rosqueada no "tubo", o desenho à esquerda (que fica solidário à caixa do relógio), os anéis de vedação são comprimidos, propiciando a vedação.

Eu espero que já dê para ter uma idéia do conceito e que algum colega possa postar fotos ou esquemas melhores.

Abraços!
Alberto

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulistano

nossa, que foto.
será que foi feita ppelo cara daquele programa "fatiados"?
muito legal o esquema.
obrigado por postar.
abraços.

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

automatic for the people

Paulistano

Paulo Sergio

Muito bom esse compartilhar de informações!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Pandolfi

Amigos, fiquei lisonjeadíssimo com a preocupação de vocês. Grande trabalho.
Abração.
Pandolfi
P.S.: qualquer dia vou perguntar como é que o cabelinho do relógio vai e volta.

Alberto Ferreira

Citação de: Pandolfi online 27 Agosto 2011 às 16:52:05
...
P.S.: qualquer dia vou perguntar como é que o cabelinho do relógio vai e volta.

Salve!

Vixe, amigo Pandolfi!  ::)
Essa é para ser explicada no salão nobre...

Ou no salão da nossa barbearia horológica, que fica ao lado do botequim.  :D

E, quem sabe, ainda aproveitarmos para considerar porque aqueles fios de cabelo dos de bolso vêm e não voltam...  ::)

Um abração!  8)  ;D
Alberto

Paulistano

amigo Pandolfi
até onde eu sei, o cabelo nada mais é do que uma mola, e funciona como tal, impulsionada pela âncora(acho que é este o nome), que por sua vez tanto é impulsionada pela roda de escape, como atua como trava desta roda. o conjunto é movido pela transmissão de energia vinda da corda, localizada dentro de um tambor. a corda também é uma mola, até onde sei.
espero ter ajudado alguma coisa.
peço desculpas aos mestres se falei alguma besteira.
tenho lido bastante sobre isso, e me parece que é isso.
abraços.