Esse aqui vocês não conhecem !!

  • 14 Respostas
  • 4246 Visualizações
Esse aqui vocês não conhecem !!
« Online: 02 Fevereiro 2012 às 20:58:05 »
Oi pessoal !

Bom, acabei de receber minha ultima compra, e resolvi compartilhar essa com vocês.

Esse eu queria ha ANOS. Mais que um relogio, é considerado um verdadeiro icone do design francês. Inclusive, éé conhecido inclusive fora do circulo dos colecionadores. Um OHNI (Objeto Horologico Nao Identificado) literalmente.

Mas o que acontece é que, mesmo sendo muito conhecido na frança, ele é praticamente desconhecido fora dela. E quem vê o relogio pensa, na maioria das vezes, que deve ser "de brinquedo"...

No entanto, de brinquedo ele não tem nada... Caixa de aluminio anodizado, movimento crono Valjoux 7734, boa qualiddade de fabricação, uma pulseira capaz de durar décadas...

Esse relogio foi desenhado por ume Designer famoso, pelo menos na França : Roger Tallon. Foi ele quem desenhou, entre outros, o TGV francês. Ele foi contratado, no inicio dos anos 70, pra imaginar uma linha de relogios "futurista" pra marce francesa LIP. E em 1973, foi lançada a linha MACH 2000. MACH em homenagem ao Concorde, que voava a mach 2. E 2000 pois nessa época, 2000 representava o futuro...

O "top" dessa linha era o crono. E nessa época, 90% dos cronos utilizavam um unico movimento, o 7730 e derivados E era justamente o caso do MACH 2000.

Ao criar o relogio, o designer pensou em 2 coisas : conforto de uso e conforto de leitura.

Pro conforto de leitura, ele desenhou um mostador ultra-funcional, com um codigo diferenciando os ponteirs "normais" (brancos) dos do crono (amarelos). Nada de numeros que venham poluir o visual. O unico elemento visual adicional, fora a data, é a escala do taquimetro, na periferia.

Pro conforto de uso, primeiramente, ele pensou que a melor forma de se evitar o desconforto da coroa e dos botoes que impedem o pulso de dobrar,  a melhor solução seria ter toda a parte direita RETA. nada de formas redondas que venham incomodar o pulso.Mas no entanto, o movimeto era redondo, não retangular... Então, ele decidiu "simplesmente" empurrar todo o mecanismo pra esquerda, e criar um relogio assimético ! e incluir na caixa um sistema de botões que se prolongue o suficiente pra deixar os dois botões alinhados com a coroa.Vocês devem começar a pensar, que relogio esquisito...

Finalmente, pro conforto, ele decidiu não colocar botões pequenos, dificeis de se utilizar com o relogio no pulso : ele preferiu colocar "bolotas" no lugar de coroa e botões ! grandes, faceis de acesso, simplificavm tudo ! E pra que tudo ficasse ainda mais claro, ele deu ao botão de lançamento do crono a mesma cor que os ponteiros, amarelo...

Também, sempre pro conforto, ele escolheu utilizar aluminio anodizado : bem mais leve no pulso que aço !! E pra completar, uma pulseira de borracha, levemente elastica, que nunca bloqueasse o pulso.

E então, o que deu isso tudo ? Isso :



Isso sim, é puro seventies !!

Estou usando-o ha 2 dias : o conforto é incrivel, acho que é um dos primeiros relogio que eu vejo que eu poderia "esquecer no pulso... E eu ADORO esse design ultra radical !!

1 aabraço,

Bruno

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #1 Online: 02 Fevereiro 2012 às 21:14:47 »
Opa caro Bruno, conheço sim, pois estava vendo sobre ele esses dias, pelo menos por fotos!!
Parabéns pela aquisição, desta raridade, pois pelo que eu li, é super raro achar um destes nos dias de hoje!! :D

Por dentro !!

Fantástico!!

Fonte da Imagem: http://thewatchspotblog.com
« Última modificação: 02 Fevereiro 2012 às 21:23:53 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #2 Online: 02 Fevereiro 2012 às 21:16:35 »
Realmente não conhecia!!!  :o :o :o

Muuuuuito legal!!! Gostei mesmo!!! Adoro esses relógios assimétricos!!!  ;)

Bruno, poste mais fotos!!  ;) Fundo, lateral da caixa...  ;)

Idéia simples da cor do acionador a mesma do ponteiro, o formato da caixa para melhor conforto...
Algo do tipo: "Como não pensei nisso antes?"  :) Claro que não é em qualquer relógio que se pode colocar idéias como essa, mas imagino que esse modelo foi feito para novidades!!!  :D

Show de bola!

Abs!

Bela máquina!!!  :) Valeu Cigano!  ;)
« Última modificação: 02 Fevereiro 2012 às 23:17:03 por mestreaudi »
Rafael.

*

Jefferson

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #3 Online: 02 Fevereiro 2012 às 21:20:16 »
Olá pessoal,

Bruno, parabéns! Peça muito incomum. Eu gosto muito desse design.

Eu gostaria de ter um LIP no ajuntamento, especialmente pela história, que nos foi retratada num belo artigo do Igor: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=2576.0

Abraços,

Jefferson

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #4 Online: 02 Fevereiro 2012 às 21:26:39 »
Prometido, vou tentar fazer mais fotos amanhã ! E legal saber que ha quem conheça esse por ai !!

1 abraço

Bruno

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #5 Online: 02 Fevereiro 2012 às 21:45:43 »
Esse LIP é um clássicão!!!

Muito doido!

Abração!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #6 Online: 02 Fevereiro 2012 às 22:03:50 »
Realmente é um clássico, não achava que era tão difícil encontrar um!


Flávio

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #7 Online: 02 Fevereiro 2012 às 22:47:31 »
MUITO LEGAL....
PARABÉNS E CURTA BASTANTE.
abraços.

*

Alberto Ferreira

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #8 Online: 02 Fevereiro 2012 às 22:56:08 »
Salve!

O relógio eu até conhecia, teoricamente, por leitura.

Mas conhecer um colega que tenha um e compartilhe as suas "sensações" (de quem conhece a matéria) conosco, isto sim, "não tem preço".

Aliás, minto, tem preço sim. O do ingresso em um fórum como este nosso FRM.  ;)  8)

Que, diga-se de passagem, você ajuda a criar.

Um abração, Bruno.
Parabéns pelo relógio, realmente único, e grato por compartilhá-lo conosco.

Alberto

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #9 Online: 02 Fevereiro 2012 às 23:13:43 »
Caríssimos:

Já tive um destes, em (excepcional) estado de conservação muito próximo deste, e tudo o que o Bruno disse confere...

O "legal" era ir com ele em festas infantis... A molecada ficava doida...  ;D ;D

Mas "meu tempo" com esse modelo tão diferenciado e icônico já se foi...  8) 8)

Abraço

Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #10 Online: 02 Fevereiro 2012 às 23:33:04 »
duvido que o tempo tenha passado.
só de você manter acesa a admiração por este relógio, denota isso.
quem sabe você não compra outro?
abraço.

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #11 Online: 02 Fevereiro 2012 às 23:40:52 »
Muito bacana, e super diferente....parabems

*

RÔMULO FÓZ

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #12 Online: 03 Fevereiro 2012 às 08:12:47 »
Eita, bacana mesmo, excelente tópico... ;)
Eu peguei um deste, ou parecido ;D ;D ;D:

Abs
Romulo Foz

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #13 Online: 03 Fevereiro 2012 às 11:13:51 »
Bom, para quem não quiser ter o trabalho de procurar um NOS, dá para comprar este modelo com movimento quartz pela Amazon:

http://www.amazon.com/Lip-189-25-12-Mach-Dark/dp/B002YZLT5E/ref=sr_1_7?s=watches&ie=UTF8&qid=1328274736&sr=1-7

Custa 535 Obamas.

Um abraço,
Davi

Re: Esse aqui vocês não conhecem !!
« Resposta #14 Online: 03 Fevereiro 2012 às 12:49:36 »
Ah, reedição moderna e quartz, não tem graça nenhuma !! Pra mim, so vale a edição original ! Essas "copias modernas", tudo made in china, acho que é simplesement falta de vrgonha na cara dos donos atuais da marca, que não tem nenhuma ligação (nem respeito) com a historia da marca. Se pelo menos fosse algo fiel...

1 abraço,

Bruno

Bom, para quem não quiser ter o trabalho de procurar um NOS, dá para comprar este modelo com movimento quartz pela Amazon:

http://www.amazon.com/Lip-189-25-12-Mach-Dark/dp/B002YZLT5E/ref=sr_1_7?s=watches&ie=UTF8&qid=1328274736&sr=1-7

Custa 535 Obamas.

Um abraço,
Davi