Obigado ao Paulo Sergio e a todos pelos comentarios.
Não ela ainda não está completamente pronta. Comprei pneus na medida correta e temos detalhes de acabamento a instalar, radio (AM) original, e andar bastante para ver se aparecem mais coisas.
Sobre o modelo, este anos ela fez 40 anos, é um carro exclusivamente feito no Brasil (coisa muito rara na historia da Alfa Romeo).
Algumas perolas pouco conhecidas:
1 - A Alfa comprou a operação da FNM e como não tinha $$ para desenvolver um novo carro ou trazer um projeto da Italia, ela usou a base do FNM 2150 melhorada (que era um modelo exclusivo brasileiro, evolução do Alfa Romeo 2000) e usaram o desenho da Alfetta italiana. O detalhe: a carroceria brasileira era maior, então eles aumentaram a escala das peças, simples assim, desenho em papel e regua de escala!!!
A Alfetta
A 2300
2- Depois de muitos atrasos, o Alfa Romeo 2300 foi lançado em março de 1974. Usava o mesmo motor proveniente do 2150, modificado para 2300cc. Este motor é originario das Alfa 1900 da década de 50. Grande parte das peças eram importadas da Italia. O modelo 2300 era um carro de luxo, fabricado por uma ex-estatal, tinha belos problemas de qualidade e projeto, mas era esportivo como nenhum outro. Tinha freio a disco nas 4 rodas e cambio de 5 marchas entre outras "raridades" e o controle da fabrica no interior do RJ era militar.
3- A partir de 1977 o modelo perdeu grande parte da sua similaridade com os modelos italianos, se tornando mais luxuoso, confortável, e em 1978 foi exportado para a europa. Um projeto muito antiquado se comparado com os modelos italianos, com um sistema de calefação deficiente para temperaturas europeias e uma péssima qualidade de chapa fizeram com que tenhamos localizado menos que uma dúzia sobreviventes hoje no velho mundo.
Mas a propaganda funcionava
4- Em 12 anos de vida, foram feitas 29.954 unidades. Para comparação, menos da metade do que foram feitos de Ford Galaxie/Landau (77647) e trez vezes menos do que os Dodge Dart/Charger)... seus concorrentes da época.
5- A partir do fim da produção do Ford Landau em 1983, a Alfa Romeo 2300 Ti4 foi o carro mais caro do Brasil até o encerramento da produção em 1985
6- Em um trabalho "arequeológico" eu encontrei o unico exemplar do Alfa Romeo 2300 ano 1987, o ultimo produzido, encomenda da familia Grendene, a história aqui:
http://www.arcmg.com.br/galeria/descobertas/2300-1987-Webmotors.htmPosso escrever horas e horas, ehehehe
abraços
Renato
Parabéns Renato, pela Alfa e pela paciência!!!
Diga-me... ela está, agora, totalmente pronta, ou falta algo ainda?
Fale mais sobre esse modelo seu, além de postar mais fotos, OK?!?!?!
Abraço
Paulo Sergio