Menu principal

Como identificar qual o calibre de máquina que nada indica?

Iniciado por chip, 18 Fevereiro 2012 às 11:19:45

tópico anterior - próximo tópico

chip

Boas a todos

Como identificar qual o calibre de máquina que nada indica?

Trata-se de um relógio de bolso de marca Regines de 15 rubis.

Desmontei toda a máquina, fiz limpeza, preciso de material, mas como idenficar qual o calibre correcto se nada consta inscrito nela?

Desde já o meu muito obrigado por qualquer dica

Abraço
Aquele abraço

VIP

Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

chip

Aquele abraço

Adriano

Chip, difícil essa, ein? Engraçado que não parece um mecanismo tão antigo. O que quero dizer é que pela idade que ele parece ter (não mais que uns 70 anos), não é comum não ter identificação, como era mais comum em mecanismos mais antigos.

Já desmontou o mecanismo todo? Já observou com cuidado se não há mesmo identificação, nem debaixo da ponte da âncora, já que vejo que esta se prolonga bem abaixo do balanço?

Uma vez que é de bolso, imagino que tenha algo em torno de 17''' a 19'''.

Tente procurar no "bidfun" por fotos de calibres desse tamanho. Tem cara de fabricante tradicional de ebauche que foi incorporado pela Ebauches S.A.

Abraços!

Adriano

chip

Olá

Sim, desmontei o mecanismo todo e vi tudo com intuito de encontrar algo mesmo sumido... A única coisa que há é o nº de série e por baixo do mostrador (platine) que diz XJ.

Fora isto nada mais tem ???

Abraço
Aquele abraço

chip

Olá de novo

Procurei no "bidfun" como sugerido e nada  :'(

Cumprimentos
Aquele abraço

Gravina

Caro Chip,

Vou lhe dar uma dica que poucos sabem, mas não espalha..................

Diante de uma dúvida na identificação de um calibre, existe um "pai dos burros" para nos salvar.

Este salvador é um tal de Besfit: http://www.ebay.com/itm/Bestfit-Swiss-watch-catalog-encyclopedia-CD-ROM-/270599124778#ht_1963wt_1139

Com ele em mãos, você observa o desenho desta peça que destaquei, e procura nas figuras que lá estarão a que é exatamente igual à sua, inclusive em dimensão..............pronto, o bestfit lhe dirá qual é o calibre.

Poucos relojoeiros sabem disso, pois isso é trabalho para fornituristas (vendedores de peças de relógios)

Até que procurei o meu Berstfit, mas não encontrei........devo ter emprestado para alguém tão esquecido como eu :'(........ Aliás paguei uma fortuna pelo meu (uns +- R$ 500,00 da extinta "Fornitura da Sé" no centro de SP) há anos..............Hoje tá barato, né?........tudo moderno.

Procure por esta peça:

Boa sorte/Abs

Gravina

Ps. Cá no Brasil, ao "Dicionário" damos a alcunha de "Pai dos Burros", para que não pairem dúvidas!

chip

Olá Amigo Gravina

Eu tenho conhecimento de um livro "idêntico" que existe nas casas de fornitura... Porém eu não tenho acesso a eles, quando muito me fazem este favor.
Acontece que neste caso o freio tiret indicado e muito bem pelo Amigo não consta no livro que eu falo... Parece-me mais pequeno e de capa laranja em relação ao que menciona (Bestfit).

Estou comprador disso aí, mas no endereço que o Amigo menciona só é "possível" adquirir/envio para os U.S.
O Sistema não me deixa contactar o vendedor...

Muito mas muito obrigado por essa dica... Prometo não espalhar :D

Aquele abraço
Aquele abraço

Adriano

Embora não tão completo quanto o Bestfit, eu alguns catálogos da Federação Suíça de Relojoaria e que servem ao mesmo propósito. Esses comprei em estado de novos por uma mixaria no eBay. São edições do começo da década de 1940, parece que nunca foram usadas.

Extendendo a explicação já dada, é que peças como a mola do tirete são tão específicas para cada calibre, dada sua geometria complexa, que ela acaba sendo uma espécie de DNA do mecanismo. É quase impossível de dois mecanismos totalmente distintos possuam uma mola do tirete com o desenho idêntico.

Abraços!

Adriano

chip

Olá Amigo Adriano

E qual é o titulo do livro que menciona? Onde posso adquirir?

Abraço
Aquele abraço

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, o Bestfit é mesmo um dos (melhores) "caminhos das pedras"...
Além de fornecer a informação de que peças são intercambiáveis entre movimentos...  (o tal "fit"  ;))

Tinha até para vender (novo) pelas "NET´s da vida", sites de leilões e afins. Eu não sei se ainda existe disponível por lá...  ::)

Tempos atrás eu tive em mãos um de um amigo, nós fizemos um curso juntos.
É um baita livrão, pesadão. E é muito bom mesmo.

Na ocasião este amigo era vendedor assíduo de relógios ("vintage") pelos sites de leilão da NET, relógios que ele comprava, revisava e vendia.
Depois, decepcionado, ele abandonou a faina...

Nessa ocasião eu perguntei se ele pretendia vender o livro...
Ele me disse, "agora não, mas se eu for "passar nos cobres" eu te aviso"...

O problema é que com a minha mudança de Sampa, etc, eu perdi o contato...
Mas, agora lembrando, eu vou tentar localizar o telefone dele.  ;)  8)

Essa "dica" da mola é muito boa mesmo, eu já tinha ouvido alguns comentários (sobre peças "características" de um dado movimento, etc), mas não com a precisão comentada pelos amigos Douglas e Adriano.

Grato por compartilharem os seus conhecimentos!

FRM é isso!  Compartilhamento, desinteressado, de informação.
8)

Quanto ao que o Douglas falou...
..."Poucos relojoeiros sabem disso, pois isso é trabalho para fornituristas (vendedores de peças de relógios)..."

Mas, como sabemos, era trabalho para fornituristas...
...Hoje, infelizmente, não mais...

O que mais ouvimos nas fornituras ao procurarmos por peças?
"Não, nós não temos..."

Aliás, sem as reticências, com ponto final mesmo.  :(  :P

Abraços a todos,
Alberto

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Fevereiro 2012 às 12:57:07

Essa "dica" da mola é muito boa mesmo, eu já tinha ouvido alguns comentários (sobre peças "características" de um dado movimento, etc), mas não com a precisão comentada pelos amigos Douglas e Adriano.

Um cavalheiro é, e sempre será um cavalheiro!......................é o caso do Alberto :-*, óbvio!........que novidade!!!
Aprendi este "troço", com um dos maiores cavalheiros (e não são muitos, infelizmente) que conheci neste mundo maravilhoso dos relógios, um verdadeiro gentleman, um forniturista, que tinha a humildade, e a solidariedade como primícia maior, o MESTRE Otacilio da Fornitura Senador.......Reste em paz meu estimado amigo! :-* :-* :-* :-*
Aprender, e transmitir sem citar, como mínimo, não deve ser lá muito digno (sou incapaz para julgar alguém, ou qualquer coisa,)......, portanto, a tempo........meus agradecimentos a este grande amigo que encontra-se em outro plano.
Aprendi um monte de coisas erradas em relojoaria, e outras certas também, mas no frigir dos ovos, considero-me ainda um verdadeiro neófito no assunto, sério mesmo,  um aprendiz eterno, é verdade!...........enquanto dure!

Abs

Gravina

Cigano

Era exatamente por esta peça, que eu procurava por fotos ontem na net, achei umas parecidas, mais não iguais totalmente.

Abraços,
Cigano!

Bernardo

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Fevereiro 2012 às 12:57:07
...

Pois é, o Bestfit é mesmo um dos (melhores) "caminhos das pedras"...
Além de fornecer a informação de que peças são intercambiáveis entre movimentos...  (o tal "fit"  ;))

Tinha até para vender (novo) pelas "NET´s da vida", sites de leilões e afins. Eu não sei se ainda existe disponível por lá...  ::)

Tempos atrás eu tive em mãos um de um amigo, nós fizemos um curso juntos.
É um baita livrão, pesadão. E é muito bom mesmo.

Na ocasião este amigo era vendedor assíduo de relógios ("vintage") pelos sites de leilão da NET, relógios que ele comprava, revisava e vendia.
Depois, decepcionado, ele abandonou a faina...

Nessa ocasião eu perguntei se ele pretendia vender o livro...
Ele me disse, "agora não, mas se eu for "passar nos cobres" eu te aviso"...

O problema é que com a minha mudança de Sampa, etc, eu perdi o contato...
Mas, agora lembrando, eu vou tentar localizar o telefone dele.  ;)  8)

Prezado Alberto,

A Otto Frei tem para vender a 8ª edição, de abril de 2005:

http://www.ofrei.com/page930.html

O preço parece "amigável". Será que traz informações de relógios japoneses?

Abs,

Alberto Ferreira

Salve!

Se os amigos me permitem...
Apesar da data  ::), eu não vou jogar confete.
Não! Ele não precisa disso.

Mas,...
Amigo Douglas, grato pelas palavras.

Afinal, esta é a imagem... Cavalheiros da távola redonda...
Aquela távola sem cabeceiras, aquela que iguala... Mesmo os "desiguais"...   ;)
Na humildade de saber que o que sabemos vale... Mas que saber reconhecer o que não sabemos, vale mais.  Bem mais.   ;)

Ao mestre, Sr. Otacilio, também a minha homenagem. Com igual carinho.

Só quem teve o prazer de conhecê-lo sabe o que é uma pessoa "calma"...
Placidamente, "humildemente" e calmamente consciente. Sem pressa...
Que descanse em Paz!   Pois por aqui o que ele fez, naquilo que amava, marcou... E muito.

Bernardo,
Muito grato pelas dicas!

Mas o problema de comprar um "livrão" destes (pesa alguns quilos...  8)), com remessa internacional pelos Correios, é justamente este, o peso...

Se o meu contato com o amigo que eu mencionei, não resultar...
Eu creio que irei para a opção (digitalizada) mencionada pelo amigo Douglas...

::)
Apesar de que...
Quem gosta (mesmo) de livros, em geral, curte mesmo manuseá-los, folheá-los... Tê-los na estante.
Se é que vocês me entendem...  ;)

Logo...
Um dia ele virá... Mesmo com todos os seus "quilos"...   ;)  8)

Abraços a todos!
Alberto

Adriano

O catálogo que tenho é o "Catalogue Officiel des Pièces de Rhabillage pour Montres Suisses", da Fedèration Suisse des Fabricants D'horlogerie.

Tive a honra de conhecer o Sr. Otacílio, um verdadeiro gentleman e uma enciclopédia ambulante!

Abraços!

Adriano

Adriano

Ah, fui folhear os meus catálogos, juro, só por folhear, e não é que matei a charada?

Em um deles, logo depois do índice, já há uma lista de todos os calibres da época da Ebauches S.A., catalogados por diâmetro. Corri, sem compromisso para a página dos calibres entre 16 e 17''' e , voi lá!

Adolf Schild - AS 1052-1054 ou AS 1058-1059 dependendo da altura da rodagem. Vejam só que belezinha! Na mosca! As fotos estão mais ou menos porque tirei nesse instante com o celular mesmo:

:D :D :D :D

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Citação de: Adriano online 19 Fevereiro 2012 às 15:24:14
Ah, fui folhear os meus catálogos, juro, só por folhear, e não é que matei a charada?

...

Abraços!

Adriano

Salve!

Esta é a "graça" aqui... Não é não?

Mas,...
Eu não disse?    ;)

É isso ai,...

Para não perder o "clima"...

Olha o FRM aí, geeente!   8)

Abraços!
Alberto

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Fevereiro 2012 às 16:32:03
Citação de: Adriano online 19 Fevereiro 2012 às 15:24:14
Olha o FRM aí, geeente!   8)

;D.é isso aí
Que legal que a charada é morta :).................Ei Chip, fica devendo alguns Megabytes para o FRM ;D ;D ;D ;D

Este tópico valeu sobretudo por dois motivos:

1) Relembrar a ilustre figura do seu Otacílio
2) Encontrar catálogos perdidos, e pedir desculpas ao meu amigo esquecido, e indeterminado :P ;D

Abs

Gravina