Meu primeiro post nesse tópico! Sou louco por carros desde criancinha... Meu pai andou de Formula Vê e Super Vê, correu algumas edições de Mil Milhas e também andou em algumas provas do campeonato de marcas em 1900 e guaraná com rolha. Nunca foi essa a ocupação principal dele e ele nunca chegou a ser alguém famoso ou conhecido. Em todo caso, carro e motor sempre foram assunto em casa. Só comecei a jogar futebol na escola lá pro meio do primário; em casa não sabia o que era bola, só o que era pistão!
Por isso, fico um pouco chateado (andei lendo mensagens antigas) com esse negócio de motorzinho turbo e câmbio de mil marchas. Gosto de carro aspirado, virador, com curva de torque sem buracos e crescente até 7, 8, 9 mil giros. Com os peidos das vacas, os oceanos e a china queimando carvão até não poder mais, nego vem reclamar da emissão dos carros? Tá louco. Esses motores tem uma curva de torque horrível, feia. Uma patada plana de 2 até 4k rpms e, depois, estrangula porque ou a turbina é pequena pra encher em baixa e não ter lag, ou é grande pra empurrar em altas rotações.
Não gosto. E lamento muito a Formula 1 usando motores V6 turbo após 2014. Acho ridículo... Nos números, pode ser fantástico. A 328i é mais rápida do que a 330i antiga. Mas o barulho, a construção do motor, a curva de torque e a experiência de guiar um carro desses na pista é incomparável. Esses novos turbinhos podem ser ótimos pocket rockets para estradas americanas e provas de 1/4 de milha, mas o duro é entrar numa curva de raio longo e precisar passar duas ou três marchas porque a porcaria do motor tem uma faixa ótima de trabalho que não é maior do que 2 mil rpms.
Não faz a minha cabeça... Fico triste por meu carro ser blindado. Gostaria de tê-lo para sempre, coisa que é impossível com o estupro da blindagem. Na próxima aquisição, dificilmente vou conseguir escapar de um motor turbo.
Abs.,
LF
ps. sonho de consumo: M3, Carrera S e 458 Italia. tenho rezado pra BMW não trocar o V8 incrível (exatamente do jeito que eu gosto, virador, com torque em alta) por um 6cc turbo na próxima M3...