Menu principal

[Desmonte] Cyma - Calibre R424.

Iniciado por Cigano, 22 Novembro 2011 às 13:31:04

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal, ontem fiz mais um desmonte, desta vez foi um Cyma, calibre R424.
A máquina tem uma decoração simples, porém muito bonita!!

Dados do movimento.

Features
manual wind
sub second

Data
8.5''', Dm= 19.4mm, Do= 19.7mm
H= 3.5mm
17 jewels
f = 18000 A/h
power reserve 45h

Fonte: Ranfft.

Vamos as fotos.

Caixa, mostrador e ponteiros em ótimo estado, porém, não tem o acrílico/cristal .

Encaixe do movimento é na tampa, comum em relógios pequenos.

Movimento, com alguns pontos de oxidação, reparem que parte do regulador do balanço está saindo.

Ponteiros sacados.

Retirei o balanço antes de retirar o mostrador, apesar de estar meio oxidado, ele está com eixo bom.

Balanço parte de baixo, reparem a espiral em azul.

Roda de horas retirada.

Ponte e sua âncora retirados.

Roda e ponte do Tambor de Corda, e de algumas Rodas retirados.

Tambor de Corda retirado.

Ponte da Roda de Segundo, e de Escape retirado. devido a oxidação, o eixo da roda de segundo se foi. :'(

Aqui são, a Chaussée, Roda de Centro, Roda de Segundos, Roda Primeira, e Roda de Escape.

Platina principal praticamente "peladona"!!

Por hora é isso aí pessoal, vou monta-la novamente, e vou procurar se não tenho por aqui, alguma roda de segundos equivalente para por nela, pois se lavar e lubrificar, pode ser que funcione, o único problema é a oxidação, mais não chegou a corroer o metal, apenas o marcou.

Agradecimentos: Quero agradecer mais uma vez, o caro mestre Wilson pela força que tem me dado por enviar esses movimentos, pois a cada desmonte surge uma experiência nova, e ao mestre Meneghetti pelas aulas, e puxões de orelhas ;D, e ao amigo Paulistano, pelas dicas que vem me dando nos desmontes..

Qualquer coisa errada, só me avisar, pois ainda estou na categoria de aprendiz, tenho muito a ler e aprender !!

Desde sou grato pela visita de vocês caros amigos!!

Tenham uma ótima semana pessoal!!

Abraços,
Cigano!

automatic for the people

Prezado Cigano

Gosto muito de acompanhar tuas incursões, será que este não mereceria uma limpeza mais profunda? Até pq achei este Cyma muito bacana!

abs

AFTP

Paulistano

adorei este cyma também.
use a cestinha e a solução, e faça como te ensinei.
quero ver os resultados.
parabéns.
abraços.

Cigano

Citação de: automatic for the people online 22 Novembro 2011 às 14:26:53
Prezado Cigano

Gosto muito de acompanhar tuas incursões, será que este não mereceria uma limpeza mais profunda? Até pq achei este Cyma muito bacana!

abs

AFTP

Muito obrigado caro AFTP, sim merece sim, vou fazer isso !!

Citação de: Paulistano online 22 Novembro 2011 às 18:42:38
adorei este cyma também.
use a cestinha e a solução, e faça como te ensinei.
quero ver os resultados.
parabéns.
abraços.

Bonito né, muito legal esse Cyma, tamanho pequeno mais usável também!!
Sim vou usar a cestinha e a solução, e vou postar as fotos do depois da solução!!
Muito obrigado caro amigo Paulistano. ;)
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) 8) Obrigado pelo mestre caro aluno 8) 8) 8) 8) os puxões de orelha é para não perder o costume  ;D ;D ;D ;D
Por enquanto está tudo nos conformes 8) 8) 8) 8) 8)

Abraços a todos  8) 8) 8) 

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 23 Novembro 2011 às 00:28:57
8) 8) 8) 8) Obrigado pelo mestre caro aluno 8) 8) 8) 8) os puxões de orelha é para não perder o costume  ;D ;D ;D ;D
Por enquanto está tudo nos conformes 8) 8) 8) 8) 8)

Abraços a todos  8) 8) 8) 

Muito obrigado caro Meneghetti, por enquanto está tudo belezinha, depois de tomar uma rápida surra no "calibrinho" 49741 da Orient, esse foi até moleza para desmontar, e muito legal também, agora vamos ver para montar....;D!!

Obrigado pela visita mestre!! ;)
Abraços,
Cigano!

Daniel

Olá !!!

Bacana Cigano, continue colocando a mão na massa  ;) que logo, logo, vai estar fera. :D

Notou o sistema anti choque deste mecanismo ? O famoso Cyma Flex, é bem interessante. Cyma fazia belos mecanismos, eu particularmente adoro eles, principalmente os Auto Rotor ( automáticos ) um sistema bem legal, se um dia tiver oportunidade de por as mãos neste sistema, não exite, valerá a pena.

Abraço.

Wilson

Excelente, Cigano !

olha, vou ver se tem mais alguma coisa desse calibre aqui e te falo,

abraços,

wilson

Cigano

Citação de: Daniel online 23 Novembro 2011 às 19:13:08
Olá !!!

Bacana Cigano, continue colocando a mão na massa  ;) que logo, logo, vai estar fera. :D

Notou o sistema anti choque deste mecanismo ? O famoso Cyma Flex, é bem interessante. Cyma fazia belos mecanismos, eu particularmente adoro eles, principalmente os Auto Rotor ( automáticos ) um sistema bem legal, se um dia tiver oportunidade de por as mãos neste sistema, não exite, valerá a pena.

Abraço.

Sim percebi a diferença, e em uma das pesquisas que fiz, apareceu falando o Cyma Flex... muito bacana mesmo!!

Muito obrigado caro Daniel, um dia eu chego lá!! ;)

Tenha uma ótima sexta feira!! ;)

Citação de: Wilson online 23 Novembro 2011 às 21:21:30
Excelente, Cigano !

olha, vou ver se tem mais alguma coisa desse calibre aqui e te falo,

abraços,

wilson

Muito obrigado mestre Wilson, ok qualquer coisa me envie uma MP.

Desde já, agradeço a sua atenção!!

Gostei de desmontar esse calibre, bem bonito e bem acabado!!

Tenha uma ótima sexta feira!! ;)
Abraços,
Cigano!

viny

Muito legal o topico,me parece um profissional executando o trabalho...(como amador que sou)rsrs...

Eai conseguiu fazer o cyma funcionar, gostaria bastante de ver o passo a passo,ja com as peças revitalizadas.

Parabens cigano show de bola.

flávio

Não conhecia esse anti choque. Pode dar mais detalhes?

Flávio

shun

Flávio, o sistema CymaFlex foi inventado na decada de 50, é ou foi proprietário da Cyma Tavannes.

Aqui um post de um blog que gosto muito que aborda esse sistema e seu funcionamento

http://thewatchspotblog.com/?p=2028

Abracos!