Breitling na H-Stern

  • 44 Respostas
  • 14048 Visualizações
*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #20 Online: 26 Novembro 2011 às 03:41:29 »

Isso em um pub, na noite de natal....venderia rápido.  ;D









*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #21 Online: 26 Novembro 2011 às 06:05:52 »
Que minha filha não veja isso... ;D ;)
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

jgaeti

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #22 Online: 29 Dezembro 2011 às 00:07:46 »
Fala galera!

Ontem dei um pulo no park shopping em brasilia e dei uma olhada nas vitrines e precos...

Me surpreendi com os breitling nada menos de 10k! Fiquei meio surpreso! Os chronomat b1 vendidos na faxida de 24k os normais por 15k!

Nao sei se fazia muito tempo que nao pesquisava os precoa mas fiquei meio chocado! Principalmente com os breitling!

Rolex tambem achei meio puxado! O mais barrelinha era um explorer I qntigo por 13,5pilas...

Abs

*

vinniearques

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #23 Online: 29 Dezembro 2011 às 10:07:01 »
e o pior é a assistência, se for igual eles fazem no tag, pra ver um parafuso, um pino um elo que seja você tem que mandar um relógio, esperar uma porrada de dia pra eles develverem dizendo se o tal parafuso,pino,elo existe e se tem como ser colocado, sem contar o que cobram de revisão no relogio, meu tag calibre 36(zenith el primero) saiu 1000 reais de revisão, a qual claro fiz em outro lugar de confiança

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #24 Online: 29 Dezembro 2011 às 10:32:19 »
R$ 1.000,00 na revisão do Tag 36 ou Zenith El Primero? Está mais que no preço. Especialmente para essa máquina. Seja lá onde revisou, espero que tenha sido uma oficina bem equipada. Pois revisar essa máquina sem epilame no escapamento e lubrificação estritamente correta, é como lubrificar motor de Ferrari com óleo de cozinha usado. Fora das autorizadas, conta-se nos dedos quantas oficinas no Brasil inteiro tem ferramentas e lubrificantes adequados para esse mecanismo. Se revisou com alguém que meteu Moebius 9010 no escapamento, se prepare para um futuro desagradável... Sério. Se revisou um relógio desse numa oficina sem esse preparo, vai preparando os lenços de papel...

Revisar El Primero fora de autorizada ou oficina muito bem equipada é tão ou mais arriscado que fazê-lo com Omega com escapamento Co-axial.

Agora, sobre mandar o relógio para fazer orçamento, se você soubesse o quanto de peças são compradas erradas pelo cliente porque ele insiste em não mandar o relógio, e aí passa a referência errada do relógio, jurando ter certeza de que a referência que ele viu no site ou no catálogo é a mesma do relógio... Aí a peça vem errada e o vendedor tem por lei obrigação de devolver tudo, o dinheiro da peça, o dinheiro do frete para ir, o dinheiro do frete para voltar. É o direito de desistência pelo CDC. Basta alegar isso, não interessa se a pessoa comprou errado.

Fora os que pedem pulseiras e outras peças para falsificações. Isso vem acontecendo cada vez mais. Mas o camarada passa por telefone ou email a referência do original, que ele viu no site. A peça chega, obviamente não serve, e a empresa tem que devolver tudinho, todos os valores, fretes, e morrer com a peça no estoque, que às vezes é cara e demora anos para ser vendida.

Logo, do outro lado do balcão, a coisa é bem diferente. Por em muitos casos só se orça "um parafuso" com o relógio em mãos.

Não quer dizer que isso é regra, nem que eu apóie isso, pelo contrário, marcas com Swatch Group, especialmente com número de série, você consegue orçar um elo ou pulseira na hora por telefone com 100% de exatidão. Basta que o cliente passe a informação correta. E essa é uma política e forma de trabalho que defendo.

Em termos de orçamento, a H. Stern é bem "roda presa" mesmo. Mas a coisa de não orçar toda e qualquer peça à distância é compreensível pois envolve uma série de problemas e riscos de prejuízos.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 29 Dezembro 2011 às 10:41:18 por Adriano »

*

vinniearques

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #25 Online: 29 Dezembro 2011 às 11:01:38 »
entendo, mais no caso quando fui pedir uma pulseira pro meu TAG eu estava com eles em mãos, com nota e os escambal e mesmo assim as atendentes lá não quiseram fazer a encomenda, entendo que pode ser comprada errada, mais com o relogio em mão, Nota Fiscal e tudo mais, o pessoal podia ser mais bem preparado pra checar numeração essas coisas...é basico com isso em mãos.

mandei nos relojoeiros da Vecchio( empresa que vende relogios seminovos) no shop ibirapuera em são paulo, e sim, eles possuem todo o conhecimento de mexer nessa maquina, pois vendem, compram e revisão tudo que é relogio, de diesel a patek philippe, e os relojoeiros lá são feras, inclusive agora se o cliente quiser, ele pode acompanhar os serviços

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #26 Online: 29 Dezembro 2011 às 13:07:28 »
"inclusive agora se o cliente quiser, ele pode acompanhar os serviços", isso é bom ! ;)
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

vinniearques

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #27 Online: 29 Dezembro 2011 às 13:13:03 »
o mais legal solano é que agora no novo shop mooca plaza,(algo assim) tem uma mini oficina dentro da loja toda de vidro, e você consegue ficar lá olhando o serviço, inclusive dos relógios que não são seus

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #28 Online: 29 Dezembro 2011 às 13:35:33 »
Vi este SO no shopping, estava na casa dos 7k e com os parcelamentos em 10 vezes que fazem por aqui...



O relógio ao vivo é bem bonito,com esta pulseira de aço e todo preto, o aro interno que nesta foto é branco era preto também... a tentação bate forte nessas horas.
« Última modificação: 29 Dezembro 2011 às 13:38:29 por JuniorRJ »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #29 Online: 29 Dezembro 2011 às 13:45:03 »
"inclusive agora se o cliente quiser, ele pode acompanhar os serviços", isso é bom ! ;)

Ok, mas ver o que está sendo feito é apenas um placebo para a alma. Alguém sabe avaliar se o que está sendo feito está correto? Se a ferramenta usada é correta, se a chave de fenda é da largura correta, se está afiada, se o lubrificante que está no porta óleo é o correto, se foi armazenado adequadamente...

Enfim, falando do El Primero, alguém aqui saberia, só de olhar, se o relojoeiro está usando os procedimentos e materiais corretos para lubrificar o escapamento dele? Se está fazendo o epilame corretamente?

Quero dizer, deixar acompanhar o serviço aumenta a confiança, mas garante algo? Eu acho que não.

Mas não se esqueçam, que, como sempre, são apenas meus dois centavos de guarani ou de rupias filipinas.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 29 Dezembro 2011 às 13:48:12 por Adriano »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #30 Online: 29 Dezembro 2011 às 13:52:27 »
Vi este SO no shopping, estava na casa dos 7k e com os parcelamentos em 10 vezes que fazem por aqui...



O relógio ao vivo é bem bonito,com esta pulseira de aço e todo preto, o aro interno que nesta foto é branco era preto também... a tentação bate forte nessas horas.


 Pois é!!! O bicho é bonito mesmo! :D :D :D :D :D :D

 O amigo ZE comprou lá fora... Bem mais barato! 8)

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

vinniearques

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #31 Online: 29 Dezembro 2011 às 14:12:15 »
Nos eua ele sai na faixa de 2500 dolares

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #32 Online: 29 Dezembro 2011 às 14:55:34 »
Eu prefiro o SO II.
"Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante." Mark Twain

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #33 Online: 29 Dezembro 2011 às 23:52:33 »
adriano, me dá uma (ou melhor: duas) força(s)?!

1a força: a breitling disponibiliza em seu site os valores das revisoes... tem a "completa" (mexem em tudo) e a "simples" (mexem no escape, balanco e mais algumas coisinhas)... acho isso de disponibilizar bem legal e tal (a PP acho q tb disponibiliza), mas eles cobram, salvo engano, 30% a mais quando o relogio for em ouro ou platina...

o meu altissimo conhecimento tecnico (;D) nao me permite encontrar razao p/ isso... afinal, dentro de um chronomat de aco tem o mesmo 7750 que tem dentro de um chronomat de ouro (falando da msm versao do relogio, mudando so o modelo)...

a diferenca de preco de revisao de um relogio quartz p/ um auto p/ um auto chrono p/ um turbilhao etc. eh perfeitamente compreensivel (a breilting inclusive disponibiliza o valor p/ cada "movimento"), mas aumentar o preco por causa do material do relogio me parece q eh uma forma de fazer um "seguro" caso dê merda durante a revisao (o relojoeiro deixa escapar uma chave e pega na caixa, etc.)...

agora dar merda na revisao feita pela oficina autorizada, em tese, eh inadmissivel... em tese pq o relojoeiro eh humano e, portanto, sujeito a falhas... ai se tiver q fazer um novo polimento ou banho ou algo do tipo, aqueles 30% cobririam tal "reparo", q num relogio em ouro, pelo material, seria naturalmente mais caro...

isso sem contar q a revisao de um relogio em ouro ser mais cara do q a revisao do mesmo relogio em aço dá aquela impressao de "relojoaria" de esquina, onde o polimento do elo da pulseira fosca do timex eh 10 e o polimento do elo da pulseira fosca do rolex eh 100... ou seja: so pq o relogio eh em ouro (mais caro q o em aco), o servico sera mais caro...

e ai, pq cobram mais?!

a 2a forca diz respeito exatamente a essa historia de "oficina autorizada" e o servico q eles executam... com relacao aos carros, p. ex., eh fato q a oficina da concessionaria eh muito pior q um mecanico de qualidade q tem ai na rua... a impressao q eu tenho, de uma maneira geral (qq produto), eh q as autorizadas sao muito ruins, e os profissionais de fora sao bem melhores... eu, por exemplo, confiaria meu breilting a vc (watch time), mas n confiaria jamais a breitling (nao por causa do dito mais acima, mas por causa do dito no paragrafo exatamente acima)...

e ai, com relogios tb eh assim (como eh com os carros) ou as autorizadas sao realmente boas?!

obrigado desde ja e se mais alguem quiser dar pitaco, sinta-se a vontade!

abs.

p.s.1: acho q a unica autorizada q eu utilizaria seria a da rolex...

p.s.2: pelo q eu sei, a watch time eh autorizada de quase todas as grandes marcas suicas, o q significa q fora a breitling e a rolex, so tem vcs de autorizada no mercado, ou seja, eu teria q utilizar uma autorizada, q eu acabei de falar q nao utilizaria (nao a watch time, mas as autorizadas em geral)... ou ficou confuso?!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #34 Online: 30 Dezembro 2011 às 09:35:20 »
Não posso responder por marcas com as quais não trabalho. O ideal é que perguntasse para a Breitling o motivo. Mas...

- O meu palpite é que é por causa do polimento. Das marcas que trabalho, o único serviço que tem diferenciação de preço de acordo com o material da caixa é o polimento. E uma vez que a revisão inclui polimento, o preço extra é por causa do polimento mais criterioso.

- A Omega por exemplo pratica a mesma idéia, mas não com relação ao material empregado, mas sim se o relógio usa pulseira de couro ou de metal. O serviço completo com pulseira de metal é mais caro, por causa do polimento.

- Com relação à oficina autorizada de automóveis, é uma opinião pessoal sua. A minha experiência com meu carro atual, com autorizada, é ótima, pois mecânicos não autorizados não tem ferramental, nem físico nem eletrônico para diagnosticar meu carro, muitos nem sabem mexer no carro, e cobram a mesma coisa ou mais caro pelo serviço. Entre outros serviços que já realizei, recentemente paguei cerca de R$ 300,00 de uma peça sozinha da suspensão em uma oficina na rua. A peça era chinesa e quebrou ao meio duas vezes em 3 meses. Depois de desistir da dor de cabeça, levei na autorizada que me cobrou R$ 400,00 pelo JOGO de 4 peças, originais, incluindo instalação. Na autorizada que uso, soui bem atendido, diagnosticam os problemas corretamente e rapidamente, e a maioria das peças custaram o mesmo ou mais barato que na rua. Sei que pode não ser a realidade de todas, mas o contrário, de que nenhuma presta, na MINHA experiência, não é verdade.

- Todas as autorizadas que conheço, de marcas sérias, pelo menos (obviamente não conheço todas e não vou citar as que conheço e não conheço) são devidamente preparadas e realizam serviços com certeza melhores do que os feitos "na rua". O material físico e o "material humano" é melhor nas autorizadas. Me baseio, entre outros fatores, no fato de que já realizei e/ou acompanhei testes para candidatos a vagas de emprego nas autorizadas que trabalhei e são raríssimos os relojoeiros que se enquadram no perfil de trabalho da autorizada, seja em termos de conhecimento técnico, seja em termos de destreza manual, seja em termos de limpeza, seja em termos de filosofia e método de trabalho. Alguns dos reprovados por voto unanime eram relojoeiros ditos mestres por aí.

- A decisão de usar o serviço autorizado ou não é de cada um. Infelizmente sofremos o preconceito de "autorizada" e somos nivelados por baixo, baseados nas autorizadas de carros, máquinas de lavar roupa, eletrodomésticos, celulares... Mas prefiro comparar que, pelas marcas que trabalhamos, não somos uma oficina de marcas que fabricam carros populares, ou seja, aquelas que há anos temos instaladas no nosso país, mas sim, somos como oficinas autorizadas da Mercedes Benz, BMW, Jaguar, Aston Martin, Bentley... tudo ao mesmo tempo, em que os técnicos usam ferramentas importadas e são treinados nos países das sedes das marcas. É assim que enxergo a empresa no mercado. Há muito mais gente que não abre mão desse serviço autorizado do que gente que torce o nariz.

- Assim como com oficinas de carros, é mito também que o serviço e as peças sejam mais caros na autorizada. O que já vi de peça de Omega sendo vendida nos ML da vida ou internet afora por preços superiores ao dobro do preço público praticado na autorizada no Brasil... No mercado livre canso de ver elo de Omega, usado e riscado, faltando a bucha e o barrete, sendo vendido mais caro que o novo na autorizada, embalado e completo.

- A Watch Time está longe de ser a única autorizada no mercado tirando Rolex e Breitling. A Watch Time é autorizada só das marcas que constam como autorizadas no site. Todas as outras marcas, cada uma tem a sua autorizada. Como uma oficina independente, pode e tem capacidade de mexer em praticamente qualquer relógio de qualquer marca, especialmente se não necessitar de peças específicas.

- Por fim, a minha experiência, baseada inclusive neste mesmo fórum, por anos e anos, aponta que 98% do povo que reclama ou critíca o serviço e/ou os preços das autorizadas de relógio nunca utilizou seus serviços, nunca nem tentou utilizar, nunca fez sequer um orçamento, nunca passou nem perto da recepção. Outra boa parcela, nem sequer tem relógios da marca das oficinas que critica. Acho isso no mínimo curioso.

Meus dois centavos de peso cubano...

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #35 Online: 30 Dezembro 2011 às 09:36:00 »
Não posso responder por marcas com as quais não trabalho. O ideal é que perguntasse para a Breitling o motivo. Mas...

- O meu palpite é que é por causa do polimento. Das marcas que trabalho, o único serviço que tem diferenciação de preço de acordo com o material da caixa é o polimento. E uma vez que a revisão inclui polimento, o preço extra é por causa do polimento mais criterioso, com materiais mais caros e mais específicos para ouro, platina e titânio, e até de um polidor mais experiente.

- A Omega por exemplo pratica a mesma idéia, mas não com relação ao material empregado, mas sim se o relógio usa pulseira de couro ou de metal. O serviço completo com pulseira de metal é mais caro, por causa do polimento.

- Com relação à oficina autorizada de automóveis, é uma opinião pessoal sua. A minha experiência com meu carro atual, com autorizada, é ótima, pois mecânicos não autorizados não tem ferramental, nem físico nem eletrônico para diagnosticar meu carro, muitos nem sabem mexer no carro, e cobram a mesma coisa ou mais caro pelo serviço. Entre outros serviços que já realizei, recentemente paguei cerca de R$ 300,00 de uma peça sozinha da suspensão em uma oficina na rua. A peça era chinesa e quebrou ao meio duas vezes em 3 meses. Depois de desistir da dor de cabeça, levei na autorizada que me cobrou R$ 400,00 pelo JOGO de 4 peças, originais, incluindo instalação. Na autorizada que uso, soui bem atendido, diagnosticam os problemas corretamente e rapidamente, e a maioria das peças custaram o mesmo ou mais barato que na rua. Sei que pode não ser a realidade de todas, mas o contrário, de que nenhuma presta, na MINHA experiência, não é verdade.

- Todas as autorizadas de relógio que conheço de marcas sérias, pelo menos (obviamente não conheço todas e não vou citar as que conheço e não conheço) são devidamente preparadas e realizam serviços com certeza melhores do que os feitos "na rua". O material físico e o "material humano" é melhor nas autorizadas. Me baseio, entre outros fatores, no fato de que já realizei e/ou acompanhei testes para candidatos a vagas de emprego nas autorizadas que trabalhei e são raríssimos os relojoeiros que se enquadram no perfil de trabalho da autorizada, seja em termos de conhecimento técnico, seja em termos de destreza manual, seja em termos de limpeza, seja em termos de filosofia e método de trabalho. Alguns dos reprovados por voto unanime eram relojoeiros ditos mestres por aí.

- A decisão de usar o serviço autorizado ou não é de cada um. Infelizmente sofremos o preconceito de "autorizada" e somos nivelados por baixo, baseados nas autorizadas de carros, máquinas de lavar roupa, eletrodomésticos, celulares... Mas prefiro comparar que, pelas marcas que trabalhamos, não somos uma oficina de marcas que fabricam carros populares, ou seja, aquelas que há anos temos instaladas no nosso país, mas sim, somos como oficinas autorizadas da Mercedes Benz, BMW, Jaguar, Aston Martin, Bentley... tudo ao mesmo tempo, em que os técnicos usam ferramentas importadas e são treinados nos países das sedes das marcas. É assim que enxergo a empresa no mercado. Há muito mais gente que não abre mão desse serviço autorizado do que gente que torce o nariz.

- Assim como com oficinas de carros, é mito também que o serviço e as peças sejam mais caros na autorizada. O que já vi de peça de Omega sendo vendida nos ML da vida ou internet afora por preços superiores ao dobro do preço público praticado na autorizada no Brasil... No mercado livre canso de ver elo de Omega, usado e riscado, faltando a bucha e o barrete, sendo vendido mais caro que o novo na autorizada, embalado e completo.

- A Watch Time está longe de ser a única autorizada no mercado tirando Rolex e Breitling. A Watch Time é autorizada só das marcas que constam como autorizadas no site. Todas as outras marcas, cada uma tem a sua autorizada. Como uma oficina independente, pode e tem capacidade de mexer em praticamente qualquer relógio de qualquer marca, especialmente se não necessitar de peças específicas.

- Por fim, a minha experiência, baseada inclusive neste mesmo fórum, por anos e anos, aponta que 98% do povo que reclama ou critíca o serviço e/ou os preços das autorizadas de relógio nunca utilizou seus serviços, nunca nem tentou utilizar, nunca fez sequer um orçamento, nunca passou nem perto da recepção. Outra boa parcela, nem sequer tem relógios da marca das oficinas que critica. Acho isso no mínimo curioso.

Meus dois centavos de peso cubano...

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 30 Dezembro 2011 às 09:40:23 por Adriano »

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #36 Online: 30 Dezembro 2011 às 09:44:06 »
editado.

- Assim como com oficinas de carros, é mito também que o serviço e as peças sejam mais caros na autorizada. O que já vi de peça de Omega sendo vendida nos ML da vida ou internet afora por preços superiores ao dobro do preço público praticado na autorizada no Brasil... No mercado livre canso de ver elo de Omega, usado e riscado, faltando a bucha e o barrete, sendo vendido mais caro que o novo na autorizada, embalado e completo.

editado.



Tive uma agradável surpresa neste caso, precisei de um elo para meu Tissot Seastar 1000.

Olhei nos sites de vendas da vida, e não achei, minto, encontrei no ebay, mas teria o risco e o preço bem salgado.

Resolvi apelar para a autorizada e qual foi minha surpresa ao saber do preço, R$ 60,00.

Só para terem uma idéia um elo usado do PRS 200, que é menor, se econtra para venda entre 70,00 a 100,00 no ML, e tem muita gente pagando.

Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #37 Online: 30 Dezembro 2011 às 13:18:57 »
adriano, MUITO obrigado pela sua resposta!

abs.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #38 Online: 30 Dezembro 2011 às 13:31:25 »
...
e se mais alguem quiser dar pitaco, sinta-se a vontade!
...

Sergiaum, tem alguns pontos que eu queria comentar:

1-Sobre o valor da revisão, diferente para diferentes materiais de caixa, acho bastante lógico até, muitas vezes esquecemos que o polimento é parte da revisão, sempre, afinal estamos falando de uma autorizada, logo se existe o risco de um erro custar mais caro para a empresa, este serviço tem que ser mais caro. A outra opção seria fazer quem tem caixa de aço pagar mais caro, aí sim, acho injusto. Resumo, quem traz mais risco tem que pagar mais.

2-Sobre o valor, falando especificamente sobre a Breitling, sitada no tópico, acho a revisão de um chrono automático por r$ 1.100 um preço justo, não acho barato, acho muito caro até, mas acho justo. Neste preço estão incluídas as trocas, sempre, do tambor de corda, da roda inversora, de todos os acionadores do chrono, de todos os ponteiros (no caso 6, quase sempre em ouro), da tige, de todas as juntas e vedações, da pulseira quando em couro e toda e qualquer outra peça necessária do movimento, além dos serviços normais que conhecemos de desmonte, limpeza, regulagem e polimento. Sobre o polimento, vale dizer também que tem alguns Breitling onde polir o fundo apenas dá mais trabalho que relógios inteiros de outras marcas. Hoje eu não pago r$ 1.100 para uma revisão em relógio algum que eu tenha, pois sei que todos precisam de cuidados mínimos, mas se tivesse um Breitling realmente "vivido" não exitaria em mandá-lo para o BSC, já fiz revisões lá, no passado, quando o valor era pouco mais da metade deste atual.

3-Recentemente, aqui no forum, descobri que existem revisões de r$50... lendo o escrito no item 2 me parece barato... mas precisa ver o que cada um chama de revisão... na minha opinião, revisão é um conjunto de diversos serviços onde nenhum vale menos de r$50 e ainda não começamos a falar do preço de peças...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Breitling na H-Stern
« Resposta #39 Online: 30 Dezembro 2011 às 13:49:09 »
Só um adendo quanto ao risco. O fator de risco nem sempre, ou melhor, muito raramente, se aplica por erro, falta de destreza, imperícia, negligência. Até porque, a lei permite que prejuízos provocados por um funcionário por esses motivos sejam descontados de seu pagamento. É facinho uma peça custar metade do salário do empregado. Nenhum funcionário quer ter prejuízo. Logo, isso é raríssimo. Muito raro mesmo. Em quase 6 anos trabalhando com assistência técnica, e vendo passar em minha frente pelo menos 600 consertos por mês (façam as contas...), conto nos dedos de uma mão quantas vezes enfrentei casos sérios de acidentes causados por negligência, imperícia, etc., que causassem um prejuízo paupável a esse ponto.

O fator de risco que enfrentamos se refere sim ao fato de que algumas peças são montadas na fábrica de tal forma que sua desmontagem envolve um risco de 50% da peça ser completamente destruída na desmontagem. Em outras palavras, tem que peça que só sai quebrando e que precisa obrigatoriamente ser desmontada na revisão. Logo, se essa peça é de material nobre, ela é mais cara.

Outra questão é que lá na fábrica, o custo das peças para substituição caso elas sejam destruídas na desmontagem é baixíssimo. Duas peças muito sujeitas a isso são ponteiros e pulsadores dos cronógrafos.

Na fábrica, ponteiros de cronógrafos são sacados e vão direto para lixo. Aliás, se um ponteiro novo cair no chão, o relojoeiro nem abaixa para pegar, abre a gaveta e pega um novo. Porém, aqui no Brasil, com jogos de ponteiros de cronógrafos podendo custar facinho R$ 300,00, não podemos nos dar à esse "luxo". Nem ao menos podemos repassar esse ônus integralmente a todo orçamento de cronógrafo, sob o impacto de subir demais o preço do conserto e simplesmente ser reprovado. Logo, a não ser que os ponteiros estejam visivelmente ruins, não cobramos do cliente. E aí? E se na hora de desmontar o ponteiro sai e a bucha fica no eixo? O que fazemos? Colocamos um novo, do nosso bolso. Se sair tudo inteirinho, ótimo.

Aliás, isso puxa para mais um assunto: autorizada sofre de concorrência também. Não é interessante cobrar o que der na telha e ter o orçamento reprovado. Não podemos ter prejuízo, mas é melhor ganhar R$ 10,00 do que não ganhar nada. Logo, é do interesse da autorizada fazer orçamentos enxutos e com preços competitivos, sem deixar de respeitar as normas e exigências de qualidade da marca. Fazemos sempre o possível para não cobrar peças desnecessária, ou seja, usar as mesmas peças desde que não comprometa a qualidade do serviço.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 30 Dezembro 2011 às 13:55:21 por Adriano »