Menu principal

Mais um que voltou parcialmente a viver!!

Iniciado por Cigano, 09 Janeiro 2012 às 05:19:29

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Há tempos ganhei do amigo Paulistano um Geneva Sport, com movimento Landeron 48, cronógrafo mecânico, que aliás é o meu 1º crono mecênico, mais sem funcionamento.

Aqui o relógio em questão.

Como eu sou teimoso, na madrugada de ontem para hoje, eu sem sono, fui fuçar nele, e sei que falta algumas pecinhas para funcionar o cronógrafo, , mais a parte do relógio está muito boa, nada faltante.
Como ele estava parado e com carga cheia, então resolvi descarregar, tirando balanço e depois a âncora, pois o aro do balanço estava dançando, com cara de ser eixo quebrado, meu eu nunca tinha retirado para certificar o estado dele, então retirei, o balanço e a âncora, ele começou a descarregar, acabou a carga, retirei o movimento da caixa, para limpar a caixa, para manter conservado até um dia eu poder ($$$)  :D  mandar para o conserto, pois não entendo muito de crono para desmontar.
Enquanto  a caixa estava de molho em solução de sabão neutro liquido, eu fui verificar o movimento, e as peças que eu tinha retirado, então olhei bem os eixos do balanço e âncora, e para minha surpresa, estão perfeitos, então pensei o que há de errado então!!

Então montei o movimento, e com um pouco de carga na hora de montar o balanço, assim que eu o coloquei, ele funcionou por uns 15 segundos e parou na hora do aperto do parafuso, então pensei, tem alguma coisa de errado, depois de várias tentativas, já que eu tinha me animado pois ele tinha funcionado por alguns segundo, consegui. Percebi que o eixo inferior do balanço estava saindo do lugar na hora do aperto, então com muito cuidado, consegui apertar a peça sem tremer muito.

Depois disso ele passou a funcionar, montei tudo dentro da caixa, depois de limpa e seca, passei uma borrachinha de vinil no mostrador, poli o acrílico amarelado pelo tempo, estima-se que o relógio é da década de 50.
Acertei a hora, e quando acordei, fui olhar ele para ver se tinha atrasado ou até mesmo parado, e com  muita felicidade, digo que relógio  continua funcionado.

Vamos à umas "fotinhos", que fiz ainda a pouco !!

Comparando com minha querida "Cebola Mecânica" [Orient KD] que tem 43mm... O Crono tem 38mm se a corôa.

Bom pessoal é isso aí, agora só falta arranjar as pecinhas para colocar o crono na ativa, mais já estou muito feliz pelo relógio já ter voltado a vida....
E eu achando que teria que torrar uma graninha pelas dificuldades que será/seria para encontrar alguma peças para que o relógio funcionasse.

Ahhhh!!
Um vídeo"zinho" para provar o funcionamento do relógio!! ;D
Gêneva Sport

Tenham uma ótima semana pessoal!! ;)

PS: Já era para mim ter postado, mais não sei o porque, eu não estava conseguindo acessar o fórum, estava dando uma mensagem de erro de endereço, ou endereço inexistente, fora o FRM, ainda estão fora do ar para mim, yahoo e g1!! :'(

Abraços,
Cigano!

Paulistano

QUE MÁXIMO!
ESTOU MUITO FELIZ! PARABÉNS AMIGO. QUE BOM QUE ESTÁ CONSEGUINDO RECUPERÁ-LO.
GRANDE ABRAÇO.

Atalo

Olá Cigano,
Também tenho um desses e foi meu primeiro crhono. Estava com o mostrador detonado, e foi restaurado na SARICA.
Gosto muito dele, mas uso pouco, ciume, né? ;D
Abraços
Átalo

Clélio

Que vitória....  :D :D Parabéns Cigano, um Landeron não é para amadores... o resultado no mostrador revela um cuidado e atenção com a peça...

Abs

Cigano

Citação de: Paulistano online 09 Janeiro 2012 às 09:44:22
QUE MÁXIMO!
ESTOU MUITO FELIZ! PARABÉNS AMIGO. QUE BOM QUE ESTÁ CONSEGUINDO RECUPERÁ-LO.
GRANDE ABRAÇO.

Muito obrigado estimado colega, pois é, aos poucos estou tentando chegar lá, e próximo desafio, será aquele Mirvaine!! 8)

Ainda quero deixar esse Geneva, funcionando perfeito, mais mantendo essas características vintages !! ;)

Tenham uma ótima semana caro amigo Paulistano!!  :D

Citação de: Atalo online 09 Janeiro 2012 às 11:28:56
Olá Cigano,
Também tenho um desses e foi meu primeiro crhono. Estava com o mostrador detonado, e foi restaurado na SARICA.
Gosto muito dele, mas uso pouco, ciume, né? ;D
Abraços
Átalo

Fantástico caro amigo Atalo, eu rodei a internet para buscar outro igual a esse, e não tinha achado ainda....
O seu está muito bonito mesmo, parabéns pelo carinho com a peça...

Eu não pude deixar de repara, que ele tem um pouco de "zinabre" na parte inferior dos ponsuirs [botões]...

Para tirar, use uma borracha, dessas escolares, de preferência em vinil, que não solta aqueles "farelinhos".

Agora caro Atalo, me diga uma coisa!!

Você precisou de peças da parte mecânica, ou não ??

Caso sim, são difíceis de acha-las ??

Tenha uma ótima semana caro Atalo!! 8)

Citação de: Clélio online 09 Janeiro 2012 às 13:09:14

Que vitória....  :D :D Parabéns Cigano, um Landeron não é para amadores... o resultado no mostrador revela um cuidado e atenção com a peça...

Abs

Muito obrigado pelos elogios caro Clélio, mais não cheguei a desmontar ele inteiro, apenas algumas partes, e foram da parte do relógio, e não cheguei a desmontar a parte do cronógrafo...
Mais ainda falta uns caminhas a trilhar para ele funcionar perfeito, uma hora aparece a oportunidade...

Tenha uma ótima semana caro Clélio!! ;)
Abraços,
Cigano!

DART

Parabéns Cigano!
Tenho certeza que vai chegar lá.
Grande abraço.

Desotti

Grande Cigano, parabéns pela linda peça e pela determinação! :)

Abração!

D.

Cigano

Citação de: DART online 09 Janeiro 2012 às 14:39:54
Parabéns Cigano!
Tenho certeza que vai chegar lá.
Grande abraço.

Grande amigo Dart... muito obrigado pelo elogio!

Quem sabe um dia, quem sabe.... :D!

Tenha uma ótima semana caro Dart!! 8)

Citação de: Desotti online 09 Janeiro 2012 às 15:18:38
Grande Cigano, parabéns pela linda peça e pela determinação! :)

Abração!

D.

Caro Desotti, assim como a de todos os colegas,  uma honra ter uma postagem sua em um tópico meu!!

Muito obrigado, e ainda voltarei com um vídeo dele mostrando o funcionamento do crono, assim que surgir alguma oportunidade!!

Tenha uma ótima semana!! 8)
Abraços,
Cigano!

Correia

Parabéns amigo Cigano, é um belíssimo crono!

Abs
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Rafael

Meneghetti

8) 8) 8) Ai meu Deus estou criando uma fera na micro mecânica  8) 8) 8) 8) 8)
Parabens nobre colega e aluno  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)

Daniel1

"Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante." Mark Twain

Cigano

Citação de: Correia online 09 Janeiro 2012 às 16:59:06
Parabéns amigo Cigano, é um belíssimo crono!

Abs
Correia

Muito obrigado caro Correia, pois é, ainda falta algumas peças para que o crono funcione... mais já estou satisfeito por hora, em ver o relógio funcionando novamente!!

Tenha uma ótima Semana!! :D

Citação de: Rafael online 09 Janeiro 2012 às 17:17:49

Parabéns Cigano!!!

Muito obrigado caro Rafael, um dia volto com a noticia dele funcionando 100% !!
Assim que possível !!

Tenha uma ótima Semana!! :D

Citação de: MENEGHETTI online 09 Janeiro 2012 às 17:28:00

Então não sou eu caro Meneghetti, pois sou calmo, calmo!! ;D ;D

Muito obrigado nobre amigo e mestre relojoeiro...pena que estás tendo pouco tempo para postar seus trabalhos aqui!!

Tenha uma ótima semana!! ;) 8)

Citação de: Daniel1 online 10 Janeiro 2012 às 01:05:28
Parabéns!!!

Muito obrigado caro Daniel !!

Tenha uma ótima semana!! :D
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Citação de: MENEGHETTI online 09 Janeiro 2012 às 17:28:00

8)

Salve!

Meneghetti,
As "feras" já nascem "feras"... Né? ;)

Ou seja,...
Além da "genética" elas precisam de algumas "oportunidades" e muito treino, para aprender a "caçar" numa boa.

Portanto,...
Digamos que você ("apenas", e isso não é pouco mesmo...) "cutucou com vara curta"!  ;)

Um grande abraço e parabéns a ambos.
Grato por compartilhar conosco os seus progressos, Cigano.
Alberto

Atalo

Cigano,
Não precisei procurar peças para ele, quando comprei, a máquina estava no estado em que está na foto, só mandei fazer uma revisão para tentar limpar as marcas do tempo, mas isso nao consegui melhorar muito; hoje estã um pouco melhor que na foto.
A caixa é de ouro e tem uma tampa (guarda pó) de lãtão. Os pushers são folheados, e estao descascando, por isso as marcas da oxidação do cobre.
Átalo

Jansen

Parabéns Cigano, belíssimo trabalho...
Abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Cigano

Citação de: Alberto Ferreira online 10 Janeiro 2012 às 10:14:36

Portanto,...
Digamos que você ("apenas", e isso não é pouco mesmo...) "cutucou com vara curta"!  ;)

Um grande abraço e parabéns a ambos.
Grato por compartilhar conosco os seus progressos, Cigano.
Alberto

Eu que agradeço caro Alberto, é uma honra ver suas postagens por aqui!!

Tenha uma ótima semana caro Alberto!! ;)

Citação de: Atalo online 10 Janeiro 2012 às 15:39:00
Cigano,
Não precisei procurar peças para ele, quando comprei, a máquina estava no estado em que está na foto, só mandei fazer uma revisão para tentar limpar as marcas do tempo, mas isso nao consegui melhorar muito; hoje estã um pouco melhor que na foto.
A caixa é de ouro e tem uma tampa (guarda pó) de lãtão. Os pushers são folheados, e estao descascando, por isso as marcas da oxidação do cobre.
Átalo

Obrigado pela atenção e informação caro Atalo!! :D

Citação de: Jansen online 10 Janeiro 2012 às 16:02:45
Parabéns Cigano, belíssimo trabalho...
Abs

Muito obrigado caro Jansen, espero trazer ele aqui em breve com o crono em funcionamento!!

Tenha uma ótima semana !! :D
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) 8) Obrigado caro colega Alberto  8) 8) 8) 8)  mas o nobre colega Cigano merece o nossos elogios e aplausos pela dedicação dele 8) 8) 8) 8)
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D Só tem uma coisa eu não tenho como enviar a ele um diploma de relojoeiro  ;D ;D ;D ;D ;D
Obrigado caro colega  Alberto   8) 8)  8) 8) 8) 8)

Abs  8) 8) 8) 8) 8) 8) 

Meneghetti  8) 8) 8) 8)

dudu oliveira

Parabéns Cigano    gostei do trato no mostrador

Abraços
Dudu

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 10 Janeiro 2012 às 17:50:30
8) 8) 8) 8) Obrigado caro colega Alberto  8) 8) 8) 8)  mas o nobre colega Cigano merece o nossos elogios e aplausos pela dedicação dele 8) 8) 8) 8)
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D Só tem uma coisa eu não tenho como enviar a ele um diploma de relojoeiro  ;D ;D ;D ;D ;D
Obrigado caro colega  Alberto   8) 8)  8) 8) 8) 8)

Abs  8) 8) 8) 8) 8) 8) 

Meneghetti  8) 8) 8) 8)

"QQ issu homi diproma ???"... xiiii estou longe ainda de ser diplomado, muito muito a crescer e a aprovar ainda para sair do amadorismo e ir para o intermediário!!

Obrigado pelos elogios caros colegas.... :D

Citação de: dudu oliveira online 10 Janeiro 2012 às 19:36:57
Parabéns Cigano    gostei do trato no mostrador

Abraços
Dudu

Caro Dudu, muito obrigado, foi o único resultado que consegui sem danifica-lo, pois quero manter assim mesmo...

Obrigado!! :D
Abraços,
Cigano!