Menu principal

O salvamento do Lange mais complicado já construído

Iniciado por michelim, 13 Setembro 2011 às 07:16:03

tópico anterior - próximo tópico

michelim

"Where there would normally be a complex, delicate mesh of bridges, springs and wheels, there was nothing to be seen but a gray-brown, amorphous mass,"

Pessoal, Olhem este Link
http://www.watchtime.com/2010/10/lange%E2%80%99s-most-complex-watch/

Imagina um Lange de 1902 super complicado, com movimento AP, com calendário pertétuo, rattrapante, soneria, neste estado:


Agora olhem depois de 5000 horas de trabalho :o :o :o:


Simplesmente impressionante!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Davi-RJ

Impressionante realmente. E eu destaco ainda:

A. Lange & Söhne did the work free of charge; in return the owner merely had to lend the piece to the company for promotional purposes.

Um abraço,
Davi

Paulistano

muito legal a história.
obrigado por compartilhar.
abraços.

mestreaudi

Alta relojoaria levada ao extremo!!!  :o

Espetacular!!
Rafael.

Rafa_Almeida


Adriano

Acredito nas 5.000 horas. Certamente +/- 80% do mecanismo foi totalmente refeito. Impressionante.

Quando visitei o centro de restauração da Audemars Piguet em Le Brassus, o que eles fazem lá é isso aí. Vi mecanismos bem ruinzinhos cujo serviço demandou de 500 a 600 horas para conslusão, que é, por sinal o que determina o preço da restauração.

Nesse aí, acredito mesmo nas 5.000 horas.

É fora do comum o que esses caras fazem. Acredito eu que esse é o nicho mais bonito e gratificante de toda a relojoaria. Pois não bastasse o resultado incrível, isso demanda uma experiência, inteligência e destreza absurdas. Relojoeiros com essa vocação saem no tapa para conseguirem uma vaga, por exemplo, na oficina do MIH (Museu Internacional, La Chaux).

Abraços!

Adriano

flávio

Complementando o que o Adriano falou, todos, absolutamente todos os grandes mestres independentes atuais começaram como restauradores. Mas vejam bem, apesar...Sem desmerecer o trabalho dos caras da Lange - pelo contrário -, eles próprios afirmaram que usaram CNC, máquinas de erosão, etc. Ou seja, coisas modernas. Mas o movimento da AP não foi feito com nada disso.

Enfoque totalmente diferente, por exemplo, é o descrito por George Daniels quando restaurou alguns relógios feitos por Breguet. Ele queria compreender como Breguet havia feito aquilo, daquele modo e, há centenas de anos. Não bastava, pois, usar máquinas modernas. Ele tinha que usar as velharias. E assim o fez. Daniels usou os mesmos métodos e continuou a usá-los na fabricação de seus relógios, entenda-se, mão, torno, paciência e ferramentas antigas que, muitas vezes, ele teve que fabricar, pois não mais existiam.

Imaginem, então, se a Lange não houvesse usado CNC, etc (o Daniels, por exemplo, não usa computador, mas desenha tudo à mão como...Como antigamente!). Provavelmente teriam gasto 20 mil horas na restauração. Tomaram o cuidado, pelo menos, de não misturar as peças não restauradas das refeitas, colocando um escrito em todas, no fundo, que era nova. Legal isso.

A título de curiosidade, o relógio de marca alemã mais complicado já feito por aquelas bandas onstenta a marca Union, está no museu de Glashutte. Mas o ebauche também é Audemars. Aliás, muito semelhante a este aí, mas o relógio só foi concluído nos anos 20, embora adquirido muito antes.


Flávio

Leandro

Uma pergunta que me intriga é: como o movimento chegou a este estado?  É possível haver tamanha degradação das partes metálicas do relógio sem que ele fique imerso em água ou coberto por terra, só exposto à umidade ambiente?

Um abraço,
Leandro

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

flávio

Tem que saber a história do relógio. Vai que ele afundou com o Bismarck e nem ficamos sabendo! ;)


Flávio

Leandro

Pois é, o aspecto é de um relógio que afundou com o Bismark e ficou meio século enterrado na areia.



Um abraço,
Leandro.

O Cara

Digno de um documentário exclusivo no History Channel.
Um abraço
Fábio

thomas.bnu

O que me deixa perplexo é como uma peça dessa foi chegar nesse estado...

reibas

Coisa linda verdadeira obra prima.....sem comentarios.
A propósito, coma encontrar fotos mais detallhadas deste movimento?

Valeu! :)

flávio

Corrigindo a informação, o relógio mais complicado do mundo até a virada do século passado era realmente da Union, foi apresentado na exposição universal de 1901, tinha 18 complicações, mais de 800 peças, ebauche audemars. Ainda é o mais complicado "feito" na Alemanha. Procurei fotos na net, mas não encontrei!


Flávio