Menu principal

[Desmonte] Felsa 238.

Iniciado por Cigano, 23 Setembro 2011 às 20:57:33

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Pessoal esse negócio de desmontar está ficando legal, e aos poucos vou pegando o jeito. Uma coisa percebi, estou tremendo menos... ;D ;D ;D

Hoje foi uma Felsa 238, outra peça cedida como sucata pelo caro forista Meneghetti, para mim treinar as dicas, e ensinamentos que ele vem passando, e cobrando por resultados, é claro!!

Vamos as fotos !! 8) 8) 8)

Balanço retirado.

Ponte da âncora e a mesma, retiradas.

Roda de carga do tambor, retirada.

Ponte da corda, retirado.

Ponte da rodagem, retirado.

Retirados as rodas, e tambor de corda, sobrou o pinhão coutant (macho), e o pinhão de transmissão (fêmea).

Aí a galera reunida.  ;D

Por hora é só pessoal, a máquina ainda esta boa, faltando um balanço novo, e uma tige para voltar a vida!! 
É uma máquina legal de desmontar, não tem muitos segredos. (já está montada)

Espero que gostem, e tenham um ótimo final de semana!!

(OBS)Me desculpem a qualidade baixa das fotos, pois foram feitos com celular!! :-[ :P
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

;D ;D ;D ;D O caro colega está ficando muito bom nisso  ;D ;D ;D

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 23 Setembro 2011 às 22:24:42
;D ;D ;D ;D O caro colega está ficando muito bom nisso  ;D ;D ;D

Muito obrigado caro Meneghetti, pois estou seguindo as dicas do meu mestre !! ;D ;D ;D ;D
Tem algum puxão de orelhas nesse desmonte ?? :P :P
Abraços,
Cigano!

Paulo Sergio

Eu tenho... passe um álcool nessas platinas, para tirar esses números escritos com caneta de "retro"!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Cigano

Citação de: Paulo Sergio online 23 Setembro 2011 às 22:44:13
Eu tenho... passe um álcool nessas platinas, para tirar esses números escritos com caneta de "retro"!!!  ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio

Sim mestre, "pó dexá" comigo!! ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Paulistano

amigo Cigano
PARABÉNS mais uma vez. é assim que se aprende.
já que pediu dicas:
procure não escrever nas platinas. procure guardar visualmente a posição das peças. lembre-se que tudo tem um encaixe perfeito, uma lógica e uma razão de ser.
não é difícil. é um treino que vc tem que fazer para ir evoluindo.
de qualquer forma, parabéns e espero ver essa máquina funcionando de novo.
abraços.

Cigano

Citação de: Paulistano online 24 Setembro 2011 às 01:26:32
amigo Cigano
PARABÉNS mais uma vez. é assim que se aprende.
já que pediu dicas:
procure não escrever nas platinas. procure guardar visualmente a posição das peças. lembre-se que tudo tem um encaixe perfeito, uma lógica e uma razão de ser.
não é difícil. é um treino que vc tem que fazer para ir evoluindo.
de qualquer forma, parabéns e espero ver essa máquina funcionando de novo.
abraços.

Muito Obrigado caro Paulistano, então é que era para ser o meu primeiro desmonte, por isso está com a numeração feita pelo forista e relojoeiro Meneghetti, para mim ter uma ordem básica para desmonte, tanto é que não preciso mais dessas marcações, pois antes de desmontar ela, já fiz uns desmontes sem as mesmas, por exemplo uma ETA 2789, estou com as foto,mais ainda não abri um tópico para elas !!

Mesmo assim lhe agradeço pela dica!!

Aí fica uma palhinha do desmonte da ETA 2789

Essa, eu tenho a muitos anos parada por aqui!!

Tenha um ótimo final de semana!!
Abraços,
Cigano!

leon

Parabens meu caro amigo......estais no bom caminho....
Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Cigano

Citação de: leon online 24 Setembro 2011 às 09:24:53
Parabens meu caro amigo......estais no bom caminho....
Abs
Leon

Muito obrigado caro amigo Leon, aos poucos vou adquirindo mais confiança nos meus desmontes e remontes !! 

Valeu, até logo!!
Abraços,
Cigano!

Wilson

Cigano,

está indo bem !

já pode vir trabalhar aqui comigo ! ;D

abraços,

wilson

Cigano

Citação de: Wilson online 25 Setembro 2011 às 07:24:01
Cigano,

está indo bem !

já pode vir trabalhar aqui comigo ! ;D

abraços,

wilson

Muito obrigado mestre!! :D

Ôpa!! Já estou arrumando as malas.... ;D ;D ;D

Tenha um ótimo domingo!! 8) 8)
Abraços,
Cigano!

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

murilolsd

Muito legal, Cigano!
Pergunta: vc já remontou algum mecanismo e botou para funcionar?
Abraço!
Murilo

Cigano

Abraços,
Cigano!

Cigano

Citação de: murilolsd online 26 Setembro 2011 às 19:47:34
Muito legal, Cigano!
Pergunta: vc já remontou algum mecanismo e botou para funcionar?
Abraço!
Murilo
Olha tem um Seiko 6119 que comprei como "no estado" (paradinho da silva), eu desmontei ele por completo, e remontei de novo, e voltou a funcionar perfeitamente, porém tenho que comprar algumas coisas para que eu faça uma revisão de verdade, com limpeza e tudo, mais está funcionando muito bem, quando eu analisei as platinas e rodas com a lupa, ele ainda esta bem limpo, mais mesmo assim vai ser lavado e lubrificado novamente, e por mim mesmo!!

Agora esses desmontes que posto aqui, são só treinamento feitos em sucatas, mais eu remonto todos, e todas estão com balanço ferrado ou imcompleta, e faltando a tige, porém de resto, está completas e funcional...

Tem 2 formas que uso pra fazer teste, para ver se irá funcionar, já que não tem o balanço para fazer o serviço, quando eu remonto totalmente ele, eu pego um palito de dentes, e de forma bem delicada, mexo a âncora, imitando o movimento do balanço, então daí que vejo a roda de escape trabalhar, antes dessa etapa, ainda sem a ancora, eu dou um pouco de corda pelo parafuso da roda do tambor de corda, o movimento irá girar todas as rodas, é muito legal !!

Aliás, eu tenho um que fiz desse teste nessa Felsa, no dia do desmonte/remonte... Tinha me esquecido de postar ele !! ;D ;D

http://www.youtube.com/watch?v=tyUg41gHmq8
Me desculpe pela baixa qualidade do vídeo, fiz de noite usando o celular!! :-[ :-[

Abraços,
Cigano!

murilolsd

Muito legal o vídeo, Cigano! :)
Eu encomendei algumas máquinas antigas completas (ponteiros inclusive) com meu relojoeiro para treinamento de "desmonta e monta".
Não tenho pretenção de aprender a arte, mas quero saber o nome e a funcionalidade das partes do mecanismo e já vi que só lendo não vou conseguir.
Vc se interessaria por alguns mecanismos completos? Assim eu teria com quem trocar impressões. ;D
Abraço!
Murilo

Cigano

Citação de: murilolsd online 27 Setembro 2011 às 11:14:40
Muito legal o vídeo, Cigano! :)
Eu encomendei algumas máquinas antigas completas (ponteiros inclusive) com meu relojoeiro para treinamento de "desmonta e monta".
Não tenho pretenção de aprender a arte, mas quero saber o nome e a funcionalidade das partes do mecanismo e já vi que só lendo não vou conseguir.
Vc se interessaria por alguns mecanismos completos? Assim eu teria com quem trocar impressões. ;D
Abraço!
Murilo

Bom dia caro Murilo.
Muito bom, pois ter máquinas com os ponteiros, é bom para treinar a saca-los, eu uso a técnica do papel com corte em "V" para evitar de arranhar o mostrador, e para recolocar uso a pinça, com muito cuidado para não arranhar o ponteiro!!

Esse negócio de desmontar e montar, é uma terapia didática, e assim você irá aprender melhor os nomes das peças, e saber qual a função que cada uma exerce!!

Só ler até aprende, mais "fuçando" facilita mais para gravar o nome das peças, eu senti a mesma coisa, e hoje tenho mais facilidade em saber o nome das peças e a função dela dentro do mecanismo, um exemplo disso foi quando levei um relógio para revisão, acho que foi o ultimo relógio que levei, tinha que trocar a "tirete", na hora fiquei pensando, -  "Sei que existe, não sei que peça é essa"!!

A respeito dos mecanismos completos, sim é interessante, eu já montei mecanismos completos e funcionando, é muito satisfatório, quando você monta todo e ver o "bichinho" voltar a vida, é emocionante (pelo menos para mim).

Quando você for desmontar, tire fotos quase que na seqüência da saída de cada peça, pois no inicio facilita muito na hora de montar, sem contar que você pode postar aqui, e se tiver alguma dúvida os colegas irão ajudar.

Qualquer coisa me envia uma MP caro Murilo.
Abraços,
Cigano!

kroiden

Muito legal Cigano, parabéns!

Meneghetti

Esse é o meu aluno  8) 8) 8) calma ai turma ele só está começo calma ai pega leve com o garoto  8) 8) 8) 8)
Já estou passando  pra segunda fase das aulas pra ele  8) 8) 8) então calma ai pessoal 8) 8) 8)

Abraços Meneghetti  8) 8)

leon

;D ;D ;D Muito bom , parabens ao Aluno e claro ao Professor....

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS