Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?

  • 1511 Respostas
  • 391450 Visualizações
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #140 Online: 25 Dezembro 2011 às 15:55:34 »
Eu tenho 1.69 m  rsrs é só usar a regulagem de altura do banco e do volante.
O acelerador é sensível mesmo mas dirigindo algumas horas acostuma.
Agora dei uma olhadinha no Civic na garagem e pensei na Peugeot e naquele comentário que fiz:
vão ter de fazer algum malabarismo para eu sair da Honda.
Imagine então a Toyota...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #141 Online: 25 Dezembro 2011 às 16:07:52 »
É, mas se eu regular ele para a altura de banco e volante que eu sempre dirigi todo carro na vida, tenho que ter cuidado para não bater o joelho. Se subir o voltante, tampa parte do painel. E além disso eu costumo dirigir com o volante mais baixo que a maioria dos motoristas. Não sei a explicação, é que me sinto dirigindo um caminhã com volante alto.

Ah, e a alavanca do freio de mão bate direto no meu joelho enquanto dirijo.

É o que falei, até teria um, tanto que minha mãe comprou o dela por minha recomendação, pela confiabilidade e etc. que a maioria dos carros japoneses oferecem. É o melhor que há para quem não quer ter que ver cara de mecânico de jeito nenhum.

Mas tem essas coisinhas que me incomodam. E o tal acelerador dele, junto com o excessivo rev-hanging, é o pior de todos os carros que já dirigi. É diferente de todos. Para quem só usa um carro, acostuma, mas para quem dirige mais de um carro, incomoda.

Abraços!

Adriano

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #142 Online: 27 Dezembro 2011 às 08:56:06 »
Do já referido blog do Flávio Gomes

WARM UP

GUARUJÁ (e foi-se mais um dia) – “Warm up” é um baita nome. Era o último treininho, o de domingo, e acabaram com ele. Mas a expressão resiste. Sempre será preciso “warmupear” um carro de F-1. Vejam que espetáculo este vídeo que o serelepe Ricardo Divila mandou também ontem, com o procedimento de aquecimento de um carro antes de ele ir para a pista. O mais legal de tudo: o vídeo é de 1990, de um divino Leyton House by Adrian Newey. Faz 22 anos. E a F-1 já era assim, limpinha, asseada, precisa, asséptica (perdeu o “p”?), cheia de detalhes. A sala da fábrica parece uma UTI. Coisa linda de morrer, o carro. E hoje esses procedimentos são bem parecidos. Mudam alguns equipamentos, nada mais. O laptop, por exemplo. E os instrumentos no painel. Mas certas coisas, como esquentar o motor antes de sair, nunca vão mudar. É física pura.

Vídeo    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AIt20DAVbwI
Amplexos do Mário

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #143 Online: 27 Dezembro 2011 às 14:45:55 »
Me desculpe caro Mário, pois eu estava lendo os seus adendos aos textos automobilistícos, pois é muito lega o blog do Flávio Gomes, tem muita coisa bem vintage lá !!

Bom para mim que não vivi a época de ouro do automobilismo mundial!!
Eu Já tinha nascido (1983) mais não tinha interesse tão grande assim nesse época, pois intendia pouco sobre os termos técnicos!!

No blog do Flávio achei um link interessante sobre a aviação, nacional e mundial, militar e civil !!
Vou abrir um tópico aqui para o link, muito legal mesmo para que gosta, ou quer saber, ou aprender mais sobre a aviação!!

Valeu!! ;)

Abraços,
Cigano!

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #144 Online: 27 Dezembro 2011 às 15:05:57 »
Cigano, procure por aí porque o nosso amigo Aero já tinha criado um tópico sobre assuntos aeronáuticos!

Abraços com óleo 40 do Mário
Amplexos do Mário

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #145 Online: 27 Dezembro 2011 às 16:28:10 »
Paixão automobilística é uma coisa engraçada.
Eu gosto muito de carros, qualquer um, na verdade.
O primeirpo carro do meu pai foi um Dauphine que foi seguido por uma legião de fusquinhas.
Já eu, um belo dia me encantei por um Chevette, meu "El Primero", quatro portas e ar condicionado opcional - a opção era ou andar ou ligar o ar  ;D
Depois já curti alguns Fiats, Chevrolets, Volks, mas um carrinho que deixou saudades foi o Dodginho... eita carrinho manhoso...




*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #146 Online: 27 Dezembro 2011 às 16:46:18 »
Por falar em clássicos, meu pai teve um Fiat 127, apelidado carinhosamente de "vermelhinho"...

Foto da Net....

Na época em que meu pai tinha ele, havia apenas 3 exemplares destes rodando no país, um no Rio Grande do Sul, outro em Tocantins, e o do meu pai aqui em Mato Grosso do Sul...
Como o carro ficou parado por muito tempo aqui no quintal de casa, por conta de uma nova aquisição, o bichinho estava se acabando, no sol e chuva, e meu pai com a grana curta, não podia restaurar ou reformar, acabou doando para um colega.

Como ele não tinha como reorganizar a documentação, pois ele tinha sido apreendido como contrabando, e o seu dono preso por contrabando, assim que o dono saiu da prisão, meu pai comprou, e conseguiu uma espécie de alvará para rodar com o carro, então não tinha como transferir o carrinho, o novo dono, teve que alterar os chassis para o nacional 147 para poder legalizar, feito isso, o carro passou ser azul, mais mantendo o restante todo original...

Ainda vejo ele rodando por aqui !!
« Última modificação: 27 Dezembro 2011 às 16:47:50 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #147 Online: 27 Dezembro 2011 às 19:26:03 »
Meu pai teve um Gol Chaleira BX Verde com motor refrigerado a ar...apesar de terem dado má fama, foi um bom carro, nunca incomodou.

Foto da Net também...sabe se lá onde está rodando (se é que já não foi desmanchado).




Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #148 Online: 27 Dezembro 2011 às 21:33:33 »
"Meu primeiro carro", ou, na verdade, o primeiro carro que minha mãe foi perdendo para o meu uso, foi um Gol BX 85, zerinho...

Não tinha espelho retrovisor direito, fechadura do lado direito, carpete na parte dos passageiros traseiros, não tinha lâmpadas de ré, não tinha apoios de cabeça e somente o banco do motorista tinha reclinação. Nos namoros no Koxixo´s o carro era amaldiçoado com força!

Por conta de dois carburadores, a equalização era difícil e o carro bebia muito e andava pouco.

Pé de boi ao extremo, mas foi com ele que aprendi a guiar de verdade. Não, não estou dizendo que virei piloto, mas que por guiar o carro no dia-a-dia da cidade, foi o carro em que aprendi a guiar.

O carro tinha uma coisa MUITO legal: sei lá por que cargas d´água, ainda mais em uma época em que a importação era quase que totalmente fechada, meu velho trocou o volante que era um aro de ferro com uma fina e péssima cobertura de plástico por um volante da MOMO!

O volante era melhor do que o carro inteiro... ;D ;D ;D ;D ;D E talvez mais caro. ;D

Nele aprendi a "instalar" um som, composto por um toca-fitas auto-reverse :o :o :o Los Angeles, que era original do Comodoro do meu avô (original da concessionária, penso eu) e que "herdei" com a venda do carro, um equalizador Tojo Gr-200 e vários alto-falantes pelo carro.

Sinceramente, saudosismo bate ao lembrar disso, mas saudades dessas carroças e de tantas outras, não tenho.

Abraços do Mário
« Última modificação: 27 Dezembro 2011 às 21:45:21 por Mario_Fpolis »
Amplexos do Mário

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #149 Online: 28 Dezembro 2011 às 01:17:46 »
Sim, aqui chamamos de GOL "Batedeira"... meu colega comprou um em estado razoável por 600,00, e com os docs em dia.
Ele empurrou para oficina, deu um up no motor, colocou tudo em dia, 220,00 gastos, depois funilaria e pintura, mais 1,200 reais, tapeçaria 500,00, pneusada nova, Pirelli 516,00, total, 3.036,00 gastos no golzinho... vendeu por 6.500,00... Lucrou 3.464,00 !!
Abraços,
Cigano!

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #150 Online: 28 Dezembro 2011 às 10:40:43 »
Sim, aqui chamamos de GOL "Batedeira"... meu colega comprou um em estado razoável por 600,00, e com os docs em dia.
Ele empurrou para oficina, deu um up no motor, colocou tudo em dia, 220,00 gastos, depois funilaria e pintura, mais 1,200 reais, tapeçaria 500,00, pneusada nova, Pirelli 516,00, total, 3.036,00 gastos no golzinho... vendeu por 6.500,00... Lucrou 3.464,00 !!


O que é interessante desses velhos BX, ou 'Batedeira'  é aquilo que narrastes: o cidadão com 3 mil
reforma um carro desse todo. O charme mesmo é o motor refrigerado a ar. É tudo simples e funcional.





*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #151 Online: 28 Dezembro 2011 às 11:09:12 »
É verdade caro Thomas, sei dos valores porque eu acompanhei na maior parte das empreitadas !!

Ficou muito bem feito o "Golzinho" :D
Abraços,
Cigano!

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #152 Online: 30 Dezembro 2011 às 02:32:49 »
Eu , tenho paixão por relógios japoneses, e por carros, não é diferente.
Sou subarista, tenho 2 subarus, um legacy 2001 2.0 e uma outback 1998 , ambos de cor verde, 4x4  e automáticos.
São carros que nao encomodam, e são muito seguros.

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #153 Online: 31 Dezembro 2011 às 17:57:44 »
Eu , tenho paixão por relógios japoneses, e por carros, não é diferente.
Sou subarista, tenho 2 subarus, um legacy 2001 2.0 e uma outback 1998 , ambos de cor verde, 4x4  e automáticos.
São carros que nao encomodam, e são muito seguros.

E a manutenção, quando tem de mexer, é muito cara?
Quanto fica por ex. as molas e o disco de embreagem?

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #154 Online: 31 Dezembro 2011 às 18:46:06 »
Ex.. fazer um motor de cabo a rabo com tudo novo e mao de obra, 5500 reais.. pastilhas de freio, filtro de oleo, essas coisas tem um preço normal, parelho com vectras etc, onde o bicho pega é no seguro, nenhuma companhia faz, e quando faz é 40% do valor do carro...
Sobre embreagem eu nao sei te dizer pq todos os que eu tive e tenho foram automaticos, mas acho que nao é nada fora do comum...

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #155 Online: 31 Dezembro 2011 às 22:00:04 »
"Sobre embreagem eu nao sei te dizer pq todos os que eu tive e tenho foram automáticos,..."

"Não é perfeito: o câmbio automático de 4 marchas privilegia demais o conforto, o que significa que para ter mais agilidade no trânsito urbano..."

Olá amigos...
Muito se fala sobre o Brasileiro não "querer os/gostar dos /aceitar os (se lá o que dizer -  :-\ :-\ :-\) câmbios automáticos...
Os amigos que têm / tiveram um carro automático, poderiam falar algo sobre???  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
« Última modificação: 31 Dezembro 2011 às 22:01:46 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #156 Online: 31 Dezembro 2011 às 22:06:55 »
Já dirigi um Corolla Automático, foi a primeira e última vez, o carro dirige para você, você não controla o avanço
ele é modulado para baixas rotações, isso faz de uma retomada ou arrancada rápida difícil, tem o modo 'race' mas sei lá, prefiro ter as marchas na mão!
O Azera já tem o 'semi-automárico', empurrando a alavanca para frente ou trás você muda as marchas.

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #157 Online: 31 Dezembro 2011 às 22:17:29 »
Um pouquinho sobre carros automaticos... Eu ja tive mais de 10 carros com cambio automatico, e comecei com eles por necessidade, e não por que queria, pois sou deficiente fisico, e depois de 12 anos de carteira o detran decidiu que eu nao poderia mais guiar vaiculo com cambio mecanico.
Pros:

conforto:   ainda mais no transito que está cada dia pior, voce nao se cansa, pois só acelera e freia.

durabilidade:  de homocineticas etc

custo :nao tem embreagem, portanto nao precisa mexer nisso, um dos meus carro está com 190 mil km e a caixa está perfeita, e nunca foi aberta, somente troca de oleo e filtro, se fosse mecanico, ja teria marchado com umas 2 ou 3 embreagens.

roubo carros automaticos dificilmente são roubado, justamente pelo estigma de manco, ou pouco esportivo, os vagabundos querem carros para correr. " tomara que continuem pensando assim! "

contras:

consumo... ex um carro marca e modelo x mecanico faz 10 km/litro na cidade, o mesmo carro fará 8- 8,5 no mesmo circuito.


Na questao comentada pelo colega " gosto de ter as marchas na mão" .....
Se voce soubesse as manhas de um cambio automatico, nao faria tal afirmação, pois existe um sistema chamado kick down, que baixa as marchas ao gosto do fregues, e ainda, voce pode bloquear, ou baixar as marchas manualmente.

No mais, só vejo vantagens. Claro, tem o consumo, mas esse é o custo do conforto que só um automatico pode oferecer.



Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #158 Online: 31 Dezembro 2011 às 22:26:13 »
Já me falaram que o FIT automático é mais econômico que o manual....vai saber...

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #159 Online: 31 Dezembro 2011 às 22:28:13 »
o fit usa cambio CVT, é um pouco diferente do automatico " comum" ...  Mais economico eu nao acredito, mas  que fica elas por elas com o mecanico pode ser.