Menu principal

Alguém sabe pra que serve esta ferramenta?

Iniciado por Lourival, 08 Setembro 2011 às 11:13:03

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia a todos,
alguém aqui sabe pra que serve esta ferramenta? O nome, pra que e como é usada etc.

Agradeço qualquer ajuda ;)
Abraços,
Lourival

igorschutz

Serve para ver se o eixo de determinada engrenagem, ou então se a própria engrenagem está torta. Serve também para rodas de balanço.

Você coloca a roda com eixo no lugar onde está aquele pedado de cortiça e vai rodando.

Infelizmente, não sei o nome da ferramenta.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Lourival

Oi Igor,
postei esta mesma dúvida no forum NAWCC e um forista acaba de me dar a seguinte resposta:
"Uprighting tool. Used to position pivot holes on opposing plates."
Pelo que o cara me explicou, uma das platinas já deve estar com o furo feito. Você coloca as duas platinas juntas com a que já tem o furo para baixo, centrando o conjunto na ponta inferior da ferramenta e com a outra ponta você marca a posição do furo do pivot na outra platina. ;)
Também esta achando que era para isto como você explicou mas as duas pontas da ferramenta são bastante afiadas ... não é possível apoiar uma roda (ou um pivot) nestas pontas.
De qualquer forma valeu!  8)
abração
Lourival

igorschutz

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

A ferramenta a que o Igor se referia...
A que serve para balancear e alinhar engrenagens, volantes do balanço, etc, eu creio que se chama (em inglês) "poising tool".

Em português eu não sei o nome.

Mas vamos ver se algum colega relojoeiro pode ajudar.  ::)

Abraços a todos,
Alberto

Jefferson

Olá pessoal,

Me permitam desviar (só um pouquinho) o tema do tópico.

As ferramentas utilizadas pelos relojoeiros independentes de hoje são ferramentas produzidas atualmente, ou ferramentas antigas, como essa tema do tópico?

Desconsiderem os CNC's e outros aparatos automáticos. Estou me referindo ao trabalho artesanal mesmo. Há produção atual de ferramentas para esses profissionais?

Abraços,

Jefferson

igorschutz

Sim, sim, caro Jefferson.
Sugiro que você dê uma olhada nos catálogos da Bergeon e da AF. São de babar. Há ferramentas específicas para tudo.
Para um relojoeiro com grana, não é preciso improvisar nada!

Jefferson

Obrigado pelo esclarecimento Igor!

É impressionante saber que fábricas se dedicam a produzir essas ferramentas, considerando a demanda, que deve ser bastante pequena.

Valeu a dica do catálogo, vou olhar. Realmente, essas ferramentas têm uma beleza plástica que transcende o uso.

Um abraço,

Jefferson

Paulistano

isto é uma fonte inesgotável de conhecimento.
obrigado por compartilhar.
abraços.

Paulo Sergio

Citação de: igorschutz online 08 Setembro 2011 às 11:35:55
Serve para ver se o eixo de determinada engrenagem, ou então se a própria engrenagem está torta. Serve também para rodas de balanço.

Você coloca a roda com eixo no lugar onde está aquele pedado de cortiça e vai rodando.

Infelizmente, não sei o nome da ferramenta.

A ferramenta a que se referiu o amigo Igor é um "compasso em oito", compasso A8 ou Lira...
Veja em:

http://www.gruporelojoeiro.com.br/relojoeiro/page/2
;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio