Menu principal

Anti-Reflexo - AR Coating...

Iniciado por João de Deus, 22 Novembro 2011 às 08:01:19

tópico anterior - próximo tópico

João de Deus

Alguém saberia informar se produtos como detergentes, sabão, água morna entre outros podem retirar o anti-reflexo de um cristal de safira?
Qual produto poderia tirar além de um polimento?
Abs

João
João

Adriano

João, não conheço produto nenhum que afete o anti-reflexo, pelo menos os de relógios de qualidade. Digo isso porque já tentei remover de propósito e não há química que remova, nem sequer cause mancha. Foi esfregado com benzina, eter, acetona, alcool puro, removedor, thinner e nada. Nem manchar manchou. Só o polimento para arrancar.

Abraços!

Adriano

João de Deus

Citação de: Adriano online 22 Novembro 2011 às 08:52:29
João, não conheço produto nenhum que afete o anti-reflexo, pelo menos os de relógios de qualidade. Digo isso porque já tentei remover de propósito e não há química que remova, nem sequer cause mancha. Foi esfregado com benzina, eter, acetona, alcool puro, removedor, thinner e nada. Nem manchar manchou. Só o polimento para arrancar.

Abraços!

Adriano

Caramba!!!
Abs
João
João

Sergiaum

falando em remover o AR e em manchas no AR, alguem saberia me dizer pq q a maioria dos breitling's chronomat's (nao-evolution) q tem pra vender por ai estao com o AR externo manchado?!

qdo fui comprar o meu pesquisei pra caramba e n achei um q tivesse com o AR inteiro... inclusive nessas lojas q vendem usadaos (sayegh, etc.), vc n acha um breilting chronomat c/ AR... eles simplesmente removem (por polimento, como disse o adriano), pois o relogio ja chega manchado...

sera q, em razao da tecnologia da epoca (o meu, p.ex., eh de 95), eles nao conseguem durar tanto (como o "brilho" dos ponteiros pintados com tritio)?!

obrigado desde ja!

abs.

p.s.: o unico q vi ate hj com o AR inteiro foi o do meu pai, q tb eh um vitesse 95 (comprado 0km), mas nao sai do cofre desde entao... hehe...

Adriano

Sim, desconfio que os AR mais antigos, especialmente os dos Breitling ou não tinham a mesma qualidade dos modernos, ou o mais provável, é que tenha sido gasto com o tempo mesmo. Porque a coloração do AR muda de acordo com a espessura da camada (questão de refração), logo, conforme partes vão gastando com o atrito do uso diário, a aparência é de que fica manchado.

Abraços!

Adriano

Aero

Meu Breitling é um Old Navitimer, comprado em 95. Uso intenso, com grande exposição ao Ultavioleta. o Anti reflexo tá perfeitaço, e o dial tá sem manchas. Já o trítio...

fabs77

Acho a maior besteira os fabricantes aplicarem AR externo... mesmo tomando o maior cuidado do mundo, vão surgir arranhões na camada. Impossível não acontecer isso...
Já tive dois relógios que precisei remover completamente o AR externo com polimento.

Adriano,

vc sabe como é feita a aplicação do AR externo nas safiras?

[ ]´s

Fab´s
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

Adriano

Oi Fabiano, não conheço o processo de aplicação de tratamento anti-reflexo, entendo pouco sobre o assunto.

Abraços!

Adriano

FALCO

Também acho burro o AR externo, mais burro que isto só o AR dos ciclopes dos Rolex.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Sergiaum

Citação de: Aero online 22 Novembro 2011 às 12:33:11Meu Breitling é um Old Navitimer, comprado em 95. Uso intenso, com grande exposição ao Ultavioleta. o Anti reflexo tá perfeitaço, e o dial tá sem manchas. Já o trítio...

mas talvez o AR dos navitimer seja diferente... ou por causa do formato da safira, o AR talvez nao manche com tanta facilidade ou algo do tipo...

adriano, vlw pela resposta!

falco, a lupa tem AR externo?! pq vc acha (ou pq seria) burro ter AR ali?!

abs.

cass

Citação de: Sergiaum online 22 Novembro 2011 às 15:36:27
Citação de: Aero online 22 Novembro 2011 às 12:33:11Meu Breitling é um Old Navitimer, comprado em 95. Uso intenso, com grande exposição ao Ultavioleta. o Anti reflexo tá perfeitaço, e o dial tá sem manchas. Já o trítio...

mas talvez o AR dos navitimer seja diferente... ou por causa do formato da safira, o AR talvez nao manche com tanta facilidade ou algo do tipo...

adriano, vlw pela resposta!

falco, a lupa tem AR externo?! pq vc acha (ou pq seria) burro ter AR ali?!

abs.

Caro Sergiaum, vi um tópico uma vez que o AR não é externo ou interno na lupa, mas sim na parte interna da safira,, a pessoa tirou a lupa do cristal e a AR estava na parte de dentro....antes tivesse deixado a lupa...
me corrijam se estiver errado..

Abraços..

Cass
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

flávio

Sobre o anti-reflexo, meu PO tem. Está novo até hoje, apesar de bem abusado. É bacana, o relógio parece que nem tem cristal, mas eu preferia que só tivesse por dentro.

Já os super luminova, trítio, sei lá...Acho que isso tem a ver com o uso intenso do relógio. Todos os Speedmaster que vejo, por exemplo, com mais de 10 anos de uso, estão com o super luminova verde, o que acho feio. Meu Speedmaster, de 1998 ainda está branquinho, talvez porque use vários relógios e, no final das contas, ele fique mais tempo dentro de uma caixa do que fora.

Não sei.

Flávio

Adriano

Fazendo um update sobre o assunto, descobri em uns documentos internos antigos da Omega informações sobre o tratamento anti-reflexo, pelo menos o usado pela marca, que acredito ser o mesmo para todo mundo.

O tratamento anti-reflexo é composto de fluoreto de magnésio e fluoreto de silício. O material é projetado na superfície do vidro por evaporação no vácuo a 350ºC. Pelo meu entendimento, é basicamente um PVD.

O método de remoção do tratamento externo, caso fique muito riscado, é por polimento mesmo e não é uma gambiarra, é um método profissional mesmo. O material é resistente a solventes e alcool pode ser usado para limpeza caso haja manchas mais persistentes.

Abraços!

Adriano

VIP

Citação de: Adriano online 23 Março 2012 às 12:54:48
Fazendo um update sobre o assunto, descobri em uns documentos internos antigos da Omega informações sobre o tratamento anti-reflexo, pelo menos o usado pela marca, que acredito ser o mesmo para todo mundo.

O tratamento anti-reflexo é composto de fluoreto de magnésio e fluoreto de silício. O material é projetado na superfície do vidro por evaporação no vácuo a 350ºC. Pelo meu entendimento, é basicamente um PVD.

O método de remoção do tratamento externo, caso fique muito riscado, é por polimento mesmo e não é uma gambiarra, é um método profissional mesmo. O material é resistente a solventes e alcool pode ser usado para limpeza caso haja manchas mais persistentes.

Abraços!

Adriano
Existem diversas qualidades de tratamentos AR, não sei qual a qualidade usados nos vidros de relógios, em lentes oftálmicas são extremamente resistentes e existem várias camadas de tratamento. Um exemplo de excelência em tratamento é o desenvolvido pela essilor o Crizal.   
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil