Roda reversora do Rolex

  • 11 Respostas
  • 3279 Visualizações
*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Roda reversora do Rolex
« Online: 21 Março 2012 às 15:34:32 »
Pessoal,
As rodas reversoras do sistema de carga dos Rolex tem aquela cor característica, cor de vinho (um cabernet, talvez ;D).
Minha dúvida é relativa ao material de que são feitas as tais rodinhas. É metal? Pintado/Anodizado? ou é algum plástico?
Agradeço antecipadamente a quem puder esclarecer.
Grande abraço.
Átalo

Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #1 Online: 21 Março 2012 às 16:00:41 »
Pelo que ja vi por ai , as rodas reversoras são fabricadas a partir de um liga leve, qual eu não sei hehehe, e são revestidas com teflon.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #2 Online: 21 Março 2012 às 16:08:37 »
Teoricamente, essas rodas são feitas em alguma liga metálica de alumínio, não aço e, depois, anodizadas. Dizem que o menor peso das rodas aumenta a eficiência do sistema. Se é verdade, não sei, mas que os Rolex são bem eficientes no carregamento, são.


Flávio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #3 Online: 21 Março 2012 às 16:21:50 »
"Rolex is famous for it's red Teflon coated reverser gears... The part you see doesn't rub against anything or have any wear surfaces at all. The only thing that engages is the small surface area between the teeth with a very tiny gear inside...

Not much to wear out, and easily removed and replaced...

I expect that one of our watchmakers can say how often they have had to replace one of these gears.........."

Fonte: www.rolexforums.com
Abraços,
Cigano!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #4 Online: 21 Março 2012 às 16:43:58 »
Mas que fique claro: não é o teflon que dá a cor vermelha às rodas. O tratamento é dado após e, para dizer a verdade, nem sei se suporta a primeira revisão (lavagem), assim como os tratamentos que as fábricas dão nas suas levees.


Flávio

Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #5 Online: 22 Março 2012 às 09:18:38 »
Caros amigos;

Se a roda for realmente de teflon, a idéia é que este plástico possui um dos mais baixos coeficientes de atrito, assim reduzindo a força de atrito entre as engrenagens do mecanismo de carga.

Me parece que não é alumínio, pois, ainda que anodizado, sua resistência para uma engrenagem pequena me parece baixa (além de ser muito incomum fazer engrenagem de alumínio).

Já o teflon e até mesmo o celeron são mais comuns no uso de engrenagens que necessitam de pequeno atrito ou para redução de barulho, causado pelo jogo em engrenagens paralelas ou helicoidais (até mesmo a a FIAT usava algumas nos câmbios de seus carros).

Um abraço.

Renato   

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #6 Online: 22 Março 2012 às 10:09:52 »
Seria ela inteiramente em teflon, plástica?


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #7 Online: 22 Março 2012 às 11:14:50 »
Salve!

Sem pesquisar, eu tendo a concordar com o rpaoliello.

Deve mesmo ser de algo como Teflon, ou algum material na mesma linha.
As razões são as citadas, além de que este tipo de material também pode ajudar (bastante) na questão da resistência a quebras e a desgastes

Eu creio ser mais complicado fazer a engrenagem de alumínio e depois revestir, devido à precisão dos dentes, etc.
Se fosse apenas uma "anodização", isso teria mais um efeito estético e anticorrosivo do que de alterar a resistência.

Mas vamos ver a opinião e as eventuais citações dos amigos que têm mais informação da Rolex.

Abraços,
Alberto

Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #8 Online: 22 Março 2012 às 11:19:26 »
Eles alegam que ela é feita de uma liga metálica e revestida de teflon, portanto não acredito que sejam fetas inteiramente de teflon.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #9 Online: 22 Março 2012 às 11:22:36 »
Flávio;

Acho que são feitas inteiras de teflon, pois acho difícil fazer apenas um colar em teflon e a parte central em metal. Não vejo alguma necessidade mecânica no relógio  para fazer a engrenagem "mista".

Também concordo com Alberto, eis que, é difícil um acabamento apenas no dente da engrenagem pela sua precisão.

O grande problema de fazer a engrenagem de teflon é que este plástico é difícil de ser injetado (processo em que o plástico é fundido e injetado sob alta pressão em uma matriz, sendo extremamente barato e rápido) tendo de ser feita sua uzinagem por processos tradicionais tal como o sistema renânia ou "fellows"(caros e mais lentos). Mas uzinar plástico também é complicado por ser um material de certa medida mole.

Já ouvi falar em um derivado do teflon, um tal de celcon, que daria para injetar, mas não tenho maiores informações sobre isto.
 

*

Alberto Ferreira

Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #10 Online: 22 Março 2012 às 14:02:13 »
Salve!

Pois é...
Como já dito, embora sem pesquisar,...
Eu até creio que caiba mesmo a dúvida, pois parece que é isso que foi "dito" lá naquele texto replicado pelo Cigano ("Teflon coated")...
Embora, talvez, de forma não muito clara, no que tange à origem da "declaração".

Então...  ::)

Será que alguém teria acesso a algum "documento" oficial (um informativo ou algo assim) da própria Rolex, onde o fabricante especificasse de que as rodas são de fato feitas?

Seria interessante nós vermos, confirmarmos e deixarmos registrado aqui.

Abraços,
Alberto
« Última modificação: 22 Março 2012 às 14:03:57 por Alberto Ferreira »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Roda reversora do Rolex
« Resposta #11 Online: 22 Março 2012 às 14:16:28 »
Já procurei certa feita no escritório de patentes européias, mas não encontrei nada específico sobre isso. Pelo menos não patenteado pela Rolex. Mas o fato de que não encontrei não sigfnifica que não haja.

Abraços!

Adriano