Tenho uma pergunta para os mais por dentro do mercado no Brasil, ou por dentro das "altas rodas".
Antes, explico: aproveitei as férias para ver inúmeros vídeos e documentários que eu tinha aqui. Vi alguns da Koenigsegg, em especial sobre o Agera R. Bem, todos eles, o fundador da marca faz questão de falar sobre seu sistema de combustível "flex", único nessa categoria de hiper-carros. E ele cita que desenvolveu o sistema para atender clientes de diversos mercados sem comprometer o desempenho, e cita o "bio-fuel" usado em muitos países, o E85 (etanol a 85%) e cita a peculiaridade do Brasil usar o E100. Eu pensei aqui, qual seria o interesse dele em saber disso. Pensei que fosse pela ligação que a Suécia teve ao absorver nosso "expertise" do programa Proalcool (lembram?) e seu uso no transporte público de lá. Aliás aprendi bastante sobre isso conversando com nosso mestre Alberto, que passou bom tempo naquelas terras geladas.
Eu pensei, mas não cogitei que ele tivesse um cliente brasileiro. Até porque não me parece bem o produto para cá: se emergentes fazem isso com relógio, imagine com carro. Quero dizer, qual a graça de gastar uma cifra de 7 dígitos num carro que ninguém conhece e nem sabe pronunciar o nome. Koenigsegg está para carros como Lange está para relógios. O ricaço daqui gasta com Ferrari, pois é um ícone facilmente reconhecido. Tipo o Rolex dos carros, mesmo sendo uma comparação grosseira.
Porém no último documentário que vi, o Christian Von Koenigsegg falou por fim com todas as letras que um dos desafios foi fazer o carro rodar com etanol puro, por causa de um cliente no Brasil. E que levaram nosso combustível para lá para afinar o carro lá antes de entregar.
Portanto, pergunto: alguem sabe quem é o dono do Agera R no Brasil? Sei que há um CCX, salvo engano, por aqui. Mas o Agera R não imaginava.
Abraços!
Adriano