Menu principal

Jogos de tabuleiro. Gosta de algum?

Iniciado por Ringo, 16 Fevereiro 2012 às 16:20:39

tópico anterior - próximo tópico

Ringo

Então pessoal,

Estou criando esse tópico para encontrar, quem sabe, alguém por aqui que goste de jogos de tabuleiro. Eu aprecio muito, principalmente os antigos.
Eles tem relações com a cultura de onde foram desenvolvidos, representam algum aspecto do seu povo.
Os jogos de tabuleiro podem ser vistos apenas como passatempo mas, se procuramos estudá-los, perceberemos que sua elaboração pode ser muito complexa.

Aos poucos posso descrever alguns jogos por aqui (dependendo do interesse pelo tópico). Por enquanto apresentarei o jogo RINGO (nome do jogo que é meu apelido aqui).
Ringo é um jogo originário da Alemanha medieval. Tem características de um jogo de cerco (simulando a invasão de um castelo) e os jogadores, dois, tem peças
em número e habilidades diferentes. Isso retrata a luta entre força e agilidade.
Depois vou postar uma imagem do tabuleiro.

Pra quem se interessar segue um link com um pouco mais da história, o tabuleiro e as regras do jogo:  www.jogos.antigos.nom.br/regras.asp

Nesse site encontrarão muitos jogos de várias regiões do mundo. Vale dedicar um tempinho.

Abraço a todos!

Cigano

Não sei se é considerado tabuleiro, creio que sim, mais gosto muito do Banco Imobiliário, e da coleção War!!

War é da Grow e o Banco Imobiliário da Estrela !!

imagens:

Ambos os jogos, já estão disponíveis em versões on-line (que acho chato) !!

Mais tem o de Damas que adoro, e Xadrez não sei jogar (acreditas)  ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

thomas.bnu

Eu acho que ainda vou descobrir que Xadrez é o melhor jogo de tabuleiro.
Sabia que a peça que chamamos de cavalo, na verdade se chama de cavaleiro?
Peão parece que era a denominação que se dava aos soldados que iam a pé...
Representa um reino.
Sabe-se lá quantos reis jogaram entre si uma partida para se testarem antes de uma guerra...na época era
cheio de protocolos...

Adriano

Mario_Fpolis

War! Dudinka é minha e Dudinka ninguém me tira!

Tínhamos uma turma da rua, e jogávamos War pela dominação total. Aliás, há outro jeito de jogar War? Pois bem, uma das divisões da União Soviética era Dudinka, e SEMPRE era difícil tomar aquela "pedaço de terra". Podia-se colocar 15 exércitos para atacar a singela peça do inimigo, e Dudinka resistia bravamente, com seguidos 6 nos dados. E o mais impressionante é que não importava o amigo azarado que estivesse com aquele território, ele era agraciado com muita sorte ao defender aquela região que deveria ficar no meio da Sibéria.

Sou apaixonado por Gamão e Go.

Xadrez faz anos que não jogo.

Banco imobiliário meu filho ganhou de Natal e já jogamos umas duas vezes, mas ele ainda não foi contaminado pela "doença".

Dominó vale? É jogado em cima de um tablado verde e é um esporte que sou apaixonado, é forte aqui em Florianópolis e demais regiões de colonização açoriana. Segundas vou a um boteco, simples, simplérrimo, e lá jogo umas duas ou três horas de dominó, é um alento e um refresco para mim. Se bem que tomo cerveja! ;D

Abraços lúdicos do Mário
Amplexos do Mário

Alberto Ferreira

Salve!

Xadrez...
E palavras cruzadas (que coisa mais antiga, né?  :D).
Que, aliás, eu não jogo há anos...  :-[

Mas,...
Na falta...
Serve o da baiana?

Huuummm...
Eu adoro um acarajé!  Sério!  Com uma cervejinha...  8)

O da Cira, em Salvador (lógico), é imbatível.

Cira rules, meu rei!

Abraços,
Alberto

Cigano

Citação de: Mario_Fpolis online 16 Fevereiro 2012 às 17:08:32
Dominó vale? É jogado em cima de um tablado verde e é um esporte que sou apaixonado, é forte aqui em Florianópolis e demais regiões de colonização açoriana. Segundas vou a um boteco, simples, simplérrimo, e lá jogo umas duas ou três horas de dominó, é um alento e um refresco para mim. Se bem que tomo cerveja! ;D

Abraços lúdicos do Mário

Esqueci deste, acho que é válido sim, pois jogamos em cima de uma tábua, a da mesa, seja de vidro, mármore ou madeira.... acho que é válido!!

Eu gosto tbm de dominó, meu tio é viciado, ele tem umas modalidades de jogo que nunca vi antes, e tem o bom e velho baralho, só sei jogar o tal de "pif" (acho que é isso), nem um truquinho, pois nem sei como joga!!
E paciência do pc, o spider hein!! ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

thomas.bnu

Ringo

Dominó e jogos de baralho são considerados jogos de mesa. E convenhamos, não há jogos melhores que esses pra jogar num boteco, com uma cervejinha...entre os dois prefiro dominó.

Gosto especialmente do Xadrez, embora não seja um jogador acima da média. Damas também é muito bom, primeiro jogo que aprendi (jogo da velha não conta!).
Aliás, por falar em jogo da velha, foi descoberto entre tribos indígenas brasileiras um jogo, Piraí, idêntico ao jogo da velha.

Sabiam que no tabuleiro de Resta Um são jogados cinco jogos diferentes, até onde sei, e que o próprio Resta Um tem muitas variantes?

thomas.bnu

Citação de: Ringo online 16 Fevereiro 2012 às 23:19:40
Dominó e jogos de baralho são considerados jogos de mesa. E convenhamos, não há jogos melhores que esses pra jogar num boteco, com uma cervejinha...entre os dois prefiro dominó.

Gosto especialmente do Xadrez, embora não seja um jogador acima da média. Damas também é muito bom, primeiro jogo que aprendi (jogo da velha não conta!).
Aliás, por falar em jogo da velha, foi descoberto entre tribos indígenas brasileiras um jogo, Piraí, idêntico ao jogo da velha.

Sabiam que no tabuleiro de Resta Um são jogados cinco jogos diferentes, até onde sei, e que o próprio Resta Um tem muitas variantes?

Se Truco for jogo de Tabuleiro, ganha de longe ainda!  ;D ;D ;D ;D

Meu jogo preferido de cartas!

aguiar

Xadrez e War.

Abs

mestreaudi

Ahhh, adoro GAMÃO!!!!!  ;)

E sempre tive curiosidade para aprender a jogar aquele jogo de tabuleiro egípcio chamado Senet, achado inclusive dentro da tumba de Tutankamon...

Abraços!
Rafael.

Celso Gioso

Xadrez...
Faz tempo que eu não jogo. Devo estar enferrujado.
Abraços

flávio

Na época em que ainda residia em BH, acreditem se quiser, na ressaca de domingo, o lance era jogar War com os chapas. Mário, é impossível jogar com dominação total se seguir as regras fielmente. Acho que jogavam como nós: podendo transportar em cada jogada, tirando a primeira, qualquer quantidade de exércitos. Mas se ler a regra, isso é trambicagem, porque o número máximo sempre foi de 3! Lá pelas tantas, acabávamos tendo que usar feijão de tantos exércitos que tinhamos e o troço se tornava impossível de acabar.

Lá pelas tantas, então, voltamos para as regras tradicionais e, mesmo assim, as partidas duravam horas!

Gostava, também, de um jogo antigo muito mais fundado na sorte, mas que marcou minha infância. Esse troço, que eu saiba, ficou na gaveta da Estrela por séculos e, pelo menos nos anos 80 e 90, não foi relançado. É isso aqui:

http://3.bp.blogspot.com/_XOO2iZbGHCA/TT8NEv_2uyI/AAAAAAAAAto/mvWR9siY5Ko/s1600/25+de+Janeiro+2011+089.jpg

Mas fugindo dos jogos de tabuleiro, fui mestre de RPG, nos primórdios, mestrava D&D 2a edição, e tive que fazer a transição para a 2a edição através da Trilogia de Avatar, quem já se meteu neste troço vai entender o que estou falando (Forgotten Realms).

Joguei durante um ano como "player" e 2 como "mestre" (afinal, só essa aventura citada me tomou UM ANO PARA ROLAR, jogando 3 vezes por semana, cada vez que jogava, umas 4 horas).

Na época, minha mãe me esculhambava, dizia que eu deveria estar estudando para o vestibular - o que de fato não fiz - enquanto ficava lendo livros em inglês sobre "bobagens".

Fato é que acabei, por conta disso, aprendendo a ler, NA MARRA, em inglês, já que só fizera um ano de curso particular "the book is on the table" e inglês de colégio não servia para nada. Posso dizer que sou autodidata em inglês por conta desse lance.

Mas o principal veio depois. Como não gostava de fazer muitos apontamentos e o jogo exigia raciocínio rápido, não seguia roteiros, improvisava demais. Para isso, claro, decorei o livro (dois) de regras, coisa que nem o melhor mestre de BH (o Maurício) havia feito.

Vai em caixa alta: ESSA BAGACEIRA ME AJUDOU MUITO NO TRIBUNAL DO JÚRI, TENDO QUE CONTAR HISTÓRIAS SEM ROTEIRO!

Fato é que parei de jogar lá por volta dos meus 20, 21 anos de idade, quando já bebia e saía demais. Mas valeu. Acreditem: a complexidade de mestrar o tal jogo me ajudou na profissão, quando digo isso, ninguém acredita.

Ah, e muito embora não seja um jogo de "tabuleiro", eu usava a técnica (não criada por mim) de comprar papéis quadriculados em livrarias, colar contact por cima e usar caneta "lavável" para descrição de distâncias e caminhos. O uso de bonequinhos era opnional, na verdade cada jogador costumava comprar os seus, e tinha alguns só para disposição de posicionamento de batalha. Praticamente idêntico a esta foto que achei na net:

http://brbcoffee.com/wp-content/uploads/2011/12/dungeons_and_dragons_game.jpg

No caso, pela tabela ao fundo, estão jogando a 3a edição que, no fundo, quis se aproximar de "videogames" e ficou mais simples, mas não sei os detalhes. Atualmente já está na quarta edição.

Flávio

Mario_Fpolis

Flávio........................................ seu nerd!!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Acho que ficas horas na frente da TV admirando o tirocínio e perspicácia do Sheldon Cooper né?!?!

Agora, mais sério: de fato jogávamos pela dominação mundial da forma descrita por ti, com ilimitados transportes, com ilimitados exércitos, e mesmo assim jogávamos por horas. Usávamos fichas de pôquer para 10, 20 e 50 exércitos, era muito legal.

O jogo que sempre rolava, em qualquer lugar que íamos, era o "Coronel Mostarda, na biblioteca, com castiçal".

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Ringo

Citação de: mestreaudi online 20 Fevereiro 2012 às 22:50:18
Ahhh, adoro GAMÃO!!!!!  ;)
E sempre tive curiosidade para aprender a jogar aquele jogo de tabuleiro egípcio chamado Senet, achado inclusive dentro da tumba de Tutankamon...
Abraços!
Mestreaudi, no site que indiquei na primeira mensagem desse tópico estão dispiníveis as regras do Senet, jogo sagrado egípcio, tem até um jogo para download. As regras não são seguidas a risca (Aqui cabe um parenteses importante: as regras desse jogo foram recriadas por historiadores e antropólogos então nem posso dizer que as regras não são horiginais pois não as conhecemos, apenas supomos como seriam.) mas dá pra entender como se joga.

Gamão é um dos que não jogo. Já li sobre a história, as regras, mas não encontrei alguém que jogasse pra ser meu mestre.

Abraços!

Jmm

Encontrei o conhecido jogo de tabuleiro WAR em cartas, tipo baralho. Achei muito bom de jogar. É mais rápido, menos regras.
Pra quem gosta de WAR vale conferir. É baratinho...mas não dura muito tempo.

Tratando de jogos antigos, de tabuleiro, que representam um pouco da cultura da civilização onde surgiram, gosto muito dos jogos africanos denominados Mancala.
Mancala é na verdade uma família de jogos com algumas variantes nas regras, mas o tabuleiro e o princípio são os mesmos. Tem um pouco de história no link citado na primera mensagem do tópico.
Tem um quebra-cabeça criado a partir desse tabuleiro, chama-se: Tchuca-ruma. Esse link mostra o quebra-cabeça e diversas variações de Mancala.

http://www.awale.info/mes-jocs-mancala/txuca-ruma

Espero que gostem também!

Lourival

Sem dúvida o Xadrez!
Jogo fantástico pelo qual tenho verdadeira paixão ... as vezes, quando me junto com um velho companheiro de tabuleiro, passamos horas a fio jogando ... tomando cerveja então  ::) ::) ::) ::) ::) vixe! Isto já quase deu desquite lá em casa :-[ :-[ :-[    ;D ;D ;D

edulpj

Gamão!!!

Alguém aqui joga no FIBS??? Meu nick lá é edulpj...

mestreaudi

Citação de: edulpj online 03 Julho 2012 às 13:04:59
Gamão!!!

Alguém aqui joga no FIBS??? Meu nick lá é edulpj...

Fala Edu!

Não conhecia!!

Vou me cadastrar, daí a gente joga algumas partidinhas!!!

Abs!!
Rafael.