Breitling Chronomat B13050

  • 14 Respostas
  • 4228 Visualizações
Breitling Chronomat B13050
« Online: 30 Junho 2014 às 00:50:50 »
Opa!

Há algum tempo atrás, vários anos para ser sincero, namorei em uma vitrine um Breitling Chronomat. Peguei a referência na loja B13050, alguém tem alguma recomendação sobre este modelo?

Muito Obrigado,

Fernando

Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #1 Online: 01 Julho 2014 às 14:07:53 »
Depois que a Breitling lançou o calibre B01, estes Cronomat's mais antigos ficaram meio sem graça na minha opinião, o tamanho deles também era menor, agora se achar em bom estado com precinho bom acho que pode ser bom negócio.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #2 Online: 01 Julho 2014 às 14:54:51 »
É um relogio bacana, o calibre é um eta valjoux 7750 supostamente modificado pela breitling, porém acho que leva bem pouca modificacao.... Acho que é COSC.

Abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #3 Online: 01 Julho 2014 às 15:21:59 »
Todos os calibres usados pela Breitling (todos, simplesmente todos) a partir do ano 2000 são certificados como cronômetros. Ou seja, é a melhor versão da ETA e não precisamos discutir o quão bons são os movimentos, porque são mesmo. Temos que discutir o custo benefício e o que o relógio vale para você.

Eu acho que o Chronomat se tornou um clássico, mesmo não sendo tão velho assim (é dos anos 80). Mas confesso que os Chronomat que fizeram a fama da Breitling, pré anos 2000, eram tecnicamente muito ruins. Vão achar que é mentira, mas a Breitling tinha a coragem de não usar nem uma versão elaboré nos seus relógios, mas o troço mais pé de boi da ETA, movimentos encontrados em relógios de 200 dólares. Mas, já naquela época, cobraram 3 mil num Chronomat! Pior: nas versões aço e "ouro", o ouro não era ouro mesmo, mas plaquè (mesmo problema dos TAG Heuer contemporâneos). Os relógios não envelheciam bem...

O problema da Breitling para mim foi a adoção do conceito de "macho" nos seus relógios. Os Chronomat originais, salvo engano, tinham 39 ou 40 mm. Poderiam ter sido atualizados para 42... Hoje vejo alguns modelos Evolution com 44 e até 48, o que transformou o relógio bastante proporcional anterior em algo ridículo atualmente.

Mas tecnicamente são zilhões de vezes mais bem acabados, aliás, são bem acabados mesmo, a Breitling, em padrão de polimento, detalhes em caixa, braceletes, mostradores, etc, não fica nem um milímetro distante da Omega e Rolex, por exemplo.

Resumo da história: compre se gostar e, de preferência, algo semi novo. Não vale a pena pagar full price em Breitlings, pois mesmo os com calibre b01 que o César citou não seguram preço. E se for comprar, que seja pós ano 2000, o que é facilmente identificável pela inscrição cronômetro no mostrador ou no back.

Zero? No Brasil custam caro demais, comparando-os com marcas de mesmo nível, como Rolex, Omega, etc.


Flávio

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #4 Online: 01 Julho 2014 às 15:39:49 »
Se não me engano esse modelo perdurou de 1984 a 1996. O B quer dizer que é misto(ouro e aço), Calibre 13 automático(Eta Valjoux 7750), 0 não COSC, 50 modelo Chronomat. O preço gira na faixa de 2 a 4k de reais, dependendo do estado de conservação. 40,5mm. Recomendação, levar ao relojoeiro para ver o estado geral antes de comprar. Abs
« Última modificação: 01 Julho 2014 às 15:43:56 por Cosentino »

Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #5 Online: 02 Julho 2014 às 15:54:32 »
Muitíssimo Obrigado pelas respostas!!!! Me ajudaram muito!!!

Encontrei esse relógio semi novo e ainda não o vi pessoalmente, só por fotos.

No certificado a data e de 95, o valor de 5000,00 e como o Consentino disse e misto de ouro e aço.

Mas agora com essas boas dicas vou procurar algo que o custo benefício seja melhor!

Abraço e muito obrigado novamente!

Fernando

Decidido!
« Resposta #6 Online: 07 Julho 2014 às 12:14:51 »
Depois de ler as opiniões e refletir um pouco decidi deixar o Breitling de lado por um tempo, não tenho experiência alguma com relógios usados e até ter confiança em um bom profissional vou deixar isso mais pra frente.

Esse é o que estou namorando na vitrine toda vez que vou ao shopping, sei que não é uma marca de muita tradição em relógios mas gosto muito dos produtos da Montblanc. E esse me fara muito feliz por um tempo! Outros estão na lista mas quero me aprofundar mais para não fazer besteira.

http://m.jomashop.com/montblanc-watch-109137.html

Desculpe-me por não inserir a figura diretamente no tópico, não consegui fazer isso ainda.

Fernando

Nota do moderador:
Caro Fernando, no sentido de ajudar eu editei a sua mensagem.
Segue a imagem.

Alberto Ferreira - Equipe de Moderação.




« Última modificação: 07 Julho 2014 às 13:53:56 por Alberto Ferreira »

Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #7 Online: 07 Julho 2014 às 16:43:30 »

Eu acho que o Chronomat se tornou um clássico, mesmo não sendo tão velho assim (é dos anos 80).

Flávio

Só uma observação: o modelo foi criado em 1942, com movimento Vênus 175 ou o top de linha 184 (três sub dials + data + fases da lua). A marca registrada era a "régua de cálculo" no bezel gioratório - mas com funções diferentes da que tem os Navitimer.


Em 1970, ele saiu com o calibre 11, sendo o Chronomat Chronomatic.


Nos anos '70 a versão manual passou a ser montada com Valjoux 7740 e saiu até uma versão quartz (sem cronógrafo!). Daí prá frente, vieram aquelas coroas e pulsadores em forma de cebola, 7750 e...

Abraços!


*

flavio

Re:
« Resposta #8 Online: 07 Julho 2014 às 17:24:21 »
Sim. Estou falando o novo, com os característicos parafusos. Hoje esses modelos, não tão velhos assim, viraram o símbolo da marca, muito mais do que os verdadeiramente clássicos, como, por exemplo, navitimer. Flávio

Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #9 Online: 07 Julho 2014 às 17:44:19 »
Odeio aquelas "cebolinhas"... kkkkkkkkkk

*

flavio

Re:
« Resposta #10 Online: 07 Julho 2014 às 18:31:53 »
Odeie ou não, virou marca registrada. :-) flavio

Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #11 Online: 07 Julho 2014 às 18:48:48 »
É verdade... Mesmo nos novos, com os pulsadores tipo "daytona", a coroa continua sendo a maldita cebola! :-p

O mais bonito da linha atual, para mim, é o Transocean Chrono 38 - que eles vendem como "feminino", pois tem SÓ 38mm.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #12 Online: 07 Julho 2014 às 18:59:38 »
Para dar mais uma força no rol de informações

http://gearpatrol.com/2014/07/01/history-of-breitling-pilots-watches/

Dic

Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #13 Online: 07 Julho 2014 às 21:34:26 »
Opa Alberto! Obrigado pela ajuda! Não encontrei aqui no forum um tópico de testes para iniciantes.

Agradeço as informações adicionais sobre o Chronomat, espero que logo tenha conhecimento suficiente para adquirir o meu.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Breitling Chronomat B13050
« Resposta #14 Online: 14 Julho 2014 às 13:08:43 »
Eu gosto muito destes Breitling Chronomat, desde os de 84 até os atuais, não gosto deles com os detalhes de ouro, mas os inteiro em aço acho muito legais, gosto inclusive do formato da coroa e pulsadores.
Minha experiência, que se resume ao uso e posse, é das melhores, nem poderia ser diferente, já que os meus tem o movimento baseado nos excelente 7750. Caixa, mostrador, pulseira e etc. impecáveis.
Hoje os antigos estão datados, mas ainda gosto do "astral" deles.
Eu acho que eles sofrem de um preconceito infundado.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!