Regulagem Orient Poseidon - Ajuda

  • 13 Respostas
  • 10717 Visualizações
Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Online: 02 Outubro 2012 às 17:21:21 »
Bom pessoal, sou novato e adquiri nos últimos dias meu primeiro relógio automático, um Orient Poseidon (o mesmo do RM2). Considerando minha inexperiência com relógios mecânicos gostaria da ajuda de vocês para entender e regular corretamente a hora.

Notei que em comparação com o horário de Brasília os meus segundos estão diferentes, então pensei: Bom o relógio quando foi comprado estava sem funcionamento, então, quando colocado em funcionamento deveria ter sido feito de acordo com o horário de brasília, mas não foi feito. Então, me fica essa dúvida, como posso regular o ponteiro de segundo se ele não tem essa opção? Devo deixar ele fora do punho por alguns dias até parar e assim fazer? Ou há alguma outra maneira?

Outra ajuda, acheio vidro dele muito fácil de arranhar, até já consegui um, qual o preço médio para colocar um vidro de safira (vale a pena?)?

Abs e obrigado pela ajuda pessoal

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #1 Online: 02 Outubro 2012 às 17:35:46 »
A máquina do seu relógio não tem a função hack, que é aquele mecanismo que faz o ponteiro parar quando a coroa é puxada para ajuste das horas, dessa forma, creio que o máximo que você pode fazer é tentar girar a coroa bem devagarinho, mas beeeem devagarinho mesmo no sentido de ajuste anti-horário, assim o próprio mecanismo cria uma resistência que faz o ponteiro parar.

Mas só faça isso com a corda fraca, pois se a corda estiver bem carregada, esse macete pode não ter efeito algum.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #2 Online: 02 Outubro 2012 às 17:37:19 »
Ah, e sobre o vidro de safira, não sei se já existe algum modelo pronto para esse modelo (vamos ver se algum colega sabe). Se não existir, desencane, pois se você tentar adaptar um vidro diferente, pode comprometer a vedação do relógio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #3 Online: 02 Outubro 2012 às 17:46:26 »
Complementando e que o mais experientes me corrijam, se for o caso. ;)

Renan, mesmo que vc tivesse colocado ele em funcionamento de acordo com o horário oficial de Brasília, eventualmente ele irá divergir na questão dos segundos.

Isto porque relógios automáticos não são tão pontuais como um bom quartz, sendo que atrasam/adiantam alguns segundos por dia. Assim, em pouco tempo os segundos irão divergir do horário Brasília mesmo.

Se eu fosse vc, desencanava da pontualidade em segundos, a não ser que vc queira, justamente, medir a pontualidade do seu relógio.  ;)

Claro que falei isso tudo partindo do princípio que vc é leigo de tudo, senão desconsidere minha explicação, hehehe.

Quanto ao vidro, concordo com o Igor.  E mesmo que exista de safira, tem que ver se vale a pena pelo custo. As vezes é melhor usar ele normalmente e, se riscar e lhe incomodar, trocar por outro.

Abraço!
Membro do RedBarBrazil

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #4 Online: 02 Outubro 2012 às 20:01:09 »
Rean,

isso é que é comerçar bem, com um Poseidon!! Parabens

O legal do relogio mecanico não é sua precisao absoluta, isso deixa-se para os quartz sem graça
mas o contrario, a engenhosa maquina, o minusculo mecanismo que tem ali dentro, e que depende de voce para funcionar, e que funcionara tentando marcar o andar do tempo com todas as improbabilidades de se manter uma maquina com precisao absoluta. Esqueça o ponteiro do segundos, ou melhor olhe para ele deslizando e não pulando.

Seu relogio tem uma maquina que é fabricada quase sem alteracao a 40 anos, veja só.

poutz, viajei hoje, kkkk

Vou pegar o meu e usar amanha....

abracos
renato
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #5 Online: 03 Outubro 2012 às 10:27:37 »
Pessoal, muito obrigado pela ajuda de todos!

Abs

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #6 Online: 09 Outubro 2012 às 14:08:15 »
Bom pessoal, sou novo no fórum de posts, mas acompanho a quase dois anos sem estar logado.

Gostaria até mesmo de pedir uma outra ajuda, aproveitando o tópico: como o igor disse, deve-se voltar os ponteiros bem devagar... isso seria porque estraga?

Pergunto isso porque sempre que vou regular o dia da semana no calendário do posseidon sigo a regrinha do manual, que é a de ir até as 3 horas para mudar o dia, voltar para as 0 e avançar novamente... porém faço isso um pouco rápido... poderia danificar o mecanismo do relógio? Como vocês fazem então para regularem o dia da semana? Devo avançar "trocentas voltas" pra frente até chegar ou posso continuar como eu sempre fiz?

Desde já agradeço!

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #7 Online: 09 Outubro 2012 às 14:32:06 »
Koopa, nem sei te responder, mas tenho que deixar meu comentário... ;)

Esse sistema de mudar o dia da semana do Poseidon é tão ruim/chato de fazer que já desisti, quando uso ele, acerto a hora e a data, o dia da semana fica o que já estiver, hehehe. ;D
Membro do RedBarBrazil

Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #8 Online: 09 Outubro 2012 às 15:15:39 »
Bom pessoal, sou novo no fórum de posts, mas acompanho a quase dois anos sem estar logado.

Gostaria até mesmo de pedir uma outra ajuda, aproveitando o tópico: como o igor disse, deve-se voltar os ponteiros bem devagar... isso seria porque estraga?

Pergunto isso porque sempre que vou regular o dia da semana no calendário do posseidon sigo a regrinha do manual, que é a de ir até as 3 horas para mudar o dia, voltar para as 0 e avançar novamente... porém faço isso um pouco rápido... poderia danificar o mecanismo do relógio? Como vocês fazem então para regularem o dia da semana? Devo avançar "trocentas voltas" pra frente até chegar ou posso continuar como eu sempre fiz?

Desde já agradeço!


eu acho que não estraga o relógio, visto que esta é a forma indicada pela empresa para regular o calendário, tb tenho um poseidon, não tive problemas para acertar o calendário, mas vamos falar a verdade, não é muito simples esse sistema.
sic transit gloria mundi

Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #9 Online: 09 Outubro 2012 às 15:17:35 »
todos os relógio mecânicos da orient tem a regulagem do calendário igual ao Poseidon? ???
sic transit gloria mundi

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #10 Online: 09 Outubro 2012 às 15:19:50 »
Já me acostumei com ele Thiago, pois quase todos os meu relógios da orient são desse mesmo estilo rsrsrsrs

Agora, como eu disse, sempre uso o esquema de voltar até as 00:00hs e avançar até as 3:00.. não tem erro, vc muda até o idioma. Porém, se fizer mal para o relógio aí é outra história...

Carbonieri, dos que eu tenho são todos assim... do Flytech automático até o 300mts pré-posseidon

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #11 Online: 09 Outubro 2012 às 15:56:59 »
Carbonieri e Koopa, comprei aquele novo Orient 40th Anniversary Cal. 649 e é bem diferente (e mais fácil) o ajuste do dia da semana, aquela coroa de cima dele serve só pra isso. ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #12 Online: 09 Outubro 2012 às 16:03:39 »
Estou louco pra comprar esse orient... perdi a oportunidade de pedir pelo pessal daqui via "compra coletiva"... agora quando acho dele sempre está caro e não tenho confiança em relação à procedência, poi edição limitada presume-se acabar logo.

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: Regulagem Orient Poseidon - Ajuda
« Resposta #13 Online: 09 Outubro 2012 às 17:44:18 »
reclama do Orient quem não tem Vostok, que tem que avançar até 1h depois voltar até 19hs para avançar um dia, hehehehehe
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;