Menu principal

O futuro na nanotecnologia!

Iniciado por solano, 19 Novembro 2011 às 09:32:27

tópico anterior - próximo tópico

aguiar

Impressionante.  :o

Abç

thomas.bnu

O problema da nanotecnologia ainda vai ser a ética....ela pode acabar com metade dos empreendimentos...

solano

Citação de: thomas.bnu online 22 Novembro 2011 às 19:19:20
O problema da nanotecnologia ainda vai ser a ética....ela pode acabar com metade dos empreendimentos...

Não entendi... :-[
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Paulo Sergio

Abraço
Paulo Sergio

thomas.bnu

É como a internet, com todo mundo baixando cópias de filmes a indústria tem prejuizo.
Já ouvi de alguma criações que podem trazer efeitos semelhantes.
Essa liga se for barata e resistente e for patenteada pode acabar com muitas forjas....e monopolizar por muitos anos!
É a evolução não??, mas como já se passou por coisas semelhantes e ainda há, existe mecanismos de defesa
contra a total mecanização do trabalho.

solano

Eu acho que o mundo muda e NÃO muda também: o velho e bom vaso sanitário ( uma das melhores invenções do homem ! ;)) mudou ? O uso do aço nas construções e indústria mudou ???? Existem melhorias e até produtos novos, mas o homem carrega seu passado nas costas e não gosta de variar muito... Você gosta de uma parede de gesso ou a velha e boa alvenaria?

Pensem... 8)

Abs,

kroiden

Solano, concordo com o que você disse, só não concordo com seu argumento!  :D

Em qualquer banheiro decente de Nova York, por exemplo, ao apertar a descarga, o líquido e os dejetos são sugados por baixo, método muito mais eficiente que o utilizado nos nossos vasos sanitários, que injetam água por cima e temos que aguardar aquele carrossel aquoso resolver ir embora pelo cano.  :P

Bom, sei que isso não tem nada a ver com a nanotecnologia, que é o assunto do tópico, mas como está na seção Botequim, não resisti!

Abs,

solano

Citação de: kroiden online 23 Novembro 2011 às 09:45:35
Solano, concordo com o que você disse, só não concordo com seu argumento!  :D

Em qualquer banheiro decente de Nova York, por exemplo, ao apertar a descarga, o líquido e os dejetos são sugados por baixo, método muito mais eficiente que o utilizado nos nossos vasos sanitários, que injetam água por cima e temos que aguardar aquele carrossel aquoso resolver ir embora pelo cano.  :P

Bom, sei que isso não tem nada a ver com a nanotecnologia, que é o assunto do tópico, mas como está na seção Botequim, não resisti!

Abs,

Sem problemas... :D Dá tudo na mesma merda mesmo! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs,

Metalcuba

Interessante que a nanotecnologia vire em merda nessa velocidade... ;D

Bruno Recchia

Gente, a nanotecnologia, em particular a tecnologia dos nanotubos, é um verdadeiro problema...

é algo totalmente fascinante. Intelectualmente, um assombro. é realmente incrivel o que o ser humano conseguiu fazer. No entanto... Não serve pra nada !!!!

Ha anos tentam achar alguma utilidade pros nanotubos. Todo ano anunciam algo ainda mais "extraordinario", tirado desses malditos nanotubos. Mas não adianta, ninguém consegue imaginar algo realmente util... Pois inventar um "metal" ultraleve pode parecer interessante, mas quando se conhece o preço da matéri-prima, e a impossibilidade de se fabricar algo um pouco mais complexo que um cubo, rapidamente se chega à conslusão que trata-se apenas de mais uma invenção de laboratorio, que nunca saira dele...

1 abraço !!

Bruno

Mario_Fpolis

Dileto Bruno,

Discordo veementemente. Por vários aspectos. Pesquisa tecnológica de ponta pode não ter aplicação prática imediata, mas poderá ser utilizada logo em seguida, de formas nem imaginadas inicialmente. Além disso, todo o conhecimento acumulado para a obtenção de determinado produto é válido e pode conduzir a novas tecnologias, novos processos.

Lasers não tinham aplicação prática inicialmente, e olhe em quantas coisas ele é usado, acho que é mais fácil dizer onde NÃO é usado.

Em uma palestra, uma vez, disseram que a Philips possuía laboratórios de física pura, e de lá saíam patentes que não tinham aplicação imediata, mas que a empresa tinha certeza de sua utilização futura.

E, apenas a título de brincadeira, existem aquelas frases famosas, axiomáticas:

"No futuro, os computadores podem pesar não mais que 1.5 toneladas."

Esta frase é atribuída a uma edição de 1949 da revista Popular Mechanics. Felizmente, a profecia é furada.

"Não há razão para qualquer indivíduo ter um computador em casa."

Esta frase é verídica e foi dita por Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977. Mas ele não se referiu a PCs e sim máquinas mais poderosas para uso em laboratórios, por exemplo.

"640K é mais memória do que qualquer pessoa vai precisar."

Esta frase é muito polêmica e teria sido dita por Bill Gates em 1981. Gates foi enfático na resposta: "Eu disse coisas estúpidas e coisas erradas, mas não isso. Ninguém envolvido com computadores diria que uma quantidade determinada de memória é suficiente para o todo o tempo." A frase é considerada uma lenda atualmente.

"Em dois anos, o spam será resolvido".

Bill Gates é o autor desta frase, desta vez comprovada, dita em 2004. A resposta se encontra nas caixas de e-mail, confira a sua.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/3145-frases-impactantes-sobre-tecnologia-e-informatica.htm#ixzz1fKy27oth

Cordiais abraços do Mário
Amplexos do Mário

Bruno Recchia

Oi Mario !

é claro que eu sei que muitas invençõees primordiais do século XX inicialmente não tinham aplicações praticas. No entanto, nunca vi algo ficar tanto tempo sem que ninguém ache alguma utilidade pro troço... e olha que eles tentam MUITO !!! Todo ano un laboratorio americano anuncia alguma coisa "extraordinaria" com esses malditos nanotubos, mas quando se estuda a idéia com atenção, imediatamente da pra ver que é apenas "vaporware", nada realmente utilizavel...

No caso dos nanotubos, sinceramente, me pergunto se não seria simplesmente uma curiosidade (extremamente cara), sem mais utilidades...

1 abraço

Bruno

Mario_Fpolis

Perfeito, amigo!

Estavas falando especificamente sobre os nanotubos, compreendo agora. ;)

A wikipedia dá algumas aplicações práticas para eles, talvez a mais destacada sendo uma base para crescimento de ossos.

Amplexos do Mário
Amplexos do Mário

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é...
Mas qualquer tecnologia absolutamente nova, ou mesmo o chamado "hi-tech" ("or beyond"...  ...aquilo que nós nem sabemos direito o que é... ::)), normalmente é cara, caríssima e nem sempre imediatamente prática.
E o uso e a aplicação prática podem nem mesmo ser "descobertos" por quem mais as pesquisou.
E outras mentes se encarregarão dos custos...

Para o "produto" palpável, aquele que solucionará problemas reais, chegar ao nosso "universo" real, o do dia-a-dia, pode demorar décadas...
...ou, por vezes, ser quase "imediato".

Nós temos exemplos de ambas as situações.

Cientistas "puros", pesquisadores de laboratório (se é que eles ainda existem como tais, isolados, não em equipes multidisciplinares, etc...  ::)), aqueles que ganham "premios-nobéis" com suas teorias e descobertas, nem sempre visam propriamente (ou vêem a cor...) os lucros (financeiros).
Não necessariamente.
Mas será mesmo?  ::)

Mas, sói acontecer que...
Raramente aqueles recebam os lauréis ou as comendas por verem as suas "descobertas" virarem "invenções" práticas.

As novas tecnologias são como pontes...
Mas há que ter estradas.

E principalmente a necessidade e o interesse em construí-las e usá-las. ;)

Abraços,
Alberto

Metalcuba

A alguns anos atraz, bem poucos, o led branco era considerado impossível e paradoxal. Depois foram descobertos e considerados caríssimos, de aplicações muito restritas. Hoje leds brancos iluminam o monitor que estou usando.
Outra coisa, nanotecnologia pode parecer ter preços irreais quando produzida em protótipos artesanais em laboratórios, pra pesquisa e só. Muitos protótipos de veículos custaram vários millhões, já que foram totalmente artesanais e a mão. O carro que dele se desenvolve, anos depois, produzido em massa, custa 50 mil reais com todos os impostos e custos pós linha de montagem.

Cigano

Não sei se encaixa nesse contexto, mais aí está!!

A Samsung à tempos vem tentando engolir a Apple !!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=f4AhTiQkWwk

Veja mais aqui [...]
Abraços,
Cigano!