Menu principal

Relógios Ouro 14k....tem mesmo algum problema?

Iniciado por thomas.bnu, 30 Dezembro 2011 às 00:16:00

tópico anterior - próximo tópico

thomas.bnu

Boa Noite,
Havia conversado esses dias com um cidadão e ele teria me dito que o Ouro 14k
não seria recomendável para nosso hemisfério....isso tem algum fundamento?
Mancha? Alguém já observou se isso ocorre mesmo?

thomas.bnu

Acabei postando por erro aqui no Botequim - ia ser no principal - ou pelo fato de falar mais sobre ouro aqui
é mesmo o lugar certo?

kaiuka

ouro 14k é ouro baixo.

é a menor quilatagem de ouro para ser considerado como metal nobre.

possui muito cobre em sua liga.

portanto, deve-se ter bastante cuidado na conservação e uso.

caso contrário, "preteia".  escurece.

por ser utilizado no pulso, propenso a molhar com água e suor, com certeza a durabilidade é pequena.

a menos q nao seja para uso diário.

em outras palavras: só é bonito qdo novo e bem cuidado.

espero ter ajudado de alguma forma.

kaiuka e seu seikinho que tem um irmãozinho!

Cigano

Obrigado pela aula cara Kaiuka "Dara"  8) 8)

Agora entendi essa coisa do 14k!! ;)

Tenha um ótima Sexta Feira!! ;)
Abraços,
Cigano!

JotaA

Segue abaixo uma tabela, com os graus de pureza do ouro:

Quilatagem      Conteúdo de Ouro   Pureza

24k                     100%               999
18K                       75%               750
14K                    58,3%               583
10K                    41,6%               416

O ouro com menos de 24 quilates, tem na sua composição elementos adicionais para dar mais brilho e firmeza. Quanto menos quilates tiver, menor será a quantidade de ouro. Existem três tipos de ouros: amarelo, branco e vermelho.

- Ouro Amarelo: os elementos adicionais são o cobre e a prata.

- Ouro Branco: para além do ouro amarelo também contém metais ditos "brancos" referindo-se à prata, paládio ou níquel.

- Ouro Vermelho: o ouro amarelo em conjunto com cobre, prata e zinco.

FONTE: http://ourousado.wordpress.com

thomas.bnu

Puxa Vida mas eu tinha um IWC de Ouro 14k e não notei nada disso, alguém já
comprovou isso na prática?

Adriano

O ouro 18k tem 5 tonalidades fora o branco. Vai do 1N ao 5N, sendo o 1N meio branco meio esverdeado, o 2N amarelo pálido, o 3N amarelo forte como o do ouro puro, 4N é rosa e 5N é vermelho.

Abraços!

Adriano

VIP

Citação de: Adriano online 30 Dezembro 2011 às 16:36:02
O ouro 18k tem 5 tonalidades fora o branco. Vai do 1N ao 5N, sendo o 1N meio branco meio esverdeado, o 2N amarelo pálido, o 3N amarelo forte como o do ouro puro, 4N é rosa e 5N é vermelho.

Abraços!

Adriano

Adriano,

A liga da mistura para fazer o ouro 18k  usada em relógios é a mesma usada em jóias ?

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

JotaA

Citação de: Adriano online 30 Dezembro 2011 às 16:36:02

Abraços!

Adriano

Legal Adriano,

Postei com pressa e acabei me esquecendo do ouro branco. Interessante saber que são 6 no total.

solano

Uma pergunta: Os folheados a ouro são com 18K ?

Eu, pessoalmente, não vejo muita vantagem em um relógio de ouro maciço ( caixa e pulseira ). O aço atende melhor estéticamente e dura muito! :D :D :D :D :D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

thomas.bnu

Citação de: solano online 31 Dezembro 2011 às 17:35:09
Uma pergunta: Os folheados a ouro são com 18K ?

Eu, pessoalmente, não vejo muita vantagem em um relógio de ouro maciço ( caixa e pulseira ). O aço atende melhor estéticamente e dura muito! :D :D :D :D :D

É mais gosto pessoal mesmo em ter uma 'relojóia', mas ainda acho exagero essa história sobre o ouro 14k, deve
aí haver várias peças em ouro 14k (porque muitas que vem dos EUA são ouro 14k) e o dono deve achar que é 18k
e nem acontece esses 'inconvenientes', se houvesse mesmo acho que já haveria uma 'caça as bruxas', acho exagero.

Alberto Ferreira

Salve!

Eu acho que as ligas de ouro de 14K são uma espécie de "padrão" lá pelos EUA...
Ou seja, uma certa questão de "padrão"... De costume, de mercado, etc...

Estou errado?  ::)

Mas, enquanto isso,...
Vejam o que é o que... ---> http://www.infojoia.com.br/news_portal/noticia_6702

Abraços,
Alberto

thomas.bnu

É que já ouvi falar disso do 14k..mas queria saber mesmo se não passa de 'lenda urbana'

Às vezes nem em 'profissionais' confio, aqui em Blumenau mesmo tem uma relojoaria considerada
a 'bam bam bam' e lá o 'relojoeiro' não sabia nem regular a posição de um ponteiro de um cronógrafo
e é uma das mais antigas da cidade e o tal Sr. me chama a âncora de escapamento de 'cavalo'....(isso existe?)
Levei lá o Tissot e pedi para ele regular, levaram para ele e me devolveram dizendo que era um 'defeito', me
aborreci puxei a coroa e acertei na frente da mulher após testar as 2 posições da coroa e os 2 botões.
Não sei se tiveram a capacidade de ter vergonha, mas me avisaram mesmo que houve aí no meio uma
geração de relojoeiros 'marreteiros'.

Fora outro onde levei um Caravelle da Bulova anos 70 para recolocar bateria (recém chegado) e o sujeito
me diz que não funciona, levei a um relojoeiro que era ex-funcionário da Swatch Group na 'esperança'
de recuperar a velha peça e, para minha surpresa, funcionou colocando-se a bateria (ele me falou que
o anterior colocou ela de cabeça para baixo...............'pausa') - não sei porque voltei lá, outra vez que tinha ido
me destruiu a âncora do escapamento de um relógio de bolso quando eu era muito iniciante e havia
pedido para ele regular (deve ter escapado a chave para dentro, mostrando o 'conhecimento e cuidado')

Agora, já dois relojoeiros mais 'jovens' em Blumenau são distintos, mas eu vou mesmo numa relojoaria
em uma cidade vizinha, Indaial, lá para o relojoeiro levei um Fusee Verge de 1790: ele nem piscou, não
desmerecendo esses 2 profissionais citados em minha cidade.

Voltando ao ponto...para mim a verdade sobre essa questão é importante pois peças de 14k abundam, não quero deixar
de passar uma por ignorância, já vejo sites vendendo alianças 14k e por enquanto ninguém parece ter reclamado.

Adriano

Caras, nunca vi problema algum com ouro 14K. Ele apenas é de uma liga baixa. O outros componentes da liga são, para essa aplicação, tão estáveis quanto o próprio ouro. Por isso não há nada que indique que ele seja mais vulnerável que ligas superiores. Nunca vi isso na prática, nem corrosão, nem manchas além daquelas que ocorrem com o próprio ouro.

Pelo contrário, sem uso, o ouro 18K mancha bem mais fácil. O que inclusive é um indicativo de ouro de alta qualidade, especialmente quando usado sob a forma de plaquê.

Ah, respostas: sim, normalmente os folheados de boa qualidade são feitos com ouro 18k. Ah, e quanto á pergunta do vip, normalmente sim, a liga é a mesma para jóias. Mas tanto em jóias como em relógios, a composição da liga de 18k pode variar um pouco, mesmo quando a cor é idêntica.

Abraços!

Adriano

Paulistano

concordo com o mestre Adriano.
tenho óculos ray ban de 1945 cujo banho está perfeito.
fora as canetas parker etc. canetas de 1939 cujo banho é bastante superior aos atuais.
agora, tem que cuidar, ainda que se grande estresse.
enfim, cuidando, tudo dura.
abraços.

thomas.bnu

Obrigado pelas respostas, embora não tenha havido prejuízo quanto ao acertado sobre a venda
de meu IWC Ouro 14k (De Bolso), o cidadão me contou essa história, que me incomodou pois não notei
nenhum problema.
Sabe lá posso e tenho uma ou outra peça 14k - um Rolex dois tons que venderei também
com links e bazel sólidos - (então estou fazendo contra-propaganda rsrs), quero ter argumentos caso a dúvida venha, embora
eu já tivesse quase que certeza que isso não tinha muito cabimento - Lenda Urbana.

Adriano

Eu acho até que o ouro 14k tenha algumas vantagens quanto ao resistência mecânica por permitir ligas mais duras.

Abraços!

Adriano

kaiuka

olá,

as minhas considerações foram por experiência própria. além de um básico conhecimento sobre joias.

já tive peças em ouro 14k. aliás, tenho-as ainda.

a tonalidade está bem diferente de quando as ganhei. mesmo sem tanto uso.

reitero, aqui, que tudo depende do uso.

aé porque qualquer metal, independentemente de ser precioso ou não, em contato com algumas substâncias químicas, reagem. oxidam.

quanto ao fato de ser considerado ouro baixo, isso advém de norma do nosso país.

cada país possui a sua classificação.

prova disso são os penhores da CEF. Ouro 14k = ouro baixo.

Abaixo disso, o Brasil não considera como metal nobre.

Já nos EUA, a coisa é diferente. tanto é que a maioria das peças deles são confeccionas em ouro de 14k e são bem valorizadas.

Há, também, de diferenciar de peças de plaquê. Plaquê é apenas um revestimento. As peças são feitas em outro material, e recebem um banho/revestimento de metal nobre.

Isso difere das peças em ouro, que são TOTALMENTE feitas com o metal, seja lá de que quilate for.

plaquê "descasca". ouro, não.

thomas.bnu

Na Inglaterra existe mesmo peças Vintage até de Ouro 9 Kilates, isso deve ter sido
feito pela escassez como haviam mencionado...

Adriano