Menu principal

Turbilhão

Iniciado por dexter30, 29 Agosto 2011 às 10:32:49

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve!

Cara Sandra,
Eu não conheço bem este relógio que você nos mostrou.
Mas, salvo algo que eu não saiba..., eu não vejo nenhuma razão para que a imagem seja excluída, aliás, muito o contrário.

Na minha opinião ela serve bem para ilustrar alguns dos pontos discutidos...

- Para que serve um turbilhão? Ele é mesmo assim tão efetivo em um relógio de pulso? Melhora significativamente a "precisão"? Melhora sempre? Melhora algo?

- Por que algumas pessoas (e até "entendidos" em relógios mecânicos) gostam tanto?

- Há quem aprecie apenas pelo mecanismo em si? A engenhosidade e a construção?

Bem,...
Sem entrar em outros "méritos", eu diria que o relógio mostrado tem um turbilhão feito para ser visto, para ser "apreciado", no caso, por vários ângulos.

E, como quase sempre ocorre...
Há quem goste disso e há quem não goste.
De certa forma, eu diria que depende do "enfoque" de cada um.

Abraços!
Alberto

PS:
Sandra,
Apenas uma recomendação, que nós fazemos no caso de citações com textos e imagens obtidos na NET, quando possível, indique sempre a fonte de onde veio a informação.
E mesmo como no caso das fotos que você postou, que estão "timbradas"... Alguém pode querer pesquisar um pouco mais, etc.

rpaoliello

Concordo plenamente com o Flávio e acho um tanto estranho (do ponto de vista da utilidade do mecanismo) colocar um turbilhão no relógio de pulso.

E como um mero adendo; creio que não seja somente o CNC determinante para "divulgar" o turbilhão, com facilidades para a execução de peças complicadas. Os sistemas de desenvolvimento, tal como programas de computador e programas em 3D também são muito úteis nesta arte.

Imaginem fazer dezenas de projetos com esquadro, compasso e tinta nanquim (quem já fez algum desenho nestas condições sabe do que estou falando). O trabalho se torne hercúleo se considerarmos que estes relógios de complexidade alta possuem por vezes centenas de peças.

Assim, acho que o real obstáculo além da execução seja seu projeto dado seu número de peças e de encaixes.

Um abraço.   

lucius

Para mim, o turbilhão vale pela "engenhoca" que é.

Bonito ver aquilo girando, pra mim não precisaria ter função, vale pela sua dinâmica e complexidade mecânica, Ars gratia Ars.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Cigano

Caro Alberto, no meu caso, eu já queria ter um com tudo à amostra ::), pois de forma didática, ficaria bem melhor para entender o trabalho dele dentro do mecanismo!! :D

Caro Flávio, gostei do seu texto, tanto de "mil anos", quanto o que escreveste atualmente. ( Não tinha lido ainda) :P

Cara amiga Sandra, gostei das fotos... vi de relance na net, esse modelo esses dias, mais não parei para olha-lo !!

Obrigado por compartilhar!! :D

Citação de: lucius online 31 Janeiro 2012 às 16:40:32
Para mim, o turbilhão vale pela "engenhoca" que é.

Bonito ver aquilo girando, pra mim não precisaria ter função, vale pela sua dinâmica e complexidade mecânica, Ars gratia Ars.

Lucius

Concordo caro Lucius, e repito, prefiro ele de peito aberto, para matar a curiosidade de ver essa engenhoca trabalhando!! ;)
Abraços,
Cigano!

kaiuka

Obrigada, amigos.

vou atentar para esse detalhe, sim. o de indicar a fonte.

desculpem-me.

erro primário.

tentarei descobrir de onde tirei essas fotos e postar a origem.

:-[

Mechanical pulse

Muito legais os relógios da Greubel Forsey. Pena que o preço médio passe dos 400.000 dólares ¬¬. Mas sem duvida são magnificas peças de engenharia.