Menu principal

AJUDA - SEIKO

Iniciado por kaiuka, 29 Outubro 2011 às 21:03:28

tópico anterior - próximo tópico

shun

Mandar polir adequadamente o relógio antes de mandar para alguém dar o tal do banho nele não funcionaria, também? (Até de maneira mais eficaz do que enviar para empresas não especializadas no ramo de polir relógios)

Alberto Ferreira

Salve!

Bem,...
Polir cuidadosamente antes funciona sim.

Mas dá bastante trabalho, especialmente em caixas com muitos rebaixos, etc.
Neste caso de que estamos falando, a caixa não é muito "complicada" por este aspecto.

O problema, a meu ver, é simplesmente deixar a peça com aquelas empresas (mesmo se especializadas em "banhos") com a caixa com o plaquê velho e pedir para que façam um novo.

Em geral eles removem o banho antigo por "escovamento" (por vezes nem com cerdas de latão, mas com escovas de aço mesmo) e aí, sim, o risco de perda de detalhes (quinas, etc) do desenho da caixa é grande.

Quanto ao banho aplicado, em geral, as empresas trabalham com níquel, menos duro, mais "amarelado" e menos brilhante que o cromo.
Na verdade estas empresas tendem a "confundir" um tipo com o outro, você pede cromo e eles mandam brasa no níquel...  :P

Abraços,
Alberto

kaiuka

Oi, gente.

estava lendo os posts de vcs.

pelo que entendi, dar banho na caixa fica ruim. é isso?

vale para qualquer caso?

até no meu seikinho???

sorry, mas é que eu sou burra...

:-[

Alberto Ferreira

Salve!

Sandra,
A questão, em geral, não é o banho em si...

É certo que há melhores e piores, no sentido da aplicação do material (espessura), etc.
Aí uma empresa boa faz diferença, sim, pois não há "picaretagem", aquela de dizer que o novo banho tem 10 micra (espessura) e entregar menos de 3.

A questão que foi levantada é que, antes de aplicar um banho novo, o antigo tem que ser (sempre) removido.

Hoje em dia ninguém mais remove o capeamento antigo por meios químicos ou elétricos (eletro-erosão), removem por "escovamento".
Aí, o risco é que os detalhes mais delicados (quinas, etc) da caixa podem se perder e o banho novo simplesmente poderá ser aplicado sobre uma peça já "destruída".

O que fazer?
Dependendo do "valor" da peça, fazer (ou mandar fazer) uma remoção cuidadosa do banho antigo e depois aplicar um novo com gente séria.

Abraços!
Alberto

Cigano

Caro alberto, muito obrigado pela aula !!

Teria algum produto capaz de remover o cromo velho ??

Pois meu pai, mandou banhar uma armação de óculos, isso já tem uns 15 anos, e até hoje está muito bom, pois os desgastes são mínimos !!

Citação de: kaiuka online 08 Novembro 2011 às 11:59:52
Oi, gente.

estava lendo os posts de vcs.

pelo que entendi, dar banho na caixa fica ruim. é isso?

vale para qualquer caso?

até no meu seikinho???

sorry, mas é que eu sou burra...

:-[

Ora cara Sandra, corta essa de "burra"!!

Pois estou no mesmo barco em relação ao Direito, só tenho mesmo algumas noções, e menos que básica, pelo outro lado, você domina esse ofício!!
Tenha um ótimo dia !! ;)
Abraços,
Cigano!

Paulistano

ninguém é burro.
no máximo, desinformado sobre determinado assunto.
e não há nada que não possa ser aprendido.
desta forma, vamos trocando experiências.
abraços.

kaiuka

obrigada, amigos.

na dúvida, melhor não mexer, né???

foi-se o tempo em que eu retocava pinturas lascadas com esmalte!!!
ahaahahahah

abafa!!!!

psiu!!!!!!!!

:-X

Alberto Ferreira

Citação de: Cigano online 08 Novembro 2011 às 13:12:30
...

Teria algum produto capaz de remover o cromo velho ??

...

Cigano,
O que eu vou comentar é "em tese", pois eu nunca usei o processo em uma caixa de relógio cromada, ok?

Bem,...
Se a peça for mesmo cromada, e não niquelada (onde simplesmente não funciona), pode ser usado um banho (deixar de molho por algum tempo) de ácido muriático.

Leiam aqui antes. ---> http://balisunset.hubpages.com/hub/What-is-Muriatic-Acid

Mas, por favor,...
Algumas dicas básicas, para quem pretender trabalhar com ácidos e seus vapores...

- Use (sempre) luvas de borracha, e proteja boca olhos e nariz dos eventuais vapores. Trabalhe em ambiente aberto.

- Nunca use o ácido em contração total (a 100%), a diluição (em água destilada - em geral 40 a 60% de água) permite um trabalho mais lento, e seguro.

- Ao diluir um ácido, nunca (eu disse NUNCA), nunca despeje a água no ácido (estas misturas podem gerar calor, "ferver" e respingar forte), faça sempre o contrário, misture o ácido na água, sempre lentamente.

Deixe a peça de molho por algumas horas, durante uma noite, por exemplo.
A vantagem de usar uma mistura mais diluída é ganhar tempo e poder melhor controlar o processo.

Como o material base (a caixa, por baixo da "cromagem"), em geral é latão, ele não deve ser atacado pelo ácido...
Mas, dependendo da liga da qual a caixa seja feita, melhor não "abusar" deixando de molho por tempo muito maior, por exemplo, dias ou algo assim.

Após a "decapagem" lave a peça em água corrente por alguns minutos.

Bem,...
Eu espero ter ajudado.

Abraços,
Alberto

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 08 Novembro 2011 às 13:51:41

Cigano,
O que eu vou comentar é "em tese", pois eu nunca usei o processo em uma caixa de relógio cromada, ok?

Bem,...
Se a peça for mesmo cromada, e não niquelada (onde simplesmente não funciona), pode ser usado um banho (deixar de molho por algum tempo) de ácido muriático. [...]

Abraços,
Alberto

Isso não foi uma ajuda, e sim uma grande aula!!

Muito obrigado mesmo mestre, caso eu mude de idéia, e um dia mandar dar um novo banho na caixa, eu mesmo tentarei com muito cuidado, fazer esse processo de "decapagem", pois fazendo por conta, podemos caprichar mais, é claro todo cuidado é quando mexemos com esses produtos químicos pesados!!

Creio que seja Cromo mesmo, pois parece ser original de fabrica!!

Obrigado pela dicas caro Alberto!!
Abraços,
Cigano!

Paulistano

amigo Cigano
olha lá...huahuahua.
cuidado com essas invenções.
pode ficar sem os dedinhos, aí já era relojoaria.
brincadeiras a parte, vou conversar com um grande amigo que tem uma loja de banhos no RJ.
ele estudou comigo, e não guardará segredos sobre decapagem.
depois posto o resultado e os produtos necessários.
abraços.

kaiuka

Olá, amigos.

eu só tenho 1 relógio automático: aquele Tommy da foto.

A propósito, quem é que fabrica os relógios da Tommy???

Cigano

Citação de: kaiuka online 09 Novembro 2011 às 12:27:06
Olá, amigos.

eu só tenho 1 relógio automático: aquele Tommy da foto.

A propósito, quem é que fabrica os relógios da Tommy???

Cara amiga Sandra, zóia aí !! ;D 8)

Titan Industries Limited has made Tommy Hilfiger Watches available in India at most 'World of Titan' stores, leading multi-brand watch outlets, and department stores like Shoppers Stop, Central and Lifestyle.

Fonte
Abraços,
Cigano!

kaiuka

Olá, amigo Cigano.

Obrigada pela informação.

Esse lance de India, não sei por quê, lembra Ta-ta!!!!

aahahahahha

Vai um Tata Nano aí???

;D

Cigano

Citação de: kaiuka online 10 Novembro 2011 às 13:48:59
Olá, amigo Cigano.

Obrigada pela informação.

Esse lance de India, não sei por quê, lembra Ta-ta!!!!

aahahahahha

Vai um Tata Nano aí???

;D

Por nada cara Sandra !!

É verdade, esses dias vi um na rua, mais como esta a noite, fiquei na duvidas, que é feinho é!!

Acho que iria gerar um certo desconforto para mim, pois tenho 1.90m !  ;)

Tenha uma ótima tarde!!
Abraços,
Cigano!

kaiuka

Cigano,

viste o que na rua?

um tata?

no brasil???

que eu saiba aqui não tem, ainda.

só na Índia mesmo.

e incendeia!!!

sério!!!

portanto, fica longe e com extintor a mãos!!!

;)

Cigano

Citação de: kaiuka online 10 Novembro 2011 às 14:33:44
Cigano,

viste o que na rua?

um tata?

no brasil???

que eu saiba aqui não tem, ainda.

só na Índia mesmo.

e incendeia!!!

sério!!!

portanto, fica longe e com extintor a mãos!!!

;)

rsrsrsrs!!

Fiquei na dúvidas também, pois o trem era pequenino e os pneus parecia de bicicleta, finos, finos!!
Ontem vi um BMW toda disfarçada, com certeza estava em testes !! Reconheci, pela grade frontal e lanternas!!

Opa então quem tem TA-TA, ou pretende ter, compre extintores extras... rsrsrsrs
Abraços,
Cigano!

kaiuka

caro amigo cigano.

não que eu duvide da tua palavra....

mas não estás confundindo com um QQ???

O Ta-ta Nano é o carro mais barato do mundo!!!!!!!!

Creio que só havia exemplar no UY.

Vou checar essa info.

E um salve aos Bombeiros!!! Terão muito trabalho doravante, caso seja verídica a chegada dos carros-fogueira-de são-joão!!!

:P

Metalcuba

Resta saber agora se as placas eram brasileiras

zE_

Cigano, voce deve ter visto o Effa M100.
Consegue ser ainda pior que o QQ.

Se bem que o QQ com uma suspensao melhor, não faria feio.  É um carrinho interessante para uso urbano apenas.

Cigano

Citação de: kaiuka online 10 Novembro 2011 às 17:18:20
caro amigo cigano.

não que eu duvide da tua palavra....

mas não estás confundindo com um QQ???

O Ta-ta Nano é o carro mais barato do mundo!!!!!!!!

Creio que só havia exemplar no UY.

Vou checar essa info.

E um salve aos Bombeiros!!! Terão muito trabalho doravante, caso seja verídica a chegada dos carros-fogueira-de são-joão!!!

:P

Pode até ser.... mais que era esquisito era, e até lembrava o modelo!!

Apesar de ser o mais barato do mundo, até para parece que o Brasil não faz parte deste mundo, pois com certeza a faixa de preço, vai ficar bem próximo ao do Mille !!

Já que o negócio (carro) é meio terrorista, saia com ele só em chuvas fortes, ou enchentes, pois aí a "porva, vai faiá"  ;D ;D ;D

Citação de: Metalcuba online 10 Novembro 2011 às 17:31:55
Resta saber agora se as placas eram brasileiras

Apesar de eu morar no estado do MS, que faz fronteira com Paraguai, e Bolívia, o carro estava com placas do Brasil sim.
Esses dias vi um Tucson Uruguaio, que aqui vergonhosamente, chamamos de IX35, pois como se fabricou muito Tucson, eles mantiveram em linha o modelo considerado pelos sites do ramo, ultrapassado... Mesmo assim é um P....SUV !!
Ou seja, estamos pior que os vizinhos nesse caso!! :( :-\

Citação de: zE_ online 10 Novembro 2011 às 17:36:02
Cigano, voce deve ter visto o Effa M100.
Consegue ser ainda pior que o QQ.

Se bem que o QQ com uma suspensao melhor, não faria feio.  É um carrinho interessante para uso urbano apenas.

Affff... os QQ, estou vendo aos montes aqui... é impressionantes como se ver esse micro car por aqui!!
Abraços,
Cigano!