Menu principal

Uma nova aventura - Desmontando um Poljot

Iniciado por Atalo, 16 Outubro 2011 às 22:59:45

tópico anterior - próximo tópico

Atalo

Amigos,

Uma nova aventura se inicia. Um Poljot para desmontar. Quando recebi o relógio, ele aparentava ter condições de funcionamento normais, mas nao funcionava. Verificando o movimento do balanço, dava pra ver com clareza que o sistema regulador apresentava cndiçoes de funcionamento, ou seja, parecia que toda a rodagem estava em ordem, mas mesmo assim nada de funcionar. Só o carregamento parecia dificil, meio travado.

Levei o relogio no Derly, colega aqui do forum, que me incentivou a fazer uma revisao eu mesmo e concordei, e agora, a primeira fase desta aventura, a desmontagem está aqui:

Primeiro, o mostrador e o movimento:

A sequencia de desmontagem talvez não seja a ideal, mas aparentemente deu certo. Como parecia estar sem corda, isso o Derly verificou, tirei o rotor e depois o balanço:

Depois tirei a ponte do sistema de carga:

Retirei a seguir a ponte e a rodatem do automático, e descobri um problema, como podem ver na foto:

Na sequencia, a retirada do tambor da corda, depois a âncora e a rodagem:

Agora o desagio é conseguir uma roda para substituir aquela que está com dente quebrado... Uma novela, não é?

Abraços

Átalo

Cigano

Caro amigo Átalo, estou acompanhando,pois amo ver e fazer isso!!

Achei muito legal essa máquina, espero que encontre uma roda para substituir essa que está com dente quebrado !!

Hoje farei a postagem de um desmonte também...
Aguarde!! 8)
Abraços,
Cigano!

Paulistano

amigo Atalo
PARABÉNS também pela ousadia e habilidade.
vou tentar encontrar essa roda para você aqui em São Paulo.
se conseguir te mando.
grande abraço.

Atalo

Paulistano,
Tive sorte, consegui a tal pecinha aqui em BH, um colega nosso aqui do forum tem um bom estoque de peças desses movimentos, e agora já estou remontando o relógio.
Tomara que depois de desmontado, lavado, lubrificado e remontado ele volte a funcionar.
Abraços.
Átalo

Paulistano

posta fotos para nós.
ou mesmo um vídeo do bichinho pulsando.
boa sorte.
abraços.

Cigano

Citação de: Atalo online 18 Outubro 2011 às 09:20:22
Paulistano,
Tive sorte, consegui a tal pecinha aqui em BH, um colega nosso aqui do forum tem um bom estoque de peças desses movimentos, e agora já estou remontando o relógio.
Tomara que depois de desmontado, lavado, lubrificado e remontado ele volte a funcionar.
Abraços.
Átalo

Nossa que notícia ótima caro Átalo, e desde já já lhe dou os parabéns pela essa empreitada.
O desmonte do Tissot que você sabe, foi enviado pelo amigo Murilo, ficou muito boa, e girou legal, porem descobri que o eixo do balanço esta quebrado. Mais como disse o amigo Meneghetti, isso é de menos...

Estou acompanhando!  ;)

Tenha um ótimo dia!!
Abraços,
Cigano!

Atalo

Amigos,

O Poljot está parcialmente recuperado. Falta verificar o datador que estava funcionando e agora parou. O relógio funciona, adiantando um pouco, mas tudo bem, estou curtindo assim mesmo. Achei uma pulseira da cor do mostrador e não pensei duas vezes. Também mandei trocar o vidro. Vejam como ficou. Vou usá-lo por uns dias e depois desmonto de novo para ver o que acontece com o datador.

Abraços

Átalo

Cigano

Caro Atalo, parabéns pela jornada, aparentemente, ficou muito bom!!

No caso calendário, você chegou a desmontar o mostrador ??
Abraços,
Cigano!

Paulistano

muito legal.
fico feliz de ter conseguido.
abraços e PARABÉNS.

Atalo

Cigano,
Não cheguei a retirar o mostrador porque no começo o calendário funcionava direito, ele travou no dia 7 quando tentei acertar a data.
Agora vou tomar coragem e voltar a ele em breve para tentar corrigir esse problema.
Átalo

Atalo

Pessoal,
Só para complementar.
Depois de algumas tentativas, o Poljot está com uma marcha um pouco melhor.
Consegui chegar a uma variação de +1'20"/dia.
Mas já esteve bem pior, acho que consigo baixar de 1'/dia.´
Grande abraço.
Átalo

Cigano

Citação de: Atalo online 07 Novembro 2011 às 23:39:45
Pessoal,
Só para complementar.
Depois de algumas tentativas, o Poljot está com uma marcha um pouco melhor.
Consegui chegar a uma variação de +1'20"/dia.
Mas já esteve bem pior, acho que consigo baixar de 1'/dia.´
Grande abraço.
Átalo

Muito bom, lembre-se um micro movimento no regulador (raquete do balanço) já altera um montão!!

Vá tentando, pois fiquei uma semana tentando fazer o meu Cauny Diver ficar bom, em 72hs ele atrasou 2s, fiz a comparação com um Casio Analógico, e depois com um crono digital !!
Estou tentando fazer isso com Sicura, o melhor que consegui foi 15s em 24hs !!
Dei uma parada, pois se não iria enlouquecer, eu não ligo muito para precisão assim, pois é só para ver o limite e treinar!!

Boa sorte no seu belo Poljot!!
Abraços,
Cigano!

Atalo

Amigo Cigano,
Hoje consegui mais uma evolução com esse Poljot, melhorei a regulagem um pouco e a variação diária caiu para menos de 40'.
Agora vou tomar coragem para tentar consertar o calendário, que está parado.
Abraço
Átalo

Cigano

Citação de: Atalo online 08 Novembro 2011 às 22:53:46
Amigo Cigano,
Hoje consegui mais uma evolução com esse Poljot, melhorei a regulagem um pouco e a variação diária caiu para menos de 40'.
Agora vou tomar coragem para tentar consertar o calendário, que está parado.
Abraço
Átalo

Boa caro Atalo, tá virando mestre na coisa já, Parabéns pelo trabalho empenhado nesse belo Poljot !! 8) :D
Abraços,
Cigano!

Atalo

E ele tem sido o relógio de uso diário nesses últimos dias.
Abraço.