Menu principal

Tucano, meu relógio eletromagnético

Iniciado por Flavio_Machado, 07 Dezembro 2011 às 21:53:17

tópico anterior - próximo tópico

VIP

Flávio,

Parabéns, que trabalho bonito.

;)
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

Flavio_Machado

Pandolfi, o dedo arroxeado é para mostrar que vida de artista também é dura :D ;) ;D
Em uma das faxinas que fiz, tenho de vez em quando dar uma geral no "atelieeer" e numa dessas fui empurrar a furadeira de coluna e ela prensou meu dedão contra a prateleira. Vi um monte de estrelas na hora. Juro que não soltei nenhum palavrão. Mas daqui a alguns dias a mancha já desapareceu e posso providenciar outra.
Essa semana o relógio me deu um susto. Parou de funcionar e eu não conseguia entender porque.
Minha esposa deu o alerta: "É a umidade". Assim mesmo não acreditei de imediato, porque o relógio está funcionando livre e solto e não havia nada que o prendesse, não havia. Levei-o para a oficina e fiquei de olho nele para descobrir o problema. E não é que era a tal da umidade mesmo! Depois de 2 dias de chuva, as peças que junta o pêndulo e o bico estavam muito justas, e com a umidade, a madeira expande e não funfava de jeito algum. Dei uma espaçada nas peças e pronto, voltou a trabalhar maravilhosamente bem para minha felicidade.

abraços

Flávio
viver é a coisa mais rara do mundo. a maioria das pessoas apenas existe.
oscar wilde

Pandolfi

Olás, Alberto e Flávio.
Vida de artista tem seus percalços mesmo...
O que eu queria saber é como a eletrônica atua, os impulsos saem do módulo eletrônico e para onde vão, ou seja, o que a energia movimenta e onde está a peça movimentada, seria o pêndulo...
Grande abraço.
Pandolfi

Flavio_Machado

Olá Pandolf

Segue as imagens do sistema.
As baterias fornecem a energia e a placa controla a mesma enviando para a bobina que cria o impulso no pendulo.
Na ponta do pêndulo tem um imâ de neodímio tipo pastilha que recebe o impulso.
Como a bobina fica escondida, cria-se um ar de mistério.
Qualquer dúvida, é só perguntar.

abs

Flávio

oscar wilde

Pandolfi

Agora fiquei 100% satisfeito, obrigado Flavio...
Meu Deus, só agora caiu a ficha, o sistema é um segredo industrial...desculpe, amigo.
Abração.
Pandolfi

Flavio_Machado

;D :D ;) :)
De segredo não tem nada. Na internet tem várias versões desse tipo de relógio.
Tem um camarada na Alemanha que vende um kit completo e o relógio é muito bonito.
Estou pensando seriamente em comprar um.

abs

Flávio
oscar wilde

Pandolfi

Flavio, já comprei duas vezes da Alemanha.
Cara, o produto vem numa boa, tranquilo.
Eles ainda passam o código e o post do correio deles, é só rastrear.
Sorte na sua compra...
Grande abraço.
Pandolfi

SlacKK

caramba! é lindíssimo! parabéns mesmo! que cuidado no acabamento....
de cair o queixo!

Bruno Recchia

Oi Flavio,

Uma pergunta... O que ativa o funcionamento da bobina ? Pois imagino que ela trabalhe de forma ciclica ? Quer dizer, "puxa" o pêndulo na descida , e quando o pêndulo desce, para de puxar (pois senão o pêndulo não conseguiria subir muito).

Existe alguma forma de contrôle dos ciclos, sob a  forma de um quartzo, no pedestal ? Imagino que não, mas não entendo como o relogio "sabe" quando deve ligar e desligar a bobina !

1 abraço,

Bruno

haniel

Que maravilha de Tucano, fiquei hipnotizado com a beleza do movimento.

Parabéns, um abraço.

TUDA

Rafael

Flavio_Machado

Olá Bruno

Voce está forçando minha capacidade de conhecimento eletrônico. como já disse anteriormente,
não entendo quase nada do assunto. Para montar este relógio, precisei da ajuda de um camarada lá de Pernambuco
que me forneceu o sistema eletrônico já montado.
Como funfa, não sei como dizer. Vou perguntar para ele e depois te falo.

abraços

Flávio
oscar wilde