Dicas para Polimento Espelho

  • 13 Respostas
  • 6911 Visualizações
*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Dicas para Polimento Espelho
« Online: 07 Setembro 2011 às 22:43:12 »
Caros Senhores, sempre que pego um relogio usado ou semi novo, faço uns serviços de detalhes nos mesmo, por exemplo, limpeza de alguma impureza no mostrador, lubrificação de coroa, tige,  guarnições, polimento de caixa e pulseira, entre outras coisas basicas como essas. Sempre que faço o polimento, procuro deixar como o original, parace facil, mas as vezes é bem dificil. Necessitava polir um elo de rolex e achei uns produtos bem interessantes e coloquei aqui para que todos possam ver. Gostei muito do resultado final e acho que alguem  um dia possa vir a necessitar dessas dicas :

Tinha um elo oystes de um Sub com as laterias escovadas, e queria coloca-los em um GMT, que tem os mesmos, mas polidos. Mesmo polindo com massa nº2, dava para ver a difença do polimento original, que é espelhado, com esse polimento que fiz com essa massa nº2. Os originais ficam com a superficie como espelho, mesmo visto com a lupa.

Essa peça que segura o elo, chama-se "morceto", é amplamente usado por ourives e muito util para a gente prender algo pequeno para ser polido ou escovado.



Usei um suporte da dremel para deixar a micro retifica como uma politriz e ter as mãos livres para segurar a peça.



A sequência das massas de polir são: 1º - massa nun. 2,  2º - massa cristesen roder Verde de 6/12 microns de diamante, 3º massa cristesen roder Branca de 0/1.2 microns de diamante, cada massa tem seu feltro para o polimento.




Para peças pequenas, isso é ótimo. Como se tem o controle, é mais facil evitar o arredondamento dos angulos.



Elo quase pronto:



É o primeiro elo a partir do feicho, ficou com o mesmo acabamento dos originais:



Podemos usar o mesmo procedimento para polir as caixas ou outra parte qualquer, mas as peças necessitam ja estar com acabamento de lixa 1500, pois vamos puxar o espelho das mesmas. Nào vamos esquecer, muita paciencia para fazer um polimento perfeito.

Abraços a todos

Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #1 Online: 07 Setembro 2011 às 23:23:19 »
prezado mestre Cass
muito obrigado pelas dicas.
e convenhamos, que trabalho lindo.
parabéns pela técnica e obrigado por compartilhar.
grande abraço.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #2 Online: 07 Setembro 2011 às 23:40:17 »
WOW caro amigo Cass...  :o
Gostei do tutorial, muito bom mesmo, ficou praticamente igual, não percebi as diferenças depois de montado.
E parabéns pelo trabalho realizado no elo!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #3 Online: 07 Setembro 2011 às 23:48:57 »
prezado mestre Cass
muito obrigado pelas dicas.
e convenhamos, que trabalho lindo.
parabéns pela técnica e obrigado por compartilhar.
grande abraço.


Muito obrigado Mestre Paulistano,
Vamos sempre trocar conhecimentos..

Abraços e boa semana

Att
Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #4 Online: 07 Setembro 2011 às 23:52:25 »
WOW caro amigo Cass...  :o
Gostei do tutorial, muito bom mesmo, ficou praticamente igual, não percebi as diferenças depois de montado.
E parabéns pelo trabalho realizado no elo!!

Amigo Cigano, que bom te achar on line, faz tempo que não
nos falamos.. ;D ;D ;D .obrigado por ter gostado,,,
Sempre faço o maximo para atigir o acabamento original, para um procedimento caseiro, sem as maquinas especificas e sofisticadas, ficou muito bom.
Todas as dicas que tiver,,,me passa tambem,,

Abraços...
Cass..
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #5 Online: 08 Setembro 2011 às 00:37:10 »
WOW caro amigo Cass...  :o
Gostei do tutorial, muito bom mesmo, ficou praticamente igual, não percebi as diferenças depois de montado.
E parabéns pelo trabalho realizado no elo!!

"Amigo Cigano, que bom te achar on line, faz tempo que não
nos falamos".. ;D ;D ;D .obrigado por ter gostado,,,
Sempre faço o maximo para atigir o acabamento original, para um procedimento caseiro, sem as maquinas especificas e sofisticadas, ficou muito bom.
Todas as dicas que tiver,,,me passa tambem,,

Abraços...
Cass..


É verdade, bom eu sempre estou por aqui, mais acho que você que anda meio sumido...rsrsrs
Eu faço alguns polimentos nos meus, mais muito longe da sofisticação e do maquinário usado por você.
Eu fiz esses dias um polimento das laterais dos elos de 2 relógios que tenho, mais para dar brilho mesmo e tirar pequenos arranhões.
Pois na "roça"  ;D  do meu pai, achei um pedaço de madeira com um vinco no meio, dai, lá mesmo tirei a pulseira do relógio e encaixei ela inteira com um pedaço de papel toalha, isso para evitar algum arranhado novo, e passei a lixa 1200, e na sequência usei uma 2000, e depois com uma flanela com um pouco de massa branca Nº1 e depois uma Nº2... ficou com bom acabamento, claro que longe do seu trabalho que ficou ótimo !!


Mais uma vez parabéns caro Cass.. tem uns videos impressionantes de polimento no site da Breitling... não sei se ainda está lá, vou procurar, se eu achar eu posto o link aqui.. Pode ser ??

Valeu, foi bom em ver você online caro Cass!! 8)

Abraços,
Cigano!

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #6 Online: 08 Setembro 2011 às 00:47:42 »
Claro cigano, posta os links aqui pra gente ver...
Realmente, eu acho que o polimento é o toque final do acabamento do relogio, tanto que vi uma vez,
só não lembro aonde, que existe "mestres" especificos em polimento, gabaritados e tudo mais...
ainda mais se tiverem as maquinas especificas para esse serviço. fica impecavel e muito bonito,

abraços

cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #7 Online: 08 Setembro 2011 às 01:16:28 »
Claro cigano, posta os links aqui pra gente ver...
Realmente, eu acho que o polimento é o toque final do acabamento do relogio, tanto que vi uma vez,
só não lembro aonde, que existe "mestres" especificos em polimento, gabaritados e tudo mais...
ainda mais se tiverem as maquinas especificas para esse serviço. fica impecavel e muito bonito,

abraços

cass

Tá ok, vou ver se consigo fazer umas fotos, aí postarei sim...
Sim, tem mestre para isso, creio que seja o caso das autorizadas e representantes de marcas mas nobres !!

Olhe só esse vídeo que eu tinha citado antes..
Polish Breitling
Claro que não sei se tem serviço com a mesma qualidade da que mostra nesse vídeo no Brasil!!
Abraços,
Cigano!

Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #8 Online: 08 Setembro 2011 às 10:12:17 »
Belo trabalho Cass!
Me diga uma coisa, onde foi que você encontrou estas massas de polimento? Você saberia me dizer se a loja vende pela internet?
Abraço
Lourival

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #9 Online: 08 Setembro 2011 às 10:27:59 »
Ola lourival, esses abrasivos de diamante são vendidos em empresas de ferramentarias especiais para exames metalograficos do aço, aqui na minha cidade encontrei nas FG - Ferramentas Gerais,
tem o site da Cristesen Roder, ela é quem fabrica as mesmas, só o preço que é um pouco salgado pela quantidade, tipo custoXbeneficio ...cada seringa em torno de R$ 45,00, mas se quiser um serviço perfeito,,,esse é o material, mas tambem, a quatidade que voçe usa é minina para dar o resultado, uma ponta de palito ja é o suficiente,,

espero ter ajudado, qualquer coisa, é só chamar

Att
cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Alberto Ferreira

Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #10 Online: 08 Setembro 2011 às 20:14:09 »
Salve!

Muito bom, mesmo, Cass!

Grato por compartilhar o seu trabalho e as informações.

Um grande abraço,
Alberto

*

Offline DART

  • *****
  • 586
    • Ver perfil
Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #11 Online: 08 Setembro 2011 às 21:20:48 »
Bacana  Cass!!!!!!!
Muito interessante mesmo.
Ótimo trabalho!
Grande abraço.

*

Jefferson

Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #12 Online: 08 Setembro 2011 às 21:37:16 »
Olá pessoal,

Cass, meus parabéns. Embora trabalho caseiro, está num nível muito profissional.

Seus acessórios para Dremel são muito interessantes também.

Tenho uma Dremel, mas é modelo antigo, e não creio que existam tais acessórios para ela.

Abraço,

Jefferson

Re: Dicas para Polimento Espelho
« Resposta #13 Online: 08 Setembro 2011 às 23:19:50 »
amigo Jefferson
acho que existem acessórios para a dremel antiga sim.
ali[as, vc tem certeza que os novos não dão na antiga?
de qualquer forma, a oficina no mestre Cass é fantástica, e os trabalhos também.
abraços.