Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974

  • 16 Respostas
  • 5984 Visualizações
*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Online: 07 Novembro 2011 às 23:34:11 »
Pessoal,
Tenho um "sem teto". Um Technos com calibre ST 974, bonitinho, precisando de uma casinha. Experimentei uma caixa de Mondaine (ST 96), mas não deu certo.
Aproveitei o fim de semana para uma revisão. Desmontei todo o movimento, mas na hora de montar aconteceu um pequeno acidente... A mola do clic pulou... e até agora encontra-se em local incerto e não sabido.

Vejam a sequência:























Grande abraço
Átalo

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #1 Online: 08 Novembro 2011 às 22:52:21 »
Belo desmonte caro Atalo, parabéns pela empreitada...
Não tem nenhuma sucata de ST por aí, talvez a mola dele sirva nessa aí!!

A máquina está muito inteira!! Sou fã de Technos dessas épocas!! :D
Abraços,
Cigano!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #2 Online: 08 Novembro 2011 às 22:57:09 »
Isso mesmo, Cigano, a mola é igualzinha á do ST96. Vou buscar nas sucatas, com certeza vou achar.
Mais dificil parece ser encontrar uma caixa que sirva.
Abraço
Átalo

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #3 Online: 08 Novembro 2011 às 23:14:12 »
Legal Atalo !

essa máquina é muito boa para se desmontar,

olha, tenho algumas caixas de Technos aqui,
vou levar para vc,

ah, essas molinhas também tenho...


abraços,

wilson

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #4 Online: 08 Novembro 2011 às 23:38:27 »
Beleza Wilson,
Aí o danadinho vai voltar à vida ;D
Obrigado.
Átalo.

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #5 Online: 09 Novembro 2011 às 07:46:26 »
molinhas!
odeio as molinhas.
no início, quando comecei a desmontar e montar meus relógios, era um verdadeiro stress.
hoje elas não pulam mais. fico feliz.
calma que você chega lá.
abraços.

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #6 Online: 09 Novembro 2011 às 08:22:46 »
Isso mesmo, Cigano, a mola é igualzinha á do ST96. Vou buscar nas sucatas, com certeza vou achar.
Átalo,
já em vídeos um macete que os caras utilizam para lidarem com estas malditas molinhas ... eles pegam um pedaço de madeira com uns 5 mm de diâmetro e fazem um "chanfro" em uma das pontas com se fosse uma chave de fenda (com mais ou menos 5 mm de largura). Os caras colocam a maldita molinha no lugar, seguram a danada com este pedacinho de madeira apertando contra o movimento e, com a pinça, chegam a famigerada no lugar. Deu pra entender? ;) ;) ;)
Como disse o colega Paulistano, também odeio estas malditas molinhas  >:( >:( >:(  penso que o sujeito para chegar a ser considerado um bom relojoeiro, tem que desmontar e montar, pelo menos umas 100 molinhas sem perder nenhuma  :D :D :D
Abraços,
Lourival

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #7 Online: 09 Novembro 2011 às 22:14:54 »
Pois é, Lourival.
Essa idéia é boa, pode funcionar sim.
Não custa tentar, não é?
O máximo que pode acontecer é uma(s) ou outra(s) saltar para local incerto e não sabido ;D ;D

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #8 Online: 09 Novembro 2011 às 23:01:41 »
Átalo,
Eles pegam um pedaço de madeira com uns 5 mm de diâmetro e fazem um "chanfro" em uma das pontas com se fosse uma chave de fenda (com mais ou menos 5 mm de largura). Os caras colocam a maldita molinha no lugar, seguram a danada com este pedacinho de madeira apertando contra o movimento e, com a pinça, chegam a famigerada no lugar. Deu pra entender?

Eu faço isso também, só que fiz esta ferramenta, com um pedaço de acrílico de 5mmx5mm !!
Com ela, as molinhas pararam de voar !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #9 Online: 10 Novembro 2011 às 16:02:58 »
Átalo,
Eles pegam um pedaço de madeira com uns 5 mm de diâmetro e fazem um "chanfro" em uma das pontas com se fosse uma chave de fenda (com mais ou menos 5 mm de largura). Os caras colocam a maldita molinha no lugar, seguram a danada com este pedacinho de madeira apertando contra o movimento e, com a pinça, chegam a famigerada no lugar. Deu pra entender?

Eu faço isso também, só que fiz esta ferramenta, com um pedaço de acrílico de 5mmx5mm !!
Com ela, as molinhas pararam de voar !! ;D ;D
Pois é Cigano,
se você assistir alguns videos de relojoeiros japoneses eles usam uma ferramenta que me pareceu acrílico .... parece uma caneta de vidro mas acho que é o tal policarbonado ou sei-lá-o-que! Com madeira fica mais fácil  ;D ;D ;D no começo usava aqueles pauzinhos que os japas usam para comer mas fiquei com medo pois o troço é feito de bambu e bambu solta fiapos pra caramba aí mudei pra madeira comum mesmo. ;) o tal pegwood
« Última modificação: 10 Novembro 2011 às 16:16:51 por Lourival »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #10 Online: 10 Novembro 2011 às 17:26:48 »
Sim Lourival, percebi já em alguns videos... vou tentar fazer um "pegwood".... pois como a madeira é menos lisa que o acrílico, pode mesmo facilitar, assim evita de uma "escorregada" na hora de forçar para encaixar a mola no lugar!!

Obrigado pela dica....

Tenho novidades a respeito desmonte, hoje uma ST 69 (calibre meio sexual né??  ;D ;D)...
Até mais tarde com tópico novo!! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #11 Online: 10 Novembro 2011 às 23:10:18 »
Salve, amigos!

Apenas com o objetivo de deixar mais claro, e evitar que eventualmente quem nos acompanha possa ficar com uma impressão equivocada.

Ok. Eu sei que o termo "pegwood" foi usado de forma, digamos, figurada.

Mas, para quem não conhecia o termo, saibam que o "pegwood" é um material específico, ok?
Uma espécie (um tipo específico) de madeira com características, digamos, bastante "plásticas" (meio "borrachenta", se é que podemos dizer isso...  ;)).





Portanto não é apenas uma haste de madeira (de qualquer tipo) usada para "segurar" peças, na sua aplicação pelos relojoeiros é mais que isso.

É certo que ela também pode ser usada para a função de que estamos falando aqui, no caso de segurar as molas, etc, mas ela tem características próprias.

Na verdade, além de pegar (reter) peças, as hastes de "pegwood" são muitas vezes usadas para "limpar" o movimento, removendo algo indesejável que lá esteja, etc.

Ou para limpar a ponta de pinças e chaves.




O que não poderia ser feito com uma haste de plástico, ou outro tipo de madeira.

Um abraço a todos!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #12 Online: 11 Novembro 2011 às 00:18:38 »
Salve!

Ah!
As tais (famigeradas) molinhas voadoras...  :P

Já que elas "voam"...




Que tal essa idéia de uma das sempre saudosas aulas do Walt Odets?


Uma daquelas barras com imãs para prender facas na parede.  ;)  8)

Fonte: http://people.timezone.com/mdisher/tzwssamplelesson/sample1.htm

Há boas "dicas" ali.  ;)

Abraços,
Alberto

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #13 Online: 11 Novembro 2011 às 10:42:42 »
Apenas com o objetivo de deixar mais claro, e evitar que eventualmente quem nos acompanha possa ficar com uma impressão equivocada.
Ok. Eu sei que o termo "pegwood" foi usado de forma, digamos, figurada.
Na verdade, além de pegar (reter) peças, as hastes de "pegwood" são muitas vezes usadas para "limpar" o movimento, removendo algo indesejável que lá
Bom dia Alberto,
me desculpe o uso do termo mas é que, até hoje, não consegui descobrir o equivalente em português ... já li uma vez que o tal pegwood seria derivado de laranjeira .. o bom e velho pau de laranjeira que as manicures usam aqui no Brasil ... mas depois que comprei nos EUA vi que é muito diferente ... ou então qui no Brasil não usam pau de laranjeira mesmo ... e sim pedaço de ripa  ;D ;D ;D

Na verdade, além de pegar (reter) peças, as hastes de "pegwood" são muitas vezes usadas para "limpar" o movimento, removendo algo indesejável que lá esteja, etc.
Ou para limpar a ponta de pinças e chaves.

O que não poderia ser feito com uma haste de plástico, ou outro tipo de madeira.

Aqui acho que aqui você se enganou .... este utilizado para limpar pinças, pica óleos (ou seria pinga óleo?  ??? ??? ???), chaves de fenda etc etc é o tal PITHWOOD, este sim é o nosso bom e velho SALGUEIRO .... depois de seco o danado vira uma bucha!
Tem um texto aqui pra quem tiver saco de ler ... http://mb.nawcc.org/showthread.php?t=2750 ... e se confundir todo !:0) :) :)
Abraços a todos,
Lourival
« Última modificação: 11 Novembro 2011 às 10:46:56 por Lourival »

*

Alberto Ferreira

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #14 Online: 11 Novembro 2011 às 11:38:27 »
Salve!

Lourival, grato pelo reparo.
Para isso nós nos esforçamos aqui, para aclarar e principalmente não passar informações imprecisas adiante.
Este é sempre o objetivo de quem leva o nosso FRM a sério.

Realmente, há a dúvida (ou confusão de termos) sobre o que são e quais as funções, no uso por relojoeiros, do pegwood e do pithwood.
Não exatamente quanto ao uso, mas quanto às características dos dois materiais, que muitos realmente confundem.

A minha postagem, no ponto em que eu "exemplifiquei" o uso para a limpeza de ferramentas, foi mesmo imprecisa e pode causar a confusão que eu pretendi evitar.
Mais uma vez eu agradeço o seu comentário.  8)

Mas,...
Aquele site que o amigo indicou é um "fórum", como o nosso FRM.
Portanto, sem desmentir... Não é isso, mas eu apenas uso o exemplo aqui como um alerta (um toque) para que nós vejamos como, de fato, uma "informação" pode ser "propagada" e apresentada como "prova", como fato...
E isso foi apenas um comentário, ok?

Mas voltando ao ponto...
Eu acho interessante que nós voltemos ao tema "pegwood vs. pithwood" para que eventualmente, à luz das informações de que outros colegas disponham, possamos tirar (se for o caso, mais alguma conclusão.


De novo, apenas para exemplificar...

Vejam como o conhecido site de vendas de acessórios e ferramentas para relojoeiros, o Otto Frei, trata e descreve os dois "produtos".





Fonte:
http://www.tztoolshop.com/FB_Catalog_Cleaning_Suppllies.html

Abraços a todos!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #15 Online: 11 Novembro 2011 às 12:59:56 »
Salve!

Mas,...
Para não atrapalhar mais aqui,...
...nós continuamos este assunto, das "woods"  ;), lá ----> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6798.0

Abraços!
Alberto

Re: Tá ficando interessante - Mais um desmonte - ST 974
« Resposta #16 Online: 11 Novembro 2011 às 13:00:57 »
,...
Aquele site que o amigo indicou é um "fórum", como o nosso FRM.
Portanto, sem desmentir... Não é isso, mas eu apenas uso o exemplo aqui como um alerta (um toque) para que nós vejamos como, de fato, uma "informação" pode ser "propagada" e apresentada como "prova", como fato...
Pois é, Alberto, coloquei o link acrescentei no final  "... e se confundir todo" ... quis mostrar com isso que nem os gringos se entendem quanto à nomenclatura ou mesmo origens dos dois  ;)
Quando disse que o pithwood era Salgueiro foi porque o meu "tutor" de relojoaria aqui em BH, um velho relojoeiro que está se aposentando foi quem me disse  ... segundo ele, antigamente vendiam estes sob o nome de sabugo ... que segundo ele era caule de salgueiro seco...
Como sou um autodidata no assunto, pra mim Alberto, no estágio em que me encontro, ainda não existem verdades em relojoaria ... ainda truco tudo o que leio ou vejo! São Tomé é pouco pra mim :D :D :D :D
Abraços,
Lourival