Menu principal

Dando corda...

Iniciado por edulpj, 07 Maio 2012 às 22:48:35

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Sempre acionei a coroa para dar corda girando no sentido horário apenas. Vejo/via algumas pessoas acionando a coroa no "vai-e-vem", ou seja, girando alternadamente em ambos os sentidos. Dia desses, li não lembro aonde, que há posições dos ponteiros onde não se deve acionar a corda...

Pergunta: Há um jeito certo? Há um jeito errado? Ou tá mais pra folclore???

Filipeandrade

Olá boa noite,

Então, sempre dou corda como meu avô me ensinou, no *vai e vem* Lembro até hje que ele dizia que dessa maneira a corda nunca rebentava... A maior parte dos relogios que tenho é a corda e nunca rebentaram.

Também gostaria de saber a opinião dos amigos.

Abraços e bem vindo!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é...
Pode até haver controvérsias...
Mas no fundo tudo depende do cuidado com que nós "damos" a tal "corda".

Se não,...    ...vejam o que já foi discutido aqui...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6635.msg121918#msg121918

Já mover os ponteiros em determinados horários, depende do sistema de acionamento do calendário.
Por esta razão, se o sistema de movimentação do disco do calendário já estiver "conectado" (engrenado, pronto para o acionamento do disco), alguns fabricantes proíbem (explicitamente) nas instruções de uso que o ajuste pela coroa seja feito em determinado intervalo.

Em geral, nestes casos, a restrição é que não se faça entre algo como 22H00 e 02H00.

Abraços!
Alberto

Paulistano

já houve esta discussão em um outro tópico, inclusive com uma explicação técnica do mestre Adriano...muito boa por sinal.

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6635.0

peço que os moderadores chequem a repetição, e juntem os tópicos.
abraços.

edulpj

Peço desculpas pela repetição... Na verdade, até tentei localizar se já havia o tema. Aparentemente não usei boas palavras-chave na busca...

Paulistano

nenhum problema amigo.
é só para melhorar a discussão e facilitar a busca, a minha sugestão de reunião dos tópicos.
participe sempre.
e mais uma vez seja muito BEM VINDO.
abraços.

Pandolfi

No vai-e-vem é muito mais prático...
Abração.
Pandolfi

solano

Eu prefiro no vai-e-vem !!!! :D :D :D :D :D :D

A tempo: Outras coisas também!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Lourival

Citação de: solano online 09 Maio 2012 às 14:06:29
Eu prefiro no vai-e-vem !!!! :D :D :D :D :D :D
A tempo: Outras coisas também!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

KKKKKKKKKKKKKKkkk Como o Solano, também prefiro o vai-e-vem ... sempre!!!!  ;D ;D ;D ;D ;D

solano

Citação de: Pandolfi online 09 Maio 2012 às 11:04:38
No vai-e-vem é muito mais prático...
Abração.
Pandolfi

E gostoso!!!! :D :D :D :D :D :D :D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Filipeandrade

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Cosentino

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Maio 2012 às 23:28:33
Salve!

Pois é...
Pode até haver controvérsias...
Mas no fundo tudo depende do cuidado com que nós "damos" a tal "corda".

Se não,...    ...vejam o que já foi discutido aqui...

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=6635.msg121918#msg121918

Já mover os ponteiros em determinados horários, depende do sistema de acionamento do calendário.
Por esta razão, se o sistema de movimentação do disco do calendário já estiver "conectado" (engrenado, pronto para o acionamento do disco), alguns fabricantes proíbem (explicitamente) nas instruções de uso que o ajuste pela coroa seja feito em determinado intervalo.

Em geral, nestes casos, a restrição é que não se faça entre algo como 22H00 e 02H00.

Abraços!
Alberto

Caro Alberto,
Tenho uma duvida. Se o relógio estiver parado entre esse horário (22:00hs e 2:00hs), qual seria o procedimento para ajustá-lo? Devemos dar corda e aguardar que os ponteiros saiam do horário de risco? Abs

solano-k

@Cosentino
Sei que a pergunta foi direcionada ao colega Alberto, mas meio que me metendo no assunto, se me permite, creio que o ajuste das horas não é prejudicial ao mecanismo, seja em que horário for.
Já o ajuste do calendário sim, deve-se evitar determinados horários. No caso do calibre 7S26 da Seiko, tenho que ele não deve ser executado entre 21h e 4h.

Alberto Ferreira

Salve!

Caro solano-K.  8)
Não há problema, amigo, o bate-papo e as dicas são abertos a todos, portanto, muito grato pela complementação!

Sim.
A questão (no caso, a restrição) se refere mesmo ao ajuste do calendário.

Desculpem se eu não fui claro naquele comentário anterior.

Abraços a todos!
Alberto

Cosentino

Grato Amigos,
Sempre pensei desta forma, mas tive um problema em um Breitliling, e fiquei imaginando se deveria mudar o procedimento.
Abs

flávio

Olha, ao contrário da maioria, eu não acho mais prático o vai e vem na corda. Aliás, não acho nada prático. E, conquanto seja o usual, se você pode evitar o retorno em falso do "castelinho" que, afinal, no longo prazo pode vir a se desgastar, por que não fazê-lo. Eu dou corda para frente, sempre...Minto, por projeto, o Cricket dá corda para trás o que, aliás, é estranho demais.

Flávio

Paulistano

Citação de: flavio online 10 Maio 2012 às 22:38:40
Olha, ao contrário da maioria, eu não acho mais prático o vai e vem na corda. Aliás, não acho nada prático. E, conquanto seja o usual, se você pode evitar o retorno em falso do "castelinho" que, afinal, no longo prazo pode vir a se desgastar, por que não fazê-lo. Eu dou corda para frente, sempre...Minto, por projeto, o Cricket dá corda para trás o que, aliás, é estranho demais.
Flávio

concordo em gênero, número e grau.
quem anda para trás é caranguejo.
abraços.

zE_

Corda só para frente.

Cigano

Citação de: zE_ online 10 Maio 2012 às 23:43:09
Corda só para frente.

Eu já mudei o meu hábito, agora só para frente!! ;)
Abraços,
Cigano!