Menu principal

(Re)lume ou não? Eis a questão...

Iniciado por Jefferson, 30 Agosto 2011 às 13:19:05

tópico anterior - próximo tópico

Jefferson

Olá pessoal,

Resolvi começar a trabalhar neste Technos Skydiver 1000 metros que tenho.

Ontem trabalhei no mostrador, e para minha surpresa consegui retirar as manchas dos dísticos.

No caso dos ponteiros, infelizmente o material já estava se desfazendo e decidi remover completamente.

Agora estou na dúvida. Não tenho material luminoso branco, somente o verde fornecido pela Sarica.

O que vocês fariam: deixariam esqueleto ou aplicariam o verdão? ??? ;D

Opiniões serão bem vindas.

Abraços,

Jefferson

igorschutz

Eu deixaria vazado até conseguir um luminoso branco. O verdão, pra mim, é inaceitável.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Cigano

Belo relógio caro amigo Jefferson, gosto da Technos até a década de 90. Esse modelo 500m é um dos meus sonhos, só que além de raro, está ficando meio caro.
No meu ver, acho que ficaria meio estranho o lume dos dísticos novinho, e os ponteiros esqueletão, a não que os dísticos estivessem "patinados", aí sim, eu os deixaria esqueleto!!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Jefferson,
O meu "voto" é como o do Igor.

Apesar de sempre ter sido chamado por muitos nós ("maldosamente") de "verde sarica", aquele que era notado de longe  :-X, parece que o material hoje vendido já não deve mais ser assim definido (de forma tão pejorativa)...

Mas,... Ele ainda é um tanto, digamos, "amarelo esverdeado".  ::)

Então,...
Talvez seja o caso de tentar obter um daqueles importados, em que além da cor até se pode também escolher o tom do "envelhecimento".  ::)

Eu não tenho aqui agora, mas talvez algum colega possa indicar o(s) site(s) que os oferecem.

Abraços!
Alberto

PS:
Como você sabe, eu tenho dois Technos desses e um deles está em situação semelhante.

caetano

Eu aplicaria tinta normal sem luminoso...e dai que não vai brilhar?
Pelo menos você consegue deixar da mesma cor das cifras do mostrador

Verdão nem pensar...acaba com o relógio

Clélio

Olá Jefferson,  antes de mais nada muito legal este Technos... :-*

Eu não gosto de ponteiros vazados, então iria pela sugestão do Caetano, ponteiros = cifras, se branco melhor... mesmo sem brilho.
Agora na falta do branco colocaria até verde Sarica mesmo, contanto que ficasse uniforme... Mas leve em consideração que esta é a opnião de um ajuntador não colecionador, ok  ;) ?

Abs

zE_

Qualquer coisa, menos o luminoso verde! 

Jefferson

Olá pessoal,

Em primeiro lugar, muito obrigado pelas manifestações!  ;)

Eu estava pensando justamente em deixar vazado, até conseguir o luminoso branco. Já vi aqui no fórum alguns relógios com os ponteiros vazados, e acho o resultado interessante.

Utilizar outro material para simular o luminoso branco também me passou pela cabeça, mas não tinta. Pensei em algum pó que, a exemplo do luminoso original, pudesse ser misturado ao adesivo e aplicado.

Isso facilitaria a posterior remoção e substituição pelo material verdadeiro.

Ainda não descobri que material poderia utilizar.

Se alguém tiver alguma dica, agradeço.  ;)

Abraços

Jefferson

mint

Por incrível que pareça, eu já usei tinta corretiva de texto (liquid paper). Deixei evaporar um pouco o solvente aquoso para engrossar o caldo  ;D Mas foi num ponteiro bem pequeno e num relógio bem baratinho só pra testar. No meu caso ficou legal e é fácil de tirar depois.

Abs
Mint

shun

Grande Jefferson..!

Deixe ele esqueleto e procure contatos de empresas que trabalham com material luminoso.. No estrangeiro é tranquilamente acessível (porém considero os preços um pouco salgados..!) Acho que para você, que gosta de mexer com os relógios, seria interessante possuir um "kit" de 'lume' na bancada...! Especialmente o branco, que, para mim, é infinitamente mais bonito do que o verde Sarica; além de combinar com a maior parte dos mostradores de relógios..!

Alberto Ferreira

Salve!

Amigo Jefferson,
Embora eu nunca tenha feito isso, eu não usaria tinta, não.
O receio maior seria mesmo a posterior dificuldade de remoção para a eventual reutilização dos ponteiros.

A sua idéia de usar um material de preenchimento, á base de uma mistura de cola com um "pigmento" em pó (a ser definido...  ;)) me parece interessante.

Embora possa ser considerada uma "gambiarra", do ponto de vista formal, talvez a coisa funcione e até permita algumas experiências prévias para "acertar o tom", etc...  ::)

Eu experimentaria usar apenas a cola "by Sarica", o material deles é composto de duas partes, o material luminescente (em pó) e o adesivo.

Outra possibilidade talvez fosse uma mistura com aquele tipo de cola plástica (branca), Cascola ou afins...
Essas colas são brandas e podem ser removidas com facilidade.

Mas, eu repito, estes são meros "palpites", sem qualquer base em experiências prévias.

Abraços,
Alberto

Jefferson

Olá pessoal,

Amigo Alberto, eu tenho o kit luminoso da Sarica, o que me permitiria fazer a experiência sem maiores riscos...

Vou pensar a respeito...sempre naquele espírito de curtir justamente o processo  8), como tenho aprendido com o  amigo.  ;)

Shun meu caro, complementar meu kit verde com um kit luminoso branco é o que eu gostaria. Vou procurar no ebay. Seria o site mais prático para mim.

Abraços,

Jefferson

Desotti

Um kit Bergeon para re-lume sai US$ 44.50 + envio na Otto Frei, pela raridade do relógio talvez valha à pena e, quem sabe, possa até ser feita uma vaquinha com outros colegas que curtem restauração. ;)

http://www.ofrei.com/luminous-paste-for-watch-hands-and-dials.html#19095

[[]]'s

FALCO

Eu faria os luminosos na cor laranja, gosto desta combinação mostrador branco luminosos laranja.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Desotti