Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?

  • 1511 Respostas
  • 392222 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #240 Online: 14 Janeiro 2012 às 20:03:47 »
Salve, amigos!

Pois é...
Nós já fizemos "piadas", andamos visitando sites de "bizarrices", rimos e tal...
Tudo isso, de certa forma, "faz parte", né?   ::)  ;)

Mas,...
Vamos voltar a falar da tal "paixão automobilística", que eu imagino ser o que atrai mesmo o pessoal por aqui neste tópico?  8)

Então, que tal voltarmos a pôr as rodas no chão?
Por exemplo,...
Que tal falarmos daquelas tentativas (algumas bem sucedidas) da indústria nacional de criar modelos (totalmente ou não...) idealizados por aqui, seja esportivos ou mesmo "fora de série", para os nossos padrões, claro.

Bem,...
Nós poderíamos começar com o Capeta da Willys...



Que na verdade, foi mais ou menos como aquele personagem de novela...
..."foi sem nunca ter sido".  ::)

Quem lembra dele?

Abraços,
Alberto

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #241 Online: 14 Janeiro 2012 às 21:07:11 »
Nunca ouvi falar mas se parece muito com o Santa-Fé...bastante raro também!

*

Alberto Ferreira

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #242 Online: 15 Janeiro 2012 às 16:52:16 »
Salve!

Ok!
Então ouçam...  ;)

O Capeta foi um protótipo, na verdade nunca chegou nem mesmo às pré-séries...

E qual é sua "importância"?

Bem,...
Naqueles idos de 1960 e tal...
Alguns de nós sonhávamos com uma indústria automobilística, por assim dizer, "independente", em termos de criação, de projetos, etc.

Eu era um candidato a estudante de Engenharia...
Na dúvida se devia seguir ir para a Engenharia Naval ou a Automobilística, as "bolas da vez"...

Bom,...
Isso é o lado pessoal/emocional...  ;)  :D

Mas,...

Em 1960 a Willys mostrou o protótipo do Capeta, no Salão do Automóvel.



E eu sonhava...
Ser um dia um projetista de carros nacionais...



 :D  8)

Nunca fui...
Fui para outro "lado", o das máquinas de mineração e construção civil pesadas.


Mas,...
Como o mundo dá lá as suas voltas, o meu filho mais velho sentiu a chamada do DNA...  ;), e está na Ford, trabalhando com projetos de automóveis...

Bem,...
E sobre o Capeta?
Bem,...
Vamos ver se alguém tem algo a dizer...
Se não, depois eu conto um pouco mais...  ;)

Abraços a todos,
Alberto

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #243 Online: 15 Janeiro 2012 às 23:20:03 »
Interessante a história desse carro...nunca tinha ouvido falar de um carro esportivo de fibra da willys... mas uma duvida surgiu agora; qual seria a motorização dessa raridade? Talvez um 6cc do jeep willys com caixa para velocidade? É estranho um carro de fibra dessa época que não use motor de fusca ou de opala rsrsrs. Pena que não foi para frente...o design é bem legal.... só o nome que deve ter assustado os mais católicos rsrsrs

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #244 Online: 15 Janeiro 2012 às 23:55:07 »
Só uma correção: esse carro, é normal não ter usado o motor do Opala. Segundo consta no tópico, o protótipo data de 1960 e o Opala, surgiu alguns anos mais tarde.
Abraços,

SANDRO

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #245 Online: 16 Janeiro 2012 às 00:48:31 »
sim sim sat... verdade. é mais porque convenhou-se utilizar esses tipos de motorizações em carros desse tipo... na vdd , apesar do opala não existir em 1960 , se bem me lembro o caminhão brasil (que tinha a mesma motorização dos primeiros opalas) já existia nessa época com motor 6 cilidros 3100. me corrijam se eu estiver errado.
« Última modificação: 16 Janeiro 2012 às 00:53:20 por Mechanical pulse »

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #246 Online: 16 Janeiro 2012 às 02:09:42 »
Alberto, no google achei essa matéria, do sempre confiável Roberto Nasser

http://www.maxicar.com.br/old/reporter/rmbn.asp
Amplexos do Mário

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #247 Online: 16 Janeiro 2012 às 02:24:02 »
Grande mestre Mário, sempre trazendo links, e textos legais...

Obrigado por compartilhar mais esse!!

Não consegui acompanhar você nas conversas, depois que comecei a ler, fiquei meio boiando...


Tenha um ótima semana!! :D
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #248 Online: 16 Janeiro 2012 às 10:23:45 »
Salve!

Pois é...
Como conta brevemente o texto do site do Roberto Nasser, curador do museu onde está o carro, em Brasília, o Capeta foi único.
Só foi feito um exemplar.

Na verdade nunca ficou muito claro se ele era um protótipo, apenas um "carro conceito", um exercício de design, ou um "dream car"... ...da época.
Eu apostaria na primeira hipótese, um protótipo, dado o nível de evolução e acabamento do projeto.
Na verdade era um carro devidamente criado, nos padrões da época, com todas as fases da elaboração de um protótipo.

Como vivente daquela época, e olha que eu fui até "coroinha" e Congregado Mariano, eu não senti nada de "problemático" no nome, não...  ::)
O Capeta soava, pelo menos no geral, eu creio, como "endiabrado", "capetinha", ou algo do gênero.

Na época, e posteriormente, houve quem visse no carro uma inspiração em uma Ferrari da época...


A FERRARI 250GT by Bertone

Por conta disso...


Onde alguns viram "semelhanças"...


Bem,...
Quem conhece um mínimo de automóveis sabe que...

- Carros, especialmente os esportivos, têm "influências" (sofrem e causam...), o design costuma ter a cara de uma época. Sem que isso caracterize uma cópia.

- Os fundamentos e características, "motorização", potência, suspensão, câmbio, chassis, e quase tudo o mais nestes dois modelos, são muito diferentes.

A "história", eu diria a saga, do Capeta tem muitas "facetas" e, infelizmente (vide o tempo em que após a morte do Roberto Lee, dono do Museu em Caçapava, passou por todos aquelas "descasos" que nos caracteriza... A falta de "respeito", ou interesse, pela própria história...

O carro ficou lá, empoeirado (mas isso foi o "de menos"), teve peças roubadas, só não sumiu por obra do "acaso" e, posteriormente, de uns poucos que pensam diferente com relação à memória histórica de um povo, ou "comunidade".

Pois é...
O "papo" pode se alongar, e podem ser feitas analogias com quaisquer outras coisas "vintages", até relógios...

E,...
Quem não sabia... Agora tem como pensar no assunto, eu creio.

É mais ou menos isso.  ;)
 8)

Abraços,
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #249 Online: 16 Janeiro 2012 às 10:31:30 »
...
...nunca tinha ouvido falar de um carro esportivo de fibra da willys...
...


Não?  ::)

E o(s) Interlagos?







Origem das fotos: NET

Fabricado durante anos e em várias versões...
Berlineta, conversível, de "competição"...

Abraços!
Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #250 Online: 16 Janeiro 2012 às 12:46:47 »
Uma "réplica" de um Rolex, é uma falsificação de um Rolex. Ele tenta se passar por Rolex. A maioria das pessoas que compra, afirmam ser originais. Querem passar a idéia de ser um Rolex.
Uma réplica de um automóvel, ele copia o desenho original, mas o FABRICANTE imprime sua marca nele. Os Chamonix vem com os logos da empresa. E não da Porsche. Não acho que alguém que compra uma replica de Cobra Daytona, por exemplo (tem um fabricante sul-africano que faz umas fantásticas.) tenta se passar como proprietário de um legítimo Daytona.
Não acho que seja a mesma coisa.
OFF.: não sei se os amigos conhecem, mas ha uma fábrica na Argentina que produz réplicas de Bugatti, que são consideradas as melhores do mundo.

Jota, estou citando sua mensagem apenas para ilustrar e continuar a troca de idéias, até porque ainda não tenho opinião sobre o tema.
Outro esclarecimento, estou usando o termo réplica como sinônimo de falsificação, aqui no dicionário que consultei diz, réplica = reprodução = cópia, passarei a usar réplica/falsificação.

Não sei se concordo que uma réplica/falsificação de Rolex tente se passar mais ou menos por verdadeiro que um carro na mesma situação, quem compra um relógio por r$150 quando o original custa r$15k sabe onde está pisando, acho que quem é enganado em uma transação deste tipo, onde o réplica/falsificação passa por verdadeiro é uma situação raríssima, nem deve ser considerado. Alguém conhece quem tenha comprado um Rolex falso achando que comprou verdadeiro?
Fiz um pesquisa no "google images" por "porsche envemo", simploriamente, sem intenção científica, e muitas das fotos que foram apresentadas mostram o escrito "PORSCHE" no carro, logo, os proprietários dos carros não me parecem tão interessados em esclarecer a origem. Não achei nenhum com ENVEMO escrito, poucos não tem nada escrito, e muitos tem PORSCHE.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #251 Online: 16 Janeiro 2012 às 13:50:51 »
Salve!

Bem,...
O assunto pode ter alguns, digamos assim, entendimentos diferentes.

Falco,
Prosseguindo com a "troca de idéia", eu faria uma pergunta, para pensarmos em conjunto.


Aliás, duas...

- A Envemo vende, entrega, o carro com o logo da Porsche?
Se o faz, há duas alternativas, ou é legal (permitido, portanto), ou não (o que eu não acredito muito, pois a empresa teria que responder por isso).

- Se são os proprietários que, a bem de uma maior "fidelidade"  ;), o fazem... Haveria como, ou porque, coibir? Como?


E eu fico pensando numa outra coisa...
A de declarar (explicitamente) quem fez a réplica, etc...

Alguns museus expõem réplicas de várias coisas.
E é dito ser uma réplica, mas eu não sei se (sempre) é declarada a autoria da tal réplica (o artesão, pintor copista, ou algo assim).

Para mim, o que tem que ser separado é réplica/falsificação = burla e réplica = reprodução.
O nome pelo qual a coisa é chamada, no meu entender, é puro eufemismo.

Eufemismo que muitos usam como se fosse...
...uma "réplica/burla".  ;)


Claro está que em nenhum momento nós estamos "discutindo" a burla aos direitos autorais... Isso é outra coisa.

Abraços,
Alberto


PS:
Ah!
Quando eu perguntei se a Envemo vende ou entrega o correto seria manter os verbos no passado, pois ela já encerrou as suas ativvidades.
Bem entendido...

Já os "herdeiros", as empresas que adquiriram o "ferramental", etc, eu francamente não sei se mantêm ou mantiveram a mesma qualidade do projeto da Envemo. Mas a pergunta permanece.
« Última modificação: 16 Janeiro 2012 às 17:22:36 por Alberto Ferreira »

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #252 Online: 16 Janeiro 2012 às 16:14:49 »

Para mim, o que tem que ser separado é réplica/falsificação = burla e réplica = reprodução.

É este o ponto.

Na falta de um vocábulo melhor para cristalizar todos estes conceitos em português, pois não sei se contrafação teria o mesmo alcance, podemos nos valer do ingles "COUNTERFEIT" para ilustrar a ideia.

Lucius
« Última modificação: 16 Janeiro 2012 às 16:17:31 por lucius »
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #253 Online: 16 Janeiro 2012 às 16:37:27 »
rsrsrs. vdd alberto , tinha me esquecido do interlagos. Gosto de carros antigos mas confesso que ainda tenho muito o que aprender. O pouco que ouvi nas conversas que tive com meu pai , que efetivamente viveu nessa época , não ligaram o nome interlagos a marca willys ai ficou aquele vazio...
A nossa história automobilistica é bastante rica , principalmente nesse periodo.

*

vinniearques

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #254 Online: 16 Janeiro 2012 às 18:21:58 »
A unica coisa que muda na envemo é que está replica se tornou cult e hoje custa metade de uma Porsche verdadeira ( se a envemo estiver perfeita claro), por ter se tornado cult, entendeu, digamos que alguma marca faça uma replica identica a um Rolex só com outro nome e seja inclusive elogiada pela Rolex na epoca, ai daqui 15 anos descobre-se que essa replica tem uma serie de peculiaridades que a tornam um classico ( diferenças na maquina, rara configuração e tudo mais que a imaginação pode chegar) e os colecionadores começem a querer essa copia na coleção e descobre-se tambem que das feitas restam pouco mais que 50 unidades pelo mundo, com certeza se essa hipotese se tornasse real, pode ter certeza que essa copia antiga de rolex, chegaria num preço bem proximo de um rolex comum de hoje.

*

vinniearques

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #255 Online: 16 Janeiro 2012 às 18:25:40 »
faltou valores no exemplo uma Porsche dessas num valor justo ( não o que alguns loucos estão praticando com carros antigos, onde qualquer sucata custa 20 mil) chegaria a uns 120 mil no maximo, hoje uma replica Envemo placa preta perfeita vende-se por 60 mil reais tranquilamente ( falo com conhecimento de causa, pois o hobby do meu pai é reformar e vender carros antigos)

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #256 Online: 16 Janeiro 2012 às 19:51:15 »
...Para mim, o que tem que ser separado é réplica/falsificação = burla e réplica = reprodução.
O nome pelo qual a coisa é chamada, no meu entender, é puro eufemismo...

Penso igual, a discussão é o "ato", ou melhor, o "produto" a tipificação não nos interessa, neste momento.

Sobre o "burla x reprodução" me parece claro que, nem a empresa que faz as réplicas de carros (pelos documentos e características físicas) e nem a empresa que faz as réplicas de relógios (pelo preço e também pelas características físicas) tem intenção de enganar (burlar) o seu consumidor (quem compra seus produtos) uma vez que, nos dois casos, é claro que se trata de réplicas.

A unica coisa que muda na envemo é que está replica se tornou cult e hoje custa metade de uma Porsche verdadeira ( se a envemo estiver perfeita claro), por ter se tornado cult, entendeu, digamos que alguma marca faça uma replica identica a um Rolex só com outro nome e seja inclusive elogiada pela Rolex na epoca, ai daqui 15 anos descobre-se que essa replica tem uma serie de peculiaridades que a tornam um classico ( diferenças na maquina, rara configuração e tudo mais que a imaginação pode chegar) e os colecionadores começem a querer essa copia na coleção e descobre-se tambem que das feitas restam pouco mais que 50 unidades pelo mundo, com certeza se essa hipotese se tornasse real, pode ter certeza que essa copia antiga de rolex, chegaria num preço bem proximo de um rolex comum de hoje.

Aí é um ponto interessante, onde discordamos, dos poucos colecionadores "hardcore" de Rolex que conheço (conheço por ler os fóruns e sites) nenhum teria o pagaria por esta réplica hipotética que descreveu, no máximo como curiosidade, pelo ridículo da situação, seria um exemplar "exótico" de forma depreciativa. Já no caso do carro, no exemplo do Envemo, se quiser, não me parece que este tenha este caráter de "alegoria" em uma coleção.
Mas, para que fique claro, não falo deste envemo apenas, digo a indústria de réplicas de carros como um todo.
Tenho uma curiosidade, como é visto este Envemo pelos apreciadores de Porsche (não pergunto sob a ótica dos apreciadores de carros, antigos ou não, mas da marca), é uma carro desejado por que tem um 356(?) original? Se sim, pela curiosidade ou pelo carro por si?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

vinniearques

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #257 Online: 16 Janeiro 2012 às 21:35:29 »
olha eu posso falar por conhecimento de causa pois meu pai tem hoje ( graças a deus fruto de muito trabalho) uma 911 antiga original e já teve 914 ( essa uma meio Porsche meio Volks) mais que é considerada Porsche! vou postar amanha fotos da 914, a 911 ainda não tenho foto mais vou providenciar! e me baseando nele que afirmo que pelo menos no caso dele sim, pois ele tem uma 911 e mesmo assim quis a super 90 ( nome oficial da envemo), mais isso é um caso ilolado né, mais quando vou aos eventos, normalmente eu vou com a envemo e ele com 911e as duas fazem um certo sucesso, principalmente em eventos do volks porsche, que fazemos parte! e por incrivel que parece meu tio tem uma carrera cabriolet, não sei ao certo o modelo mais a dele é 2005 e acaba não fazendo tanto sucesso, apesar de ser BEm mais cara que a 911 antia

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #258 Online: 17 Janeiro 2012 às 07:37:46 »
Oi pessoal !

Ih, agora a conversa ficou interessante !!

Eu ADORO os carros "artesanais" brasileiros dos anos 60 & 70. Bianco, Santa matilde, miura, interlagos, puma, e outros mais... Sendo que o ultimo, e o mais "radical" de todos, foi o hofstetter (conhecem ?).

Quanto ao Envemo, é uma das réplicas mais interessantes que existem, pela qualidade de fabricação. No entanto, em termos de valor, aqui na  Europa, um 356 coupê sai a partir de 30/35 mil euros, o que limita o valor de mercado de um Envemo a 20/25000 euros, no maximo (quer dizer, entre 45 e 55000 reais, isso valor ja "importado" aqui !). A impressão que eu tenho é que até pra carro antigo, atualmente brasileiro paga o mesmo carro mais caro que todo o mundo... Pode ??

So pra ilustrar um pouquinho o topico, o tal hofstetter era assim :



1 abraço !

Bruno
« Última modificação: 17 Janeiro 2012 às 07:48:59 por Bruno Recchia »

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #259 Online: 17 Janeiro 2012 às 10:28:02 »
O aríete carenado? Conheço sim!

Um me ultrapassou uma vez aqui em Floripa, o modelo com aerofólio, branco, lindíssimo!

A Motor3 fez um teste dele que foi uma coisa linda de ler, ficou na cabeceira por muito tempo.

http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_139910.shtml

http://www.garagemdobellote.com.br/2009/04/hofstetter-turbo.html#axzz1jim6f5h6

http://bestcars.uol.com.br/ph/154a.htm

No teste da BestCars, com uma foto do chassis, dá para entender o porquê de a Motor3 ter chamado o carro de aríete carenado.

Abraços do Mário

« Última modificação: 17 Janeiro 2012 às 11:18:42 por Mario_Fpolis »
Amplexos do Mário