Aqui no Brasil o nível de preparo dos motoristas beira o ridículo. E a gente vê o estado gastando dinheiro colocando placas do tipo "não ande pelo acostamento" ou "não ultrapasse na linha contínua". Ora, isso devia estar entre as primeiras lições nas auto-escolas e não seria necessário colocar placas para sinalizar o óbvio.
As vezes tenho a impressão que tem gente que simplesmente não olha nos espelhos na estrada. Essa situação de sair para ultrapassar a 80km/h quando vem um outro carro na esquerda a 120km/h mostra bem o despreparo da pessoa.
Perfeito Gil! O lance da sinalização para o óbvio é ridículo! Na Castelo Branco agora colocaram uma placa antes do pedágio informando que "varar" o pedágio sem pagar é infração. É mole? E essa da linha contínua? Conto nos dedos quantos motoristas eu conheço que sabem o significado de linhas contínuas e segmentadas, e essas pessoas pegam estrada regularmente! Basta vermos quantas ultrapassagens estúpidas em linhas contínuas nós mesmos já devemos ter presenciado. Pego a Castelo Branco todo fim de semana num trecho com muito trânsito na sexta-feira. Quando o trânsito anda, a velocidade não supera os 20 ou 30 km/h. Simplesmente não dá para contar quantos carros passam em alta velocidade pelo acostamento. Normalmente, ainda por cima, carrões de gente bacana, de Tamboré e "Alphavela", que, supostamente, deveria ser mais educada e instruída... E como isso se repete há anos, e todo dia, é sinal de que não há fiscalização, não se multa esse tipo de infração.
Aliás, condução em autoestradas é algo que simplesmente não faz parte do treinamento de novos condutores, nem na teoria, quanto mais na prática! Ok, até sei que deve haver limitações para se aplicar aulas e exames práticos em autoestradas, mas não se toca no assunto nem nas aulas teóricas! Nada! Na Alemanha, o novo motorista é treinado especificamente para rodar nas autobanhen.
A fiscalização nas autobanhen é ferrenha. A pista da esquerda só pode ser usada em ultrapassagem. Se você ficar "mofando" nela, leva multa (a não ser que haja congestionamento). Pedir passagem só é permitido na faixa da esquerda e usando-se a seta para a esquerda. Esse é o jeito correto. Se pedir passagem em outra faixa que não a da esquerda, multa. Se passar pela direita, multa. Se andar a menos de 60 km/h (se não me engano), multa, a não ser que seja na faixa mais à direita para acessar uma saída. Se andar colado na traseira de alguém, especialmente se ficar caracterizado que é para forçar passagem, multa pesadíssima, suspensão da carteira e o diabo a quatro. Pode-se até piscar o farol, com uma distância grande, para avisar a intenção de ultrapassagem, mas se grudar no cara e forçar a passagem piscando o farol insistentemente (não interessa se o motorista à frente está errado ou não), coisa que é prática comum por aqui, pode ser caracterizado como coerção e deixa de ser infração de trânsito para ser crime. Pode render até uma cana. Cana mais longa do que a que você pega aqui se atropelar e matar alguém ao dirigir bêbado.
Em outras palavras, o tal motorista que arrancou o braço do ciclista, bêbado, jogou o braço decepado num riacho, e etc., se pegar cana, vai pegar cana mais curta do que pegaria na Alemanha por pedir passagem grudando na traseira e piscando o farol...
Isso é só para refletir brevemente sobre algumas razões do porque lá é lá e aqui é aqui.
E tem mais um detalhe: não é porque não tem limite que anda todo mundo a 300 por hora. O pessoal anda normalmente entre 120 a 140. E mais, apesar de não ter limite, se você causar um acidente e ficar comprovado que você estava acima de 120 ou 130 km/h, é considerado um agravante.
Abraços!
Adriano