Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?

  • 1511 Respostas
  • 391890 Visualizações
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #120 Online: 23 Dezembro 2011 às 23:56:22 »
e eu me importo mais com dados técnicos do que pela beleza..

Isso até tu teres a oportunidade de passar as mãos pelas longelíneas, voluptuosas, excitantes linhas de um Aston Martin DB7, por exemplo. É de uma paudurecência sem igual.  ;D ;D ;D

E o que falar da eterna e quase imutável beleza dos 911? Dos traços geniais que o Giugiaro, o Pinin Farina, o Sbarro, o Marcello Gandini, o Bertone conseguiam impingir aos seus carros?

Por quê será que os italianos chamam o carro de "A", la macchina?

Sei lá, na Motor3 já diziam que se o avião é bonito ele voa bem. Mesmíssima coisa com carros, penso eu. Eles têm de ser bonitos.

Não que eu compraria um carro somente pela "belezura", mas carros de sonho, de luxo, superesportivos, TEM a obrigação de serem belos.

----

Cigano, obrigado pelas gentis palavras, das quais não sou merecedor. E não é falsa modéstia não, é só que aqui me sinto entre amigos e viajo, viajo com prazer e agradeço a quem tem paciência de ler minhas elucubrações...

Escrevo aqui por me sentir entre amigos, não tenham dúvidas. :-*

E também não tenho "vasto conhecimento" não, caro amigo. Basta voltar uma ou duas páginas que verás a minha gafe, de confundir o Porsche 924 do Bruno com o 944...

Talvez, por ser mais velho do que você, tive a oportunidade de conhecer até agora mais carros do que conheces até agora. Isso o tempo resolve!

Tive, isso sim, a oportunidade de ser contemporâneo da melhor revista de carros que o Brasil já teve, a Motor3. O mesmo grupo editorial tinha a MotoShow, que era excepcional. Os textos sobre o Paris Dakar eram de empolgar a qualquer um!

Abrações do seu amigo Mário

----

Necessário adendo: Leio, com muito prazer, o blog do Flávio Gomes, que trava inglória luta pela valorização do automobilismo brasileiro. Vale e muito a pena conhecer os textos dele.
« Última modificação: 24 Dezembro 2011 às 00:00:01 por Mario_Fpolis »
Amplexos do Mário

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #121 Online: 24 Dezembro 2011 às 01:12:29 »
Leio o já referido Auto Entusiastas, o Best Cars, o Notícias Automotivas, assisto a muito youtube do Fifth Gear, Top Gear, Motor Trend, entre tantos outros.


Mário,

Pare de ver o top gear no Youtube, baixe ele aqui em HD http://www.finalgear.com/, tenho todas as temporadas e os últimos cinco, seis anos em HD.

Top Gear é feito para se ver e guardar em HD, eles tem direção de fotografia que dá de 10 em muito filme de Roliúdi.

O TG é sem dúvida o melhor programa de carros de todos os tempos, uma produção absurda e só testam la creme de la creme, uma nova temporada vai começar agora dia 28/12.

Gosto também do Fifth Gear, ele é mais simplezinho do que o TG , mas dá pra bem pro gasto.

Agora não gostei nada da versão americana do TG feita no History, repetição mal feita do programa inglês para americano poder digerir......

A versão australiana era boa, mas foi pro saco......

Quanto a revistas nacionais, fico com pé atrás, sempre. Compro em banca a 4R, Auto Esporte e Car and Driver, mas não confio em nehuma. As duas primeiras são repetidoras de releases das montadoras, a C&D está melhorzinha.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #122 Online: 24 Dezembro 2011 às 01:24:37 »
Lucius, amigo.

O counterparts do htf diz que lamenta não ter o botão de agradecimento aqui! ;D

Conhecia já o finalgear mas foi um tremendo de um ERRO da minha parte não fazer referência a ele.

É que o youtube é tão dinâmico em termos de testes recentes, de links para outros testes e matérias que ele se torna, em nossa mente, quase que onipresente.

Grato por sanar meu erro!

C&D eu desisti há tempos, erros grotescos em fichas técnicas, e a última revista que comprei deles era uma propaganda de cabo a rabo da Hyundai e Kia... Foi d-max pra esse escriba.

Abraços do counterparts, digo, Mário
Amplexos do Mário

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #123 Online: 24 Dezembro 2011 às 01:52:00 »
Mario,

O Finalgear é passagem obrigatória quando entro na net.

Agora, falando em Top Gear o que me deixa cada vez mais tiete do programa é sua independência, que só pode sobreviver na BBC.

Ver o Jeremy detonando os porches (mesmo que de brincadeira) não tem preço, como tambem ver ele defendendo a Mercedes (a sua black series) e ainda ver na parte das noticias a conversa dos três sobre novos lançamentos. Me lembro bem do quanto riam do "Dacia Sandero" que foi citado vários vezes no programa.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #124 Online: 24 Dezembro 2011 às 02:19:54 »
Eu sou fã, apaixonado pela Beemer, seja pelo fato de se manterem fiéis ao 6L, seja pelo fato de utilizarem tração traseira, ou ainda pela precisão na condução dos carros.

Quando vi eles - Top Gear - falando da "bad trip" da BMW, com carros que chamaram de ruins como a Z4 de baixa cilindrada, com o M5 V10 sem autonomia, com v´vários carros xoxos e sem graça, ou somente sem noção como o X6, quase tive um chilique. ::) ;D Hoje em dia, tudo fica muito mais legal com os vídeos recentes do 1M e da M5, parece que a empresa voltou aos trilhos e tornou a acertar a mão, sem um desenho pra lá de estranho. Apesar disso, não curti muito ainda o novo visual da série 3.

Depois, em relação às críticas, cheguei à mesma conclusão que você chegou, que somente iconoclastas, em uma rede independente, se permitiriam tocar o pau, colocar o dedo na ferida, das poderosíssimas fabricantes de carro.

Por falar em desdizer, eu AMO as referências deles aos Corvettes, empurrando os pára choques de plástico, dizendo que a suspensão é tão dura que dá para sentir se a moeda no asfalto está de cara ou coroa, a impossibilidade de se fazer uma curva com o carro. E, e então, o Jeremy babando pelo ZR1.

Ou a tantos outros carros que eles detonam, com uma mordacidade, ironia e humor negro que só os britânicos tem. E, cereja no bolo, o prazer que os caras tem ao falar de algum legítimo inglês, como o Ginetta - do Marcos Lameirão, do Ariel Atom - com motores japoneses, dos complicados em espírito Lotus. :)

Para não falar no arremesso de carros como dardos, nas explosões de carros, nas competições malucas como naquela corrida no Japão com o Nissan GTR, os snipers contra o meu amado Boxster...

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #125 Online: 24 Dezembro 2011 às 08:09:10 »
Pessoal,

Topico muito legal e que devo acompanhar, mas como muitos falam do Corolla e eu mesmo tenho afeicao pelo carro, compartilho com voces uma informacao que me vez desistir da ideia de compra do mesmo e que quase todo mundo desconhece.

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=44793

Testado pelo Latin NCAP ele obteve o melhor resultado em colisao frontal para adultos, porem um pessimo resultado para criancas no banco traseiro e como o filhao, agora com 2 anos, me e muito mais importante do que o carro desisti da ideia.

Eu tive 2 Gol G5 roubados em menos de 1 ano e depois disso acabei comprando um Classic como protesto.

O carro e um lixo em todos os sentidos, POREM faz 13 km/l na cidade e posso estaciona-lo diariamente na rua sem nenhum medo de que alguem leve ou aponte um revolver pro meu filho.

Sei la qual vai ser meu proximo carro.

"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #126 Online: 24 Dezembro 2011 às 08:10:33 »
Ah, e falando em paixao automobilistica, a minha e essa aqui :


"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #127 Online: 24 Dezembro 2011 às 08:24:40 »
Se gostas de Jag, sugiro a leitura deste excelente texto do Arnaldo Keller sobre o XK120:

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/classicos/classicos-jaguar-xk-120/399

Abraços natalinos do Mário
Amplexos do Mário

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #128 Online: 24 Dezembro 2011 às 10:22:15 »
Valeu Mario.

Essas linhas tambem nao sao de se jogar fora...

"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #129 Online: 24 Dezembro 2011 às 15:53:03 »
Pessoal,

Topico muito legal e que devo acompanhar, mas como muitos falam do Corolla e eu mesmo tenho afeicao pelo carro, compartilho com voces uma informacao que me vez desistir da ideia de compra do mesmo e que quase todo mundo desconhece.

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=44793

Testado pelo Latin NCAP ele obteve o melhor resultado em colisao frontal para adultos, porem um pessimo resultado para criancas no banco traseiro e como o filhao, agora com 2 anos, me e muito mais importante do que o carro desisti da ideia.

Eu tive 2 Gol G5 roubados em menos de 1 ano e depois disso acabei comprando um Classic como protesto.

O carro e um lixo em todos os sentidos, POREM faz 13 km/l na cidade e posso estaciona-lo diariamente na rua sem nenhum medo de que alguem leve ou aponte um revolver pro meu filho.

Sei la qual vai ser meu proximo carro.




Gol G5 ainda é fácil de roubar????

A VW sempre tem defeitos de projeto que fazem do Gol um carro fácil de roubar...
Aqueles quadrados mesmo de época já até recebi um email ensinando como se faz.

A esta altura isso me causou estranheza.....o codigo anti-furto não corta a ignição
ou eles conseguem violar o código?


*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #130 Online: 24 Dezembro 2011 às 16:09:09 »
Violam o código com uma arma na mão, o famoso Roubo, levam a chave com o carro.

E ainda, quando partem para o furto, há uma maquininha que zera qualquer centralina, de qualquer modelo.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #131 Online: 24 Dezembro 2011 às 17:50:14 »
Violam o código com uma arma na mão, o famoso Roubo, levam a chave com o carro.

E ainda, quando partem para o furto, há uma maquininha que zera qualquer centralina, de qualquer modelo.

Lucius

Ainda bem que vivo em SC nunca ouvi de -conhecido- nenhum roubo de carro à mão armada, falo
em Blumenau.

Mas furtos ocorrem sim, na Universidade onde estudei era um ponto campeão de ocorrências.
Agora, dessa maquinninha já ouvi falar, mas será que zera todos? Porque o seguro de carro
é regido também pelo histórico de furtos e o seguro da Honda por ex. é baratíssimo.


*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #132 Online: 24 Dezembro 2011 às 20:24:22 »
Thomas,

O primeiro Gol me roubaram à mão armada, tirando o nenê do carro. O segundo estacionei na rua e quando voltei nada dele.

E ainda diziam que ele tem "o transponder da Lamborghini"... o fato é que tenho a chave até hoje e o carro se foi.

Tb tenho afeição pelo Jetta, mas depois dessa, VW nunca mais.

BTW, hoje passou por mim um gol com filme, todos os vidros fechados, e o alarme disparado...
"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #133 Online: 24 Dezembro 2011 às 21:19:09 »
Thomas,

O primeiro Gol me roubaram à mão armada, tirando o nenê do carro. O segundo estacionei na rua e quando voltei nada dele.

E ainda diziam que ele tem "o transponder da Lamborghini"... o fato é que tenho a chave até hoje e o carro se foi.

Tb tenho afeição pelo Jetta, mas depois dessa, VW nunca mais.

BTW, hoje passou por mim um gol com filme, todos os vidros fechados, e o alarme disparado...


Que a VW é campeã de alvo de furtos isso é fato, o gol deve liderar a lista a mais de 20 anos.

Agora sobre Vintages, muito belos os exemplares das fotos, no Brasil é difícil adquirir uma peça desse calibre.

Com tantos clássicos é mesmo difícil eleger uma paixão única rsrs Mas um fusca alemão para mim já era um bom projeto.
Já notaram como é diferente o som do motor VW alemão de época para o produzido no Brasil?

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #134 Online: 25 Dezembro 2011 às 02:55:19 »
Tomas,

Para entendermos a questão do preço do seguro temos que entender a frequencia de sinistros na proporção do volume produzido de um veículo, falando a grosso modo.

Este é meu metier, não, não sou atuário, mas vivo os "intestinos" do mercado segurador.

O seguro do Honda é mais barato porque o veículo não é visado para desmanche, gols, unos, pálios alimentam um mercado cinza de peças e é um ciclo vicioso, tem grande produção, o mercado necessita de "estoque' para peças de reposição baratas, facilidades para furtos e os preços de prêmio vão se elevando.

Não pense que todo veículo roubado/furtado no país vai para paraguay ou bolivia, fica a maior parte de tudo aqui mesmo e são cortados em poquissimo tempo para gerar peças.

Veículos como o Honda, p. ex., tem relativo pouco volume e seus roubos/furtos são para servir a "encomendas" e também para funcionar como veículos de escolta ou ou transporte em açoes criminosas diversas, tendo também bom índice de recuperação.

Uma vez estive em uma palestra do finado Romeu Tuma, que disse que se todo veículo furtado/roubado no pais tivesse como destino o paraguay, teriam que colocar um carro em cima do outro por lá, deixando claro que o mercado interno absorve estes produtos de ilícito.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #135 Online: 25 Dezembro 2011 às 10:15:34 »
Bela explicação Lucius =)
Sobre as 'ecomendas' já tinha ouvido falar.
Mas alguns vão para o Paraguay ainda, não todos, mas vão.
Nunca me esqueço da gafe do Presidente paraguaio (lá por 1998) que
tinha um BMW blindada e até tinha sistema anti-gás, saiu na VEJA...
......era roubada do Brasil


BMW roubado usado pelo presidente paraguaio é devolvido ao Brasil (notícia de época)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u27961.shtml


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #136 Online: 25 Dezembro 2011 às 14:41:32 »
Não querendo fugir muito do assunto, mas sempre simpatizei com a Chevrolet num geral. Mas há anos deteesto seus produtos lançados no Brasil. Os últimos carros decentes que a Chevrolet fez por aqui foi o Monza e a primeira geração do Vectra. Depois disso, a qualidade despencou. Tive contato próximo com dois Astras e dois Corsas posteriores ao ano 2000 e fiquei surpreso com a falta total de qualidade em tudo quando comparado com, na época, meu Monza. OS quatro carros citados deram defeitos gravíssimos dentro dos primeiros 6 meses de uso. Fora problemas como péssimo ajuste de suspensão, péssima relação de marchas, e por aí vai. O Corsa 1.0 tinha uma relãção que pedia que você usasse a quinta marcha após os 70 km/h. Ou seja, até essa velocidade, você tinha que ficar brigando entre 4 marchas para decidir qual usar. A primeira ia aos 10 km/h, a segunda aos 20 km/h, a terceira até uns 40 km/h e a quarta estourando até os 80 km/h.

E desde o final da década de 1990 até o presente ano, a GM do Brasil estava com os carros mais desatualizados feitos por aqui. Fora a papagaiada do Astra virar Vectra por aqui... enfim. Só se salvava o Omega, lógico, era importado. Dirigi um Omega 2010... o bicho simplesmente voa. O cambio é excelente, está sempre na marcha certa, dispensando usar o modo esportivo ou o semi-automático para obter bom desempenho, e sem comprometer o conforto.

Resta a esperança de que agora, vários anos atrasados, a GM do Brasil volte a ter pelo menos qualidade nos novos carros, e motores deste século. Até que enfim a linha está toda renovada, com os tais Cobalt, "Cruzes" e etc. Espero que prestem. O tempo dirá.


Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #137 Online: 25 Dezembro 2011 às 14:50:35 »
Ah, fui criado em carros grandes. Galaxie e Maverick, depois um Opala. Aliás, aprendi a dirigir nesse Opala Comodoro. Meu primeiro e segundo carros foram dois Monza.

Gostou de Peugeot. Começou porque meu pai comprou um 405 e lá no final da década de 1990 era um carro bem mais moderno, mais potente, mais estável e mais confortável que todos os concorrentes nacionais. Tinha preço um pouco maior que um nacional mas oferecia quase o mesmo que um bom alemão. Não dava defeito e a manutenção não era cara. Bom carro, ficamos com ele um tempão.

Acabou que hoje tenho um 406 3.0 V6, versão "executive", top de linha. O carro tem tudo que um BMW série 3 ou quase tudo que um série 5, ou tudo que um MB classe C e quase tudo que um classe E. Tem motor de 210 cavalos, 28 kg.m de torque, 4 airbags, controle de estabilidade, controle de tração, frenagem de emergencia, direção eletro-hidráulica, sensor de chuva, sensor de luminosidade, banco com ajuste elétrico e memória para o banco do motorista conjugado com a posição dos retrovisores, entre outras viadagens que muito carro de luxo mais moderno não tem. O único opção que ele não tem, ainda bem, é suspensão eletrônica. A manuntenção deve ser um saco, e cara. Não é perfeito: o câmbio automático de 4 marchas privilegia demais o conforto, o que significa que para ter mais agilidade no trânsito urbano tem que usar o modo esportivo ou travar o cambio em primeira e segunda, já que a segunda vai até 130 km/h.

Não é barato de manter, e isso eu sabia desde o princípio. Vai fácil um salário mínimo de gasolina por mês. Já tive que trocar as seis bobinas e jogo de velas, de platina e os cambal. Ok, duram pacas, e eu podia colocar velas de 30 reais o jogo, mas queria tudo certinho, então é uma manutenção simples mas que custa bem caro.
O conforto ao rodar e estabilidade é excelente, melhor do que alguns BMW e MB e já vi mecânicos confirmar isso também. É muito confortável nesse rally que é São Paulo, mas ao mesmo tempo muito estável em curvas em alta velocidade. As rodas traseiras têm esterçamento passivo, o que ajuda muito. O resultado, só como comparação, é que o New Civic da minha mãe parece uma Kombi em termos de estabilidade perto do 406.

Sim, sim, eu sei, comercialmente, meu carro é um "casamento". Não vale nada. Tanto que o 3.0 vale a mesma coisa que um 2.0, pois brasileiro é assim, quer ter carrão mas não quer dar de mamar pro bicho, por isso ninguém quer motor grande. Todo carro usado por aí é assim, o motor grande vale a mesma coisa que o menor.

Mas mesmo com a manutenção cara, prefiro ir mantendo, pois hoje, eu não gastaria menos de R$ 95.000,00 para ter um carro equivalente. Sem chance, não posso.

Enfim, nunca tivemos em casa Peugeots pequenos, que são aqueles em que 90% do povo se baseia para opinar sobre a marca. Há quem adora, há quem odeie. Eu e minha família pelo menos, que tivemos dois sedãs grandes da marca, não temos do que nos queixar.


Não gostei do fato do novo 408 ser na verdade um 308 sedã. A série 400 encolheu. Acho que a Peugeot poderia trazer o 508 para cá.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 25 Dezembro 2011 às 15:08:08 por Adriano »

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #138 Online: 25 Dezembro 2011 às 14:59:27 »
Puxa vida é mesmo, a GM ostentou a posição de montadora líder por 77 anos....eu não sei como esses caras pisam assim no tomate, isso
se chama a 'economia do palito' - e se perde o churrasco, vão ter que investir pesado em tecnologia e melhorias, eles parecem que dormem!
Ainda boto fé nas montadoras caucasianas por um comentário da famosa 'Top Gear' com o qual compactuo
e endosso de que 'dos carros orientais só a Honda se vê que tem paixão por carros'....olha as linhas do OMEGA 2010 e do Captiva, tem alma!
Nenhum carro da Nissan me atrai...

Hoje tenho um Honda New Civic 2008...um show pra mim.

[adicionando pela sua nova mensagem]
Eu passo longe da Peugeot pelo fato dos modelos 207 e 307 terem provado ter sido ruins, dos colegas que tinham eles
só ouvi reclamações de todo tipo ( e bastante sobre o barulho dentro do carro, nada silencioso)..tanto
é que saíram de linha. O 307 era um obra de arte que para mim nenhum japa vai chegar perto, mas
era um pepino....perderam o cliente (adoraria ter um).
Espero que melhorem, sempre quis ter um 'Lyon'!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #139 Online: 25 Dezembro 2011 às 15:11:38 »
Pois é, já ouvi muita coisa sobre os Peugeot pequenos e médios. Não sei opinar sobre esses, mas sobre os grandes, não tenho do que reclamar. O meu 406 já é meio veinho, tá completando uns 95.000 km e ainda assim não ouço um pio dentro do carro. Não ouço nem sinto o motor ligado nem se acelerar ele em ponto morto até os 4.500 rpm. O carro não vibra nem um pouco, a vibração dele a 6.000 rpm é a mesma dele a 650 rpm, que é a rotação em marcha lenta. Não se ouve o motor dentro do carro, não se ouve nada.

Minha mãe tem um New Civic 2008 também. Acho um carrinho muito bom. Ainda estranho muito a sensibilidade do acelerador dele, sei lá, atinge-se 5.000 rpm pisando apenas 1/6 do curso dele... é estranho e demora para acostumar. Sou um cara baixo, tenho 1.71, mas mesmo assim estranho um pouco o espaço para as pernas. É batata eu meter o joelho em baixo do volante para sair dele. Mas de resto, acho muito legal. Motorzinho esperto. Se fosse mais equipado, mesmo na versão EXS, seria um forte candidato para meu futuro carro.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 25 Dezembro 2011 às 15:14:35 por Adriano »