O que é movimento "in-house"?

  • 3 Respostas
  • 3810 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
O que é movimento "in-house"?
« Online: 27 Janeiro 2012 às 16:18:17 »
Continuando em busca de respostas cartesianas para aquilo que não tem...
O que é movimento in-house?
É um projeto (desenho) in-house? Tem que ser 100% in-house?
É fabricação in-house?
É fabricação 100% in-house? Se não, qual proporção determina?
É fabricação em empresas do mesmo grupo?
Pode terceirizar partes? Trabalho? etc.?
A motivação desta minha dúvida é o movimento 8500 da Omega, mas pode ser estendida à diversos outros, as informações não são amplamente disponíveis...
Por exemplo, vamos "supor" (supor é quando não é verdade, certo?):
O movimento é projetado pela ETA, peças fabricadas pela ETA, outras pela Nivarox, "outras por outros", o movimento é montado pela Longines...
Isto é Omega in-house? Só tem swatch group aí...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O que é movimento "in-house"?
« Resposta #1 Online: 27 Janeiro 2012 às 16:40:40 »
Eu não apenas não sei a resposta, ou nunca cheguei à conclusão, como acrescento uma coisa a mais aí: o que é a "fabricação in-house", usando as suas mesmas palavras? É fabricação de fato debaixo do mesmo teto da sede da empresa? Ou debaixo do teto de uma filial, mas da empresa?

Exemplo: a La Joux-Perret é capaz de fabricar para você o seu projeto, com total exclusividade, com quase 100% de manufatura própria, interna mesmo. Mas, a La Joux-Perret não é "você". E aí?

Abraços!

Adriano

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: O que é movimento "in-house"?
« Resposta #2 Online: 27 Janeiro 2012 às 17:02:15 »
Penso que, se fosse para sermos verdadeiramente puristas, deveríamos considerar que qualquer componente produzido fora de uma manufatura a ser colocado em um movimento desta (a espiral, por exemplo), já nos impediria de considerá-lo como sendo 100% feito in-house.

Claro que o projeto também deveria ser in-house e, consequentemente, com estes dois parâmetros de exigência nós já colocaríamos 99% das manufaturas atuais fora da jogada.

No mundo real, a resposta será sempre aberta a interpretações diversas que somente levarão a conclusões individuais, discutíveis "ad aeternum".

[[]]'s
« Última modificação: 27 Janeiro 2012 às 17:49:32 por Desotti »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: O que é movimento "in-house"?
« Resposta #3 Online: 27 Janeiro 2012 às 18:49:27 »
Como ressaltado em vários textos meus, sobretudo naquela da viagem à Suíça, esse lance de "manufatura" suíça é um conceito relativamente novo. Começou com a Longines, no final do século XIX mas...Mesmo na apogeu das "manufaturas" enormes suíças, esse conceito nunca foi efetivamente de produzir tudo por conta própria. Simplesmente porque isso é muito difícil, caro e, pior, nunca fez parte do sistema de divisão de trabalho suíço. E, no passado, ninguém estava nem aí se o relógio tinha um movimento feito em casa ou não, eram relógios, apenas isso. Basta ver que as três tops do passado, Vacheron, Patek e Audemars, USAVAM EBAUCHES DE TERCEIROS! Vocês acham que alguém ligava para isso?

Pois bem. Com o retorno da relojoaria suíça e a colocação dos seus produtos como efetivos produtos de luxo é que esse conceito surgiu, como se fosse um "plus", individualidade da marca.

Uma coisa é certa: mesmo aquelas marcas que sempre disseram ser "manufaturas", ou seja, produzem totalmente em casa um relógio, raramente o fazem. O escapamento de um relógio é algo EXTREMAMENTE especializado (o feitio) e tem sido monopólio da Nivarox/FAR há décadas!

Ou seja, mesmo em fábricas que dizem ser manufaturas, pode ter certeza que a a mola do balanço foi feita pela Nivarox, roda de escape e balanço idem, da ETA.

E...WTF? Antigamente eu tinha uma visão um tanto quanto "glamourosa" (é assim que escreve?) com esse lance de feito em casa. Hoje não: quero produtos honestos, quem faz, não me interessa.

E vejam bem, mesmo para os puristas, o conceito de feito em casa inclui apenas aqueles que FABRICAM praticamente tudo em casa, não os que também projetam. De cabeça, por exemplo, lembro-me da Ebel e seu calibre 137 (tenho até um relógio com tal calibre). Tanto Ebel quanto Breguet usam o mesmo movimento em seus relógios, porem, feitos em casa por cada uma delas. Minto: o feito em casa da Ebel é até mais "justo", porque eles fazem em casa mesmo, a Breguet incorporou a Lemania, que agora "se intitula" Manufatura Breguet.

Quando lhes digo que a minha viagem à Suíça com o Igor foi uma revelação, é porque foi mesmo. Eu tinha um certo preconceito com a Rolex. Pois bem...A Rolex, para quem não sabe, monta seus relógios em Genebra. Os movimentos são feitos em Biel. Eles também tem uma fábrica em Le Locle (é Le Locle mesmo, nem lembro...). Mas enfim, esse lance de fazer todo movimento para eles em casa é uma bobagem há décadas. ELES FAZEM AS CAIXAS, ELES FUNDEM SEU PRÓPRIO OURO, FAZEM MOLAS DE BALANÇO, FAZEM TUDO! Se bobear, até o cristal de safira dos relógios fazem. E projetam tudo também. Não terceirizam nada, não estão nem aí e, lá pelas tantas, vejo que nem tão caro pelos seus produtos cobram assim.

Resumindo? Só não quero ser enganado. Se o produto tem um custo benefício bom, é justo, etc, inovador, não me interessa quem fez. Montadoras de automóveis, como o próprio nome diz, não são manufaturas, mas MONTADORAS e...who cares?


Flávio